3 passos para usar a malha de pesos de uma obra

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018
Um dos componentes de sucesso de uma obra é a sua medição e o acompanhamento do avanço físico. O
TOTVS Obras e Projetos, software especialista para o segmento de Construção e Projetos, disponibiliza uma forma prática para calcular o avanço físico de uma obra sem muito esforço.Funciona assim: as tarefas são vinculadas a uma malha de pesos e a uma fórmula que calcula o avanço físico baseado nos principais insumos do projeto. Vamos imaginar a construção de uma ponte de concreto. O principal insumo dessa obra é o concreto, dessa forma, a quantidade de concreto associada a cada tarefa da ponte irá determinar o percentual do avanço físico dela.

Cada tarefa dentro de uma obra tem a sua importância, sendo que algumas dessas atividades contribuem mais ou menos para a evolução física. Dessa forma, uma malha de pesos bem definida é fundamental para determinar a real importância de cada tarefa para a conclusão da obra. Com o TOTVS Obras e Projetos, é possível usar fórmulas mais elaboradas para medir esse avanço.

Vamos aprender em 3 passos como é fácil utilizar a malha de pesos do software TOTVS.

Passo 1: na edição da tarefa na aba “avanço físico” podemos associar o “peso no nível” manualmente, o que é muito trabalhoso, ou fazer uma fórmula de cálculo contemplando os principais insumos do projeto.

Construcao e projetos

Passo 2: após a associação da fórmula de peso, é preciso vamos marcar as atividades que desejamos calcular o peso. Vamos até “Processos” e depois em “Calcular Peso”. O TOTVS Obras e Projetos irá realizar o cálculo automaticamente baseado na fórmula ou no índice de peso informado.

Construcao e projetos

Passo 3: na planilha de atividades, podemos identificar qual cálculo foi concluído com sucesso em duas colunas:

“Peso projeto”, que é a representatividade em relação ao avanço físico que aquela tarefa tem no projeto como um todo, baseado na fórmula de peso ou no índice informado.

“Peso nível”, que é a representatividade em relação ao avanço físico que aquela tarefa tem na etapa que ela está posicionada.

Usando nosso exemplo da ponte, estabelecemos o
concreto e o
aço como peso na fórmula. Isso significa que quanto mais aço e concreto eu tiver em uma tarefa, mais relevância ela terá para o avanço físico do projeto.

Construcao e projetos

A TOTVS sempre traz novidades para melhorar a gestão dos projetos da sua empresa e tornar o seu trabalho cada vez mais fácil e ágil.

Nos próximos meses, falaremos sobre como orçar, planejar, controlar e acompanhar projetos de acordo com as melhores práticas de gestão do mercado. Acompanhe os nossos artigos!

Leia outras matérias do segmento no site
https://www.totvs.com/biblioteca?segmento=construcao-e-projetos.

Mais informações ou dúvidas, entre em contato com o nosso canal de atendimento TOTVS (0800 70 98 100) ou acesse os
links relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *