Laudo digital: o que é, como funciona e como fazer

Equipe TOTVS | 10 maio, 2023

Com o avanço da telemedicina, diversos recursos foram desenvolvidos para conferir praticidade, segurança e eficiência para os profissionais e as instituições de saúde. Um deles é o laudo digital.

Os laudos médicos são documentos que atestam o estado de saúde de um paciente, baseados em exames clínicos ou de imagem. 

Eles são fundamentais para o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento das condições de saúde dos pacientes.

Poder emiti-los a distância é, portanto, essencial para manter as pessoas assistidas pelos seus médicos.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre este documento eletrônico. Como é feita a emissão de laudos a distância? Como fazer laudo digital? Quais são os benefícios do seu uso?

Confira!

Nova call to action

O que é um laudo digital?

Laudo digital é um documento técnico que registra e analisa evidências coletadas em um processo investigativo, pericial ou de auditoria. Ele fornece informações detalhadas sobre a análise realizada, métodos utilizados e conclusões alcançadas em relação aos dados examinados.

Na área da saúde, é um documento eletrônico feito por um profissional que utiliza tecnologia para registrar e transmitir informações sobre a condição clínica do paciente após um exame. 

Ele pode ser assinado digitalmente pelo médico responsável pelo exame, o que garante sua validade jurídica e autenticidade.

O laudo médico digital integra a telemedicina, que é a prática da medicina a distância, por meio de tecnologias de informação e comunicação.

Como é feita a emissão de laudos a distância?

A emissão de laudos a distância segue alguns passos básicos:

  1. O paciente realiza o exame clínico ou de imagem em uma clínica ou hospital;
  2. O exame é enviado por meio de uma plataforma online para um médico especialista;
  3. O médico analisa o exame e elabora o laudo digital com as suas conclusões e recomendações, com anexo de imagens, vídeos, dados sobre sintomas ou histórico médico, se for o caso;
  4. O médico assina digitalmente o laudo com assinatura digital;
  5. O documento eletrônico é enviado por meio da plataforma online para o paciente ou para o médico solicitante do exame.
  6. O paciente ou o médico solicitante pode acessar o laudo por meio de um código ou senha.

Um ponto fundamental do funcionamento do laudo virtual é a assinatura digital.

A assinatura digital em laudos médicos

A assinatura digital é um recurso que garante a autoria, a integridade e a validade jurídica dos documentos eletrônicos. 

Ela é feita por meio de um certificado digital que segue os padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e funciona como uma identidade virtual do signatário.

No laudo com assinatura digital, portanto, este recurso é uma forma de garantir a autenticidade e integridade do documento digital

Isso porque ao assinar digitalmente o laudo, o médico utiliza uma chave criptográfica para gerar um código único que é vinculado ao documento e não pode ser alterado. 

Entendeu como é feita a emissão de laudos a distância? Então é hora de conferir os benefícios deste documento!

Os benefícios do uso do laudo digital

Em 2019, o mercado global de saúde digital valia cerca de US$175 bilhões, de acordo com a Statista. Com um CAGR esperado de quase 25% de 2019 a 2025, o mercado de saúde digital deve atingir quase 660 bilhões de dólares até 2025.

O uso do laudo virtual é uma das ferramentas que viabiliza esse crescimento e traz diversos benefícios para os profissionais e as instituições de saúde. Veja!

Validade e autenticidade

O laudo digital tem a mesma validade e autenticidade de um laudo impresso, desde que seja assinado digitalmente com um certificado digital válido. 

Isso significa que o documento pode ser usado como prova em processos judiciais ou administrativos, sem a necessidade de reconhecimento de firma ou de cópia autenticada.

Economia de custos para hospitais e clínicas

Além de ser válido e autêntico, o laudo virtual também provoca economia de custos para os estabelecimentos de saúde.

Ele reduz os custos com papel, impressão, armazenamento e transporte, algo necessário para os laudos impressos. 

Outro ponto positivo na economia é que o documento viabiliza a contratação de médicos especialistas de forma remota, sem a necessidade de deslocamento ou de infraestrutura física.

Facilidade no acesso, mobilidade e agilidade

Ao utilizar o laudo com assinatura digital, as instituições de saúde se deparam com outros benefícios: mobilidade, agilidade e facilidade no acesso.

Isso porque o documento pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de um computador ou de um celular. 

Pacientes e médicos  podem acessar facilmente os resultados dos exames, sem a necessidade de esperar pela entrega física dos laudos.

Além disso, os profissionais ganham agilidade no processo de emissão e envio dos laudos, o que reduz o tempo de espera dos pacientes e dos médicos e contribui para um diagnóstico mais rápido e um tratamento mais eficaz.

Segurança das informações dos pacientes

O laudo médico com assinatura digital, como visto, utiliza o certificado digital para conferir autenticidade para o documento. 

O funcionamento deste certificado, em si, confere maior proteção ao laudo, pois utiliza criptografia na assinatura.

Além disso, o laudo digital é protegido por mecanismos de controle de acesso, como senhas e códigos, e é armazenado em nuvem.

Na prática, garante que somente as pessoas autorizadas possam visualizar ou alterar os laudos e evita perda ou extravio dos documentos. 

Diferencial competitivo para a instituição de saúde

Por fim, o laudo virtual é uma solução inovadora que pode diferenciar a instituição de saúde no mercado. 

O Brasil é o maior mercado de saúde da América Latina, gasta 9,1% de seu PIB em saúde, e 63% dos hospitais são privados. 

Esses dados do International Trade Administration apontam para uma oportunidade grande de crescimento dos estabelecimentos da área. E o laudo eletrônico pode contribuir para isso.

Ao oferecê-lo aos pacientes e médicos parceiros, a instituição demonstra que está antenada às tendências da telemedicina e que se preocupa com a qualidade e a eficiência dos seus serviços. 

É um recurso muito comum em clínicas virtuais, por exemplo.

Especialidades médicas que se beneficiam do laudo virtual

O laudo virtual pode ser aplicado em diversas especialidades médicas que realizam exames clínicos ou de imagem. Algumas delas são:

Radiologia

A radiologia é a especialidade médica que utiliza radiações para obter imagens do corpo humano. Alguns exemplos de exames radiológicos são: raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia.

O laudo virtual em radiologia permite que os exames sejam enviados por meio de uma plataforma online para um médico radiologista que está em outro local. 

O profissional analisa as imagens e elabora o laudo digital com as suas conclusões, assina-o digitalmente e o envia para o paciente ou para o médico solicitante do exame.

Pneumologia

A pneumologia é a especialidade médica que trata das doenças do sistema respiratório, e para tanto trabalha com exames, como espirometria, broncoscopia, gasometria arterial e oximetria de pulso.

De igual maneira, o laudo virtual em pneumologia permite o envio dos exames por meio de uma plataforma online. 

Isso traz redução do tempo de emissão e envio dos laudos, maior produtividade para os médicos pneumologistas, ampliação da oferta de serviços pneumológicos e melhoria da qualidade dos diagnósticos.

Cardiologia

É a especialidade médica que trata das doenças do coração e do sistema circulatório.

Na cardiologia, o laudo digital tem sido amplamente utilizado para registro e análise de exames de imagem, como eletrocardiograma, ecocardiograma e cintilografia miocárdica. 

Com a tecnologia, é possível gerar laudos mais precisos e detalhados em menos tempo, o que reduz erros de interpretação e agiliza o diagnóstico e o tratamento do paciente. 

Neurologia

Na neurologia, o laudo virtual tem sido utilizado principalmente para análise de exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. 

O recurso, como já explicado, permite a elaboração de laudos mais claros e objetivos, o que facilita uma análise mais completa da estrutura cerebral e a identificação de alterações que possam estar relacionadas a doenças neurológicas. 

Diante de tantos exemplos bem-sucedidos, como conseguir laudo médico digital? Como elaborar esse documento?

Como fazer laudo digital?

Aprender como fazer laudo digital é bem simples:

  1. Acesse a plataforma online de emissão de laudos a distância que você utiliza na sua instituição de saúde;
  2. Selecione o exame clínico ou de imagem que você quer laudar. O exame deve estar em formato digital e ter sido enviado previamente pela clínica ou pelo hospital onde o paciente realizou o exame;
  3. Analise o exame e elabore o laudo eletrônico com as suas conclusões e recomendações. Você pode usar um modelo padrão de laudo ou personalizar o seu próprio;
  4. Assine digitalmente o laudo com um certificado digital válido do tipo A1 ou A3, que funciona como uma identidade virtual do signatário;
  5. Envie o laudo por e-mail ou por meio da plataforma online para o paciente ou para o médico solicitante do exame. Você pode escolher se quer enviar o laudo em formato PDF ou XML. Você também pode definir um código ou uma senha para que somente as pessoas autorizadas possam acessar o laudo.

Pronto! Você acabou de fazer um laudo digital de forma rápida e fácil. Agora você pode aproveitar todos os benefícios que essa solução traz para os profissionais e as instituições de saúde.

Para agilizar a elaboração do seu laudo médico digital, você pode contar com uma solução tecnológica que permita a emissão, a assinatura e o envio dos laudos a distância, de forma segura e prática. É o TOTVS Assinatura Eletrônica!

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma plataforma online que facilita a gestão e a assinatura de documentos eletrônicos, incluindo os laudos digitais.

Com a TOTVS Assinatura Eletrônica, você pode:

  • Assinar digitalmente os laudos com assinatura digital;
  • Armazenar os laudos em nuvem, com segurança e criptografia;
  • Enviar os laudos para os pacientes ou para os médicos solicitantes dos exames;
  • Emitir documentos digitais com rapidez e qualidade, seguindo as normas técnicas e legais;
  • Acompanhar o status dos laudos, desde a emissão até a visualização pelos destinatários;
  • Acessar os laudos a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de um computador ou de um celular;
  • Integrar a plataforma com os sistemas de gestão e de saúde da sua instituição, facilitando o fluxo de trabalho e a troca de informações.

O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma solução completa e confiável para você fazer laudo eletrônico com segurança, praticidade e eficiência. 

Além disso, ela tem um custo-benefício excelente, com planos flexíveis e acessíveis para diferentes tamanhos e necessidades de instituições de saúde.

Quer fazer laudo digital com segurança, praticidade e eficiência? Conheça o TOTVS Assinatura Eletrônica, plataforma online que facilita a gestão e a assinatura de documentos eletrônicos, incluindo os laudos digitais!

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Conclusão

O laudo digital é uma solução que traz mais praticidade, segurança e eficiência para os profissionais e as instituições de saúde. 

O documento apresenta a mesma validade e autenticidade de um laudo impresso, desde que seja assinado digitalmente com um certificado digital válido. 

Ele permite que os laudos médicos sejam emitidos, assinados e enviados a distância, sem a necessidade de papel, impressora ou carimbo.

Com isso, traz diversos benefícios para o setor de saúde em inúmeras especialidades, como economia de custos, facilidade no acesso, mobilidade e agilidade.

Para fazer um laudo virtual, a tecnologia é imprescindível. E para facilitar a emissão, a assinatura e o envio dos laudos a distância, de forma segura e prática, uma delas é um software de assinatura, como o da TOTVS. Saiba como escolher um sistema de gestão de assinaturas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.