Protheus da TOTVS: conheça as principais funcionalidades

Você sabia que um ERP pode ajudar toda a sua empresa a aumentar a produtividade? Quanto mais completo o sistema de gestão contratado, mais tarefas são automatizadas e é por isso que o Protheus da TOTVS é a melhor solução do mercado! Com o sistema, seus funcionários ganham mais tempo para focar na obtenção de …

Equipe TOTVS | 22 novembro, 2023

Você sabia que um ERP pode ajudar toda a sua empresa a aumentar a produtividade? Quanto mais completo o sistema de gestão contratado, mais tarefas são automatizadas e é por isso que o Protheus da TOTVS é a melhor solução do mercado!

Com o sistema, seus funcionários ganham mais tempo para focar na obtenção de novas vantagens competitivas para o seu negócio. 

São muitos os módulos disponíveis para ajudá-lo a organizar o dia a dia de todos que trabalham com você e, dessa forma, otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa.

Neste post, vamos compartilhar a entrevista que fizemos com Cesar Monteiro, Gerente de Ofertas na TOTVS, para entender o que faz o sistema Protheus, software que está há mais de 20 anos como um dos líderes de mercado. 

É só seguir a leitura para conferir!

New call-to-action

O que é o Protheus da TOTVS?

O Protheus da TOTVS é um ERP personalizável desenvolvido para atender às necessidades de empresas de todos os segmentos. Para isso, a solução traz funcionalidades exclusivas para as áreas de finanças, produção, compras e vendas, recursos humanos e muito mais.

Por ser um sistema flexível, ele permite uma adequação à grande parte das necessidades do negócio, sem contar a possibilidade de integrações e novas personalizações do ambiente de trabalho. 

Em consequência, a ferramenta atende diversas empresas, desde a agroindústria ao setor de serviços.

Hoje, são mais de 10 mil clientes aproveitando a flexibilidade do sistema e registrando 200 milhões de acessos em módulos por ano.

Se você entendeu o que é o backoffice desenvolvido pela TOTVS, percebe como essa solução completa e robusta pode potencializar os resultados e a competitividade da sua empresa, certo?

Veja a seguir como ele funciona!

Como funciona o Protheus?

O sistema de backoffice da linha Protheus funciona de forma integrada, reunindo os dados de todas as áreas da empresa em um só lugar para facilitar a gestão e a tomada de decisões. 

Ele é composto por vários módulos que atendem às necessidades específicas de cada segmento de mercado, como ERP, RH, Business Intelligence (BI), CRM, entre outros. 

Você pode escolher quais módulos contratar e como implantá-los (nuvem ou servidor da empresa), além de optar por soluções complementares que podem aprimorar o seu ERP, como painel backoffice, transmissão de documentos fiscais, assinatura eletrônica e muito mais. 

Conheça as vantagens do Protheus da TOTVS

As vantagens do Protheus da TOTVS fazem referência às características do deus grego homônimo: versatilidade, adaptabilidade e flexibilidade. 

O sistema foi desenvolvido para que suas funcionalidades pudessem ser personalizadas e adaptadas à grande parte das necessidades da sua empresa. 

É possível desenvolver novas integrações e fazer personalizações do ambiente de trabalho de forma simples e ágil.

Caso a sua empresa ainda não tenha muitos processos implantados, o sistema de gestão da TOTVS também pode ser um grande aliado: por ser um produto que está há muito tempo no mercado, ele já traz consigo alguns métodos pré-definidos. 

“Isso costuma ser importante, principalmente para os negócios menores, porque auxilia a ter um ‘norte’, a saber como realizar algumas atividades”, explica Cesar Monteiro.

Outros benefícios do ERP incluem:

  • precisão nos indicadores de desempenho: com soluções complementares de BI, Analytics e Inteligência Artificial, é possível garantir a obtenção de dados cada vez mais precisos e qualificados sobre o desempenho atual da organização;
  • redução de erros e custos: a automatização de processos reduz o risco de a sua equipe cometer erros, o que diminui retrabalhos e problemas financeiros provocados por falhas, gerando economia de tempo e dinheiro;
  • agilidade na tomada de decisões: os relatórios do sistema são completos e entregam informações atualizadas para um processo de tomada de decisões muito mais assertivo e ágil. 

Além disso, outra vantagem fundamental do sistema é a simplicidade. Desenvolvido para conferir agilidade e produtividade ao dia a dia empresarial, os módulos e as atividades têm nomes simples exatamente para facilitar o trabalho das equipes.

Ele também é alinhado às principais obrigações fiscais brasileiras, ajudando você a não cometer mais aqueles grandes erros ao emitir notas fiscais ou ter problemas na entrega de informações ao fisco. 

O que a gente percebe em outros softwares estrangeiros é que eles não têm o conhecimento sobre o arcabouço que é a legislação brasileira e asseguramos em contrato essa colaboração com o compliance fiscal”, destaca Cesar Monteiro.

Você também pode ficar tranquilo quanto à utilização do sistema: ele tem funcionalidades muito intuitivas, e você encontra diversos conteúdos e apresentações na Central de Relacionamentos TOTVS que ajudam a sua empresa a aprender mais sobre as ferramentas disponíveis.

erp cloud

Saiba mais sobre as funcionalidades do sistema

O sistema de backoffice da linha Protheus aborda os principais processos operacionais das empresas, mas o gestor pode contratar o sistema de gestão completo ou apenas módulos específicos, de acordo com o que a sua empresa mais precisa no momento. 

Dentre as funcionalidades mais escolhidas pelas organizações, estão aquelas relacionadas a:

  • contábil e fiscal;
  • recursos humanos;
  • vendas e faturamento;
  • compras e movimentação de estoque.

Há ainda a flexibilidade de escolha de uma solução on premise, em que todo o servidor fica na sua organização, ou on cloud, com o programa funcionando 100% na nuvem TOTVS.

Conheça agora as principais ferramentas voltadas para Indústria, Serviços e Varejo!

Funcionalidades para Indústria

protheus: funcionalidades para indústria

Para as empresas que desejam estar cada vez mais próximas das mudanças promovidas pela Indústria 4.0 e ainda estão começando a ganhar maturidade, contratar um sistema de gestão é o primeiro passo que precisa ser dado. 

Dizemos que é uma jornada que começa pelo ERP, que armazena as principais informações da empresa e dá suporte a todas as tecnologias habilitadoras que serão utilizadas futuramente, como Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning, RFID, dentre outras”, diz Cesar Monteiro.

No ERP Protheus, você terá à disposição funcionalidades próprias para atender a parte de Ciclo de Vida do Produto, Produção e Manutenção no chão de fábrica. 

O sistema também ajuda a sua fábrica a resolver alguns dos principais desafios, como os relacionados à redução contínua de custos, rastreabilidade e gestão da qualidade, além do pós-venda.

Funcionalidades para Serviços

Alguns dos obstáculos encontrados pelas empresas do setor de Serviços estão ligados à:

  • qualidade do serviço prestado;
  • gestão da rentabilidade dos contratos;
  • gestão da equipe que está trabalhando alocada nos contratantes;
  • segurança dos dados dos clientes –  no caso dos negócios da área de BPO.

Pensando nisso, foram desenvolvidos os módulos de Gestão de Contratos Protheus e Gestão de Serviços. 

É possível encontrar funcionalidades que colaboram para o controle de todos os apontamentos do time que está executando o serviço e de materiais extras, por exemplo”, completa Cesar Monteiro.

Funcionalidades para Varejo

A solução especializada em Varejo atende muito bem aos comércios que precisam melhorar as estratégias omnichannel e de frente de caixa. 

Com ela, você terá acesso às funcionalidades do Retail App, que permite a gestão completa das suas vendas de qualquer lugar, acessando todas as informações pelo smartphone. 

Além disso, a sua empresa também poderá oferecer experiências ainda melhores para seus clientes:

  • trocas de produtos ainda mais rápidas devido ao sistema de leitura de código de barras;
  • novas formas de pagamento, graças a integração com vários tipos de máquina de cartão;
  • notas fiscais do consumidor dentro da legislação fiscal exigida em todos os estados brasileiros.

Com todas essas vantagens, os consumidores esperam cada vez menos em longas filas, e você e a sua equipe terão mais disponibilidade para pensar em estratégias com o objetivo de atrair novos públicos.

Quais os principais módulos do Protheus? 

protheus: módulos

As empresas que utilizam o ERP da TOTVS não precisam contratar todos os módulos disponíveis de uma só vez: o software pode ser personalizado sob medida de acordo com as demandas do negócio e você só paga por aquilo que deseja utilizar.

Alguns dos módulos do Protheus se destacam e são contratados por boa parte dos consumidores, pois atendem a soluções gerais que são importantes para quase qualquer tipo de empresa. São eles:

Compras

O módulo de compras é uma solução completa com as funcionalidades de pedido de compra, análise de cotações, alçadas de aprovação das compras, nota fiscal de entrada, entre outras.

Tudo isso se integra com os demais sistemas e assegura redução no fluxo de produção da empresa.

Estoque/Custos

Outro grande favorito entre os clientes, o módulo de estoque/custos administra a gestão do inventário, a movimentação e rastreabilidade de itens e a consulta ao estoque. 

É uma ferramenta importante em qualquer tipo de negócio que lida com estoques, seja de matérias-primas ou do produto final.

Faturamento

Com interfaces para geração facilitada de notas fiscais eletrônicas, o módulo de faturamento é um complemento importante para a parte administrativa do negócio e automatiza parte do trabalho relacionado às políticas comerciais e às análises gerenciais da empresa.

Financeiro

O módulo financeiro é mais um dos módulos considerados essenciais e conta com funções básicas como fluxo de caixa, automação bancária, contas a pagar e a receber, aplicações e empréstimos, tesouraria e muito mais.

É uma solução que pode ser transformadora para a produtividade do setor financeiro da empresa.

Fiscal

O módulo fiscal é a parte do sistema que apura impostos, gera demonstrativos, lida com livros fiscais e todas as questões contábeis que dão dores de cabeça até para os especialistas nessa área.

Por ser brasileira e atenta às necessidades do mercado local, a TOTVS atualiza esses sistema sempre que necessário e facilita imensamente as responsabilidades fiscais dos seus clientes.

PCP

Fundamental no setor de manufatura, o planejamento e controle da produção, ou PCP, é uma responsabilidade decisiva para uma operação eficiente e sem falhas. 

Com o ERP da TOTVS, é possível formalizar todas as atividades executadas na empresa em um único local, facilitando tanto a percepção da gestão em relação ao trabalho feito como o fluxo produtivo em si.

Veja o que a ferramenta é capaz de fazer:

Como é a integração do ERP Protheus a outras ferramentas

integração do Protheus a outras ferramentas

A integração do sistema Protheus a outras ferramentas é uma das principais vantagens da ferramenta, pois permite que ele se adapte às necessidades específicas de cada empresa e segmento. 

Ele fornece um ambiente de codificação para que ferramentas de outros fornecedores sejam programadas dentro do sistema como se fosse um módulo do próprio sistema. 

Assim, é possível integrá-lo com soluções como Power BI, CRM, BI, Fluig, e outras. 

Essa integração facilita a análise de dados, a automação de processos, a gestão financeira, a experiência do cliente e a inovação tecnológica.

Soluções sob medida para seu negócio

Além dos segmentos anteriormente citados, a TOTVS ainda atende às especificidades de outros 9 mercados e, sem dúvidas, tem os melhores recursos para oferecer a sua empresa.

Como os sistemas de gestão são personalizáveis, a nossa equipe analisa junto a você quais são as suas maiores necessidades para atendê-los.

A TOTVS consegue ajudá-lo não apenas com o ERP, mas com todas as nossas outras tecnologias complementares para o dia a dia”, explica Monteiro.

“Entregamos soluções completas e robustas para que os nossos clientes possam, de acordo com o nível de maturidade, implantar essas novidades na empresa”, finaliza o Gerente de Ofertas.

Para ter processos cada vez mais alinhados e aumentar o desempenho de toda a sua equipe, conte com a TOTVS como a sua principal parceira. 

O ERP Protheus foi desenvolvido pensando no seu dia a dia, está completamente alinhado às necessidades das empresas no Brasil e atende aos maiores e melhores players do mercado.

Quer contratar hoje mesmo uma das nossas soluções para a sua organização? Entre em contato com a TOTVS!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.