Marketing médico: o que é, benefícios e como fazer

Equipe TOTVS | 25 abril, 2023

O marketing médico, por possuir regras específicas, é um verdadeiro desafio, principalmente após a pandemia de Covid-19.

Isso porque os pacientes passaram a consumir mais conteúdos digitais, e o hábito de recorrer ao Google passou a ser cada vez mais recorrente.

No entanto, esse nicho do marketing não está restrito ao mundo digital. Logo, todas as produções devem ser realizadas de forma consciente e com muita responsabilidade.

Afinal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) é o principal responsável por estabelecer as regras para que o marketing médico seja feito. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco e boa leitura!

O que é marketing médico?

O marketing médico é um conjunto de estratégias e técnicas que possui o objetivo de promover o trabalho de um profissional da saúde.

Vale ressaltar que, de acordo com Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas do tema no mundo, o marketing tem a função de suprir todas as necessidades dos clientes por meio da realização de troca.

No marketing médico, por sua vez, além dessa troca ser realizada, há a geração de valor agregado aos serviços oferecidos aos pacientes.

Atualmente, esse tema está em constante expansão, principalmente diante do avanço da tecnologia, pois, antes, a divulgação era feita por meio de rádio, panfletos, anúncios em páginas amarelas etc.

Logo, com a adoção de um bom planejamento de marketing, o profissional de saúde consegue atingir um número maior de pessoas, mesmo que estejam a quilômetros de distância.

Nova call to action

Por que fazer marketing médico?

Quando o assunto é marketing médico, o setor da saúde é um dos que mais avançam em termos de produção de conteúdo. Afinal, a busca tem crescido muito nos últimos anos.

Segundo o vice-presidente do Google Health, David Feinberg, atualmente, aproximadamente 7% das pesquisas diárias no Google dizem respeito à área da saúde.

Pode até parecer um número pequeno, mas ele corresponde a mais de um bilhão de pesquisas diárias no Google.

Inclusive, os números aumentaram ainda mais após a eclosão da pandemia de Covid-19, em 2020, pois a população queria estar informada sobre todos os detalhes.

Além disso, a realização de um bom marketing médico é uma das formas que o profissional tem de se proteger, pois existem regras específicas sobre o assunto do próprio Conselho Federal de Medicina.

Abaixo, por sinal, elencamos alguns motivos para que você aprenda o motivo pelo qual fazer esse tipo de marketing é tão importante!

Conquiste novos pacientes

Uma das maiores mudanças que acontecem quando se investe em marketing médico é o aumento no número de novos pacientes conquistados.

Essa atração, por sua vez, pode acontecer por meio de diferentes maneiras, tais como:

  • produção de conteúdo direcionado nas mídias digitais;
  • desenvolvimento e consequente manutenção de blog;
  • criação de um canal no YouTube;
  • anúncios patrocinados por meio de estratégias de tráfego pago.

Importante mencionar que, em diversas situações, a produção de conteúdo irá requerer um tempo a mais para que os resultados sejam, de fato, vistos.

No entanto, sem dúvida, essa é uma das melhores formas de conquistar novos pacientes para a sua clínica. Por meio dele, é possível que os pacientes sejam orientados sobre os mais variados assuntos do seu interesse.

Destaque-se no mercado

Ao investir em marketing médico, uma das maiores vantagens é a possibilidade de se destacar no mercado.

Isso porque esse tipo de marketing permite a criação de conteúdos e estratégias que sejam mais assertivas. Ou seja, atendem ao seu público de forma mais personalizada.

Dessa forma, você não precisará gastar tempo e nem recursos para construir campanhas, por exemplo, que não sejam viáveis e muito menos tangíveis. 

Assim, quando há o desenvolvimento de um plano estratégico eficiente, você consegue oferecer soluções às dores dos seus pacientes e, por isso, destaca-se no mercado.

Esse evento desencadeado promove o que conhecemos como diferencial competitivo. E é justamente isso que fará o seu negócio ser amplamente reconhecido.

Melhore a jornada do seu paciente

O marketing médico é uma poderosa estratégia que se preocupa com toda a jornada do seu paciente. 

Assim, desde a realização do agendamento até uma pós-consulta, ele recebe todo o suporte necessário para que, posteriormente, torne-se fiel.

E, acredite, essa ação é muito poderosa e auxilia na construção de um diferencial competitivo de mercado.

Importante mencionar que a jornada do paciente, na verdade, é uma livre adaptação do que se conhece como jornada de compra – expressão extraída do ramo de vendas.

Porém, ao falar sobre área da saúde, podemos entender que se trata de um conceito que irá guiar o paciente até chegar ao contato definitivo com a sua clínica.

Vale ressaltar que é justamente ao longo dessa jornada que os seus esforços devem ser revertidos, justamente para que o paciente tenha uma excelente experiência.

Assim, ele saberá que pode contar com o seu suporte sempre que precisar!

Aumente a fidelização

Quando um profissional médico está constantemente na vida dos seus seguidores é comum que a fidelização ocorra de forma espontânea e natural.

Afinal, com a criação frequente de conteúdo, por exemplo, há a geração de valor ao serviço oferecido. Isso, por sinal, faz com que a confiança gerada se traduza em fidelização

Inclusive, vale ressaltar que os conteúdos que dizem respeito à saúde possuem uma relevância social maior do que compras consideradas triviais. 

De forma didática, podemos notar que certas pessoas têm facilidade na hora de trocar sua preferência gastronômica, por exemplo.

Agora, quando se trata de trocar de médico, a escolha pode não ser assim tão fácil. Isso porque é necessário tempo para buscar um profissional de confiança. 

Não à toa, é fácil identificar famílias que, há gerações, todos os membros são consultados pelo mesmo médico.

Diminua o CAC (Custo de Aquisição do Cliente)

O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é uma métrica na área do marketing que deve ser sempre acompanhada, justamente porque ela é a responsável por apresentar o desempenho de determinado negócio no que diz respeito às finanças.

Diante disso, quando se fala sobre melhorar o CAC de um negócio, isso quer dizer que esses números devem ser reduzidos.

Afinal, você terá uma empresa mais lucrativa se tiver que gastar menos para que um cliente seja adquirido.

Com essa economia, por sinal, será possível realizar certos investimentos em melhorias para que a sua clínica cresça de forma adequada e constante.

Assim, quando se adota o marketing médico, o CAC consequentemente diminui, pois estratégias de otimização estão sendo tomadas para que esse objetivo seja alcançado.

Eleve a receita do seu negócio

As remunerações dos médicos, por exemplo, são consideradas uma das melhores do mercado, atualmente. 

Porém, quando o profissional de saúde investe em marketing médico e procura atender os pacientes de forma humanizada, não só há a possibilidade de ter uma agenda lotada como, também, levar soluções para mais pessoas.

Dessa forma, não só há resultados positivos financeiramente como há a geração de valor na vida das pessoas. Logo, é possível promover mais qualidade de vida, além de elevar a receita do seu negócio. 

Como fazer marketing médico?

Agora que você entendeu o que é, de fato, marketing médico, chegou o momento de conhecer a melhor forma de fazê-lo.

Abaixo, você irá encontrar dicas exclusivas para que essa estratégia funcione de forma adequada e para que seja incorporada à sua realidade. Acompanhe!

Saiba quem é o seu público-alvo

Um dos primeiros passos para que o marketing médico seja aplicado de forma correta e, assim, forneça resultados satisfatórios, é saber quem é o seu público-alvo.

Dessa forma, ficará mais fácil compreender suas dores e haverá a possibilidade de oferecer um atendimento mais personalizado.

Algumas reflexões que podem ser feitas são:

  • a faixa etária dos seus pacientes;
  • qual gênero, masculino ou feminino, costuma procurar com mais frequência seus serviços;
  • por onde e como se dá sua comunicação;
  • o público-alvo está no meio digital.

A resposta dessas perguntas, por sua vez, fará com que as suas estratégias de marketing médico tomem um rumo mais assertivo, sempre de encontro com o seu público-alvo.

Faça benchmarking

O benchmarking, também conhecido como análise da concorrência, é uma ferramenta para analisar quais são as técnicas mais empregadas pelas empresas que atuam na mesma área que a sua.

Ao observar o comportamento da concorrência, você aprende com seus erros e, por que não, com os acertos e consegue aplicá-los à sua realidade.

Importante ressaltar que, não é por serem concorrentes, que não haja amizade entre as especialidades médicas.

Inclusive, essa é uma excelente oportunidade para conhecer de perto a trajetória de profissionais já consolidados no mercado e tentar extrair o máximo de conhecimento possível.

Assim, será fácil perceber quais foram os aprendizados, obstáculos, desafios e os resultados obtidos com as estratégias de marketing adotadas.

Estude bastante

Conhecimento nunca é demais! Por conta disso, antes de elaborar um planejamento estratégico de marketing médico, procure estudar o máximo possível.

Inclusive, essa orientação é dada para aqueles profissionais que planejam contratar uma agência especializada no assunto.

Dessa forma, as decisões não serão tomadas sem fundamentos sólidos, já que você saberá boa parte do que acontece durante todo o processo.

Além disso, é importante considerar os 3 pilares do marketing médico: atendimento, divulgação e preço. Somente assim, as estratégias terão o efeito desejado.

Vale mencionar que existe uma diferença entre consulta e atendimento e, por ser sutil, pode não ser percebida de forma adequada.

A consulta é o momento entre o médico e o paciente. Durante esse tempo, há o levantamento das informações que serão necessárias para, por exemplo, fechar um diagnóstico.

Agora, o atendimento possui uma compreensão mais ampla, pois começa na hora em que o paciente entra no consultório até o pós-consulta.

E entender esses preceitos fará toda a diferença na hora de desenvolver um marketing médico realmente eficiente.

Crie a identidade visual da marca

Vários fatores são responsáveis por criar uma conexão entre determinada clínica e seus respectivos pacientes.

A identidade visual, por sua vez, é um desses aspectos que devem ser levados em consideração ao desenvolver um marketing médico adequado.

De forma didática, podemos perceber que a identidade visual é a junção de elementos responsáveis por refletir uma ideia, um produto, um serviço ou até mesmo um nome.

E isso não é difícil de perceber. Basta olhar para as propagandas espalhadas pela sua vizinhança e perceber como esse fator influencia na aquisição de novos pacientes, por exemplo.

Além disso, é importante comentar que a tipografia, as frases, as cores e até os formatos impressos na identidade visual compõem o que ficará gravado no subconsciente do seu público-alvo.

Aposte no e-mail marketing

Apostar no e-mail marketing é uma estratégia eficiente de marketing médico. Afinal, com ele, você pode enviar e-mails com promoções, newsletters e mensagens de aniversário, por exemplo.

Inclusive, o e-mail marketing pode auxiliar para que seus pacientes sejam fidelizados. Portanto, lembre-se sempre de enviar os e-mails com o logo do seu negócio.

Dessa forma, os seus pacientes sempre se lembrarão de você. Não se esqueça: quem é visto, é lembrado!

Porém, para que essa ferramenta seja utilizada, é preciso que se tenha uma lista com os contatos dos pacientes atuais e dos futuros, por exemplo.

Essa lista, inclusive, deve conter a autorização pertinente de cada paciente para que os e-mails possam ser enviados de forma correta, sempre seguindo o que diz a LGPD.

Use as redes sociais

Um estudo publicado pela CupomValido.com.br, mostrou que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo.

Só aqui no país, são mais de 1500 milhões de pessoas conectadas. Com 78% dos usuários, o Sudeste ocupa o primeiro lugar das regiões brasileiras.

Por conta desses dados, a presença de qualquer negócio nas redes sociais deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade.

Porém, não é apenas criar um perfil nas redes sociais.

Para que a autoridade do seu negócio seja construída de forma adequada, é importante que o perfil se mantenha sempre em atividade.

Uma dica interessante é acompanhar outros profissionais que atuam na sua mesma área e que já estejam consolidados nas redes sociais.

Crie um site otimizado para sua clínica

Acredite: criar um site otimizado para a sua clínica é uma necessidade cada vez mais latente na área médica, principalmente quando há uma concorrência grande com o “Doutor Google”.

Além de ser um ótimo cartão de visita digital, um site pode ser uma excelente vitrine das soluções que você oferece na sua clínica.

No entanto, alguns aspectos que devem ser observados na hora de promover uma ótima experiência ao paciente, tais como:

  • ter uma identidade visual bem atraente;
  • fornecer os contatos de forma clara e objetiva;
  • investir em técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • oferecer agendamento online e um chat para sanar dúvidas.

Faça marketing de conteúdo

A maioria das pessoas, quando têm alguma dúvida a ser sanada, recorrem imediatamente à internet e, assim, conseguem descobrir mais informações sobre um assunto específico.

No entanto, vale lembrar que muitos desses conteúdos transmitem informações que não estão de acordo com a literatura disponível.

Por conta disso, a produção de conteúdos relevantes e de qualidade é um passo essencial para que mais pacientes sejam atraídos para a sua clínica.

Dessa forma, uma boa dica é destrinchar temas da sua especialidade ou áreas correlatas. 

Afinal, isso irá transmitir ao paciente que você é o profissional mais adequado para cuidar de sua saúde, já que domina determinado assunto.

Um blog, por sua vez, pode ser uma excelente ferramenta para que você destaque os conteúdos relevantes produzidos.

Caso não haja tempo hábil para cuidar do blog, procure a ajuda de um profissional ou até mesmo de uma agência especializada em marketing de conteúdo.

Assim, todos os artigos produzidos estarão baseados em uma estratégia de atração, inclusive as palavras-chave utilizadas em cada conteúdo.

Invista em anúncios

Mesmo com todos os benefícios do marketing médico, alguns profissionais ainda possuem certa relutância no que diz respeito ao marketing.

Esse receio, muitas vezes, deriva do fato de existirem regras específicas para a classe médica, as quais foram estabelecidas pelo próprio Conselho Federal de Medicina (CFM).

Porém, é possível investir em anúncios de forma correta e sempre dentro das legislações vigentes. Afinal, com os anúncios, você conquista uma série de benefícios, tais como:

  • maior credibilidade para a sua clínica;
  • número maior de pacientes atraídos;
  • ser reconhecido como autoridade na sua área de atuação.

Acompanhe os indicadores de desempenho

A única maneira de saber se as ações de marketing estão realmente funcionando é por meio do frequente acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Um desses indicadores diz respeito ao número de pacientes e auxilia na hora de saber se houve um aumento ou não na sua clínica.

Outro indicador de desempenho é o número de pacientes que voltaram à sua clínica para serem atendidos.

Importante ressaltar, por sua vez, que esse é um dos indicadores mais importantes para que você identifique qual a capacidade que a sua clínica tem de fidelizar os pacientes.

Uma métrica também importante é a pesquisa de satisfação. Assim, você saberá, de fato, como foi a experiência do paciente na sua clínica.

O que não pode no marketing médico?

Como citado anteriormente, o marketing médico é regulado pelo próprio Conselho Federal de Medicina (CFM), o qual estipula as regras pertinentes para que a reputação do profissional não seja manchada.

Abaixo, conheça algumas restrições e certas proibições estabelecidas pelo CFM.

  • Imagens de “antes e depois” dos pacientes: por mais que o paciente permita, o CFM proíbe a divulgação dessas imagens, justamente por entender que cada corpo responde de uma forma diferente aos tratamentos;
  • As publicações não podem ser anônimas: ou seja, tudo que for publicado, seja de forma digital ou impressa, precisa ter um responsável pela produção do conteúdo;
  • Valores das consultas: divulgar o preço das consultas é uma ação proibida pelo CFM, bem como as formas de pagamento disponíveis. Apenas quando o paciente entrar em contato, de forma particular, os valores poderão ser informados;
  • Mostrar equipamentos para dizer que são “superiores”: essa prática pode até parecer um excelente diferencial para o seu trabalho, mas o CFM não permite que essa ação seja feita;
  • Propagandas com certas expressões ou sensacionalistas: alguns termos como “o melhor”, “o mais eficaz” e correlatos, segundo o CFM, não podem ser utilizados nos anúncios divulgados. Isso porque, segundo o Conselho, eles são indicativos de propaganda enganosa. Por isso, cuidado!

Tecnologias TOTVS para instituições de saúde

As tecnologias TOTVS para instituições de saúde possuem um pacote completo de ferramentas e sistemas para que a sua clínica seja administrada de forma ágil e eficaz.

Dessa forma, as mais variadas instituições de saúde, como hospital, centro de saúde, clínicas, cooperativa médica e operadoras de plano de saúde podem se beneficiar das tecnologias avançadas da TOTVS.

Sabe qual o melhor? Você será capaz de verificar todos os processos em tempo real por meio de dashboards que integram todos os setores.

Assim, você conquista uma maior produtividade, bem como consegue padronizar os processos e reduzir os custos. 

E aí, está preparado para revolucionar a gestão da sua instituição de saúde? Então, conheça agora mesmo as soluções tecnológicas TOTVS para o segmento da saúde.

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu o que é, como funciona e a importância do marketing médico para uma gestão mais eficiente da sua instituição de saúde. 

Além disso, foi capaz de conhecer as melhores dicas para saber como implementar o marketing médico e os seus benefícios.

Inclusive, é importante frisar que todas as estratégias de marketing médico devem estar respaldadas pelo Conselho Federal de Medicina, justamente para que você não tenha dores de cabeça.

Para te ajudar, você pode contar com a tecnologia TOTVS e com toda a sua experiência consolidada no mercado como a maior empresa de tecnologia do Brasil.

Agora, que tal se aprofundar no tema? Entenda mais sobre a evolução do sistema de saúde no Brasil.

E aí, gostou deste conteúdo? Então, continue aprendendo mais sobre tecnologia e saúde acessando o blog da TOTVS e não perca nenhuma novidade.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.