SSO: o que é, como funciona e benefícios do Single Sign-On

Equipe TOTVS | 16 fevereiro, 2022

O Single Sign-On (SSO) é um método de autenticação e autorização que permite que usuários acessem múltiplas aplicações com apenas um único login — nome de usuário e senha, por exemplo. É uma ferramenta que dá mais praticidade ao dia a dia.

E se, para realizar o seu trabalho, você precisasse abrir uma dúzia de portas diferentes? Com certeza, o esforço e tempo investidos seriam consideráveis, concorda?

Com o SSO, você só precisaria de uma única chave, que seria capaz de abrir todas as portas de uma única vez.

Neste conteúdo, vamos explorar a fundo a tecnologia Single Sign-On, seu funcionamento, os motivos para adotar em sua empresa e quais as vantagens do SSO. Preparado(a)? É só seguir a leitura!

O que é SSO (Single Sign-On)?

Single sign-on (SSO) ou, em português, “login único” é uma tecnologia de autenticação que permite que um usuário use um único login — seu e-mail e senha, por exemplo — para acessar vários aplicativos.

Com o SSO, o usuário acessa várias telas de login unificadas em uma só, permitindo a inserção das credenciais de maneira conjunta, o que simplifica o processo de autenticação.

Na prática, tanto pessoas físicas quanto organizações podem aproveitar dos benefícios do SSO, já que é uma solução muito boa para a gestão de senhas do seu stack de ferramentas.

Um dos grandes diferenciais do SSO é que, hoje em dia, usam-se muitos serviços digitais e diferentes softwares que requerem login e senha.

Lembrar de cada um, todos os dias, pode ser complicado.

Sabe o nosso exemplo das portas? Considere que além de abrir cada uma das doze individualmente, você precisasse lembrar qual a chave para cada uma!

Como funciona o SSO?

Mas afinal, como fazer login com SSO e como essa tecnologia funciona? Primeiro, vale entender que existem diferentes tipos de SSO, baseados em protocolos distintos.

O SSO é baseado no conceito de identidade federada ou autenticação federada, que vincula uma identidade eletrônica e seus atributos a sistemas confiáveis e autônomos.

Quando um usuário é considerado confiável por um sistema, ele recebe automaticamente acesso a todos os outros que estão integrados a ele.

Essa é a base de soluções de SSO, habilitadas por diferentes protocolos, como OpenID Connect e SAML 2.0.

Na prática, portanto, aprender como fazer login com SSO é simples, veja só:

Quando um usuário entra em um serviço com seu login SSO, um token de autenticação é criado e armazenado em seu navegador ou nos servidores da solução de SSO.

Qualquer aplicativo ou site que o usuário acessar posteriormente vai, automaticamente, verificar junto ao serviço SSO, que enviará o token do usuário para confirmar sua identidade e fornecer acesso.

É deste modo que a operação se torna automática para todas as ferramentas, serviços e plataformas integrados ao SSO.

Exemplos de uso do SSO no dia a dia

Para quem ainda não conhecia o SSO, não é difícil encontrar exemplos do seu uso no dia a dia. Uma das principais aplicações do Single Sign-On é o login unificado do Google e do Facebook.

O primeiro, o SSO do Google, é o mais popular hoje em dia. Ao fazer um login no seu Gmail, por exemplo, você pode acessar outros serviços da suíte Google, como Drive, Docs, Planilhas, Apresentações, Ads etc.

Além disso, pode também acessar redes do ecossistema da empresa, como o Youtube.

No cenário corporativo, entretanto, existem soluções especificamente desenvolvidas para proporcionar o SSO às empresas.

Assim, o login aos sistemas utilizados no dia a dia corporativo é unificado, simplificando o acesso e a gestão dos usuários por parte da área de TI.

Por que usar SSO? Conheça os benefícios para clientes e usuários

E na prática, quais os benefícios do SSO para sua empresa? Bom, quando o assunto é otimização de tarefas, tecnologias e soluções eficientes nunca são demais. É exatamente o caso do SSO!

Que tal conferir as vantagens? Separamos as principais para você entender mais, veja só!

Diminui a necessidade de muitas senhas

Quanto mais a tecnologia se torna uma constante no dia a dia corporativo, é normal pensar que mais ferramentas são adicionadas à rotina de trabalho.

Porém, essas ferramentas — em sua maioria — exigem o próprio login e senha para serem acessadas.

Gerenciar todas as senhas — ainda mais em uma perspectiva individual — pode ser complicado e gerar confusões ao longo dos dias.

Com o SSO, a empresa tem a chance de eliminar essa dificuldade e unificar o login aos seus principais (ou mesmo todos!) os sistemas.

Assim, basta apenas um login e senha para que o colaborador possa produzir.

Aumenta a segurança

Apesar de parecer que o SSO é vulnerável, a solução na verdade pode aumentar a segurança na gestão de acessos — especialmente no caso de empresas.

A solução fornece informações em tempo real sobre quais usuários acessaram os aplicativos (a hora e o local), permitindo que as equipes de TI ajam rapidamente para proteger a integridade dos sistemas.

As soluções de SSO também aumentam os recursos de segurança da empresa.

Assim, caso um funcionário perca um dispositivo corporativo ou conectado com o SSO, a equipe de TI pode acessar o dashboard da solução para desativar o acesso do dispositivo em questão.

Melhora a experiência de uso

Esquecer senhas e errar seu login é um tanto aborrecedor, certo? Além disso, pode gerar alguns estresses momentâneos.

Por exemplo, já pensou se toda vez que você precisasse entrar em uma reunião no Google Meeting, fosse necessário lembrar da senha específica?

É esse tipo de problema que o SSO resolve, melhorando a experiência de uso dos sistemas e dispositivos de forma geral.

Assim, é possível se conectar rapidamente e produzir logo de cara.

Ajuda com o compliance

Hoje, todo cuidado com a segurança das informações é considerado pouco — especialmente com a LGPD.

Assim, o SSO pode ajudar em várias frentes, como na redução dos ataques de phishing (fortalecendo as práticas de definição de senhas, implementando requisitos obrigatórios, como letras maiúsculas, números, caracteres especiais etc).

O SSO também melhora o potencial de auditoria de acessos.

Desse modo, a empresa pode controlar com mais eficiência quais usuários acessam o ambiente de dados da empresa, estabelecendo uma hierarquia de acessos. 

Gera mais produtividade 

Hoje, os usuários precisam de cada vez mais rapidez e continuidade para realizar suas atividades com maior eficiência e agilidade.

Assim, gerenciar solicitações de acesso manualmente é um processo que apenas frustra os usuários.

Com a autenticação SSO, elimina-se a necessidade de supervisão manual do time de TI, permitindo acesso imediato a incontáveis aplicativos e sistemas com um único clique. Ou seja, potencializa a produtividade empresarial.

Aumenta a eficiência da área de TI

Sua área de TI está se desdobrando para encontrar formas de aumentar a segurança das informações? Então ela precisa se aprofundar no potencial do SSO.

Muito além de proporcionar mais agilidade para acessar sistemas e aplicações, o SSO funciona como uma base para implementação de outras boas práticas, como a autenticação multifator, bem como as provas de identidade.

Assim, o acesso ao ecossistema de soluções da empresa fica vedado apenas às pessoas realmente habilitadas para tal.

É uma solução alinhada às dinâmicas da transformação digital

A transformação digital exige que as empresas olhem para sua operação a partir de uma perspectiva digital.

O SSO é o cadeado que garante a integridade das informações e dados armazenados e processados pela empresa.

Desse modo, se adequa exatamente às necessidades dos negócios no presente e futuro.

As desvantagens do SSO

Embora o SSO seja fácil de usar e conveniente, dependendo do cenário, algumas desvantagens podem ser encontradas. Conheça mais:

  • Há riscos de acesso: se alguém roubar um dispositivo conectado via SSO e a empresa não for comunicada rapidamente, o criminoso pode acessar todos os sistemas que o dono do dispositivo poderia antes acessar. Por isso, é importante aplicar recursos de autenticação adicionais, como a multifator.
  • Vulnerabilidades potenciais: sim, há sistemas que não entregam o que prometem. Portanto, é importante trabalhar com provedores de confiança e que ofereçam fatores de autenticação adicionais, bem como diferentes recursos de gestão.
  • Compatibilidade com outros aplicativos e sistemas: às vezes um aplicativo pode não ser integrável à solução de SSO. Por isso, é essencial garantir que a solução possibilite o máximo de integrações possível.

Qual a importância do SSO para colaboradores em home office?

Hoje, as empresas estão mais investidas em adotar modelos de trabalho diferenciados e adaptados à realidade atual, como o home ou anywhere office.

No entanto, um dos grandes problemas do modelo descentralizado é a gestão de pessoas.

Muitas vezes, organizações despreparadas perdem muito tempo gerenciando coisas pequenas, como a realização de tarefas (modelo conhecido como “microgestão”), ou administrando os acessos manualmente.

Assim, precisam de alto poder de comunicação para ajudar os funcionários a entrar nos sistemas necessários — por exemplo, fornecendo novos logins em caso de esquecimento.

Com o SSO, essa dificuldade não existe: tudo depende de uma única senha e, por meio do dashboard da solução de SSO, os responsáveis podem integrar a gestão de acessos.

Assim, a visualização é simplificada e é possível identificar problemas em tempo real.

Que cuidados devem ser tomados ao adotar o SSO?

Como sempre mencionamos no blog, a escolha de uma solução tecnológica para sua empresa deve ser cuidadosa. E o cenário não é diferente com o sistema SSO.

As especificidades da solução de SSO vai depender de uma série de fatores que estão em jogo. Afinal, quais os cuidados que devem ser tomados na hora de escolher o sistema ideal.

Entre eles, considere o seguinte:

  • Que diferentes tipos de usuários vão acessar seu ecossistema de sistemas e soluções?
  • Quais os diferentes requisitos destes usuários?
  • Você está procurando uma solução on-premise ou baseada em nuvem?
  • Esta solução será capaz de crescer com sua empresa e suas necessidades?
  • Quais recursos extras a solução oferece para garantir que apenas os usuários autorizados possam acessar os sistemas?
  • Com quais sistemas a solução SSO precisa se integrar?
  • A solução de SSO possui integração via API com os aplicativos utilizados em sua empresa?

Como implementar o SSO em sua empresa?

E agora, ficou interessado em implementar o SSO em sua empresa e agilizar a rotina de todos os funcionários e usuários?

Bom, antes de escolher o primeiro software que aparecer, indicamos que você siga alguns passos, como:

  • Pesquise sobre a solução: o sistema de SSO realmente oferece integração com todos os aplicativos e soluções acessadas em sua empresa?
  • Entenda como a integração é realizada: alguns sistemas podem ser nativamente integrados à solução de SSO (especialmente se forem desenvolvidas pelo mesmo provedor), outras exigem conhecimento mais técnico.
  • Conheça os diferenciais da solução: muito além de proporcionar agilidade, a solução de SSO precisa oferecer recursos extras de segurança, bem como ferramentas de monitoramento para assegurar a melhor gestão de acessos possível.
  • Agora, olhe para a empresa que oferece a solução: é realmente confiável e possui experiência no mercado tech e em soluções de gestão e segurança? Esses são indicadores essenciais para proteger seu investimento.

TOTVS Identity

Uma das soluções que pode transformar o seu negócio e modernizar sua operação você encontra aqui: o TOTVS Identity!

Simples, fácil de utilizar, seguro e extremamente eficiente, o TOTVS Identity é baseado na nuvem, em compliance total com a LGPD, e opera na velocidade dos negócios.

E não falamos por falar: em média, são necessários apenas 400 milissegundos para acessar uma página ou sistema utilizando o TOTVS Identity.

Além disso, o software pode ser integrado ao Active Directory da Microsoft, a fim de proteger informações, centralizar a gestão de acessos e ainda oferecer um recurso self-service de redefinição de senhas.

E então, se interessou? Confira todos os diferenciais do TOTVS Identity!

produtividade empresarial

Conclusão

O SSO é uma inovação necessária. Parece — e é — muito simples, mas ao mesmo tempo é extremamente aplicável aos negócios e ao dia a dia como um todo.

E a sua empresa, já utiliza uma solução do tipo? Esperamos que esse conteúdo ajude você a entender tudo sobre o Single Sign-On!

E agora, que tal seguir de olho em nossos artigos? Para acessar todas as novidades na hora, assine a newsletter do Blog da TOTVS!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.