On premise vs cloud computing: quais as diferenças e vantagens de cada infra

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 13 minutos

Atualmente o armazenamento e a computação em nuvem estão em alta, mas você já considerou se realmente valem a pena? E na comparação on premise vs cloud computing, qual é a melhor opção? Esta é uma discussão complexa e vai depender muito das necessidades da instituição, porém é preciso comparar as duas estruturas. Os chamados …

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 12 maio, 2025

Atualmente o armazenamento e a computação em nuvem estão em alta, mas você já considerou se realmente valem a pena? E na comparação on premise vs cloud computing, qual é a melhor opção?

Esta é uma discussão complexa e vai depender muito das necessidades da instituição, porém é preciso comparar as duas estruturas.

Os chamados ambientes on premise são aqueles estruturados dentro do espaço físico de uma empresa ou instituição.

Por outro lado, o cloud computing não demanda uma estrutura física, uma vez que você terceiriza o processamento a outros servidores que operam em nuvem.

No conteúdo de hoje, vamos explorar tudo sobre o assunto para ver no comparativo qual estrutura  pode ser a solução ideal para o seu negócio.

Acompanhe a leitura e entenda como aplicar!

O que é on premise?

On premise é o termo para serviços no local e oferece a conveniência e a familiaridade de ter uma estrutura montada no seu próprio ambiente. Isso significa que toda infraestrutura de TI é hospedada e gerenciada dentro da empresa.

Ao fornecer acesso a recursos computacionais nas instalações ou nas proximidades, as empresas são capazes de manter seus dados dentro de seu controle e protegidos dos riscos de ameaças cibernéticas. 

Mantê-lo próximo também elimina a necessidade de implantar e gerenciar ambientes complexos de TI, ao mesmo tempo em que dá às empresas total visibilidade em suas aplicações e sistemas. 

A flexibilidade de utilizar o modelo on premise nas instalações da empresa também permite soluções mais personalizadas que se adaptam às necessidades específicas do negócio, sem ter que se preocupar com questões relacionadas à segurança ou à conformidade. 

O que é cloud computing?

Cloud computing é o modelo de serviço com hospedagem e gerenciamento da infraestrutura de TI em provedores externos, mais especificamente na nuvem.

A computação em nuvem está ganhando rapidamente popularidade como a forma preferida de gerenciar, armazenar e acessar dados para empresas de todos os tamanhos. 

Ela revolucionou a forma como trabalhamos, e dá a capacidade de acessar dados de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. 

O cloud computing permite aos usuários armazenar suas informações em um espaço virtual e acessá-las remotamente, liberando-os da preocupação com a capacidade de armazenamento ou compra de hardware físico. 

Na medida em que mais empresas adotam a tecnologia da nuvem, elas enfrentam menos tempo parado durante as operações de manutenção, uma vez que não terão que se preocupar com questões relacionadas ao hardware. 

Para aqueles que desejam começar com esse modelo, mas não têm certeza de como fazê-lo, existem muitos serviços que oferecem treinamento e suporte na instalação e funcionamento de seu próprio servidor de nuvem. 

Com a tecnologia em nuvem tornando a informação mais fácil de compartilhar e gerenciar do que nunca, não há fim para o quanto você pode realizar com apenas alguns cliques.

On premise vs cloud computing: quais são as diferenças?

Em síntese, on premise é uma estrutura de computação e armazenamento de dados que fica no espaço físico de uma instituição enquanto o cloud computing fica na nuvem.

De forma simplificada, nuvem é um conceito em que vários servidores são utilizados para armazenar e processar dados – e, apesar desse nome, eles também ficam em um lugar físico.

A principal diferença é que, para quem utiliza, o acesso é remoto.

Para além dessas diferenças estruturais, há também distinções em aplicação e utilização como veremos a seguir.

Implantação

A implantação é bem diferente nos dois modelos, uma vez que um deles exige investimento em espaço e equipamentos físicos. Compare os serviços:

  • On premise: exige um local para a construção de uma infraestrutura de TI que atenda às necessidades computacionais da empresa. O espaço que abriga o servidor demanda hardwares específicos e também uma climatização para que não superaqueça os equipamentos.
  • On cloud: implementação em servidor remoto, que pode ser público, mas a grande maioria é privado quando se trata do uso corporativo. Geralmente as instalações que oferecem esse serviço possuem vários “computadores”, que podem alocar mais ou menos recursos para suas necessidades.

Manutenção

Na comparação on premise vs cloud computing, a manutenção é o item mais discrepante. Vamos entender:

  • On premise: ao implementar uma estrutura física na empresa, a manutenção do hardware fica por sua conta. Portanto, se houver um pico de energia que queima algum componente, por exemplo, a sua empresa pode ficar parada até a correção.
  • On cloud: no cloud computing, o provedor tem vários servidores nas instalações. Se por acaso o local onde seus dados estão alocados enfrentar problemas, eles simplesmente serão realocados em um novo server. Portanto suas operações não param para aguardar a correção dos equipamentos.

Armazenamento

A capacidade de armazenamento pode interferir nos custos da estrutura. Entenda as diferenças:

  • On premise: terá a capacidade de armazenamento que você definir na hora de montar a estrutura de TI. No entanto, é importante ter em mente que quanto mais capacidade de armazenamento, maior deve ser a infraestrutura e o ambiente para comportá-la.
  • On cloud: a capacidade de armazenamento é quase ilimitada, e a questão são apenas os custos. A depender do serviço escolhido, é possível contratar uma margem para momentos específicos em que seja necessário uma maior capacidade.

Custos

Como falamos sobre a estrutura, equipamentos e climatização do on premise e do cloud, você deve estar pensando que a primeira opção custa mais, certo?

Na verdade não é bem assim. Tudo depende da necessidade da empresa.

Podem existir instalações on-premise simples para operações pequenas, assim como haver cloud computing robustos para empresas gigantescas.

Veja alguns pontos que influenciam nesses custos para comparar os dois modelos:

  • On premise: toda a manutenção fica com a empresa, o que gera mais custos no longo prazo. Isso sem considerar um eventual defeito no servidor físico, que traria um prejuízo enorme já que sua operação ficaria parada até o conserto do problema.
  • On cloud: as opções de servidor em nuvem podem ser customizadas, então, no comparativo direto tendem a custar menos e serem mais eficientes que as soluções on premise.

Acessibilidade

Quanto a definição de acessos, o comparativo de on premise vs cloud computing é o seguinte:

  • On premise: como a estrutura está sob controle interno, o time de TI da empresa é quem define as prioridades de acesso e pode liberar ou restringir usuários como quiser.
  • On cloud: toda a criptografia fica na responsabilidade do provedor, porém você pode solicitar acessos, a depender do que seu plano contempla.

Segurança

Independentemente do modelo escolhido, a segurança deve ser uma prioridade para garantir a proteção dos dados armazenados na infraestrutura. Vamos entender como isso funciona no on premise e no cloud:

  • On premise: tem a segurança que a estrutura permite, além do acesso físico que deve ser restrito e totalmente controlado pela empresa, já que qualquer invasão compromete todos os dados ali armazenados.
  • On cloud: o nível de segurança depende da empresa que provê o serviço de nuvem e o que ela possui em dispositivos e sistemas de cibersegurança, mas cada vez mais esse tem sido um foco de melhoria desses servidores.

Compliance

A segurança dos dados armazenados também vão ter repercussões legais, por isso é importante considerar o compliance de cada modelo de serviço. Veja as características de cada um:

  • On premise: precisam respeitar as legislações de proteção de dados como a LGPD, portanto é preciso garantir a conformidade. Ou seja, o proprietário deve saber exatamente onde estão os dados armazenados, principalmente aqueles referentes aos seus clientes.
  • On cloud: o mesmo vale para o cloud computing, então busque serviços que tenham um compliance bem definido. Em um eventual vazamento de dados, a responsabilidade é da empresa que disponibilizou os dados e não do serviço de nuvem.

Quais as semelhanças entre on premise e cloud?

As diferenças são várias, mas também há algumas semelhanças entre os modelos.

A maior delas é que ambas as soluções são válidas para armazenamento e processamento de dados, e sem dúvidas o melhor dos mundos é utilizar as duas opções.

Em outras palavras, você não está restrito à disputa de on-premise vs cloud computing, pois é possível utilizar opções híbridas.

Como funciona a nuvem híbrida? 

Os sistemas de nuvem híbrida são opções de maior segurança e controle com custos mais atrativos. Dessa forma, sua empresa pode ter informações em uma instalação on-premise com backups em nuvens privadas, por exemplo.

Também é possível alocar parte da operação na nuvem, principalmente para tarefas que demandam maior performance de computação, enquanto mantém dados sensíveis em uma estrutura on premise.

Por exemplo, uma grande operação pode ter seus dados financeiros e contábeis alocados em um servidor local seguro, enquanto mantém um ERP em nuvem, com processamento de tarefas nesse sistema.

Os dois sistemas podem funcionar de forma integrada, garantindo acessibilidade completa e maior controle.

Vantagens e desvantagens de cada modelo

Cada modelo tem suas particularidades e, claro, seus benefícios e pontos negativos. 

Para ajudar a avaliar cada ponto, criamos um comparativo de on premise vs cloud computing. Confira as vantagens e desvantagens de cada modelo:

CaracterísticaOn premiseCloud computing
InfraestruturaDemanda servidores e estrutura física própriaTem infraestrutura gerenciada pelo provedor de nuvem
Custo inicialInvestimento inicial elevado em hardware, licenças e, muitas vezes, em espaço físicoCusto inicial mais baixo, já que é um modelo de serviço por assinatura ou baseado no consumo
Controle e personalizaçãoControle total sobre os sistemas e maior possibilidade de personalizaçãoMenor controle direto, uma vez que os dados ficam armazenados no provedor terceirizado
ManutençãoCustos e processos de manutenção ficam sob responsabilidade da empresa, o que exige investimento em recursos e equipe especializadaResponsabilidade do provedor, com suporte técnico incluso
EscalabilidadeDepende de novos investimentos físicos, por isso pode ser mais limitadaEscalabilidade mais alta, ajustável conforme a demanda da empresa
SegurançaA empresa tem responsabilidade total sobre os dados e sobre a segurança dessas informações Os provedores costumam oferecer alto nível de segurança, com protocolos mais robustos. No entanto, o armazenamento de dados é externo
Acesso remotoAcesso costuma ser mais restrito e depende das configurações da rede, controladas pela empresaAcesso facilitado de qualquer lugar, a qualquer momento – basta ter conexão com a internet
AtualizaçõesRealizadas manualmente pela equipe interna. Gastos ficam por conta da empresaAtualizações são automáticas e contínuas, realizadas pelo provedor

On premise vs cloud computing: como escolher a melhor opção para sua empresa?

Corroborando o que falamos ao longo do texto, a melhor opção sempre vai ser aquela que atende ao seu negócio e que o investimento seja compatível com o orçamento disponível.

Para decidir quem vence a disputa on-premise vs cloud computing, é importante considerar alguns fatores, como:

  • Processos e dados internos: é essencial mapear todos os processos que sua empresa possui, bem como a relevância dos dados a serem armazenados;
  • Contratação de profissionais especializados: ter um bom time de profissionais de TI na sua operação é importante em ambos os casos. No cloud, o profissional controla os processos e faz a gestão dos usuários da empresa, enquanto no on premise ele garante o funcionamento da estrutura e executa manutenções;
  • Custos: considere o investimento necessário para a implementação de uma estrutura on premise, bem como custos com manutenção e atualizações futuras. No caso da computação em nuvem, lembre-se que os gastos podem variar a depender do quanto sua empresa utiliza e do plano contratado. 

Além desses pontos, pense nos objetivos, nas necessidades e nas possibilidades reais da sua empresa.

Se sua operação lida com dados mais sensíveis que demandam um controle maior e uma cibersegurança rígida, por exemplo, é mais seguro investir no on premise.

No entanto, nem sempre uma instituição terá o espaço físico para comportar uma estrutura on premise, por exemplo. Assim, a nuvem é a alternativa mais vantajosa.

Para a Espaçolaser, maior rede de depilação a laser do mundo, o modelo cloud da TOTVS foi a solução ideal, especialmente pela segurança oferecida.

“A gente tem uma confiança muito maior, porque tem uma grande empresa fazendo toda a gestão dos dados em nuvem. Deixa a gente muito mais tranquilo em relação à segurança da informação”, destaca Wagner Cardoso, gerente de TI da marca.

O CEO da empresa, Paulo Morais, também elenca a agilidade e a eficiência do sistema como pontos positivos.

“É uma ferramenta ágil, eficiente e moderna, que atende uma empresa como a nossa, que pensa em todo o tempo em crescimento e modernidade”, aponta Morais.

Confira os depoimentos completos para entender como o TOTVS Cloud pode otimizar a sua operação: 

TOTVS Cloud

E a escolha mais eficiente é a que traz as ferramentas necessárias para sua operação, e quando o assunto é nuvem, o TOTVS Cloud sai na frente.

Nossas tecnologias são desenvolvidas para que seu armazenamento seja customizável e os recursos alocados à medida que as solicitações aumentam.

Quanto à segurança, o sistema de nuvem da TOTVS tem dispositivos para proteger seus dados das mais variadas ameaças – o que contribui diretamente para a segurança da informação, como apontado pelo gerente de TI da Espaçolaser.

Além disso, é possível integrar com outros softwares de gestão, trazendo mais agilidade para sua empresa e seguindo as diretrizes de compliance em vigor.

Conheça mais sobre o TOTVS Cloud e saiba como otimizar e diminuir custos na estrutura de TI da sua empresa.

Conclusão

Agora você sabe que na disputa on premise vs cloud computing, a melhor opção é a que te entrega eficiência sem comprometer o seu orçamento.

Como vimos ao longo deste conteúdo, cada modelo tem suas características e é importante compará-las para entender qual melhor atende às necessidades do seu negócio.

Em geral, os servidores on cloud são mais atrativos pelo baixo investimento inicial, a segurança e a praticidade de acesso, além de eliminar a preocupação com manutenção e atualizações. 

Neste cenário, contar com uma estrutura como o TOTVS Cloud significa ter todas as ferramentas necessárias para armazenar dados e utilizar recursos computacionais que vão agilizar suas operações com segurança.

Quer continuar aprendendo sobre o tema? Então aproveite para ler também nosso conteúdo com dicas sobre como guardar arquivos na nuvem de forma segura.

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.