Tecnologia Protheus: conheça o ERP da TOTVS

Não é a toa que a TOTVS é líder no mercado de ERPs brasileiro. O poder da tecnologia Protheus faz a diferença para dezenas de milhares de empresas que já adotaram essa solução transformadora para a sua gestão.

Segundo a 29ª Pesquisa Anual do GVcia, da Fundação Getúlio Vargas, a TOTVS domina o mercado brasileiro e é a opção escolhida por 35% das empresas consultadas. “O mercado enxerga o Protheus com muito respeito, tanto pela carteira de clientes satisfeitos que temos como pelo custo-benefício excelente da solução”, considera Marcello Nuzzi, gestor de serviços do segmento de manufatura na TOTVS, que conversou com a gente sobre o sucesso do ERP.

Para entender melhor todo o sucesso do Protheus, continue lendo para aprender mais sobre o ERP da TOTVS!

Personalização completa e melhor custo

A proposta do Protheus é ousada: ser um ERP completo para atender a negócios de todo tipo de segmento. Para atingir esse objetivo, o software não oferece soluções genéricas, mas sim funcionalidades diversas e a possibilidade de personalização completa do sistema para se encaixar às necessidades dos seus usuários.

“A flexibilidade do Protheus e a adaptabilidade aos processos dos clientes é imensa. Seja no produto padrão, que é muito completo, ou em personalizações específicas que são facilmente desenvolvidas”, avalia Marcelo Nuzzi.

Quem utiliza processos padronizados e formalizados na empresa, de acordo com as melhores práticas de mercado, encontrará muita facilidade em implantar a solução. O Protheus é moldado com base no conhecimento de especialistas em diversos segmentos e na experiência de décadas atendendo a empresas de todo tipo de negócio.

Em empresas com procedimentos muito específicos, pode ser necessário realizar adaptações no Protheus. E a boa notícia é que isso é realizado com muita facilidade, seja com o suporte direto do time da TOTVS ou com a personalização realizada pelo time de tecnologia do próprio cliente.

Essa adaptabilidade fica ainda mais vantajosa quando se avaliam os gastos: ao contrário de outros ERPs do mercado, em que a personalização pode custar uma fortuna, isso pode ser feito com um investimento relativamente menor no Protheus. “Flexibilidade no melhor custo disponível”, aponta Marcello.

Para atender aos clientes de diferentes setores, o Protheus conta com uma variedade de módulos que podem ser integrados, como o de compras, faturamento, estoque/custos, PCP e muitos outros.

Além disso, é possível integrar a ferramenta com outras aplicações que já sejam utilizadas pela empresa e solucionem problemas muito específicos que justifiquem a sua permanência, o que permite uma troca de informações ágil entre as diferentes áreas do negócio.

Alta tecnologia e totalmente brasileira

ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning, uma categoria de software que foi criada para integrar os processos e dados da empresa em um único sistema. Mas essa promessa ambiciosa nem sempre é cumprida, especialmente no Brasil, em que a legislação é complexa e pode demandar muitas adaptações.

Mas como o Protheus é produzido pela TOTVS, uma multinacional brasileira, os desafios do nosso país são o básico da ferramenta. “Um dos principais diferenciais do Protheus é que ele é totalmente adaptado à legislação brasileira, que tem uma parte fiscal particularmente complexa”, destaca Marcello.

Outro destaque do Protheus é que o ERP é desenvolvido em uma linguagem proprietária da TOTVS, a ADVPL. Ela é única e agrega as melhores tecnologias de mercado com muita facilidade, o que se reflete na atualização veloz do software perante as novas tendências e a sua alta capacidade de integração com outras soluções.

“A TOTVS tem uma equipe que se dedica a melhorar a ADVPL e agregar mais valor a ela”, detalha Nuzzi. Isso significa que a empresa se dedica o tempo todo a aprimorar a base do seu sistema, que nasceu há décadas atrás e, desde então, não parou de evoluir.

Enxugando custos e maximizando resultados

As empresas que escolhem o Protheus não demoram para perceber os resultados do ERP no seu negócio. Com a integração de processos, os dados circulam com mais agilidade entre os setores e as falhas de comunicação entre equipes é reduzida.

Além disso, o software ajuda a gestão com múltiplos indicadores que revelam a performance de cada colaborador, inspirando ajustes e melhorias que possam potencializar o desempenho operacional.

Sobram exemplos de clientes satisfeitos com a TOTVS, mas vale a pena destacar um deles: o Grupo Marfrig, uma das maiores empresas do segmento de proteína com faturamento de mais de 20 bilhões por ano. “É um cliente que tenho muito orgulho. Fui gerente do projeto de implantação e o sucesso foi bem alto”, relembra Marcello, que atende principalmente grandes empresas do setor de manufatura.

“A Marfrig tinha um conglomerado de sistemas para gerenciar as mesmas informações, o que era ineficaz do ponto de vista operacional. Com o Protheus, reduzimos drasticamente a quantidade de softwares adotados”, recorda. “E no fim, exceto pelo abate animal, todo o resto ficou dentro da solução da TOTVS”, completa.

Liderando a inovação há quase 30 anos

Quando o Protheus foi lançado, ainda com nome de Siga Advanced, em 1991, conquistou o mercado rapidamente com tecnologias inéditas e pioneiras. Quase 30 anos depois, o ERP da TOTVS continua na dianteira da inovação.

Novas funcionalidades são regularmente acrescentadas ao software, além de atualizações regulares que garantem que esteja no auge da tecnologia. Um exemplo disso são os app mobile que permitem aos usuários a execução de tarefas em celulares e outros dispositivos móveis.

Tanto gestores como usuários operacionais podem acessar funcionalidades como a gestão de contratos e o painel de indicadores em qualquer lugar que tenha conexão à internet e, com isso, executar tarefas com muito mais praticidade e eficiência.

“Os gestores que utilizam o Protheus podem acompanhar e aprovar decisões direto dos seus smartphones”, pontua Nuzzi.

Junto aos aplicativos que se integram com o ERP, novas atualizações para o Protheus sempre chegam com melhorias da experiência do usuário e o ganho em desempenho, além, é claro, da atualização de regras relacionadas à legislação brasileira.

Agora que você já conhece um pouco do potencial da tecnologia Protheus, aproveite para entrar em contato e descobrir como essa solução pode transformar o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *