Certificado A1: o que é, vantagens e como instalar

Equipe TOTVS | 29 julho, 2022

As certificações digitais, como é o caso do certificado A1, são ferramentas que permitem a validação e a autenticação de operações de forma digital e segura.

Elas são adotadas por empresas de qualquer porte que desejam ter mais agilidade na hora de fechar novos negócios. Afinal, não é preciso se deslocar ou esperar dias por uma assinatura.

Se você não sabe o que é certificado digital A1, explicamos a seguir o conceito, as possibilidades de uso, a forma de emissão e outros pontos.

Vamos lá?

O que é certificado A1? Para que ele serve?

O certificado tipo A1 é um arquivo eletrônico instalado diretamente no computador do interessado, que se enquadra no grupo de certificações de assinatura digital.

Enquanto o “A” representa este grupo de certificações, o número 1 diz respeito ao tempo de validade do certificado. Ou seja, o modelo A1 vale por 1 ano.

E para que serve o certificado digital tipo A1? Ele possui diversas finalidades, como:

  • Autenticar transações bancárias;
  • Enviar declarações fiscais da empresa;
  • Acessar ambientes virtuais de forma segura;
  • Validar operações online que demandam essa identificação e a garantia acerca do autor de determinada ação, como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
  • Substituir a assinatura física (realizada em papel) na hora de autenticar operações e documentos que dependem da identificação das partes, como procurações, contratos e prescrições médicas.

Agora você já sabe o que é e para que serve o certificado digital A1. Vamos, então, entender como se dá seu funcionamento.

Nova call to action

Como funciona o certificado A1?

O certificado digital modelo A1 é um arquivo eletrônico de extensão .PFX ou .P12, que é instalado diretamente no computador do usuário.

Ele pode ser utilizado em diversas plataformas, como notebooks, smartphones e tablets, o que confere mais mobilidade ao usuário.

Ou seja, se sua empresa possui matriz e filiais, você não precisa ter mais de um certificado. Só fique atento à validade, que é de apenas 1 ano.

Vale ainda pontuar duas características interessantes deste tipo de certificado:

  • Seu funcionamento não depende de tokens ou cartões, como acontece com outros tipos de certificado digital;
  • Durante a instalação, é preciso digitar a senha de acesso uma única vez, e ela não será exigida posteriormente na hora de realizar as atividades.

Compreendeu o funcionamento e para que serve o certificado digital tipo A1? Suas características são bem interessantes para o ambiente corporativo.

Se você se interessou por essa solução, a próxima questão importante a ser respondida é: como emitir o certificado A1? 

Quem é responsável pela emissão do certificado digital?

No Brasil, temos uma norma que regulamenta vários assuntos relacionados à certificação digital. É a Medida Provisória nº 2.200-02, que criou a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

A ICP-Brasil abordou, entre outros assuntos, a forma de emitir certificados digitais. De acordo com ela, o responsável pela emissão do certificado tipo A1 é a Autoridade Certificadora (AC) vinculada à ICP-Brasil. 

Uma AC pode ter uma Autoridade de Registro (AR), que é a empresa que coletará os dados biométricos e a documentação do interessado para solicitar a emissão do certificado. Ou seja, ela faz a ligação entre o titular do certificado digital e a AC.

Vamos ver como emitir o certificado A1?

Como emitir o certificado A1?

Para emitir o certificado digital tipo A1, o interessado deve procurar  uma Autoridade Certificadora habilitada pela ICP-Brasil e apresentar a documentação solicitada. 

Esse processo pode acontecer presencialmente ou via videoconferência, sempre no horário agendado pela AC. 

Após apresentar a documentação, basta aguardar a análise por parte da empresa. Assim que ocorrer a autenticação, seu certificado será emitido. 

Por fim, você receberá as orientações para instalação em seu dispositivo.

Até o momento, você aprendeu o que é certificado digital A1, para que ele serve, como funciona e quem é o responsável por sua emissão.

Mas será que essa solução é vantajosa?

Quais são as vantagens do certificado tipo A1?

Caso esteja se perguntando se vale a pena ter esse trabalho para adotar essa solução em sua empresa, é interessante analisar os benefícios que ela traz. E eles são muito relevantes.

Maior segurança

O certificado digital modelo A1 é uma solução que proporciona maior segurança nas transações realizadas.

Como qualquer certificação emitida por uma autoridade habilitada pela ICP-Brasil, ela possui validade e confere segurança jurídica às partes.

Além deste aspecto, a solução também é uma aliada da segurança da informação, pois diminui as chances de perda e extravio.

Ao contrário do certificado A3, que é instalado em um token ou um cartão, o certificado tipo A1 é instalado diretamente no dispositivo. Ou seja, evita a perda de dados e as invasões de pessoas mal intencionadas.

A menos que você permita o acesso de terceiros no dispositivo em que está instalado, ninguém terá acesso ao seu certificado.

Economia

Outra vantagem do certificado digital tipo A1 é a economia, e ela pode ser percebida em dois aspectos:

  • O usuário não depende de periféricos externos, como a leitora do cartão (certificado A3), o que seria um custo a mais;
  • O custo de aquisição é menor, até pelo fato de este modelo ter validade de 1 ano. Neste caso, o interessado deve avaliar os preços dos outros modelos para concluir se essa aquisição compensa.

Acesso remoto

Você sabia que é possível fazer o acesso remoto ao certificado digital tipo A1? Basta que você utilize uma máquina capaz de acessar remotamente o dispositivo em que o certificado está instalado. 

Assim, não será necessário instalar o arquivo em todas as máquinas. A propósito, posso instalar certificado digital A1 em mais de uma máquina? Sim, e este é outro benefício.

Utilização em vários computadores

O certificado A1 permite o uso simultâneo por pessoas em computadores diferentes. Além do acesso remoto, você pode instalar o certificado digital A1 em mais de uma máquina.

Se você precisa utilizar a ferramenta em diversas plataformas e de diversos locais, basta realizar a instalação do certificado A1 em tablets, notebooks e smartphones.

Já que estamos falando disso, como instalar o certificado digital A1?

Como instalar certificado digital A1?

Já falamos que esse modelo é um arquivo que será armazenado na sua máquina, com validade de 1 ano.

Após fazer a solicitação dele perante a Autoridade Certificadora, você deverá aguardar um e-mail com a confirmação e a validação do seu certificado. Neste e-mail, constará todas as instruções de instalação.

Não se esqueça de anotar a senha cadastrada no dia em que você foi atendido na AC, porque ela será necessária neste momento.

Para instalar o certificado, você precisa baixar o certificado digital A1 (software) e seguir as instruções após executar o arquivo. E só. 

Viu como é simples a instalação do certificado A1? E para desinstalar?

Como desinstalar certificado digital A1?

Imagine que seu certificado venceu após 1 ano e pouco tempo depois você adquiriu um novo. Como desinstalar certificado digital A1?

É possível realizar a desinstalação dentro do seu navegador. Os comandos de cada um são diferentes, mas você deve buscar a aba “Conteúdo” e “Certificados” na janela “Opções da Internet” (ou semelhante).

Nela, você terá a opção de remover o certificado desejado. Confira a data de expiração, ok? 

A outra opção ao aprender como desinstalar certificado digital A1 é utilizar o prompt de comando do Windows (tecla Windows+R). Veja como:

  1. Após ativar o prompt, digite certmgr.msc na janela “Executar”;
  2. Você abrirá uma janela de administração dos certificados;
  3. Clique em “Pessoal” > “Certificados” > botão direito no certificado desejado > “Excluir”;
  4. Clique na opção “Sim” na janela de confirmação.

Pronto. Seu certificado digital modelo A1 foi desinstalado.

“E se eu quiser trocar as máquinas da empresa? Consigo exportar certificado digital A1?”. Sim, essa é outra possibilidade.

Como exportar certificado digital A1?

Para exportar certificado digital A1, você deverá seguir alguns passos em seu dispositivo. A seguir, demos o exemplo com o sistema operacional Windows:

  1. Acesse o “Painel de Controle”.
  2. Pesquise por “Certificado” > “Gerenciar Certificados de Usuário”.
  3. Abra a pasta “Pessoal” e depois a pasta “Certificados”.
  4. Localize seu certificado e, com o botão direito do mouse, clique em cima dele.
  5. Vá na opção do menu “Todas as Tarefas” > “Exportar”.
  6. Na janela “Assistente para Exportação de Certificados”, clique em “Avançar”.
  7. Selecione a opção “Sim, exportar a chave privada” e avance.
  8. Inclua todos os certificados no caminho de certificação, se possível.
  9. Clique em “Exportar todas as propriedades estendidas” > “Habilitar privacidade de certificados”.
  10. Selecione a opção “Senha”, digite a senha para manter a segurança do certificado que será exportado e clique em “Avançar”.
  11. Escolha o nome do arquivo (Ex.: Certificado-Digital-A1) e uma pasta de destino.
  12. Ao concluir, você verificará onde o arquivo foi salvo. 

Após essas etapas, você poderá exportar o certificado digital A1 para um local seguro.

Como usar o certificado digital A1?

Quando explicamos o que é certificado A1, falamos que ele é armazenado eletronicamente em um dispositivo, como se fosse um arquivo. 

Na hora da instalação, você digitará sua senha de acesso uma única vez. Em seguida, você já poderá utilizá-lo para realizar transações e operações, seguindo as instruções de cada sistema ou plataforma que o solicita.

Lembre-se sempre de verificar a validade, pois pode ser preciso renovar o certificado A1. E como fazer isso?

Como renovar certificado A1?

Para atualizar o certificado A1, você precisa entrar em contato com a Autoridade Certificadora desejada.

O processo é mais simples do que a aquisição e pode ser feito 100% por videoconferência. Em geral, você entra no site da AC, confere seus dados e efetua o pagamento da renovação. 

Viu como é simples atualizar certificado A1? Agora você terá mais 1 ano de uso. 

Qual o preço do certificado A1?

No contexto empresarial, se pensamos em um certificado A1, preço não é algo tão relevante. 

Pelo contrário, a ferramenta apresenta excelente custo-benefício. Cada fornecedor possui um preço específico, mas um valor médio varia entre R$ 150,00 e R$ 250,00.

Existe algum certificado digital A1 grátis?

Será que existe certificado digital A1 gratuito? Para muitas pessoas que desejam ter um certificado A1, preço pode ser uma questão.

Mas não existe certificado digital A1 grátis. É uma tecnologia e um serviço prestado por empresas específicas. 

Você pode encontrar, porém, um produto associado a essa tecnologia que oferece como bônus um “certificado digital A1 gratuito”. De toda maneira, há um pagamento por outra solução.

Qual a diferença entre certificado A1 e A3?

Certificado digital A1 ou A3? Qual devo utilizar em minha empresa?

Inicialmente, entenda que ambos possuem a mesma função e servem para validar operações online, acessar ambientes virtuais e substituir a assinatura física. 

A diferença entre certificado A1 e A3 é o formato de armazenamento e o prazo de validade.

O certificado digital modelo A1 possui validade de 1 ano e é um arquivo eletrônico que pode ser instalado em diversos dispositivos.

O certificado A3 vale por 3 anos e é armazenado em um cartão ou token USB.

Certificado A1 ou A3? Qual o melhor?

E qual deles é melhor? Certificado digital A1 ou A3? Tudo depende do uso da solução na empresa.

Como pontuamos, o certificado tipo A1 é mais seguro e pode ser utilizado simultaneamente. Ele também não precisa de senha na hora de usar.

O certificado A3, por estar armazenado em token ou cartão, só pode ser utilizado em um único equipamento de cada vez e pode ser perdido com facilidade. Para usá-lo, é preciso digitar a senha de acesso e, caso você erre 3 vezes, ele será bloqueado.

Por tudo isso, entenda a diferença entre certificado A1 e A3 e faça uma escolha consciente para a sua empresa.

Seja qual for sua opção, saiba que ambos podem ser utilizados na plataforma TOTVS Assinatura Eletrônica para assinar documentos.

Assine seus documentos com o TOTVS Assinatura Eletrônica

O gestor que busca agilidade e simplicidade na hora de assinar seus documentos pode utilizar o sistema de assinatura eletrônica da maior empresa de tecnologia do Brasil.

A TOTVS desenvolveu uma solução SaaS, com teste grátis por 30 dias, que confere total segurança e 100% de validade jurídica aos documentos.

Confira uma breve demonstração da solução:

Por meio do nosso sistema, é possível gerenciar e centralizar todo o processo de assinatura eletrônica, inclusive com o uso dos certificados A1 e A3.

É uma forma de otimizar suas rotinas empresariais de assinatura, prezando pela agilidade na hora de fechar negócios.

Conheça já e experimente grátis por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Conclusão

O certificado A1 é um modelo de certificado digital que é instalado diretamente no dispositivo do usuário.

Seus benefícios são inúmeros, mas destacam-se a possibilidade de acesso remoto e a utilização em vários computadores.

Contar com essa solução pode trazer agilidade para o dia a dia empresarial, especialmente quando se conta com ferramentas focadas em produtividade, como a TOTVS Assinatura Eletrônica.
Saiba como escolher sua plataforma de assinatura digital!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.