DevOps: o que é e como implementar a metodologia

Equipe TOTVS | 02 janeiro, 2023

O DevOps é uma cultura de trabalho que chama a atenção por um simples motivo: é extremamente eficiente. Não por menos, toda empresa de tecnologia atual se vende como adepta dessa abordagem. Mas o que é e qual sua importância?

Para responder a essas perguntas, é necessário mergulhar a fundo no conceito e na prática.

A verdade é que, para organizações tech que buscam se manter no topo da corrida contra a concorrência, é essencial adotar essa metodologia.

E você, preparado(a) para aprender mais? Preparamos um guia definitivo sobre o tema. Continue a leitura e sane todas as suas dúvidas!

DevOps: o que é?

O DevOps é uma abordagem moderna para o desenvolvimento de software. Ele procura facilitar as entregas, agregando mais agilidade e qualidade. Em seu cerne, trata-se da união de dois setores: desenvolvimento e operações — por isso, o termo, que é uma junção das palavras.

A cultura incorpora metodologia, ferramentas e práticas tanto do desenvolvimento quanto das operações de TI, permitindo que as equipes trabalhem juntas durante todo o ciclo de vida do software, desde o conceito até a implementação.

É uma maneira de quebrar as fronteiras departamentais por meio da construção de equipes colaborativas com membros de vários departamentos.

Ou seja, é possível controlar todo funil operacional, otimizando todas as fases de desenvolvimento: do brainstorming até os testes finais.

Assim, é possível reduzir os processos manuais, simplificar os ciclos de implementação e ajudar os desenvolvedores a focarem em atividades de alto valor em vez de tarefas rotineiras.

Para entender o que é essa cultura organizacional, é essencial olhar para o passado.

Tempos atrás — e em algumas empresas, até hoje — havia um embate entre os setores de desenvolvimento e operações. O conflito gerava discussões e desalinhamentos, o que criou um gap de produtividade empresarial.

No lado do setor de desenvolvimento, faltava agilidade e flexibilidade para construir bons códigos.

Já no lado de operações, o problema eram os servidores, que não conseguiam acompanhar os níveis de demanda.

O resultado você já sabe: a falta de continuidade nos projetos, que criava lacunas imensas entre as etapas de cada produto.

O ponto de virada foi a criação e implementação dessa cultura, que une os elos entre os dois setores e transforma os processos produtivos, tornando-os mais eficientes e totalmente escaláveis.

Vale ainda mencionar que o DevOps não é um mero método de trabalho, mas uma filosofia incorporada na cultura da empresa. Isso significa que apenas unir os dois setores não basta. 

É algo que transcende vários aspectos organizacionais, adotando uma abordagem mais moderna no desenvolvimento.

No DevOps, erros são valorizados, vistos como oportunidades de melhoria. A cultura que impera é de experimentação. Lembre-se: a colaboração é a chave para tudo.

E, claro, há especial atenção para automação de processos, como CI, CD e o deployment do produto.

Por que implementar uma cultura de DevOps na empresa?

Afinal, por que a sua empresa deveria se preocupar em implementar a cultura DevOps? O principal motivo já falamos na introdução: porque é eficaz!

A adoção permite a automação da abordagem, reduz erros humanos, aumenta o desempenho e torna os processos mais repetíveis. Ele também incentiva a colaboração entre departamentos, elimina silos de conhecimento e promove a comunicação próxima entre as equipes.

Não é surpresa que as empresas que abraçam uma cultura de inovação experimentem maiores taxas de crescimento e um maior time-to-market.

Ao mesmo tempo, ela ajuda a reduzir custos e melhorar o controle de qualidade — devido a testes automatizados constantes. Na prática, trata-se de uma metodologia ágil que pode ser implementada em qualquer tipo de organização.

De acordo com o estudo da Puppet, empresas adeptas da abordagem viram resultados como:

  • 24 vezes mais ativas na resolução de crashes;
  • 22% menos tempo desperdiçado em retrabalhos;
  • 50% menos tempo corrigindo questões de segurança.

Além disso, é uma questão de competitividade: se a sua empresa não o fizer, sua concorrente o fará.

E esse é um argumento de venda, que atrai clientes que buscam desenvolvedoras e fábricas de software capazes de entregar soluções em tempo e eficientes.

O ciclo de vida do DevOps

O ciclo de vida do DevOps diz respeito a um processo contínuo de desenvolvimento de software. Nele, estão reunidas as boas práticas para planejar, construir, integrar, fazer o deploy, monitorar, operar e aprimorar um produto digital.

É comum ilustrar esse processo contínuo como um círculo, como esse exemplo da Spiceworks:

Desenvolvimento contínuo

O ciclo começa com a fase de planejamento, na qual a equipe identifica os objetivos do projeto e define o produto a ser desenvolvido.

Integração contínua

Nesta fase, diferentes equipes de desenvolvimento desenvolvem seu trabalho em um repositório compartilhado. Assim, se houver algum problema ou erro durante o processo de integração, eles podem ser identificados e corrigidos rapidamente.

Testes contínuos

Neste ponto, a equipe começa a testar o produto, o que é feito com ferramentas de automação  que verificam se o código se comporta corretamente e atende a todos os requisitos.

Deployment contínuo

Quando tudo estiver testado e pronto, o código pode ser implantado em servidores de produção. Isso permite uma entrega rápida do produto e possibilita que os usuários comecem a usá-lo imediatamente.

Monitoramento contínuo

Após a implantação, o produto é monitorado para garantir que está funcionando como esperado e que atende às necessidades do usuário. Na prática, envolve a observação de métricas-chave como latência, disponibilidade, taxas de erro etc.

Feedback contínuo

Finalmente, o feedback dos usuários é coletado e usado para identificar áreas de melhoria. É algo que ajuda a equipe a refinar e melhorar o produto ao longo do tempo.

Operação contínua

A equipe também garante que o produto esteja disponível e funcionando corretamente, em regime contínuo.

Como adotar o DevOps em sua organização?

Para que a implementação da abordagem dê certo, é preciso que haja uma mudança na cultura organizacional da empresa.

Seguindo alguns passos, é possível adequar melhor a organização para que a metodologia seja bem-sucedida.

Conte com profissionais engajados

A equipe deve ter membros com habilidades específicas relacionadas ao processo de desenvolvimento de software, tais como desenvolvedores e administradores de sistemas.

Integre as equipes e os serviços

A abordagem funciona melhor quando todas as equipes envolvidas no processo colaboram e se comunicam eficientemente.

Para isso, invista em ferramentas que favoreçam a comunicação corporativa, bem como integrem profissionais e processos, de modo que nada se perca entre setores.

Padronize o ambiente de TI 

Para garantir que o ciclo DevOps funcione corretamente, é importante ter um ambiente de TI no qual todas as ferramentas estejam sincronizadas. Uma maneira de fazer isso é usar uma plataforma como serviço (PaaS).

Isso reduzirá o custo e a complexidade do gerenciamento de diferentes versões de ferramentas e software.

Use ferramentas e metodologias de gestão

Essa cultura requer ferramentas e metodologias específicas para gerenciar todo o processo de desenvolvimento de software. Exemplos incluem Agile, Lean, e Kanban.

Elas ajudam a equipe a rastrear tarefas, criar métricas e medidas de sucesso e garantir que os prazos sejam cumpridos.

Além disso, não se esqueça de investir em soluções como ERP, que mantêm o registro de todo backoffice e simplificam as demais funções paralelas ao time de desenvolvimento e operações.

Invista em automação

Um dos passos mais importantes para uma implementação bem-sucedida do DevOps é a automação. Há muitas ferramentas disponíveis para automatizar diferentes processos, tais como integração e testes contínuos, implantação, monitoramento e feedback.

Ao automatizar corretamente cada etapa do ciclo, você pode reduzir custos e economizar tempo.

Adote gradualmente

Dê tempo ao tempo e não apresse sua transformação a uma nova cultura. Esse é um movimento complexo, que exige tempo para que profissionais e a empresa como um todo se acostumem.

Que tal estabelecer um calendário de médio e longo prazo com datas justas para que o time corretamente tenha como se adaptar à nova abordagem?

Acompanhe os resultados

Finalmente, fique de olho nos resultados e garanta que o processo de desenvolvimento está atingindo seus objetivos.

Se houver problemas, é importante analisá-los e tomar medidas corretivas rapidamente. Ao fazer isso, você pode melhorar continuamente seu ciclo e obter o máximo dele.

O que faz um DevOps? Entenda mais sobre esse profissional

Na prática, o profissional de DevOps deve ter base técnica e acadêmica suficiente para atuar no desenvolvimento de sistemas, bem como na sua infraestrutura.

Especialistas no tema atuam como ponte na integração dos departamentos, padronizando processos e servindo de base para melhoria contínua dos resultados.

Esse profissional pode tanto focar no planejamento, desenvolvimento da aplicação, deployment ou operação. De forma estratégica, pode ser quem alinha equipes e gerencia ações.

De acordo com o site Quero Bolsa, o salário médio de quem atua na área é de cerca de R$9 mil em São Paulo.

No entanto, é possível dizer que os valores variam bastante a depender da senioridade da vaga e das atribuições do dev em questão — já que a flexibilidade de atuação é uma marca de quem atua na profissão.

TOTVS Developers

Você já conhece o TOTVS Developers?

Esse é um espaço perfeito para quem trabalha na área tech, com artigos e novidades sobre o mundo da tecnologia.

É o nosso blog técnico, mantido pelos próprios TOTVERS que atuam dia a dia com soluções inovadoras, dentro de uma cultura adepta das principais metodologias do mercado.

Vem conferir o TOTVS Developers!

Conclusão

Em resumo, o sucesso do DevOps requer a integração de pessoas, processos e tecnologia.

Investir nas ferramentas e metodologias corretas é essencial para garantir um fluxo de trabalho suave e obter o máximo dessa cultura inovadora.

Também é importante adotá-la gradualmente e acompanhar os resultados para que você possa melhorar continuamente o seu ciclo.

Finalmente, não se esqueça de que você precisa de alguém que tenha conhecimento e experiência para gerenciar todo o processo.

A TOTVS Developers é um grande recurso para aqueles que procuram aprender mais sobre o tema, entre outros assuntos do mundo da tecnologia. Conheça o blog técnico da TOTVS!

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.