Consultoria de negócios: como funciona, tipos e vantagens

Equipe TOTVS | 03 junho, 2022

As raízes da consultoria de negócios moderna remontam à metade do século 19 e início do 20, com o início da Revolução Industrial.

Naquele momento de mudança, os modelos de produção trouxeram desafios diferentes. A necessidade do auxílio de especialistas era evidente para lidar com as novidades nos processos produtivos.

Surgiu, então, a consultoria em gestão de negócios formal. Mas o que é consultoria de negócios? O que é um consultor de negócios? Como fazer uma consultoria de negócios?

Respondemos a essas e a outras questões a seguir.

Vem com a gente!

O que é consultoria de negócios? Como funciona esse serviço?

A consultoria de negócios é um serviço desenvolvido para potencializar a gestão dos principais setores de uma empresa. Os consultores, em estreita colaboração com os empresários, contribuem para identificar, abordar e superar obstáculos para atender aos objetivos organizacionais, otimizando suas operações e sua eficiência. 

Quer entender melhor o que é consultoria de negócios? Como fazer uma consultoria de negócios? Veja as etapas:

  1. Trocar informações com o cliente para entender como a consultoria em gestão de negócios pode ajudar.
  2. Identificar possíveis obstáculos e desafios que impedem o crescimento, pensando em resolver os problemas do cliente.
  3. Fazer um diagnóstico empresarial para ver se as hipóteses coincidem com a realidade, o que pode exigir a redefinição dos problemas.
  4. Fazer recomendações com base no diagnóstico.
  5. Auxiliar na implementação de soluções, inclusive treinando e oferecendo recursos necessários.
  6. Construir consenso e compromisso em torno da ação corretiva.
  7. Facilitar o aprendizado do cliente, ensinando-o a resolver problemas semelhantes no futuro.
  8. Melhorar permanentemente a eficácia organizacional.

Conseguiu compreender o que é consultoria de negócios e o que é um consultor de negócios? Vamos, então, aos tipos de consultoria empresarial.

Quais são os tipos de consultoria de negócios?

Um gestor que não sabe o que é consultoria de negócios pode ficar perdido em meio a tantos tipos. 

Existe consultoria de negócios online, consultoria de negócios internacionais, consultoria de vendas e inúmeras outras. Tudo dependerá do objetivo do empresário.

Se ele está com um problema específico na área de vendas, a consultoria de vendas é adequada. Se quer lidar com parceiros estrangeiros, a consultoria de negócios internacionais será fundamental. 

Conheça alguns tipos de consultoria de negócios!

Consultoria em gestão de negócios

Voltada para o nível estratégico da empresa, a consultoria em gestão de negócios envolve achar soluções que podem levar a organização ao crescimento. 

O foco é melhorar a performance da empresa como um todo, com uma gestão eficiente e completa.

Ela pode envolver integração de tarefas, serviços e departamentos, o que promove a otimização de processos e o aumento da produtividade

Em sentido semelhante, pode focar em adequar os controles internos e os procedimentos de compliance para alavancar seus indicadores de desempenho

Consultoria de finanças

A consultoria de finanças ou consultoria financeira pode ser associada a diversas questões, tais como: 

Consultoria de logística

A consultoria de logística auxilia o empresário a determinar os meios adequados para a manutenção do fluxo de materiais para dentro e para fora da empresa. 

Assim, consegue realizar operações dentro do prazo, com qualidade e respeito às normas.

Consultoria de recursos humanos

Em uma área de recursos humanos, o que é um consultor de negócios? É o profissional que identifica e entende as demandas relacionadas ao pessoal e as competências que a empresa precisa desenvolver.

Contratação, demissão, retenção de talentos, capacitação e performance de profissionais são aspectos avaliados. Após considerá-los, a consultoria de negócios elabora um diagnóstico e um plano de ações.

Consultoria de inovação

A inovação, em tempos de transformação digital, deve estar inserida na própria cultura organizacional. 

Qualquer empresa precisa inovar sua forma de trabalho e atendimento ao cliente para se manter competitiva.

A consultoria de inovação vem para descobrir os pontos de melhoria nos processos internos, inclusive com o emprego de tecnologia, para entregar maior valor para o público-alvo.

Consultoria de tecnologia

A consultoria de tecnologia tem como objetivo combinar as estratégias e os objetivos do negócio com sistemas e plataformas inovadoras. Isso pode envolver:

  • Análise e padronização dos processos com o uso de sistemas aderentes ao seu negócio;
  • Gestão de projetos com apoio das metodologias e tecnologias disponíveis no mercado;
  • Adequação à LGPD, o que garante o armazenamento e o uso correto de dados pessoais de stakeholders;
  • Gestão de TI, de modo a adequar e alinhar os investimentos, as diretrizes, as políticas e as normas do setor aos objetivos estratégicos da empresa. 

Em suma, uma consultoria de negócios na área de tecnologia trabalha para otimizar os investimentos em soluções tecnológicas, escolhendo as soluções que interferem positivamente na empresa. 

Consultoria em ESG

A preocupação com a sustentabilidade é cada dia maior no ambiente empresarial. Por isso, já existe uma consultoria em gestão de negócios com esse foco: a consultoria em ESG.

O objetivo desta consultoria é mapear, engajar e implementar as melhores práticas de ESG para que a empresa atenda aos indicadores globais de empresa sustentável.

Quais são as vantagens de contar com uma consultoria de negócios?

Até o momento, você aprendeu o que é consultoria de negócios e seus diversos tipos. Cada uma delas foca em determinado processo ou departamento da organização.

Para se ter uma ideia, o mercado global de consultoria atingiu um valor de US $160 bilhões em 2019. 

No entanto, antes de contratar uma empresa de consultoria de negócios, é importante conhecer as vantagens que ela pode proporcionar para sua empresa.

Veja!

Melhor entendimento sobre a organização e seus objetivos

A primeira parte de uma boa consultoria, inclusive de uma consultoria para pequenos negócios, é o diagnóstico organizacional.

São utilizadas técnicas e ferramentas de gestão para que os consultores consigam encontrar as principais fraquezas e suas causas, bem como as maiores forças e oportunidades.

Isso pode ser feito em toda a empresa ou em áreas específicas, mas o benefício é semelhante: ter maior entendimento sobre a situação atual da empresa e maior clareza quanto aos objetivos.

Ajustes na estratégia do negócio

A partir do diagnóstico, a empresa de consultoria de negócios propõe ajustes nas estratégias da organização. 

Em muitos casos, os gestores conseguem enxergar os problemas, mas não encontram as melhores soluções. 

Já os consultores, sem a visão engessada do cenário, vêem até problemas que não eram identificados e trazem propostas diferentes.

Isso porque os profissionais contam com uma bagagem técnica rica em gestão empresarial ao atuar com diversas empresas de diferentes segmentos.

Inovações para o empreendimento

Nos dias atuais, quem busca por consultoria, plano de negócios e outras estratégias para otimizar o desempenho de uma empresa está procurando por inovação.

A transformação digital trouxe novas possibilidades e modelos de negócio. A consultoria empresarial propõe novos métodos, modelos, técnicas e processos para melhorar a performance empresarial. 

Em outras palavras, traz inovação para o empreendimento.

Otimização de processos

A consultoria de negócios também pode contribuir para a otimização de processos. Com o diagnóstico, consegue identificar as lacunas e as falhas, bem como a sua origem.

Dessa maneira, conseguirá propor melhorias diversas, conforme a área estudada. Redução de custos operacionais, distribuição eficaz de orçamento e delegação de tarefas conforme competências são algumas ações exemplificativas de otimização.

Ganho de eficiência

Com a otimização de processos e a inovação, a consultoria de negócios traz outra vantagem à empresa: ganho de eficiência. 

Novos conceitos e técnicas de gestão, novas atitudes quanto às funções e às prerrogativas de gestão, e outras ações podem trazer maior eficácia organizacional.

Em outras palavras, a empresa de consultoria de negócios municia o gestor com ferramentas para que ele seja capaz de adaptar o comportamento futuro e a estratégia à mudança ambiental. 

Foco nas atividades essenciais

O que é consultoria de negócios, senão uma empresa especializada em diversas áreas da organização que trará melhorias para as atividades? O empresário que conta com esse serviço tem algumas opções na hora de utilizá-lo. 

Pode, por exemplo, destinar consultores a áreas que são importantes, mas que não dizem respeito ao core business. Neste caso, ele pode focar nas atividades essenciais.

Em contrapartida, ele pode precisar de auxílio para otimizar aquilo que é fundamental em seu negócio. Neste caso, a consultoria atuará focada nas atividades essenciais, de modo a otimizar seu desempenho.

Fato é que o consultor se dedicará exclusivamente ao projeto para o qual foi contratado.

Redução de custos

Imagine que você contratou uma consultoria para pequenos negócios focada na área financeira. Ela identificou diversas falhas na elaboração do orçamento e na alocação de recursos.

Ao implementar as soluções propostas, você se deparou com uma enorme redução de custos. Percebeu que havia processos burocráticos que atrasaram a troca de documentos financeiros, o que ocasionou multas.

Esse é só um exemplo de como a consultoria empresarial pode promover a redução de custos em uma empresa.

Seja qual for o tipo de consultoria, seu foco é potencializar a gestão dos principais setores de uma empresa. Ela traz agilidade na identificação e solução de problemas.

Com maior produtividade, a redução de custos é natural.

Aumento da lucratividade

A consultoria de negócios atua com grande objetividade na hora de diagnosticar a situação da empresa e propor soluções. 

Suas decisões são tomadas com segurança e precisão, pois são baseadas em dados concretos. Quando o gestor acredita na empresa de consultoria de negócios, implementa suas propostas com confiança. 

Uma tomada de decisão fundamentada é um caminho importante para aumentar o desempenho da empresa e, consequentemente, sua lucratividade.

Melhora nas vendas

Uma consultoria de vendas, sem dúvidas, pode melhorar suas vendas. Os processos internos desse setor são bem específicos e complexos, e podem apresentar vários gargalos.

Um olhar imparcial de fora pode identificá-los rapidamente. O follow up que não foi realizado, uma ligação fora de hora e uma abordagem sem estratégia são ações que comprometem essa atividade.

Pensar nelas de forma estratégica é um papel da consultoria de negócios. O resultado é atingir uma maior conversão de clientes.

Gerenciamento de crises

Como acabamos de pontuar, a consultoria em gestão de negócios é um grande suporte para a tomada de decisões. 

Mesmo diante das mudanças repentinas ou novidades no mercado, o gestor tem maior segurança quando conta com esse auxílio especializado. 

Diante de situações de risco ou crises, os consultores poderão contribuir com sua vasta experiência nos diversos segmentos. 

São profissionais acostumados com o gerenciamento de crises e que podem propor soluções condizentes com esses momentos de instabilidade.

Que tipo de empresa precisa de uma consultoria de negócios?

Qualquer negócio pode se beneficiar de uma consultoria de negócios. O importante é o gestor ter clareza do que ele pretende ao contar com esse serviço.

A consultoria para pequenos negócios encontra soluções para atingir o melhor desempenho possível dentro do contexto de micro e pequenas empresas.

As startups podem contar com consultoria para abrir um negócio, pois seu modelo de atuação é bem específico. 

Pequenos negócios também podem se beneficiar desse serviço?

Sem dúvidas. As vantagens que uma consultoria para pequenos negócios proporciona são exatamente as mesmas. 

Isso significa que o pequeno empresário terá uma visão mais global e precisa de seu negócio, podendo tomar melhores decisões.

Qual é a hora certa de contratar uma empresa de consultoria de negócios?

Não existe uma hora certa. O fundamental é que o empresário tenha interesse real em fazer seu negócio alcançar outro patamar com o auxílio da consultoria.

Por isso, é fundamental entender o que é consultoria de negócios antes de contratá-la. De igual maneira, é preciso estudar seu próprio negócio e sua realidade.

Você já sabe como funciona a consultoria de negócios? Sim. Sabe qual o seu papel enquanto gestor? Sim. Então já é possível contar com o auxílio de bons consultores.

TOTVS Consulting

A TOTVS Consulting é a consultoria de negócios da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, que possui mais de 40 mil clientes de diversos portes e segmentos econômicos.

Nosso foco é combinar a visão estratégica de negócio com tecnologia e metodologias modernas para fazer sua empresa maximizar seus resultados.

Para isso, contamos com um time multidisciplinar, com foco em eficiência, inovação disruptiva, tecnologia e estrutura organizacional. 

Atuamos com flexibilidade e metodologias ágeis, construindo parcerias de longo prazo com nossos clientes, reduzindo riscos e otimizando oportunidades.

Trata-se de uma consultoria empresarial completa para seu negócio. 

Confira um pouco mais sobre a TOTVS Consulting!

Nova call to action

Conclusão

A consultoria de negócios contribui para identificar e superar desafios, de modo a atender aos objetivos organizacionais, otimizando toda a sua operação. 

Ela pode abordar diversos aspectos de uma empresa, como inovação, tecnologia e recursos humanos. Seja como for, as vantagens são inúmeras, especialmente maior eficiência, otimização de processos e redução de custos.

Seja você uma pequena ou grande empresa, a consultoria pode contribuir para alavancar seu negócio.

Continue acompanhando o blog da TOTVS e não deixe de assinar a newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.