Cash and carry: o que é, como funciona e vantagens

O conceito de cash and carry surgiu na Alemanha em 1964, graças ao Professor Otto Beisheim, com objetivo de permitir que o cliente escolhesse o produto na prateleira e o levasse para casa sem a intermediação de vendedores. Esse processo oferecia um preço abaixo dos tradicionais mercados, uma vez que evitava alguns custos, como transporte …

Equipe TOTVS | 13 dezembro, 2023

O conceito de cash and carry surgiu na Alemanha em 1964, graças ao Professor Otto Beisheim, com objetivo de permitir que o cliente escolhesse o produto na prateleira e o levasse para casa sem a intermediação de vendedores.

Esse processo oferecia um preço abaixo dos tradicionais mercados, uma vez que evitava alguns custos, como transporte e outros tipos de serviços intermediários, necessários para concretizar o meio-campo entre indústria e consumidor final.

Hoje, a agilidade nas compras é uma demanda do público, que busca cada vez mais comodidade e praticidade no dia a dia.

Por isso, o sistema de Beisheim tem ganhado destaque e neste conteúdo, vamos aprender mais sobre ele. Aproveite a leitura!

O que é cash and carry?

O termo cash and carry, ou simplesmente C&C, se refere a um modelo de negócio baseado no autoatendimento. Nele, o cliente escolhe seus produtos, paga e leva tudo para casa sem intermédio de vendedores. 

Nesse caso, o vendedor deixa de ser um atendente comum e passa a exercer o papel de consultor, direcionando ao consumidor as ofertas que mais se encaixam em seu perfil, identificado em análise prévia.

Exemplos de cash and carry

O sistema de C&C é muito utilizado por atacarejos e redes de supermercados, por isso é comum encontrarmos exemplos de sucesso nesse segmento, como:

  • Assaí: considerada a melhor atacadista pela oitava vez consecutiva na pesquisa Datafolha, a rede Assaí, do grupo Pão de Açúcar, conta com mais de 266 lojas pelo Brasil;
  • Atacadão: o Atacadão, do grupo Carrefour, também entra para a lista com mais de 358 lojas de atacado de autosserviço espalhadas pelas cidades brasileiras; 
  • Tenda: a Tenda também oferece esse modelo de serviço, além de opção de sistema de delivery para levar produtos até o consumidor. 

Quais são as vantagens do cash and carry?

Muito além de ser uma tendência, o modelo “pague e leve” proporciona diferentes benefícios para o lojista e para o consumidor.

Confira a seguir.

Para o lojista

Ao implementar o sistema cash & carry, o lojista pode aproveitar impactos positivos em diversos setores, desde o financeiro até a gestão de estoque. Os principais são:

  • economia de custos: o local de vendas funciona como um armazém, o que reduz custos com estoque, transporte e distribuição;
  • preços mais competitivos: a possibilidade das vendas em grande volume permite a oferta de preços muito mais competitivos, o que pode ser um diferencial para o negócio;
  • estoque e armazenamento eficiente: como as vendas acontecem diretamente do “depósito”, todo o estoque fica exposto e, com isso, é possível reduzir a ruptura e garantir uma gestão mais eficiente;
  • vendas D2C: esse modelo permite que as vendas sejam realizadas diretamente ao consumidor (D2C), sem a necessidade de intermediários. Com isso, possíveis custos com intermediários também são eliminados.

Para o consumidor

Para o consumidor, conveniência, economia e agilidade estão entre os principais benefícios de realizar as compras no sistema “pague e leve”.

Confira as principais vantagens:

  • praticidade nas compras: a variedade de produtos e a possibilidade de fazer toda a jornada de compra sozinho garante mais praticidade ao cliente;
  • valores mais acessíveis: a opção de compra em grande volume permite aos lojistas oferecerem valores mais baixos, gerando economia para o cliente; 
  • variedade de produtos: esses locais costumam disponibilizar uma grande variedade de produtos de diferentes categorias e marcas em um mesmo local, por isso os consumidores têm acesso a um portfólio extenso;
  • experiência de compra mais confortável: além de maior autonomia, os clientes também podem aproveitar um espaço muito mais confortável para as compras. Como os locais funcionam como depósito, a estrutura costuma ter corredores largos e, com o estoque exposto, todos os produtos ficam acessíveis. 

Nova call to action

Um panorama sobre o cash and carry no Brasil

cash and carry no Brasil

O cash & carry tem se fortalecido cada vez mais no cenário brasileiro. O modelo chegou aqui na década de 70, com o Makro, empresa de origem holandesa.

Hoje, a rede se despede do Brasil, mas deixa lugar para o desenvolvimento de outras marcas em plena expansão, que ganharam impulso durante a pandemia e seguem em crescimento.

Segundo a ABAD, a modalidade cresceu 17% entre 2020 e 2021 e foi a maior em crescimento entre todos os canais de venda.

Um dos motivadores para esse movimento no país, de acordo com a Nielsen, foi o combo inflação contra preços baixos (praticados pelo sistema C&C). 

A expectativa é que o mercado continue se expandindo com investimentos em novos estabelecimentos e inovações. 

Como o cash & carry se relaciona com o atacarejo?

Atacarejo é uma modalidade do cash & carry que une características de vendas em atacado e varejo. O conceito de autoatendimento “pague e leve” está presente aqui também, mas o foco é um pouco diferente em cada um deles.

No atacarejo, o objetivo é oferecer um amplo mix de produtos a preços mais baixos para atender diferentes demandas. 

Dentro desse raciocínio de disponibilizar preços mais baixos, faz todo sentido apostar em uma inovação tecnológica que reduza a intervenção de vendedores no processo de compras.

O cash & carry, porém, não se restringe ao atacado, chegando a lojas convencionais e às chamadas lojas inteligentes, que possuem vitrines digitais e utilizam vários canais na atração e vendas para seus clientes.

Para a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), existe outra diferença: o público atendido.

De acordo com dados da Associação, mais de 50% das vendas do atacarejo são feitas para pessoas físicas, enquanto no cash & carry esse número se refere a pessoas jurídicas. 

Temos aqui, portanto, dois conceitos diferentes, mas que podem se unir para oferecer a melhor experiência ao consumidor. 

Quais são os diferenciais do atacarejo?

Já falamos sobre o conceito de cash and carry e atacarejo. Agora, quais são os pontos que fazem do atacarejo um diferencial no modo de se fazer compras?

Vem conferir os principais:

  • preço baixo: para ser competitivo, o atacarejo precisa de preços baixos. Uma estrutura mais enxuta, dispensando o envolvimento de terceiros, é ideal para alcançar o menor preço em comparação aos supermercados tradicionais;
  • volume alto de vendas: o modelo apresenta um alto volume de vendas para poder compensar os preços baixos, tendo maior lucro no ticket médio. Com foco na quantidade, a venda é feita em grandes lotes, o que dá margem para negociar melhores preços;
  • precificação diferenciada: as diferenças de valores que o consumidor observa acontecem por isso. Os preços costumam variar para o mesmo produto, sendo mais baixos para os que levam grandes quantidades e mais altos para os que levam menos.

Por que considerar apostar em uma loja digital?

cash and carry e loja digital

As lojas digitais oferecem uma experiência única de consumo, onde a compra pode ser feita em qualquer ambiente virtual, seja no e-commerce, desktop, celular ou app. 

Assim como no sistema cash & carry, essa jornada oferece autonomia, praticidade e agilidade para o consumidor.

Nesse contexto, surge a omnicanalidade, que tem como objetivo promover uma experiência de compra fluída em diferentes plataformas. Ou seja, integrando o C&C ao e-commerce.

Com isso, você disponibiliza mais opções e confere maior acessibilidade ao seu público, que pode ter a conveniência de encontrar produtos em diferentes pontos de contato antes de concluir a compra – algo cada vez mais comum no comércio. 

O cliente pode iniciar sua jornada no digital e fazer a retirada do produto em loja física ou locker — espécie de depósito onde o item se encontra. 

Se ele preferir, também pode conferir os produtos, marcas e preços disponíveis online para então realizar a compra no estabelecimento com o sistema cash and carry.

Sistema TOTVS para Varejo

O sistema TOTVS para Varejo é o software ideal para garantir a integração do seu negócio, com foco no aumento das vendas e redução de custos.

Da loja online ao estabelecimento físico, o software permite a automação de tarefas, maior controle do PDV, com opção de self-payment e self-checkout para otimizar o modelo “pague e leve”. 

Tudo isso em meio a outras funcionalidades, como gestão de estoque, orçamentos e acompanhamento da performance de vendas em tempo real, desenvolvidas para ajudar você a promover a melhor experiência omnichannel para o seu consumidor. 

Conheça o sistema TOTVS para Varejo e garanta a verdadeira integração no seu negócio!

Conclusão

Com uma abordagem acessível, econômica e prática, o cash and carry tem transformado tanto o atacado quanto o varejo.

O sistema “pague e leve” consegue trazer benefícios tanto para o consumidor quanto para o lojista ao oferecer autonomia, redução de custos e vantagem competitiva.

Hoje, com um público de hábitos mais imediatistas e que prioriza a conveniência, adotar esse modelo faz cada vez mais sentido. 

Por isso, há uma tendência de crescimento para as compras nessa modalidade de autosserviço. A tecnologia entra como aliada nessa onda, com soluções que facilitam a implementação do sistema e otimizam o gerenciamento do seu negócio.

E você, se interessou pela inovação que o sistema cash & carry oferece? Fique de olho no nosso blog e não perca nenhum post!

atacarejo

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Rodrigues Luis diz:

    Olá,Na aquisição de mercadoria tenho descontos?

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Rodrigues. Creio que isso varia muito de estabelecimento para estabelecimento, mas a ideia dessa modalidade é agilizar e baratear o produto.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.