O que é Fluig: plataforma da TOTVS unifica processos

O TOTVS Fluig foi criado para unificar processos, pessoas, e sistemas com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas, automatizando e organizando processos do dia-a-dia, bem como ajudando a otimizar atividades e tarefas de diferentes áreas e com isso acelerando resultados. O que antes era conhecido pelo mercado apenas como Fluig, hoje recebe o …

Equipe TOTVS | 03 setembro, 2021

O TOTVS Fluig foi criado para unificar processos, pessoas, e sistemas com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas, automatizando e organizando processos do dia-a-dia, bem como ajudando a otimizar atividades e tarefas de diferentes áreas e com isso acelerando resultados.

O que antes era conhecido pelo mercado apenas como Fluig, hoje recebe o nome de TOTVS Fluig: a mesma plataforma para tornar os processos mais produtivos. 

Com a solução, você simplifica o uso  dos sistemas de gestão em sua empresa.

É que a plataforma, uma tecnologia exclusiva da TOTVS, tem como diferencial a possibilidade de ser integrada a sistemas internos já existentes em uma empresa. 

Ou seja, com TOTVS Fluig é possível potencializar outras tecnologias como ERP, SCM, CRM, entre outras — integrando inclusive com sistemas de mercado!

Trata-se de um passo adiante para empresas que buscam integrar os processos, reduzir as burocracias do dia a dia e potencializar a transformação digital.

E claro, uma solução capaz de revolucionar a gestão do seu negócio, modernizando suas práticas e trazendo excelentes resultados!

Neste conteúdo, vamos te explicar tudo sobre o TOTVS Fluig, como a tecnologia funciona, quais os recursos e benefícios. Confira!

O que é fluig?

O TOTVS Fluig é uma plataforma com alto potencial de integração e escalabilidade, desenvolvida pela TOTVS. Ela centraliza dados do ERP da empresa, unificando acessos e facilitando a gestão de processos.

Com o TOTVS Fluig, você tem em mãos uma interface única para acesso a informações referentes a setores e projetos.

Graças às aplicações no-code, sua equipe pode então otimizar a produtividade em diversas tarefas, o que traz melhores resultados operacionais. Além disso, a grande vantagem é não precisar incorporar um código específico, o que ajuda a sua equipe de TI com entregas mais rápidas. 

De maneira simples, é possível conceituar o TOTVS Fluig como uma plataforma agnóstica: ela pode ser integrada a qualquer tipo de ERP, não apenas à produtos TOTVS.

Desse modo, democratiza a modernização de processos, bem como potencializa outras práticas, como a Gestão Eletrônica de Documentos e o Desenho e Modelagem de Processos.

Entre suas funcionalidades, o TOTVS Fluig permite que sua empresa vença as barreiras de integração entre sistemas.

Na verdade, o TOTVS Fluig ajuda sua empresa a desatar os nós que costumam impedir a total integração de sistemas e dados em seu backbone tecnológico.

Com isso, através do TOTVS Fluig, você tem acesso a uma série de diferentes indicadores e ferramentas de elaboração de relatórios personalizados.

No entanto, essas são apenas algumas funcionalidades e recursos do TOTVS Fluig. A plataforma busca a fluidez, moldando-se à necessidade do seu negócio e dos seus projetos.

Assim, complementa e coloca a gestão tecnológica dos processos da empresa em outro patamar.

Qual o objetivo do TOTVS Fluig?

O TOTVS Fluig tem o objetivo de resolver problemas da rotina das empresas, de maneira simples e rápida.

Em uma única ferramenta, você moderniza todo ambiente de trabalho, proporcionando uma cultura voltada para a comunicação colaborativa.

Desse modo, ao integrar o TOTVS Fluig ao seu sistema ERP e demais ferramentas, você agiliza os processos e diminui burocracias.

Como?

Veja bem: como o TOTVS Fluig unifica todos os dados, pessoas, sistemas e processos, é mais fácil para que você e seu time lidem com os entregáveis de cada projeto ou setor.

Tudo isso com uso de recursos inovadores, como as aplicações no-code, que tornam o desenvolvimento de sistemas uma tarefa super simples e intuitiva.

Na verdade, essa é uma característica bastante marcante do porquê as empresas cada vez mais escolhem o TOTVS Fluig como ponto de partida para a transformação digital.

De acordo com a OutSystems, acelerar a transformação digital é o principal motivo pelo qual a maioria dos líderes de TI escolheu uma plataforma low-code ou no-code.

Para 69% deles, essas soluções serviram para concluir a jornada de transformação digital.

Nova call to action

Como o TOTVS Fluig impacta os negócios?

O TOTVS Fluig impacta as empresas por ser um dos principais vetores da transformação digital corporativa, modernizando processos, simplificando o acesso às informações operacionais e melhorando os resultados do negócio.

Uma de suas principais virtudes é a versatilidade, razão pela qual o TOTVS Fluig é tão amplamente utilizado no mercado.

Empresas de todos os portes e segmentos podem agregar o TOTVS Fluig em seu backbone tecnológico.

A solução abraça sua infraestrutura de ferramentas de gestão e lhes dá uma nova, e única, “cara”.

Com essa nova interface, as equipes podem trabalhar de modo mais simplificado nas tarefas operacionais e rotineiras — bem como continuar automatizando-as, de acordo com o potencial de seus ERPs.

Um levantamento da IDC, feito em estudo especializado, previu que cerca de 40% dos investimentos em tecnologia nas empresas servirão para acelerar sua transformação digital.

Apenas em 2019, por exemplo, as organizações investiram cerca de US$ 2 trilhões em iniciativas do tipo.

Porém, esses são dados que apenas exemplificam a forma que esse movimento vem tomando.

Para os clientes TOTVS Fluig, essa mudança foi algo importante para sua realidade.

Após a utilização da plataforma TOTVS Fluig, alguns dos clientes notaram um aumento de mais de 70% na velocidade de seus processos de digitalização.

Falamos não apenas de velocidade para lidar com as demandas, mas uma maior capacidade operacional (de qualidade e de eficiência) para entregar ao mercado.

Um passo além que, no fim das contas, significa duas coisas: maior lucratividade e maior nível de competitividade.

Quais são os recursos do TOTVS Fluig Plataforma?

Um dos grandes diferenciais do TOTVS Fluig é ser uma plataforma de engajamento e colaboração totalmente personalizável e unificada.

Isso significa que, embora sua utilização seja super simples e intuitiva, isso só é possível pois a plataforma é empoderada por uma série de recursos e funcionalidades.

O TOTVS Fluig é uma plataforma na nuvem, que oferece total visibilidade das suas operações, otimizando o fluxo de informações, conteúdos e processos corporativos.

Para isso, a solução conta com diferentes e inovadoras funcionalidades. Confira quais:

Identity

O Identity é o recurso de Single Sign-On, que facilita os acessos às ferramentas mais essenciais da sua empresa sem que haja confusão e demora para digitação de logins e senhas.

Na prática, trata-se de uma ferramenta de gestão centralizada de acessos, que facilita o controle de identidades.

O Single Sign-On permite que, através de um único login, o funcionário possua acesso a todas as ferramentas previamente autorizadas a ele.

Sejam essas ferramentas produtos TOTVS ou não!

É um recurso completo, que contribui para uma execução ágil das demandas e da operação, contribuindo para uma melhor produtividade empresarial.

Além disso, o Identity maximiza seus esforços de segurança de dados.

Com ele, é possível realizar o reset de senhas de maneira automática, sem que o TI precise ser acionado.

Analytics

Com o recurso de Analytics do TOTVS Fluig, você tem acesso a uma série de indicadores de desempenho sobre o seu negócio e seus processos.

O módulo, que é uma verdadeira ferramenta de Business Intelligence, permite que você analise a evolução das entregas em um dashboard inteligente e personalizável.

Assim, qualquer um pode elaborar relatórios completos e, com facilidade, ler e interpretar dados de produtividade, retirando insights valiosos para o negócio.

Com o recurso de Analytics, você pode compreender melhor o que está sendo feito dentro da empresa, bem como tem uma visão clara e projetada das tendências que vão impactá-lo.

Desse modo, melhora a tomada de decisão e direciona seu negócio para mais próximo das metas estabelecidas em planejamento.

ESB

O ESB (Enterprise Service Bus) é uma solução de Integrações Complexas de Sistemas.

Ou seja, ele permite que você integre diferentes tecnologias em sistemas variados, facilitando toda integração de dados.

Desse modo, você pode controlar com maior precisão o fluxo de informações entre os processos.

No que isso ajuda? Bom, além de favorecer uma gestão centralizada dos processos, permite que você mapeie todas as entregas de um projeto.

Ou seja: algum erro aconteceu? Com o TOTVS Fluig e seu recurso ESB, você pode identificá-lo, exatamente onde acontecer — entendendo seu porquê!

Com o ESB, você controla e modifica as integrações, adequando suas tecnologias aos seus sistemas, independente de quais sejam.

Social

O recurso Social, que capacita a Comunicação e Colaboração no ambiente de trabalho, serve como uma rede social corporativa própria da sua empresa.

O ambiente digital que o Social proporciona é completo e familiar para praticamente todas as pessoas: é possível criar perfis específicos, com recursos de compartilhamento de documentos e mensagens corporativas.

Com uma timeline de eventos bastante interativa, é possível criar projetos e relacionar as pessoas que fazem parte da sua operação, centralizando as entregas e fomentando o engajamento.

WCM

O WCM é a ferramenta de Web Content Management do TOTVS Fluig, que possibilita a criação de portais e sites corporativos totalmente personalizados.

É um recurso de intranet, que amplia o seu relacionamento com os colaboradores e também com organizações parceiras, clientes e fornecedores em geral.

Tudo através de uma experiência única, 100% digital e privada, que facilita a troca de informações, centraliza a comunicação e também o repositório de documentos.

ECM

Com o ECM, Enterprise Content Management, o TOTVS Fluig auxilia no fim da papelada em sua empresa.

Trata-se de um recurso que facilita toda gestão de documentos. Através de funcionalidades inteligentes, qualquer um pode buscar, acessar e compartilhar os documentos necessários para realizar suas tarefas.

Além disso, o ECM favorece a gestão do conhecimento em sua empresa, oferecendo recursos de rastreabilidade, permissionamento e histórico de documentos em um repositório totalmente seguro.

BPM

Por fim, o TOTVS Fluig capacita seu negócio para aplicação do BPM, o Business Process Management.

Assim, é possível gerenciar seus processos com mais efetividade e foco nos resultados.

A ferramenta oferece um alto nível de personalização das rotinas de tarefas e automatizações.

Assim, você pode desenhar e modelar os processos conforme a necessidade diária ou específica dos projetos, criando diversos fluxos automatizados de trabalho.

Além disso, o TOTVS Fluig também aprofunda seu conhecimento sobre os resultados desses fluxos.

Com acesso a informações atualizadas em tempo real, você pode identificar falhas nos processos corporativos e antever-se às consequências, aplicando mudanças efetivas com resultados imediatos.

É um passo além em direção a uma gestão mais eficiente e transparente!

O TOTVS Fluig Plataforma aplicado aos segmentos de mercado

Afirmamos que o TOTVS Fluig pode ser aplicado em empresas de todos os portes e segmentos do mercado. Mas como uma única plataforma cabe em processos, rotinas e demandas tão essencialmente diferentes?

O TOTVS Fluig é uma plataforma autônoma, agnóstica, prática e personalizável. A seguir explicamos sua atuação em diferentes segmentos, confira:

Agronegócio

Realize a integração completa da cadeia produtiva, maximizando a visibilidade sobre cada operação no campo e fora dele, com o TOTVS Fluig.

Falamos de toda gestão de insumos, etapas de produção e mesmo distribuição.

No Agronegócio, o TOTVS Fluig pode ser implementado para fortalecer o seu controle sobre a produção rural, enriquecendo sua relação com parceiros comerciais e auxiliando no alcance de metas, como redução de custos.

Tudo de maneira digital, acessível via dispositivos móveis.

Manufatura

Na ampla e diversa indústria de Manufatura, o TOTVS Fluig serve como um facilitador:

Uma solução que amplia seu controle sobre toda a complexa cadeia produtiva, potencializando sua gestão da qualidade.

Com os recursos de integração, você pode unificar os dados e informações do seu complexo stack de ferramentas e de seu ERP, agregando valor à gestão do chão de fábrica e a estratégia operacional.

Desse modo, é possível mitigar falhas, automatizar processos dentro e fora do chão de fábrica, antecipar-se às tendências e ter maior lucratividade.

Logística

No segmento de Logística, o TOTVS Fluig pode ser um parceiro da eficiência operacional logística que tantas empresas sonham.

Com a solução, você garante mais velocidade no processo de picking e delivery, além de agendar entregas on-line de maneira mais rápida e eficiente.

O TOTVS Fluig ajuda sua empresa a se adaptar à burocracia do setor logístico, colocando sua estratégia de supply chain à frente de tudo.

Utilize também a ferramenta de dados para entender todo o desempenho dos processos de viagem, medindo com precisão a eficiência de cada transportador.

Varejo

No varejo, todas as informações importam para que a gestão seja a melhor possível. No entanto, neste segmento, tudo corre com a velocidade da luz.

É por isso que o TOTVS Fluig auxilia a empresa no controle do fluxo de informações, bem como na automatização de processos.

Entre eles, o de conferência e recebimentos eletrônicos.

Entre os recursos específicos para o setor, sua empresa pode automatizar o processo de recebimento de mercadorias.

Dê mais autonomia aos fornecedores, desenvolvendo um portal on-line por onde o próprio parceiro comercial agenda as entregas e preenche os dados da NF-e, agilizando toda rotina, do estoque à frente de caixa.

Construção

Como equilibrar custos, qualidade e prazos? No segmento de Construção, esse é o principal desafio das equipes de gestão de obras.

É aí que a tecnologia entra.

Uma solução como o TOTVS Fluig permite a criação de ambientes de gestão completamente digitais e personalizados para que os stakeholders da obra visualizem o andamento de cada projeto, bem como interajam e troquem documentos e contratos.

Desse modo, é mais fácil apurar custos, aprovar orçamentos e dimensionar mão de obra, entre outras tarefas.

Serviços

Controlar a operação, gerir contratos e toda sua mão de obra. São desafios comuns às empresas prestadoras de Serviços, que precisam ainda lidar com a burocracia do segmento para encontrarem formas de serem lucrativas.

Com o TOTVS Fluig, você consegue desenhar e automatizar processos, de modo que todo fluxo de trabalho seja mais eficaz.

Com seu recurso de ECM, é possível também criar um repositório eficiente e totalmente seguro para seus documentos e contratos.

Controle o versionamento da sua documentação, bem como a aprovação e o permissionamento dos contratos com o TOTVS Fluig!

Educacional

Melhorar a rentabilidade das instituições de ensino é uma batalha entre a modernização do ensino, a digitalização da gestão e a redução de males muito específicos do segmento, como a inadimplência e a evasão escolar.

Felizmente, o TOTVS Fluig ajuda as instituições de ensino a contornar esses problemas, aprimorando toda comunicação com os professores, pais e alunos.

O TOTVS Fluig permite que a instituição crie sites próprios para que alunos e responsáveis acessem seu calendário de aulas, as guias de disciplinas, grades curriculares e muito mais.

Além disso, a ferramenta também contribui para a digitalização da gestão escolar, permitindo que se crie um acervo digital de documentos — o que facilita o dia a dia de todos os setores, em especial a secretaria.

Saúde

No segmento de Saúde, tornar os negócios rentáveis, ao mesmo tempo em que gerencia-se com eficiência os processos internos, é um dos principais desafios.

A humanização na saúde, uma demanda em crescimento entre os pacientes e familiares, é outro objetivo que parece quase impossível em alguns consultórios, clínicas e hospitais.

O TOTVS Fluig encaixa-se como uma luva em instituições de saúde com necessidades do tipo.

A solução apoia a interoperabilidade na saúde, uma das principais dores relativas à gestão de negócios do segmento.

Assim, fica mais simples, fácil e rápido gerir pessoas, processos e documentos em sua jornada como paciente.

Além disso, há toda infraestrutura de automatização, que fornece maior agilidade às rotinas administrativas tão importantes para um negócio na saúde, como gestão de leitos, receituário digital inteligente e faturamento hospitalar.

O que é TOTVS Fluig Plataforma: principais vantagens e porque investir

O TOTVS Fluig é uma plataforma para empresas que pensam no futuro, mas querem agir agora.

Mais de 3000 empresas utilizam a solução e experimentam, diariamente, os benefícios da transformação digital. São, ao todo, mais de 3,5 milhões de usuários ativos.

Uma comunidade rica de ideias e uma rede de empresas ligadas por um objetivo em comum: potencializar suas entregas para se posicionar de maneira mais competitiva no futuro.

É o que sua empresa busca? Se sim, saiba que o TOTVS Fluig é a escolha certa para o seu negócio.

Para complementar, separamos 5 vantagens para te convencer a investir na plataforma agnóstica de gestão para o seu negócio, veja só:

Aumento da produtividade

Nada de falhas de integração ou gambiarras para mover os dados por todo seu backbone tecnológico.

O TOTVS Fluig resolve essa dor, integrando todos os seus sistemas, em especial o ERP, centralizando informações e permitindo que você faça análises, crie fluxos de trabalho automatizados e gerencie seus projetos com maior eficiência, rapidez e agilidade.

Redução de erros

Resolva os problemas do seu cotidiano com o TOTVS Fluig, uma plataforma ideal para empresas que buscam não apenas digitalizar-se, mas também aprofundar a implementação de metodologias ágeis em sua estrutura estratégica.

Assim, é possível tornar cada passo da cadeia produtiva menos imprevisível, projetando resultados e criando padrões de execução que garantam máxima excelência.

Inovação

O TOTVS Fluig é o que há de mais avançado em matéria de inovação no mercado.

Um propulsor da transformação digital, solução versátil para todo o mercado e que pode ser encaixado em todos os departamentos, o TOTVS Fluig coloca sua empresa um passo além na frente da concorrência.

Mobilidade

Um dos principais diferenciais do TOTVS Fluig é que a solução entende o novo momento do mercado.

Por isso, todos esses recursos e funcionalidades não ficam restritos ao desktop ou ao seu notebook.

Pelo contrário, o TOTVS Fluig também possui presença em aplicativos móveis, como o Meu Approval, Meu Safe ID, Meu Learning e o Meu Boards.

Assim, você, seus gestores e todo seu time possuem mais liberdade e flexibilidade para atuar nos projetos — independente de onde estiverem e do modelo de trabalho de sua empresa.

Por que aliar o TOTVS Fluig ao seu ERP?

Caso você já conte com um sistema de gestão para ajudar com a rotina administrativa do seu negócio, saiba que o TOTVS Fluig pode tornar a operação mais eficiente: ele age justamente onde o ERP não atua, da melhor maneira possível.

Além disso, a plataforma TOTVS Fluig conta com uma interface agradável e fácil de usar, reunindo diversos processos, tarefas, atividades e indicadores da empresa em uma única tela, o que agiliza a tomada de decisão.

TOTVS Fluig No-Code

A versão atual da plataforma TOTVS Fluig, chamada Liquid, oferece maior independência para os usuários.

Ela dispõe de recursos no-code, ou seja, não é preciso um expert em código e programação para criar aplicações — qualquer usuário é capaz de fazer isso.

Veja alguns recursos abaixo:

Pages

Este recurso permite a criação de páginas web de maneira simples e rápida. Basta escolher um template pré determinado, adicionar banners e menus e publicar.

Além disso, os construtores responsivos das páginas ficam encarregados de preparar a página/site para desktops, tablets e celulares.

É muito mais simples e barato do que criar uma página e ter que contratar um especialista para adaptar o layout para mobile.

Essa função serve para criação de páginas simples por diversas áreas de uma empresa.

Forms

Com o Forms é possível criar formulários completos, com a quantidade de perguntas e opções necessárias para o momento, e disponibilizá-los de forma pública ou apenas para os usuários pré-cadastrados.

Também é possível integrá-lo ao Pages ou a outros sistemas.

Ou seja, imagine uma área de RH que precisa criar uma página do seu Programa de Estágio e nela incluir um formulário para os candidatos se inscreverem.

Com estes dois recursos isso é possível, sem o apoio de uma área de TI.

Flow

O Flow é um recurso que capacita a automação de processos na nuvem. Com ele, você gerencia setores inteiros a partir de uma estrutura semelhante a uma linha de montagem.

Você pode ainda personalizar as tarefas com auxílio do Forms, tornando todo workflow mais estruturado, conciso e lógico — sem espaço para gargalos.

Além disso, é possível personalizar cada tarefa do fluxo definido, criando regras e condições específicas para que tudo siga o maior padrão de qualidade possível.

Collab

O Collab é uma aplicação completa para gestão de reuniões, documentos e tarefas, perfeita para gestores que necessitam de controle sobre a produtividade de times inteiros — especialmente em modelos de trabalho mais flexíveis, como o home office.

TOTVS Fluig oferece maior mobilidade com seus aplicativos

Além de facilitar o acesso às informações sem a necessidade de conexão com a internet, o sistema TOTVS Fluig pode ser acessado pelo celular.

Além das aplicações no-code citadas acima, a plataforma também oferece outras soluções, todas em modalidade SaaS para sua empresa:

  • My Approval: permite o acompanhamento e aprovação de tarefas, separando-as por prazo.
  • My Learning: ferramenta completa para criação de treinamentos e aprendizado a distância, as quais possibilita você a assistir aulas, realizar testes e acompanhar seu histórico de aprendizado.
  • My Fluig: aplicação para comunicação via mensagens instantâneas dentro das empresas, com garantia de segurança da informação.

Fluig garante melhores resultados à sua empresa

O TOTVS Fluig garante duas coisas à sua empresa, logo no dia 1: facilidade e produtividade.

Independentemente do segmento, do porte ou do departamento onde a plataforma será implantada, o TOTVS Fluig vai contribuir para melhoria dos processos.

São diversas funcionalidades que se adequam à realidade e às necessidades de empresas de todos os tipos — e que com certeza vão ajudar o seu negócio a entrar de vez na transformação digital.

E então, que tal investir no sucesso da sua operação e em uma gestão moderna de verdade?

Como adquirir o TOTVS Fluig?

O TOTVS Fluig possui excelência no nome para garantir mais produtividade nos seus processos. Por isso, você já sabe onde adquirir a plataforma que vai transformar digitalmente a sua empresa.

A TOTVS é líder no mercado SMB brasileiro, investindo mais de R$ 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento para criar soluções tecnológicas que de fato ajudem as organizações.

O TOTVS Fluig, e suas constantes atualizações, são uma prova disso.

São mais de 3000 clientes atendidos — 70% deles com resultados incríveis de modernização que levam a melhores resultados, como na redução de custos e na lucratividade.

Você conheceu as funcionalidades, o potencial e toda tecnologia por trás do TOTVS Fluig. Mas até aqui, é só teoria. Que tal aprender e experimentar todos esses benefícios na prática?

Então confira mais sobre o TOTVS Fluig e como levar a nossa solução para o seu negócio!

Nova call to action

Conclusão 

A plataforma TOTVS Fluig oferece infinitas possibilidades para tornar a rotina da sua empresa mais produtiva e colaborativa.

É um vetor de transformação e uma plataforma completa para colocar a gestão do seu negócio em outro patamar em relação ao mercado.

Neste conteúdo, te explicamos tudo sobre o TOTVS Fluig, desde sua criação, até as funcionalidades, os segmentos em que pode ser utilizada e seus benefícios.

Agora, que tal experimentar o TOTVS Fluig aí, no seu negócio, para atestar essas vantagens e fazer parte no movimento de empresas brasileiras realmente digitalizadas?

Não deixe de conferir mais a fundo as funcionalidades do Fluig!

E se gostou do conteúdo e quiser continuar nos lendo, é só seguir aqui no Blog da TOTVS. Aproveitamos para te convidar a assinar nossa newsletter, é bem rápido!

fluig

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.