Teletrabalho: o que é, regras, prós e contras!

Equipe TOTVS | 02 março, 2023

Já pensou em trabalhar de onde quiser e no horário que for melhor para você? A resposta para essa pergunta é uma realidade que muitas pessoas vivem: o teletrabalho ou trabalho remoto.

Isso mesmo! Com ele, é possível ter horário flexível e oportunidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Entretanto, assim como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens de aderir a essa modalidade.

Dessa maneira, o objetivo do teletrabalho é proporcionar mais qualidade de vida para os trabalhadores, mas permitir que os processos do negócio sejam seguidos mesmo a distância.

Ficou curioso para saber mais sobre o trabalho remoto? Neste artigo, explicaremos tudo sobre o assunto e daremos dicas de como implementá-lo na sua empresa de forma eficiente.

Continue lendo e confira! Vamos lá?

O que é teletrabalho? Como funciona essa modalidade?

O teletrabalho é considerado uma forma de trabalho realizada em lugar distante do escritório e em lugares diversos. Ou seja, é um trabalho praticado a distância que utiliza a tecnologia para o desenvolvimento das atividades e para a comunicação.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o trabalho remoto da seguinte maneira:

É a forma de trabalho realizada em lugar distante do escritório e/ ou centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação”.

Dessa maneira, o colaborador pode desenvolver as suas atividades da empresa de qualquer lugar, como na sua casa, em espaço colaborativo (coworking), na casa de outra pessoa e onde quiser. Isso desde que tenha o suporte para desenvolver as suas funções, claro.

Nova call to action

O que diz a lei do teletrabalho?

Essa modalidade de trabalho está regulamentada pelo Artigo 75-B da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Confira o que diz a lei:

“Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Parágrafo único. O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.”

Mas como é determinado o contrato de trabalho e os benefícios do colaborador do trabalho remoto? É sobre isso e outros temas importantes para o trabalhador que explicaremos nos próximos tópicos.

Contrato de teletrabalho

O contrato de teletrabalho está na lei e deve ser elaborado e assinado pelas partes envolvidas. Ele deve conter todas as informações referentes às atividades que serão desenvolvidas pelo trabalhador, como:

  • Cargo;
  • Benefícios;
  • Remuneração;
  • Jornada de trabalho (com definição de horários ou se são flexíveis);
  • Descrições detalhadas das atividades desenvolvidas.

Jornada de trabalho

O controle de jornada teletrabalho deve estar em contrato e deve ser feito por tarefa e não por horário.

Entretanto, algumas empresas têm horários definidos e fazem o controle de entrada e saída por meio de aplicativos de comunicação, como o Slack, ou outros softwares de marcação de ponto. 

Porém, quando isso ocorre, chamamos de home office, que explicaremos no decorrer do artigo.

Horas extras

As horas extras, assim como os adicionais noturnos, não são contabilizadas para o trabalho remoto devido à dificuldade de controle da jornada de cada funcionário.

Porém, se houver algum meio de controle, é possível reconhecer os adicionais.

Benefícios do colaborador

Na modalidade de trabalho remoto, assim como na modalidade presencial, o empregador pode oferecer os mesmos benefícios, com exceção do vale-transporte, pois o funcionário não precisará se locomover.

Dessa maneira, ele poderá ter os seguintes benefícios:

  • Férias;
  • 13° salário;
  • Auxílio-creche;
  • Auxílio-doença;
  • Plano de saúde;
  • Vale-alimentação e refeição;
  • Registro em Carteira de Trabalho;
  • Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Fornecimento de equipamentos

O fornecimento de equipamento deve estar previsto em contrato de trabalho para estipular de quem é a responsabilidade de fornecê-lo.

Saúde e ergonomia

O teletrabalho pode causar riscos de ergonomia e saúde. Por isso, é essencial ter um ambiente adequado, com mesa, cadeira ergonômica e boa iluminação.

Para isso, o empregador deve instruir os empregados sobre as preocupações para evitar doenças e acidente de trabalho, o que evita afastamento do funcionário por doenças ocupacionais.

Acidente de trabalho

O acidente de trabalho no teletrabalho funciona como no trabalho presencial. 

Ou seja, o colaborador deverá emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e, se houver necessidade de afastamento por tempo superior a 15 dias, deve ser encaminhado para a Previdência Social para receber o auxílio-doença.

Vale ressaltar que, para definir a causa do acidente de trabalho, será feito uma análise para identificar se a responsabilidade foi do empregador ou do funcionário.

Possibilidade de alteração da modalidade

Para algumas empresas, é possível fazer a alteração da modalidade de trabalho remoto para presencial.

Entretanto, ambas as partes devem concordar e ser fixado um prazo de transição de no mínimo 15 dias, caso o empregado queira mudar de trabalho presencial para o trabalho remoto.

Que tal saber sobre a transformação digital e as facilidades que ela trouxe para todas as pessoas e empresas? Saiba tudo no artigo em nosso guia completo sobre transformação digital.

Quais as vantagens e desvantagens do teletrabalho?

Agora que você já sabe o que é a modalidade de trabalho remoto e como ela funciona, chegou a hora de conhecer sobre as vantagens do teletrabalho e as desvantagens da modalidade. Vamos lá?

Vantagens

Confira, a seguir, as principais vantagens deste modelo!

Mais produtividade

Muitas empresas acreditam que os funcionários têm um menor rendimento trabalhando de casa, mas isso é um enorme engano. 

O colaborador da modalidade de trabalho remoto aumenta a produtividade, porque tem mais flexibilidade de horário e elimina as distrações do escritório

Além disso, não precisa se deslocar para a empresa e assim não fica cansado e nem estressado antes de chegar ao trabalho.

Redução das despesas empresariais

É claro que aderindo à modalidade de teletrabalho você economiza com os custos de escritório. Isso envolve reduzir as despesas com o aluguel, energia elétrica, internet, água, IPTU, limpeza e telefone. 

Além disso, ainda tem a redução de custos com equipamento, móveis e materiais de escritório.

Evita o deslocamento e trânsito

O trabalho remoto evita o deslocamento até o trabalho e a perda de tempo no trânsito.

Mais tempo livre

Imagine que Paula demora 2 horas para chegar ao trabalho e 2 horas para voltar, ou seja, ela perde 4 horas do seu dia com o deslocamento para ir até à empresa. Isso é muito tempo, não é mesmo?

Entretanto, se ela trabalha em uma empresa com modalidade de trabalho remoto, tem 4 horas de tempo livre que pode utilizar para fazer o que quiser, como brincar com os filhos, descansar, sair com os amigos, estudar e tudo que ela quiser.

Flexibilidade

Assim como Paula tem mais tempo livre, todos da empresa têm ainda mais flexibilidade para controlar os seus horários e desenvolver as suas atividades. 

Mais qualidade de vida

Quem trabalha na modalidade de trabalho remoto consegue ter mais equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal. Ou seja, é possível passar mais tempo com a família e separar um período do dia para fazer aquilo que gosta.

Além disso, não precisa se deslocar até a empresa e evita horas no trânsito que, na maioria das vezes, causa estresse e cansaço.

Desvantagens

Veja, agora, algumas desvantagens:

Pouco contato com os colegas

Infelizmente quando se trabalha a distância todos os colaboradores ficam longe uns dos outros, o que reduz a socialização. Com isso, o convívio com os colegas de trabalho fica limitado.

Para tentar diminuir a distância entre os funcionários de uma empresa, muitas organizações tentam fazer eventos online para que eles conversem entre si e compartilhem informações sobre as suas vidas.

Falta de disciplina

A disciplina para trabalhar em casa e com a família é complicada para muitas pessoas.

Por isso, é preciso reservar aquele horário para trabalhar e deixar avisado aos familiares que você está trabalhando.

Além disso, pode ser mais difícil ter controle sobre os horários de começar a trabalhar e fazer horário de almoço.

Não conseguir separar a vida pessoal da vida profissional

É fundamental reservar aquele horário para as atividades da empresa, sem misturar com as atividades pessoais quando se trabalha a distância.

Assim, você separa o horário para trabalhar e um para fazer as suas coisas pessoais, como ir ao supermercado, visitar os amigos, ir para a academia, entre outras coisas.

Qual a diferença entre teletrabalho e home office?

O teletrabalho e home office possuem as suas particularidades.

Quando uma pessoa trabalha na modalidade de trabalho remoto, as suas atividades podem ser desenvolvidas a qualquer hora do dia. Ou seja, ela define a sua escala de trabalho e faz a entrega do que foi requisitado pelo empregador.

Já no home office, ela tem um controle da jornada de trabalho com horários para desenvolver as suas funções e horário de descanso. Dessa maneira, o trabalhador tem horários fixos de trabalho e de almoço.

Vale ressaltar que, para que o funcionário desenvolva as suas atividades, a empresa precisa oferecer a infraestrutura necessária, como ferramentas de trabalho e de comunicação.

Quais são os tipos de teletrabalho?

Confira a seguir quais são os 4 tipos de trabalho remoto:

  • Telecentros: é realizado em estabelecimento fora da empresa ou sala comercial.
  • Exercido em domicílio: o colaborador trabalha dentro da sua residência para realizar as suas atividades.
  • Nômade: é quando o colaborador realiza as suas atividades em determinado lugar, mas no outro dia está em outro. Assim, ele não possui um lugar fixo para trabalhar.
  • Transacional: é quando o colaborador desenvolve as suas atividades em outros países. Mas é preciso analisar as questões trabalhistas do país para saber como funcionam.

Como implementar essa modalidade em sua empresa?

Você já sabe que o trabalho remoto é uma realidade de muitas empresas e se torna cada dia mais comum.

Quer saber como implementar na sua empresa e ter as vantagens que ele proporciona? Confira algumas dicas a seguir:

Capacite os colaboradores

O treinamento é muito importante para todos os funcionários que passarão a trabalhar a distância.

Assim, eles saberão como funcionará o trabalho, quais as ferramentas que devem ser utilizadas e como será a comunicação entre todos da empresa.

Tenha metas claras para o teletrabalho

É fundamental que os colaboradores tenham as metas definidas, com feedbacks constantes e definição das atividades.

Mantenha uma plataforma de comunicação

O trabalho remoto impossibilita o convívio com os colegas da empresa e, por isso, é preciso que a organização tenha uma plataforma de comunicação para que os funcionários possam interagir e conversar.

Com isso, é possível garantir que as metas para o trabalho remoto estão sendo seguidas adequadamente, além de manter contato diário entre os times.

TOTVS Assinatura Eletrônica

Para auxiliar na implementação do teletrabalho, uma plataforma de assinatura eletrônica pode facilitar o dia a dia de uma empresa.

Isso porque essa solução agiliza os processos de assinatura e aprovação de documentos, além de proporcionar que todos os colaboradores da empresa tenham acesso aos arquivos.

O TOTVS Assinatura Eletrônica é a ferramenta ideal para quem precisa assinar documentos com agilidade, segurança e validade jurídica

Ela possui API para integração com softwares de terceiros e login com biometria e reconhecimento facial.

Além disso, é possível acompanhar os contratos e garantir a assinatura eletrônica com total rapidez, ao mesmo tempo que pode ser feito o envio para todas as partes envolvidas no documento.

Aproveite todas as funcionalidades da ferramenta da maior empresa de tecnologia do país, TOTVS, com uma contratação 6x mais barata que os concorrentes.

Faça um teste da ferramenta por 30 dias grátis e aproveite para ter mais facilidade na sua empresa na assinatura de documentos com o TOTVS Assinatura Eletrônica.

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é teletrabalho, as suas vantagens e desvantagens, além de algumas dicas de como implementá-lo na sua empresa.

Além disso, sugerimos a nossa ferramenta de assinatura eletrônica para otimizar os processos entre todos da empresa, o que facilitará o dia a dia dos colaboradores.

Afinal, ter o controle dos documentos e encaminhá-los com rapidez para os envolvidos garante mais agilidade em todo o processo.

Não deixe de acompanhar os outros conteúdos do blog da TOTVS para mais dicas que ajudarão você.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.