ERP Serviços: descubra por que sua empresa precisa desse sistema

O sistema ERP é um sistema de gestão empresarial que atende organizações de todos os tamanhos e segmentos. Desde microempresas até multinacionais, todas podem aproveitar os diversos benefícios e facilidades do ERP serviços.

O software ERP é adaptável, fazendo com que ele atenda exatamente à necessidade da sua organização. Em um primeiro momento, o sistema ajuda o gestor a administrar as contas a pagar e receber, monitorar as vendas e acompanhar os pedidos de compras.

O sistema também contribui para a gestão de pessoas por fornecer informações sobre a produtividade da equipe, por exemplo. Dessa maneira, o sistema ERP facilita o gerenciamento dos dados de diversos setores da organização.

Essa característica aumenta o controle e o acompanhamento dos processos. Já pensou se cada departamento utilizar um software diferente? Isso pode gerar erros nas informações que comprometerão a capacidade produtiva.

Quem pode usar o ERP Serviços?

Por mais que o ERP seja um sistema de gestão completo, preparado para atender todas as frentes do seu negócio, não é por isso que ele se caracteriza como uma solução inacessível para empresas de menor porte. Saiba como o sistema de ERP se encaixa na prestação de serviços de acordo com o tamanho da organização.

ERP para pequenas empresas

Um dos fatores mais interessantes do ERP é que ele acompanha o crescimento do seu negócio. Você pode contratá-lo com um pacote essencial, que conta com os quatro principais módulos do sistema de gestão empresarial. Esse investimento é mais baixo, mas oferece os recursos necessários para o andamento da companhia.

Nesse modelo, você paga apenas pelo que utilizar, evitando o desperdício de recursos. Além disso, as informações sobre várias áreas, como estoque, financeiro e comercial, são precisas, trazendo eficiência e inteligência aos processos de gestão.

ERP para médias empresas

As médias empresas têm a chance de se tornarem mais inteligentes com o ERP. Isso acontece pela combinação de análises e recursos inovadores, como o business intelligence. Desse modo, os colaboradores atuam de maneira mais estratégica.

Ao mesmo tempo, são obtidos insights valiosos que geram melhorias para a experiência dos clientes e colaboradores. Com o tempo, são implantadas outras inovações, que permitem ter mais confiança e assertividade nos diferentes processos.

ERP para grandes empresas

Para empresas de grande porte, são acrescentados mecanismos de inteligência artificial para identificar oportunidades de negócio e implantar melhorias. A partir disso, adotam-se diferentes inovações. Veja alguns exemplos:

  • Smart data discovery: é o futuro do BI e visa o entendimento de todos os dados para gerar relatórios automáticos;
  • Análise preditiva: utiliza várias técnicas estatísticas de mineração de dados e aprendizado de máquina, que analisam históricos e fatos atuais para fazer previsões sobre eventos futuros ou desconhecidos;
  • Aprendizado supervisionado: prevê a possibilidade de determinado acontecimento futuro a partir de um histórico de dados;
  • Aprendizado não supervisionado: identifica características semelhantes de um grupo de clientes, por exemplo,
  • Aprendizado por reforço: é usada uma estratégia de tentativa e erro para definir quais ações trazem mais retorno. O dispositivo interage com o ambiente e oferece um feedback a fim de potencializar os resultados.

Conforme sua empresa crescer, o ERP vai disponibilizar soluções que comportem a demanda de serviços prestados, colaboradores, organização e todos os processos que precisam de atenção.

Em quais pontos o ERP age nas empresas de serviço?

Ter um ERP significa otimizar as frentes de ação da sua empresa de serviço. Abrangendo a liderança da organização, os colaboradores, os métodos usados para o trabalho e o relacionamento com o consumidor, o software inclui tópicos essenciais, como:

  • Controle completo dos recursos e contratos mais rentáveis;
  • Precisão na precificação de orçamentos;
  • Gestão das equipes alocadas com integração entre sistema de folha de pagamento e de controle da operação,
  • Solução focada na rentabilidade dos seus contratos, permitindo gerenciamento completo de prazos e vencimentos.

Como saber se a sua empresa precisa de um sistema ERP serviços?

Cada negócio tem um perfil diferente e desafios específicos. Se sua empresa ainda não for adepta do sistema ERP, alguns sinais que já podem estar acontecendo ajudam você a identificar a urgência em implementar o software na sua organização.

Conheça os fatores que dão pistas de eventuais dificuldades que devem ser evitadas com o ERP:

  • Os problemas demoram para serem identificados e a equipe não consegue ser proativa para resolver situações simples;
  • A companhia tem diversos softwares que foram implantados ao longo dos anos, mas eles não estão conectados uns aos outros;
  • O gestor perde muito tempo buscando informações sobre a empresa e tentando encontrar soluções para aumentar a produtividade e a eficiência;
  • A equipe gasta muito tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas;
  • Os colaboradores não conseguem compartilhar as informações com facilidade, situação que deixa a empresa suscetível a erros;
  • O gestor não tem acesso aos dados e precisa ser informado por terceiros sobre decisões importantes para o negócio,
  • O gestor tem dificuldade para cumprir as normas vigentes e corre o risco de receber multa de compliance.

O ERP para Serviços também faz a gestão de contratos, apurando rentabilidade através de um coletor de custos, além de fazer o controle de escalas e gerenciamento de equipes. O controle de localização de atendente pode ser feito com mobilidade usando aplicativos..

O sistema também possui forte controle da vistoria técnica e uma planilha de precificação do serviço onde é possível inspecionar diferentes variáveis de forma totalmente flexível.

ERP para serviços é com a TOTVS!

Módulos específicos que contemplam o segmento de serviços incluem o RH, Ativo Fixo (para locação) e o backoffice. Vale ressaltar que o ERP pode ser contratado em modelo on premises e on cloud.

No primeiro caso, o software fica completamente instalado na infraestrutura da empresa, enquanto o modelo on cloud fica hospedado em nuvem.

E você, o que está esperando para conhecer melhor as soluções da TOTVS? Entre em contato com um dos nossos especialistas e assine nossa newsletter para não perder conteúdos parecidos com este.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *