Consultoria empresarial: tudo que você precisa saber

Equipe TOTVS | 03 junho, 2021

A consultoria de gestão para empresas pode ser definida de forma simples: um serviço que ajuda as companhias a melhorarem sua performance. É o que a Consultoria empresarial faz.

Existem diversas soluções para quem busca consultoria – desde consultores independentes, professores e consultorias ligadas a universidades, consultorias boutiques (especializadas em um único tema) e consultorias de grande porte – esse último, por exemplo, é o que a TOTVS Consulting trabalha.

No entanto, não se engane: a consultoria de gestão é um campo de estudos, experiências, testes e resultados muito mais amplo que o nome dá a entender.

Esse pode ser um campo novo para muitos empreendedores.

Afinal o que é uma consultoria de gestão? Como funciona o serviço de consultoria e quais resultados esperar? E principalmente: porque tantos executivos indicam que sua empresa contrate esse tipo de serviço?

Para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto, bem como explicar um pouco mais da metodologia por trás da consultoria empresarial, criamos esse conteúdo.

Que tal conferir todos os detalhes e vantagens de uma consultoria de gestão, bem como conhecer os cases da consultoria empresarial? Basta continuar a leitura!

O que é Consultoria empresarial?

A consultoria de gestão — também conhecida como consultoria de negócios — pode ser definida como a prestação de serviços de assessoria para a gestão de organizações, com o objetivo de melhorar a produtividade empresarial e a eficácia de sua estratégia de negócios, desempenho organizacional e processos operacionais.

Ao atuar em parceria com uma empresa, os consultores normalmente buscam ajudar diretores, gestores e executivos a resolverem problemas complexos.

Desse modo, eles fornecem soluções e estratégias imparciais que, geralmente, visam melhorar a saúde financeira e operacional de uma organização.

No entanto, a consultoria de gestão não serve apenas para resolver questões abrangentes.

O serviço pode ser utilizado para auxiliar na resolução de dores pontuais e setoriais, bem como para reformular a atuação estratégica inteira da empresa.

Em cada caso, consultores especializados são designados — profissionais dedicados àquela área de atuação, com currículo de peso, anos de experiência e conhecimentos atualizados.

Além disso, os dados ocupam um papel crucial na consultoria de gestão.

As recomendações feitas por consultores são sempre apoiadas por uma grande quantidade de pesquisas e informações.

Qual é o objetivo de uma consultoria de gestão? 

As empresas buscam uma consultoria de gestão para resolver problemas inéditos ou cuja solução lhes parece muito distante. Também aquelas que buscam estar cada vez mais próximas de sua transformação digital e querem investir em inovação para o seu negócio. 

São desafios variados, que podem ter tanto uma razão externa (como a desqualificação perante o mercado) como interna (preconceitos com certos avanços ou mesmo mudanças).

Muitas vezes, o que acontece é que as empresas perdem a objetividade corporativa necessária para lidar com problemas e cenários adversos, o que afeta de forma global sua capacidade de tomar decisões estratégicas e operacionais.

Nesse cenário, um serviço como a consultoria empresarial serve como a terceirização de analistas corporativos.

Como funciona a consultoria da TOTVS?

Normalmente, a consultoria de negócios convencional trabalha baseada apenas na experiência de mercado. Ou seja, com o acúmulo de conhecimento de projetos prévios, elas se qualificam para atender a próxima empresa.

No caso da consultoria da TOTVS há esse elemento, mas também a combinação de uma visão estratégica de negócio com metodologias modernas, além da tecnologia.

A TOTVS tem uma grande vantagem no mercado: ser a maior empresa de tecnologia do Brasil, com uma carteira com mais de 40.000 clientes — de todos os portes e segmentos.

Com isso, conseguiu estruturar um serviço completo de consultoria que carrega toda expertise dos mais de 13 anos de história, toda experiência e cultura colaborativa que integram conhecimentos.

Com isso, a TOTVS Consulting já atendeu mais de 400 clientes por todo Brasil.

Como funciona o processo? Isso pode variar, visto que cada empresa apresenta desafios e condições próprias.

Mas a beleza da consultoria empresarial é justamente isso: a personalização do atendimento e das soluções.

Normalmente, há um passo a passo de etapas realizadas. Confira:

  • Entendimento do objetivo: o processo de compreender exatamente o que o cliente quer com a consultoria.
  • Pesquisa e coleta de dados: antes de formular hipóteses, os consultores analisam execuções-chave da empresa, buscando coletar dados para análise.
  • Análise aprofundada: o próximo passo natural, que configura em um mergulho nas informações com intuito de gerar insights.
  • Alinhamento com o cliente: através de reuniões com pessoas envolvidas nos processos, os consultores buscam aprofundar suas hipóteses e apresentar soluções.
  • Criação de entregáveis: em apresentações completas, os consultores expõem conclusões e soluções para a empresa.

Ou seja, digamos que sua empresa apresente problemas na definição de processos.

Com auxílio da TOTVS Consulting, sua empresa vai readequar os procedimentos de acordo com o compliance e controles internos, atrelando também todo o conhecimento do que já funciona bem e outras empresas/segmentos.

Esse processo acontece em paralelo a uma avaliação da estrutura de negócios atual:

  • Quais os gaps de execução?
  • Quais os pontos fortes e fracos?
  • Quais sistemas e metodologias são utilizados?

São perguntas como essas que os consultores fazem para entender onde está a empresa e como alcançar os resultados esperados.

Quais são os tipos de consultorias disponíveis na TOTVS?

A TOTVS não trabalha com apenas um tipo de consultoria para o seu negócio. Na verdade, por conta da extensão do portfólio da empresa, faz sentido dedicar as equipes de especialistas em diversas áreas da consultoria.

Confira os tipos de consultorias que sua empresa pode contratar junto a TOTVS:

Consultoria de negócios

A TOTVS Consultingpossui metodologias específicas que permitem o entendimento sobre a situação do seu negócio, até o desenho de soluções compatíveis.

Desse modo, é possível melhorar a performance global da sua empresa, otimizando toda gestão do negócio.

Entre os serviços oferecidos na Consultoria de Negócios da TOTVS, há:

  • Implantação e evolução de CSC (Centro de Serviços Compartilhados);
  • Avaliação de Processos para melhorar entregas;
  • Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária;

Consultoria tecnológica 

Graças à expertise e à competência de ser a maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS possui um serviço de consultoria tecnológica extremamente qualificado.

Através desse serviço, a TOTVS consegue combinar sua visão de negócios e estratégias, com sistemas e plataformas modernas.

Entre os serviços de consultoria tecnológica da TOTVS, você pode escolher entre:

  • Blueprint — padronização de processos com intuito de aumentar a  aderência aos sistemas tecnológicos e facilitar o crescimento do negócio;
  • Automatização de testes — Testar os sistemas, antes de colocá-los para funcionar é fundamental, mas exige muito dos usuários. Através da automação, é possível testar mais cenários com menos esforço, diminuindo o tempo de implantação de novas tecnologias. 
  • PMO — Padronize a realização de projetos de modo que você aumente a visibilidade sobre seu andamento, controlando os diversos atores envolvidos sem perder mais nenhum prazo futuro;
  • Gestão de TI — saiba onde, como e quanto investir para melhorar sua TI, além de ter uma visão ampla sobre diretrizes, políticas e normas a seguir para melhorar as entregas do setor;
  • Adequação à LGPD — conte com todo auxílio especializado na gestão de dados da sua empresa, de modo que toda a estrutura esteja de acordo com as imposições da LGPD.

Consultoria de pessoas 

Com a Consultoria de Pessoas da TOTVS, sua empresa pode ajustar as arestas do Departamento Pessoal e do RH, tirando mais proveito da tecnologia. Conheça os serviços oferecidos:

  • RH/Gestão de Pessoas — Faça a reorganização do seu RH, de modo que entre de vez na Transformação Digital e se torne um RH 4.0, integrado e com uso de tecnologias inovadoras para melhorar a gestão de pessoas.
  • Gestão da Mudança — Passando por um período de mudança corporativa? A consultoria da TOTVS pode ajudar a simplificar esse processo, reduzindo impactos e riscos, bem como ajudando sua empresa a identificar prioridades e investimentos.

Jornada digital 

A transformação digital é mais do que um movimento futuro, mas uma necessidade de agora para as empresas. Com a Jornada Digital da TOTVS, sua empresa pode se reinventar no mundo digital, alcançando melhores resultados.

Usando metodologia de design thinking e conceitos de user experience, o time de consultores conduz a empresa a repensar seu negócio e o relacionamento com seus clientes, fornecedores e colaborados.

New call-to-action

O que a TOTVS Consulting oferece para sua empresa?

Interessado em saber mais sobre a TOTVS Consulting? Além de uma ampla gama de serviços, há mais benefícios e vantagens de contar com a assessoria especializada da maior empresa de tecnologia do Brasil. Confira!

Portfólio completo de tecnologias

Acesso e total sinergia com o ecossistema TOTVS, com um grande portfólio de tecnologias e sistemas de gestão, além de uma rede robusta de parceiros qualificados.

Ao contar com a consultoria empresarial, sua empresa traz o que há de melhor no mercado de assessoria de gestão.

Metodologias ágeis e colaborativas

Metodologias ágeis, colaborativas e de experimentação, com foco nos resultados.

A TOTVS replica os métodos que fazem do seu braço operacional tão bem-sucedido (Design Thinking, Growth Hacking, Agile) para seus projetos de consultoria.

Desse modo, é possível agregar valor aos clientes e compartilhar conhecimentos e experiências, de modo a enriquecer o mercado como um todo.

Equipe multidisciplinar

Equipe pronta para atender sua empresa, independente do porte ou segmento.

São mais de 400 clientes de consultoria, de todos os nichos do mercado.

Para atender esse tipo de demanda, apenas um time capacitado e que conhece cada canto da indústria, do comércio e do setor de prestação de serviços.

Soluções inovadoras

A consultoria empresarial se dedica a entregar sempre algo inovador e diferente, adequado para cada negócio e que resolva suas dores de forma única.

Por isso, existe uma cultura de inovação que permeia cada projeto. Todo cliente é único, bem como os processos e ações desenvolvidos com ele para suprir suas demandas.

Consultoria personalizada

A consultoria empresarial se dedica a entregar os resultados mais adequados para cada cliente, com a análise e plano de ações personalizados conforme as necessidades da empresa.

RPA

O core tecnológico vive também nas entregas da consultoria empresarial, por isso, o RPA é colocado em prática sempre que possível.

Com o Robotic Process Automation, sua empresa automatiza tarefas repetitivas e ganha eficiência, redução de custos e mais produtividade.

O RPA é uma tecnologia flexível, que pode ser aplicada em vários processos administrativos de um negócio e se encaixa perfeitamente em empresas que buscam otimizar execuções — especialmente as repetitivas, que podem ser padronizadas.

TOTVS Consulting

O TOTVS Consulting é um serviço de consultoria empresarial alta qualidade, que preza pela maximização dos seus resultados e pela modernização da sua estrutura de negócios.

O currículo da TOTVS capacita a empresa para, além de desenvolver soluções tecnológicas, atuar de forma pontual na estratégia das empresas do país.

Afinal, após mais de 40.000 clientes de todos os portes e segmentos, aprendemos alguns segredos valiosos — e continuamos aprendendo.

Por isso, atender e assessorar a sua empresa, otimizando a gestão do negócio, é algo que podemos fazer.

Para sua empresa, a consultoria empresarial pode ser um passo na direção da modernização, transformação digital e adequação a uma nova realidade.

Para muitos negócios, dar esse salto não é algo simples, mas com a consultoria da TOTVS se torna possível.

E então, interessado?

Saiba mais detalhes sobre TOTVS Consulting e como o serviço pode ajudar estrategicamente a sua empresa a alcançar seus objetivos!

Nova call to action

Conclusão

Para uma empresa crescer e se desenvolver, é preciso de soluções que muitas vezes não nascem dentro da estrutura do negócio.

E esse é um movimento normal, uma forma de agregar valor externo ao que sua empresa faz — e melhor ainda, busca fazer.

Nesse ponto, o serviço de consultoria serve como ponte para sua empresa pular de um patamar para outro, de forma que encontre rapidamente soluções.

A consultoria tem o poder de renovar o ambiente organizacional, apresentando ferramentas, recursos e metodologias inovadores.

Com a consultoria empresarial, sua empresa ganha tudo isso e muito mais, com entregas personalizadas para os seus problemas.

Neste conteúdo, você aprendeu tudo isso e ainda conferiu os tipos de consultoria prestados pela TOTVS, suas diferentes entregas e os principais cases.

E agora, que tal se tornar um desses cases e aproveitar toda a assessoria do time da TOTVS Consulting?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.