Dashboard logística: visualize os processos de forma simples e visual para tomar melhores decisões operacionais

Equipe TOTVS | 12 abril, 2023

O controle de uma operação por meio de uma dashboard de logística é muito mais preciso e eficiente.

Na prática, você sabe como essa organização visual funciona e quais são os tipos de ferramentas para estruturá-la?

Basicamente, estamos falando sobre uma maneira visual – por vezes mais intuitiva – de organizar as informações e tarefas relacionadas às entregas de pedidos e gestão de transportes em uma empresa.

Por meio de elementos gráficos variados, o gestor pode ver a operação de forma ampla, com possibilidade de tomadas de decisão mais assertivas.

Vem conferir neste artigo tudo sobre os modelos de dashboards de logística, aplicações práticas e como usar esse recurso para potencializar seu negócio. Boa leitura.

Afinal, o que é dashboard de logística?

Também chamado de painel de gestão ou de informação, o dashboard de logística reúne recursos voltados para o acompanhamento dos processos logísticos de uma operação.

Existem vários modelos de interface, inclusive algumas podem ser feitas até por meio de planilhas de Excel, por exemplo. 

O que vai diferenciar é a curva de aprendizagem para gestores e colaboradoras na hora de aplicar a solução ao dia a dia operacional da sua empresa.

As informações devem aparecer de forma clara. Para isso, é importante o auxílio de elementos gráficos variados e outros recursos para análises mais precisas.

Os dados organizados em um painel como esse são bem mais simples de serem visualizados e analisados de forma crítica.

Este é um grande auxílio para o planejamento estratégico já que fornece dados precisos sobre o histórico das suas operações e ainda gera insights para otimizações futuras.

Associar um dashboard a outras soluções de gestão pode potencializar ainda mais sua aplicação. 

Por isso, prefira soluções que permitam uma maior integração com ERPs, CRMs e outros softwares de gestão.

totvs logística

Para que serve o dashboard de logística?

A ideia por trás da aplicação de um dashboard de logística é organizar as informações operacionais de forma mais visual para agilizar a tomada de decisão por parte dos gestores.

O processo da cadeia de suprimentos envolve vários agentes, então em cada etapa podem surgir gargalos logísticos que prejudicam a operação.

Quando o processo é organizado em um formato de painel mais visual, com métricas e indicadores, é possível identificar esses gargalos rapidamente e agir para solucionar.

Também é uma maneira muito eficiente para aprimorar a qualidade dos serviços de entrega, reduzindo custos durante o processo.

Ao otimizar processos internos, muitas das redundâncias deixam de existir, o que favorece um fluxo de trabalho mais coeso e ágil.

Essa é a maneira mais eficiente de reduzir custos enquanto aprimora a qualidade da entrega final.

O dashboard é a ferramenta que irá te dar essa visão ampla porém disposta de maneira gráfica para análise crítica eficaz.

Note que estamos falando que o painel deve refletir as necessidades da operação, portanto é ideal que a solução aplicada possa ser personalizada.

Vamos imaginar que Junior tem uma empresa de robótica e precisa fazer muitas movimentações internas de materiais importantes para sua operação por meio do uso de robôs.

Com isso, Júnior buscou uma solução de dashboard que atendesse exclusivamente às necessidades do seu negócio.

A plataforma adquirida permitiu que as métricas fossem melhor organizadas e agora Junior pode gerir melhor esses processos de movimentações internas e obter ganhos como:

  • Maior eficiência comparando uma operação manual com a robotizada;
  • Tempo médio de atendimento dos robôs;
  • Redução no número de viagens realizadas pelos robôs;
  • Controle do nível de bateria;
  • Acompanhar status dos robôs (em operação, em manutenção ou parados).

Esse monitoramento mais preciso dá a Junior dados sobre os desempenhos dos robôs e apresenta insights valiosos para que ele possa aprimorar as movimentações e os equipamentos utilizados.

Portanto, em última análise, um dashboard eficiente precisa ter o máximo de dados possível sobre seu negócio e suas operações para entregar um painel de visualização de excelência.

As vantagens do dashboard de logística para suas operações

A ferramenta pode trazer diversos benefícios para a sua empresa de transportes, como já citamos alguns ali no exemplo.

Agora vamos falar de algumas vantagens específicas que um dashboard pode agregar a organização logística do seu negócio, independentemente do setor de atuação.

Oferece dados transparentes e confiáveis

Um bom dashboard te dá acesso a informações confiáveis e atualizadas sobre o desempenho da sua operação, sem depender de relatórios manuais ou planilhas complexas.

Vale lembrar que associar o painel a outras soluções como uso de big data vai potencializar ainda mais a sua gestão.

Possibilita a visão macro de todos os processos

Por meio da integração dos dados de diferentes áreas da empresa, como financeiro, estoque, entrega, transporte, planejamento e produção, é possível extrair insights bem mais efetivos.

A comunicação e a colaboração entre as equipes também fica facilitada, e como todos têm acesso a informação em tempo real, os processos ficam bem mais fluídos.

O gestor por sua vez consegue visualizar todos os processos tanto individualmente quanto no conjunto da obra.

Otimiza e orienta a tomada de decisão

Essa organização ajuda a economizar tempo na coleta e análise de dados, e o gestor pode se dedicar mais às ações estratégicas e à resolução de problemas aplicando o conceito data driven a seu modelo de gestão.

Garante mais produtividade e integração para as equipes

A potencialização da produtividade do time é um dos benefícios adquiridos ao aplicar um dashboard para controlar os processos.

Você pode acompanhar os indicadores de produtividade da sua equipe, como tempo médio de atendimento, número de viagens realizadas, custo por entrega etc., e identificar pontos de melhoria e reconhecimento.

Reduz custos

Toda essa otimização citada e aumento na performance dos times, invariavelmente vai reduzir os custos operacionais.

Ao aprimorar os processos é possível realocar recursos de forma mais inteligente, sem a necessidade de fazer contratações extras para aumentar a produtividade.

Melhora o desempenho do setor logístico

Além da redução, uma equipe engajada irá produzir mais e melhor, e com o uso dos indicadores é possível aprimorar constantemente os processos logísticos.

Também é possível associar o dashboard a outras soluções e automatizar tarefas repetitivas, o que vai reduzir erros bem como o tempo de realização de cada etapa.

Conheça os principais tipos de dashboard logística disponíveis

Dashboards de logística podem ter diferentes funcionalidades e objetivos, de acordo com as necessidades e características de cada empresa. 

Em termos gerais, podemos dividir os dashboards logísticos em dois grandes grupos:

Dashboard gerencial

Esse painel é voltado para a gestão estratégica da empresa. 

Ele possui métricas e indicadores que refletem o impacto da operação logística nos resultados globais da empresa.

Por exemplo: rentabilidade, lucratividade, satisfação dos clientes, market share etc.

Esse tipo de dashboard ajuda a avaliar o desempenho geral da empresa e a definir metas e planos de ação para alcançar os objetivos propostos no médio e longo prazos.

Dashboard operacional

Já esse modelo é voltado para a otimização da operação da empresa. 

Suas métricas e indicadores de desempenho estão em cima das operações do dia a dia.

Podemos citar a análise do custo de entrega dos pedidos, tempo médio de atendimento, disponibilidade de veículos, nível de estoque entre outros fatores. 

Com monitoramento e controle preciso das operações fica mais fácil para o gestor identificar problemas e oportunidades para aprimorar sua operação.

Quais são os principais KPIs na logística?

Os indicadores são as métricas que irão mostrar o desempenho da sua operação logística e se você está alcançando os objetivos propostos. 

Portanto, é fundamental escolher bem os indicadores-chave (KPI) que irão compor o seu dashboard para análises críticas aprofundadas.

Antes de escolher os indicadores, você precisa saber o que quer alcançar com a sua operação. 

Alguns objetivos podem ser reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes, melhorar a qualidade dos serviços e por aí vai. 

O importante é que esses objetivos sejam claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes. A metodologia de metas SMART é super indicada nesse caso.

Depois de definir os objetivos, você deve selecionar os indicadores que irão medir se você está se aproximando ou se afastando deles. 

Para redução de custos, por exemplo, você pode usar indicadores como custo por entrega ou custo por quilômetro rodado.

Na hora de visualizar e analisar no seu dashboard logístico, junte os indicadores e classifique-os por áreas ou processos da sua operação. 

Divida o que for relacionado à entrega (como tempo médio de entrega, taxa de entregas no prazo, etc.), outro grupo relacionado ao estoque (como nível de estoque, giro de estoque etc.) e assim por diante.

No fim das contas, a eficiência do dashboard vai passar muito por qual ferramenta você escolher para aplicar a sua gestão.

Foque em soluções que permitam a integração dos dados de várias fontes como sistemas ERP, softwares de roteirização e CRMs.

Uma boa dica é buscar plataformas que ofereçam automatização de tarefas e atualização dos dados em tempo real. 

Busque também layouts que sejam intuitivos e apresentem gráficos de fácil identificação para que a tomada de decisão seja mais assertiva.

Por fim, é fundamental que a ferramenta escolhida seja customizável, afinal, ela precisa atender as necessidades do seu negócio para que seja de fato eficiente.

Seguindo essas dicas , você poderá escolher os melhores indicadores para o seu dashboard logístico e ter uma visão holística sobre o andamento do seu negócio.

TOTVS Checklist

Se você está buscando uma solução para criar e gerenciar o seu dashboard logístico de forma prática, eficiente e personalizada, você precisa conhecer o TOTVS Checklist.

Todos esses recursos que falamos e muitos outros estão presentes na nossa solução.

Com ela você realiza vistorias, avaliações, inspeções e conferências na sua operação logística de forma digital, e pode usar até mesmo um tablet ou smartphone. 

Isso dá muito mais liberdade para o gestor e agilidade para execução e acompanhamento dos projetos.

Ainda tem mais, com o TOTVS Checklist, você pode:

  • Criar seus próprios roteiros de inspeção com os itens que precisam ser verificados em cada processo;
  • Acessar e avaliar as informações das vistorias no portal da ferramenta e dar encaminhamento às ações necessárias;
  • Consultar todas as informações no portal da ferramenta e saber quando as rotinas foram executadas, quem as executou e quais as respostas registradas;
  • Anexar arquivos de imagem, fazer controle de geolocalização e rastrear todos os processos executados;
  • Operar em modo offline caso não haja conexão disponível e sincronizar os dados posteriormente.

O TOTVS Checklist é uma solução 100% SaaS , com alta escalabilidade , que pode atender empresas de qualquer porte e operações com diferentes níveis de complexidade. 

Além disso, é uma solução desenvolvida a partir da metodologia de design thinking, com excelente usabilidade e fácil de operar. 

Veja todos os recursos da nossa ferramenta!

Conclusão

O dashboard logístico é uma ferramenta essencial para a gestão das operações logísticas de uma empresa. 

Com ele, é possível acompanhar os dados estratégicos da empresa, que podem ser usados para melhorar a qualidade dos serviços, reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e otimizar os processos internos.

Ao visualizar a sua operação de forma completa em uma interface visual, sua tomada de decisão, enquanto gestor, será muito mais assertiva e alinhada a objetivos de longo prazo.

Para isso, uma boa solução tecnológica é fundamental para garantir a excelência da sua operação. 

Especialmente com uma ferramenta que seja customizável às suas necessidades.

Organize sua operação e levante as necessidades que sua operação apresenta para escolher uma solução que seja ideal para suas operações logísticas.

Para potencializar ainda mais essa gestão, entenda um pouco mais sobre como funciona um  ERP para logística com recursos voltados para otimização das operações de transporte.

Confira também outros conteúdos TOTVS em primeira mão, assine a nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.