Anywhere office: entenda essa tendência

Equipe TOTVS | 09 agosto, 2021

O anywhere office é um modelo de trabalho inovador, que se populariza na esteira do home office. No anywhere office, qualquer lugar pode servir como escritório.

Tudo que é necessário é um dispositivo para se conectar aos colegas, às ferramentas de colaboração e ao ambiente digital de trabalho, bem como à conexão com a Internet.

Com a pandemia da Covid-19 e a subsequente necessidade do isolamento social, muitas empresas adotaram o home office como o principal modelo de trabalho.

O que muitos empreendedores e gestores não esperavam era que, mesmo diante das dificuldades, o modelo flexível fosse trazer tantos benefícios — para seus profissionais e para seus resultados.

É por isso que, mesmo com o avanço da vacinação, várias empresas preparam-se para se manterem flexíveis.

E o anywhere office é a alternativa para isso, pois é um modelo que permite que o funcionário trabalhe literalmente de onde quiser — seja na própria empresa, em casa, em um coworking, em um café com internet ou qualquer outro lugar..

Nesse conteúdo, a gente vai te explicar tudo: o que é anywhere office, como funciona, seus benefícios e sua importância. Além disso, vamos falar também de como sua empresa pode adotá-lo.

E então, vamos lá? Preparamos um guia completo sobre o assunto, aproveite:

O que é anywhere office?

Anywhere office significa “escritório em qualquer lugar” e é um modelo de trabalho extremamente flexível, que contribui para a produtividade da equipe e é um avanço em relação à melhoria do work-life balance.

Não é difícil entender o anywhere office (ou WFA, work from anywhere), que é baseado em uma filosofia simples e efetiva: trabalhar é uma atividade, não um lugar.

Assim, a eficácia do trabalho não deve ser medida através das horas passadas dentro em um escritório, mas do resultado conquistado.

Por isso, o anywhere office é um modelo que permite que os funcionários realizem suas tarefas e lidem com suas responsabilidades profissionais de qualquer lugar:

Seja em uma cafeteria, em um coworking, no home office ou no escritório da empresa.

Com o anywhere office, as empresas dão aos funcionários mais autonomia para escolherem onde trabalhar dando máxima autonomia para que os profissionais consigam estar onde de fato se sentem bem para produzir.

Se o home office era um primeiro passo em busca da flexibilidade, o anywhere office abraça todas as diferentes necessidades, estimulando a criação de uma cultura organizacional mais livre, saudável e inovadora.

Mas como assim “diferentes necessidades”?

Bom, do mesmo jeito que uma boa parcela dos profissionais gosta de trabalhar de casa, há aqueles que se sentem melhor no escritório. Já outros gostam de variar entre um e outro.

Há ainda os nômades digitais, que viajam o mundo e mantém seus trabalhos de forma on-line, sempre conectados.

São as diversas facetas de uma nova geração de profissionais — que é encorpada pelos Millennials, mas logo começará a ser ocupada pela Geração Z, nascida a partir de 1997.

O anywhere office no Brasil 

No Brasil, o anywhere office se populariza entre as empresas, começando pelas mais inovadoras, cujas estruturas operacionais nativas já são flexíveis. É o caso das startups, por exemplo.

Recentemente, o Spotify anunciou que toda sua operação (inclusive no Brasil) será baseada no WFA após o fim das restrições relacionadas à pandemia.

É um passo extremamente importante, que outras empresas multinacionais também começam a tomar.

De acordo com o The IWG Global Annual Workspace Survey 2020, metade da força de trabalho do mundo já desempenha suas funções fora do escritório principal de suas empresas, em pelo menos 2,5 dias por semana.

Outro dado que merece ser levado em consideração é o crescimento das buscas por coworkings. De acordo com um relatório feito pela International Workplace Group (IWG), a procura por coworkings e escritórios flexíveis está em ascensão, e a expectativa é que esse número cresça pelo menos 40% ainda em 2021.

totvs rh

Como funciona o anywhere office?

O anywhere office funciona de um jeito bem descomplicado: basicamente, trata-se de dar aos seus funcionários a alternativa de trabalho onde quiserem. Mas para isso, é importante que a empresa forneça tudo que é necessário para esse trabalho acontecer, seja em a possibilidade de bater o ponto remotamente ou mesmo o acesso à VPN para acessar o site da empresa. 

É claro que fazer a mudança de um modelo tradicional para o anywhere office não é simplesmente mandar todos para casa.

É necessário prover os funcionários com as ferramentas necessárias, bem como digitalizar ao máximo sua operação.

Assim, é possível descentralizar o ambiente de trabalho e o acesso às plataformas, sistemas, dados e todo aparato de comunicação.

Em suma, essa transformação precisa contar com a  adoção de ferramentas que tornem o trabalho móvel — pois essa é a principal característica, calcada na cultura da inovação.

Sobre os horários feitos, é um outro ponto que para muitos negócios pode nem ser possível, já que seus clientes e fornecedores — ou mesmo seu tipo de atividade — impede a total flexibilização operacional.

Por que o anywhere office se tornou uma tendência?

O fato do anywhere office se tornar uma tendência tem total relação com a inserção de modelos de trabalho mais flexíveis no mercado como um todo.

Neste sentido, a pandemia serviu como um “empurrão”, apressando uma transformação que já era esperada em muitas empresas.

Para você ter noção, na Alemanha, 80% das empresas possuem uma política de trabalho flexível implementada, de acordo com a pesquisa da IWG já citada.

No Brasil, esse número chega a 67% das empresas, o que é um pouco menos que os EUA (69%), mas maior que França e Espanha, com 60% e 61%.

Em relação à média mundial, o Brasil está acima do índice registrado de 62%, um grande ponto positivo.

Qual é a diferença entre anywhere office e home office? 

O anywhere office se difere do home office por uma premissa simples: o trabalho por ser feito em qualquer lugar, não apenas em casa.

Sim, é uma diferença tênue, mas que conceitualmente significa muito.

O home office é um modelo de trabalho que visa tornar a casa (ou um cômodo, mais especificamente) o escritório da pessoa.

Ou seja, com toda estrutura necessária para que ela desempenhe suas responsabilidades profissionais.

Falamos de computador, Internet, instrumentos, equipamentos… Enfim, o que for necessário.

Porém, conceitualmente, o home office significa que diferentes tipos de profissionais podem trabalhar em casa, com todas as ferramentas necessárias.

Nesse ponto, a digitalização impacta principalmente no fator comunicacional: o uso de ferramentas para flexibilizar a comunicação entre pessoas e a gestão de projetos.

O anywhere office é um passo significativo para além do home office, já que busca digitalizar toda parte operacional do funcionário.

Ou seja: tudo que ele precisa é de um notebook, smartphone e Internet — e nada mais.

Assim, é livre para ir e vir e trabalhar de onde quiser, utilizando de plataformas, sistemas e ferramentas digitais para desempenhar suas funções — onde e quando quiser.

A importância do anywhere office para as empresas 

O anywhere office é uma evolução que se destaca em um mundo repleto de transformações. Para as empresas, é uma oportunidade de se adequar  a um modelo de trabalho que trouxe ótimos resultados.

E para os profissionais, é uma virada de chave que promete ser definitiva.

De acordo com a pesquisa State of Remote Work 2020, da Owl Labs, 50% dos profissionais pretendem não aceitar empregos que não ofereçam modelos flexíveis. 

Além disso, 50% dos entrevistados também afirmaram que mudariam de trabalho se fosse para uma empresa com política de home office.

Porém, não se trata apenas de um desejo da força de trabalho, mas de uma ação que com resultados práticos.

Retornando aos dados do estudo da IGW, é possível destacar um muito impactante:

Cerca de 85% dos entrevistados afirmaram que oferecer maior flexibilidade em seu modelo de trabalho aumentou a produtividade do time.

É aqui que o anywhere office entra como uma opção sólida para uma empresa.

Ainda conforme a IGW, para 70% dos profissionais entrevistados, ter a possibilidade de escolher o seu local de trabalho é um fator-chave para avaliar novas oportunidades de carreira.

Além disso, para 54% deles, ter esse poder de escolha é mais importante do que trabalhar em uma empresa de prestígio.

Ou seja: um modelo de trabalho que pode apresentar vários benefícios, bem como contribuir para a atração e retenção de talentos!

E claro, falamos também de um modelo que contribui para a economia em geral da empresa.

Quais são os benefícios do anywhere office? 

Implementar o anywhere office é uma decisão que pode alterar toda estrutura da organização, mas traz incontáveis benefícios, especialmente em relação ao HXM —  gestão da experiência humana.

Trata-se de uma abordagem moderna relacionada à gestão do capital humano de uma empresa, onde a experiência do funcionário serve de norte para os processos de RH.

Nesse quesito, o anywhere office preenche vários requisitos, já que proporciona a mobilidade que muitas pessoas buscam.

No entanto, os benefícios desse modelo de trabalho vão muito além. Confira:

Mais flexibilidade

O primeiro e mais importante aspecto do anywhere office é a flexibilidade que o modelo de trabalho estimula.

O conceito, de tão amplo, serve como uma espécie de “guarda-chuva” para outras modalidades de trabalho, como o home office, o coworking, o trabalho remoto, entre outros.

É uma forma de abrir sua empresa para um mundo de possibilidades, dando mais liberdade aos funcionários.

Aumento da produtividade

Ainda de acordo com o estudo da IGW, 88% dos empresários brasileiros afirmam que a flexibilidade aumentou em mais de 20% a produtividade do seu time.

Essa é só uma amostra, mas impactante o suficiente para mostrar o poder que um modelo de trabalho flexível traz aos resultados de uma empresa.

Do ponto de vista profissional, faz sentido para uma geração (e as outras que a sucedem) que busca o sucesso na própria emancipação.

Velhos valores, como ficar atado a um emprego por anos e anos a fio já não são mais a regra — o que é natural, um processo evolutivo.

No entanto, o anywhere office é uma forma das empresas se adequarem a essa nova realidade, oferecendo as condições para que os profissionais desempenhem seu melhor, onde quer que estejam.

Economia de recursos

É claro que não ficar preso ao escritório reduz os custos da operação.

Para começo de conversa, falamos de despesas como aluguel, contas de luz e água, manutenção e limpeza, entre outros.

A empresa pode focar em gastos pontuais com coworkings, reduzindo as despesas recorrentes geradas pelo escritório.

Porém, se necessário manter o escritório, é possível revezar os postos de trabalho ou mesmo organizá-los sob demanda (quando alguém precisar utilizá-los, basta avisar).

Enfim, as possibilidades são praticamente ilimitadas e todas elas significam um distanciamento do modelo tradicional e consequentemente caro.

Otimização do tempo

Para os funcionários, o anywhere office significa um enorme ganho de tempo. Imagine se livrar do peso que é enfrentar trânsito, seja em carro ou ônibus, todo dia para chegar ao trabalho.

Em muitos casos, isso representa horas do dia.

Apenas sem isso, os funcionários já ganham mais tempo para si, para cuidarem deles mesmos e para iniciarem seus dias de trabalho com mais tranquilidade.

São fatores que impactam positivamente no nível de entrega.

Com maior produtividade, a empresa acaba ganhando eficiência e vendo os problemas serem resolvidos em menos tempo que antes.

Estimulação a criatividade

O anywhere office permite que o profissional explore a forma de trabalho que ele mais gosta. Hoje, cada vez mais as pessoas buscam novas experiências.

Por isso, especialmente após a pandemia, não será incomum ver funcionários deslocando-se cada vez mais e estabelecendo seus escritórios em lugares diferentes.

São elementos que estimulam a criatividade, já que o próprio local de trabalho costuma ser uma fonte de inspiração.

Quando o profissional não tem um lugar fixo, as possibilidades criativas são incontáveis.

Por exemplo, você sabia que times que dependem da criatividade conseguem exercê-la com mais facilidade (56%) em ambientes de área aberta? É o que descobriu o estudo da IGW.

Como adaptar sua empresa para o anywhere office?

Não dá para falar do anywhere office sem mencionar que esse modelo de trabalho é uma cultura organizacional. Afinal, representa uma mudança completa de paradigma.

Por isso, a adaptação é um processo que vai muito além do que criar um Slack para a empresa ou criar um Zoom corporativo.

Na verdade, é preciso de uma reestruturação completa, levando em conta:

  • O perfil dos profissionais da sua empresa;
  • O perfil dos gestores e sua capacidade de aderir ao modelo;

Além disso, o próprio RH deve se adequar ao anywhere office.

Isto começa pela sua digitalização, mas passa por toda preparação do time, qualificação das lideranças e a redefinição e alinhamento de metas, objetivos e expectativas.

O papel da tecnologia no anywhere office

Até aqui, você já percebeu que não existe anywhere office sem tecnologia, certo? E essa relação vai muito além do funcionário e seu trabalho, mas concentra-se especialmente na gestão de pessoas e processos.

Afinal, como gerenciar uma equipe, da menor à mais diversa e descentralizada, sem tê-los sob o mesmo teto?

Nesse ponto, softwares que capacitem o RH Digital em sua empresa são essenciais. 

Afinal, servem de ponte para que seus funcionários de RH possam supervisionar e melhorar sistematicamente a jornada de trabalho dos colaboradores.

TOTVS RH

E agora, como implementar o anywhere office em sua empresa? Qual o primeiro passo? Bom, podemos te dar mais uma dica: comece com o TOTVS RH!

O sistema de RH da TOTVS permite que você administre toda experiência de trabalho.

Assim, com ferramentas avançadas, é possível auxiliar e automatizar tarefas do departamento pessoal à gestão do capital humano.

Cuide não apenas da jornada de trabalho de cada funcionário, mas de toda sua vivência na empresa: do onboarding, passando pelas rotinas e obrigações, pela qualificação e promoção do mesmo.

E o melhor: tudo de maneira digital, adequado ao modelo mais flexível e que melhor funciona em sua organização.

Dê um passo além em direção ao anywhere office, automatize a operação do RH e foque na construção de uma cultura organizacional flexível e produtiva com o TOTVS RH!

Nova call to action

Conclusão 

Gostou de aprender tudo sobre anywhere office? Esperamos que, com esse conteúdo, você consiga entender mais sobre o anywhere office, sua importância e benefícios!

O modelo de trabalho inovador realmente tem ganhado mercado fora do Brasil e a gente prevê que logo se espalhe por aqui.

E você, o que achou? Acha uma boa para sua empresa?

Para finalizar, que tal continuar consumindo nossos conteúdos? Temos uma última dica: Acesse nossa página de newsletter, escolha suas preferidas e assine para receber tudo em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.