Clínica virtual: como funciona, benefícios, como montar

Equipe TOTVS | 18 abril, 2023

Você já pensou em como montar uma clínica virtual? Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da saúde, especialmente após a pandemia de Covid-19. 

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, foram realizadas mais de 7,5 milhões de consultas por telemedicina entre 2020 e 2021.

No entanto, este tipo de negócio não diz respeito somente às consultas online, mas também ao uso de tecnologia para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, seja em rotinas burocráticas ou em prescrições virtuais, por exemplo.

Em outras palavras, estamos falando sobre a digitalização da clínica.  

Neste artigo, vamos abordar as questões mais comuns sobre o tema. O que é clínica digital? Como ter minha própria clínica? Como montar consultório de telemedicina?

Falaremos ainda do funcionamento e dos benefícios das clínicas digitais!

Acompanhe!

O que é uma clínica virtual?

Uma clínica virtual é um modelo de atendimento médico que utiliza a tecnologia para facilitar a interação e a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde. Isso significa que é possível:

  • Emitir laudos online;
  • Realizar teleconsultas;
  • Agendar consultas e exames online;
  • Enviar e receber prescrições de receitas médicas digitais;
  • Acessar dados clínicos e histórico médico de forma virtual.

Como as atividades são realizadas em ambiente virtual, as informações da clínica também ficam disponíveis online. 

Dessa forma, médicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais, pacientes e gestores podem acessá-las de qualquer lugar e a qualquer tempo.

É uma espécie de consultório online que, na maioria das vezes, funciona como um complemento às clínicas tradicionais, oferecendo mais praticidade, economia e comodidade para os pacientes e os profissionais de saúde.

O principal objetivo da digitalização de clínicas é, então, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aprimorar processos com o apoio da tecnologia. A propósito, uma clínica virtual pode apresentar diversos níveis de informatização que variam conforme as demandas.

Entendeu o que é clínica digital? Vamos detalhar então seu funcionamento.

Nova call to action

Como uma clínica virtual funciona?

Uma clínica digital utiliza ferramentas digitais para ampliar suas possibilidades de atendimento aos pacientes e suprir suas necessidades. 

A digitalização e a modernização das unidades de atendimento por meio de plataformas é o que permite a realização de diversas atividades relacionadas ao atendimento médico. 

Veja a seguir como funcionam cada uma dessas atividades:

Agenda médica online

Por meio deste sistema, os pacientes conseguem agendar consultas e exames com os profissionais de sua escolha, de forma rápida e fácil. 

Eles podem escolher o dia, o horário e a especialidade que desejam, além de verificar a disponibilidade dos profissionais. 

Os médicos também podem gerenciar sua agenda online, confirmando ou cancelando os agendamentos, e recebendo lembretes e notificações sobre os compromissos.

O software de agenda médica consegue, inclusive, unificar todas as consultas de um profissional em uma única agenda. Isso é especialmente relevante para médicos que trabalham em vários locais. 

Teleconsulta

A teleconsulta é uma consulta médica realizada à distância, por meio de videochamada ou chat. Os pacientes podem se comunicar com os médicos em tempo real, tirar dúvidas, receber orientações e diagnósticos. 

Dependendo dos dispositivos utilizados, os médicos podem avaliar os sinais vitais dos pacientes por meio da internet, como termômetros, oxímetros e estetoscópios digitais.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é um registro digital que armazena todas as informações clínicas dos pacientes, como histórico médico, alergias, medicamentos em uso, exames realizados e resultados. 

Eles facilitam o acesso e a atualização dos dados pelos médicos e pelos pacientes, além de garantir mais segurança e privacidade das informações.

É também um grande aliado da humanização na saúde.

Prescrição digital

A prescrição digital é uma receita médica emitida eletronicamente pelo médico após a consulta. Ela pode ser enviada por SMS ou aplicativo para o celular do paciente ou para a farmácia de sua preferência. 

O documento tem validade jurídica e pode ser assinado eletronicamente pelo médico com certificado digital

Além de proporcionar segurança, as prescrições digitais permitem o armazenamento dos dados no sistema  e evitam os famosos erros de interpretação.

Solicitação de exames

Por fim, outro aspecto importante da clínica virtual é a solicitação de exames complementares feitos pelo médico ao paciente após a consulta. 

O médico não precisa mais preencher inúmeros dados do paciente neste momento, pois é possível “puxar” informações do cadastro no sistema.

De igual maneira, os resultados podem ser transformados em laudos médicos digitais, se for necessário, como no caso de atestados de saúde ocupacional ou concessão de benefícios previdenciários.

Já quer saber como montar um consultório de telemedicina? Antes disso, vamos detalhar os benefícios que a clínica virtual pode trazer para seu negócio.

Quais são os benefícios de abrir uma clínica virtual? 

O mercado de telemedicina foi avaliado em US$83,5 bilhões em 2022. Estima-se que ele atingirá US$455,3 bilhões até 2030. É o que aponta a pesquisa da Grand View Research.

Já a pesquisa da Associação Médica Americana (AMA) de 2021 mostra que os médicos estão animados com o uso da telemedicina

Quase 85% dos entrevistados utilizam essa modalidade para cuidar dos pacientes no gerenciamento de doenças crônicas, no acompanhamento médico contínuo, na coordenação de cuidados, na saúde mental / comportamental e em cuidados especializados.

Isso comprova que, tanto para médicos quanto para pacientes, uma clínica virtual pode trazer muitos benefícios. Conheça:

Economia de espaço e de custos

Uma clínica digital não precisa de uma infraestrutura física para funcionar, o que reduz os gastos com aluguel, energia, água, limpeza e manutenção. 

Além disso, é possível economizar também com equipamentos médicos, já que pode contar com o apoio da telemedicina e de plataformas que fornecem laudos e prescrições online.

Na pesquisa realizada pela AMA, 44% dos entrevistados indicaram que a telessaúde diminuiu os custos de atendimento.

Alcance a um público maior

Outro benefício importante da clínica digital é a possibilidade de atender a pacientes de qualquer lugar do país ou do mundo, desde que tenham acesso à internet. 

Isso amplia o mercado potencial da clínica e permite atender pessoas que não teriam acesso a determinadas especialidades ou serviços na sua região.

A agilidade nos processos internos, com receitas digitais e cadastros de informações, também aumenta a capacidade de atendimento.

Praticidade

A clínica virtual oferece mais praticidade tanto para os médicos quanto para os pacientes.

De um lado, os médicos podem gerenciar sua agenda online e atender seus pacientes de onde estiverem, sem perder tempo com deslocamentos. 

Já os pacientes podem agendar consultas e exames online, receber prescrições e laudos digitais e acessar seus dados clínicos de forma rápida e fácil.

Produtividade

Outra grande vantagem da clínica online é o aumento da produtividade dos profissionais de saúde e das equipes administrativas. 

Com um sistema integrado de gestão da clínica, é possível automatizar processos como confirmação de consultas, envio de lembretes, emissão de notas fiscais e controle financeiro. 

Além disso, com a telemedicina é possível realizar mais atendimentos por dia sem comprometer a qualidade.

Satisfação dos pacientes

Os dados da Associação Médica Americana (AMA) também mostram outro benefício que é a base de um atendimento médico humanizado: a satisfação dos pacientes.

Na pesquisa, 60% dos médicos concordam que a telemedicina lhes permitiu oferecer cuidados de alta qualidade. A maioria dos entrevistados acredita que estão mais satisfeitos em seu trabalho.

Além disso, 62% dos entrevistados acham que os pacientes têm maior satisfação desde o início da oferta dos serviços em clínica virtual. 

De fato, há mais facilidade para marcar consultas e exames, receber orientações e acompanhamento à distância e acessar informações em tempo real.

Como consequência, os pacientes se sentem mais acolhidos e valorizados pela clínica, o que os leva à fidelização.

Agora sim é hora de saber como montar sua clínica digital!

Como montar uma clínica virtual?

Para montar uma clínica online, é preciso seguir alguns passos que envolvem a escolha da plataforma, a adequação às normas e a divulgação dos serviços:

Escolhas a tecnologias apropriadas

Como ter minha própria clínica? No ambiente digital, você precisará de tecnologias apropriadas para o exercício da profissão.

Existem diversas opções de plataformas que permitem criar e gerenciar uma clínica online, pois oferecem recursos como agenda online, teleconsulta, prontuário eletrônico, prescrição digital, solicitação de exames e pagamento online. 

É importante escolher uma plataforma que atenda às suas necessidades e que seja segura e confiável.

Adeque-se às normas

Para montar uma clínica virtual, é preciso cumprir as exigências legais para o exercício da medicina à distância. 

Você precisará:

  • garantir a privacidade e a segurança dos dados dos pacientes;
  • respeitar os limites éticos e profissionais do atendimento online; 
  • obter um certificado digital para assinar documentos eletrônicos;
  • obter o termo de consentimento informado dos pacientes para o uso da telemedicina;
  • seguir as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a telemedicina; 

Divulgue seus serviços

Por fim, para atrair pacientes para sua clínica digital, é preciso investir em divulgação. 

É possível utilizar estratégias de marketing digital, como criar um site ou blog com conteúdos relevantes sobre saúde, perfis em redes sociais para interação com o público-alvo, anúncios pagos, dentre outras.

Aprendeu como montar consultório de telemedicina? Vamos destacar a importância da tecnologia neste processo!

A importância da tecnologia para o funcionamento de uma clínica online

A tecnologia é um fator fundamental para o funcionamento de uma clínica online, pois ela possibilita a realização de diversas atividades que envolvem o atendimento médico à distância. 

Sem ela, não seria possível oferecer os serviços mencionados, como a teleconsulta. Além disso, ela também contribui para a gestão e a organização da clínica online.

E quais são as tecnologias utilizadas na clínica digital? Confira algumas:

Vale destacar, ainda, que só em 2022, mais de 590 instituições de saúde relataram violações de dados de saúde que afetaram cerca de 48,6 milhões de indivíduos. Por isso, a segurança de dados continua a ser uma tendência para os próximos anos.

Neste contexto, precisamos falar da assinatura eletrônica, que permite assinar documentos de forma digital com validade jurídica. 

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma solução que oferece a funcionalidade de assinar documentos eletrônicos de forma simples, segura e integrada. 

Com o sistema, você terá uma grande ajuda na clínica virtual. Ele facilita a emissão e a gestão de documentos e contratos que envolvem o atendimento médico à distância. 

Por exemplo, você pode usar o TOTVS Assinatura Eletrônica para obter o termo de consentimento informado dos pacientes para o uso da telemedicina ou emitir prescrições digitais com assinatura eletrônica avançada.

Quer agilidade, segurança e economia na gestão dos documentos da sua clínica online?

Conheça a ferramenta e faça um teste gratuito para ver como ela pode ajudar o seu negócio!

Conclusão

A tecnologia tem revolucionado a forma de prestar e receber serviços de saúde. Com a internet e as ferramentas digitais, é possível criar e gerenciar uma clínica virtual, que oferece atendimento médico à distância para os pacientes. 

Essa tendência veio para ficar no cenário da saúde brasileira. Ela representa uma oportunidade para os médicos ampliarem seu mercado potencial e melhorarem sua produtividade. 

Ao mesmo tempo, traz benefícios para os pacientes que buscam mais facilidade e qualidade no atendimento médico. 

Por isso, se você quer se adaptar à essa nova realidade da medicina à distância, não perca tempo: invista em tecnologia e crie sua própria clínica digital!

Com as tecnologias corretas e boa divulgação, é possível ter um negócio bem estruturado e próspero. Saiba mais sobre saúde digital: o que é, vantagens e tecnologias!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.