CHRO: o que é e quais devem ser as prioridades do Chief Human Resources Officer para 2026

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 12 minutos

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 05 novembro, 2025

Atualmente, a gestão de pessoas transcendeu o papel administrativo para se tornar um pilar estratégico do sucesso organizacional. Nesse contexto, a figura do CHRO (Chief Human Resources Officer) ganha um protagonismo inédito. 

Longe de ser apenas o chefe do departamento pessoal, este líder é o arquiteto da cultura, o estrategista do capital humano e um parceiro indispensável no C-Level para o crescimento do negócio. 

Compreender o papel e as responsabilidades deste profissional, bem como as tendências do mercado que impactam sua atuação, é fundamental para empresas que desejam não apenas sobreviver, mas prosperar. 

Diante das transformações aceleradas pela tecnologia e novos modelos de trabalho, as prioridades do Chief Human Resources Officer se redesenham constantemente, como aponta o recente estudo da Gartner com lideranças de RH, que guiará nossa análise sobre o futuro desta função vital.

Confira a seguir.

O que é CHRO?

O CHRO (Chief Human Resources Officer ou Diretor de Recursos Humanos), é o executivo de mais alto nível responsável pela estratégia de pessoas de uma organização. 

Integrante do C-Level, ao lado do CEO (Chief Executive Officer) e do CFO (Chief Financial Officer), sua missão é garantir que a gestão de talentos esteja perfeitamente alinhada aos objetivos macro da companhia. 

Isso significa que sua atuação vai muito além das rotinas de contratação e demissão. 

Esse profissional desenha e implementa políticas que fortalecem a cultura organizacional, promove o desenvolvimento de lideranças, gerencia a experiência do colaborador e utiliza dados para tomar decisões que impactam diretamente a produtividade e a inovação. 

Ele é o principal guardião do ativo mais valioso da empresa: as pessoas

Veja a seguir qual é o papel do Diretor de Recursos Humanos.

Qual é o papel do CHRO nas empresas?

O CHRO atua como um elo entre a estratégia corporativa e o capital humano: ele vai além da gestão de pessoas, traduzindo os objetivos do negócio em ações que impulsionam o desempenho, a cultura e a inovação.

Sua visão estratégica permite que a organização se adapte às mudanças do mercado, atraia os melhores profissionais e crie um ambiente onde todos possam alcançar seu máximo potencial. 

Com a transformação digital no RH, o Diretor de Recursos Humanos tem assumido novas responsabilidades, incluindo preparar toda a força de trabalho para a era da inteligência artificial (IA). 

Isso envolve liderar programas de requalificação (reskilling) e aprimoramento (upskilling), garantindo que a tecnologia sirva para potencializar as habilidades humanas, e não apenas para substituí-las.

Para liderar a gestão de pessoas em um ambiente complexo e em constante mudança, o CHRO precisa de um conjunto de competências que mesclam habilidades técnicas e comportamentais, como:

  • Determinação e curiosidade: determinação para executar projetos complexos e curiosidade para entender a fundo as dores do negócio e dos colaboradores;
  • Foco em inovação: busca contínua por novas metodologias, ferramentas e abordagens para aprimorar a cultura organizacional e a experiência do colaborador;
  • Bom relacionamento interpessoal: capacidade de construir pontes, mediar conflitos, influenciar outras lideranças e se comunicar com todos os níveis da organização;
  • Conhecimento especializado na área: domínio profundo dos subsistemas de RH, como remuneração, benefícios, legislação trabalhista, e principalmente, das novas tendências e tecnologia para a gestão de pessoas.

Quais tendências devem moldar o papel do CHRO nos próximos anos?

A digitalização, a chegada da inteligência artificial generativa, as novas expectativas dos colaboradores e a pressão por resultados sustentáveis estão entre os diversos fatores que impactam o papel do CHRO e tem moldado a atuação deste profissional nas empresas.

Para entender esse cenário e avaliar quais tendências devem ditar as prioridades para o próximo ano, a Gartner entrevistou mais de 400 diretores de RH para a pesquisa “2026 Top Priorities for CHROs”.

Vamos explorar os principais movimentos identificados pelo estudo e seus impactos na rotina do Chief Human Resources Officer a seguir. 

Inteligência artificial no RH

A inteligência artificial no RH já é uma realidade e tem evoluído num ritmo cada vez mais acelerado, por isso deve seguir exigindo transformações na gestão de pessoas.

De acordo com a Gartner, é preciso evoluir o modelo operacional de RH e digitalizar os processos para integrar a IA de maneira eficiente na rotina da empresa. Segundo os dados, 29% da produtividade da inteligência artificial depende desses passos iniciais. 

Para o CHRO, isso significa entender o potencial da IA como uma aliada capaz de apoiar decisões e otimizar atividades mais operacionais.

Enquanto a tecnologia assume esse papel, lideranças de RH podem atuar de forma mais estratégica na gestão de talentos. 

Equilíbrio humano-máquina

Com a automação e a IA ganhando espaço, um dos maiores desafios para o Diretor de Recursos Humanos será encontrar o ponto de equilíbrio entre eficiência tecnológica e valor humano. 

O estudo da Gartner reforça a importância de ter uma visão a longo prazo e projetar uma estratégia de talentos que considere o “agora” e o “futuro”. 

Neste contexto, o planejamento de uma força de trabalho híbrida, que enxerga a atuação da inteligência artificial e dos seres humanos como complementares na execução de tarefas, torna-se uma das principais prioridades do RH. 

Isso exige a reestruturação de funções e processos, assim como a capacitação de profissionais para trabalhar lado a lado com sistemas inteligentes. 

Desenvolvimento de lideranças 

A pesquisa da Gartner mostra que o fortalecimento de líderes adaptáveis, capazes de inspirar equipes e lidar com incertezas deve estar entre as prioridades dos CHROs em 2026.

Essa movimentação é fundamental para que não apenas os colaboradores, mas a empresa como um todo acompanhe as mudanças do mercado e consiga se destacar em meio a elas. 

Com isso, ferramentas que contribuem para o autoconhecimento, como o teste PDA, e uma cultura de desenvolvimento contínuo devem aparecer cada vez mais nas estratégias das empresas. 

Fortalecimento da cultura organizacional

Segundo os dados da pesquisa “2026 Top Priorities for CHROs”, incorporar a cultura da empresa ao dia a dia da equipe pode levar a um aumento de até 34% no desempenho dos funcionários.

Isso coloca o fortalecimento da cultura organizacional como uma das prioridades para os diretores de RH no próximo ano. 

Na prática, resulta em um ambiente de trabalho mais saudável, além de garantir o engajamento e a retenção dos talentos no longo prazo. 

Como o CHRO pode transformar tendências em estratégia dentro do RH?

Com base na pesquisa da Gartner, fica claro que as tendências que moldam o futuro do RH exigem uma atuação cada vez mais estratégica por parte dos líderes da área. É preciso ir além da gestão de rotinas e adotar uma postura de inovação.

O Diretor de Recursos Humanos deve definir estratégias que unem tecnologia e desenvolvimento humano para sustentar o crescimento do negócio.

Pensando nisso, listamos dicas que ajudam a colocar em prática as principais ações destacadas pela pesquisa, garantindo uma atuação mais analítica e alinhada às demandas do mercado.

Transforme a cultura organizacional em prática diária

A cultura organizacional só ganha força quando é vivenciada na prática, como destacamos anteriormente. O papel do CHRO aqui é assegurar que os valores, o propósito e os comportamentos esperados estejam refletidos nas rotinas da empresa.

Segundo a Gartner, um dos principais passos para conquistar essa integração é traduzir os valores da organização em comportamentos acionáveis. 

Isso facilita o alinhamento entre expectativas e ações realizadas pelos funcionários, fortalecendo a cultura no dia a dia. 

Comunicação clara e políticas coerentes com o discurso institucional também são essenciais neste processo. 

Automatize processos

A automação de processos é um dos pilares da transformação digital e é um passo fundamental para tornar o RH mais estratégico e eficiente.

Ao automatizar tarefas repetitivas, como controle de ponto, folha de pagamento ou triagem de currículos, o diretor libera tempo da equipe para atividades de maior valor, como análise de dados, planejamento de sucessão e desenvolvimento de talentos.

Como consequência, é possível observar um aumento na produtividade, redução de erros e maior confiabilidade nas informações. 

A pesquisa da Gartner coloca como ponto-chave a transformação das operações de RH para soluções e entregas digitais, com os agentes de IA responsáveis por tarefas transacionais. 

Promova a colaboração entre humanos e IA

A integração entre pessoas e tecnologia deve ser encarada como uma oportunidade, não uma ameaça.

O Diretor de Recursos Humanos pode liderar esse movimento ao incentivar a equipe a utilizar a inteligência artificial como parceira na tomada de decisão e na execução de tarefas.

Enquanto a IA cuida das análises e otimizações operacionais, o time pode potencializar habilidades humanas insubstituíveis (e indispensáveis no mercado atual), como empatia, criatividade e pensamento crítico. 

Uma das dicas da Gartner é investir em capacidades que destaquem a empresa dos concorrentes e não possam ser facilmente replicadas. 

Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Investir em desenvolvimento profissional e pessoal é parte das funções do cargo de CHRO, mas ganha ainda mais importância em momentos de transformações, que exigem adaptação rápida e eficiente. 

As pessoas são a base de qualquer negócio, por isso capacitar a equipe não é apenas uma maneira de atrair e reter talentos, mas também de garantir a continuidade e o sucesso da empresa.

Para a Gartner, um dos principais fatores para impulsionar um desenvolvimento estratégico é identificar as habilidades mais importantes no contexto atual e encontrar maneiras de aprimorá-las no dia a dia do trabalho. 

Conte com auxílio de soluções tecnológicas modernas

A transformação digital de RH não é uma opção, é uma necessidade. 

Utilizar a tecnologia para automatizar processos, coletar e analisar dados e melhorar a experiência do colaborador é o que permite ao CHRO dedicar seu tempo ao que realmente importa: a estratégia.

Como os sistemas para RH da TOTVS auxiliam o CHRO? 

Para que o CHRO se torne o parceiro estratégico que a empresa precisa, ele necessita de ferramentas que ofereçam uma visão completa e inteligente do capital humano. 

As soluções da TOTVS para o RH são desenhadas exatamente para este fim. 

Elas contribuem para uma gestão de pessoas mais eficiente ao automatizar rotinas do departamento pessoal, centralizar informações dos colaboradores, gerenciar o recrutamento e seleção, e facilitar a gestão de metas e desempenho. 

Com recursos que apoiam desde a avaliação de competências até o planejamento de sucessão, os sistemas potencializam as ações do diretor de RH, fornecendo os dados e a agilidade necessários para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Dessa forma, é possível conectar diretamente a gestão de talentos aos resultados do negócio.

Conheça em detalhes tudo sobre os sistemas da TOTVS para RH e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

Conclusão: o futuro estratégico do CHRO

Em suma, o papel do CHRO evoluiu de uma função de suporte para uma posição de liderança estratégica, essencial para o sucesso de qualquer organização moderna. 

Este profissional é o principal articulador da estratégia de pessoas, responsável por moldar a cultura, desenvolver talentos e garantir que a empresa tenha as equipes certas para enfrentar os desafios do futuro. 

Como vimos, suas prioridades para os próximos anos, apontadas pela Gartner, focam no desenvolvimento de líderes, na gestão da cultura e na adoção inteligente de tecnologias, especialmente a inteligência artificial.

Para o empreendedor e o gestor que buscam excelência, contar com o suporte de soluções robustas é um diferencial competitivo. 

As ferramentas da TOTVS auxiliam o líder a transformar dados em insights e estratégia em ação.

Gostou deste conteúdo? Continue aprimorando sua gestão e explore outros artigos em nosso blog, como este sobre os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho.

Perguntas frequentes sobre CHRO

O que faz um CHRO dentro de uma empresa?

O CHRO (Chief Human Resources Officer ou Diretor de Recursos Humanos) é o principal executivo responsável por liderar a estratégia de gestão de pessoas

Ele atua em áreas como cultura organizacional, atração e retenção de talentos, e desenvolvimento de lideranças e funcionários, sempre alinhando o RH aos objetivos do negócio.

Quais habilidades são essenciais para um CHRO moderno?

Habilidades como liderança adaptativa, pensamento analítico, domínio de dados e capacidade de conduzir transformações culturais são essenciais para lidar com as novas dinâmicas do trabalho e da tecnologia.

Como o CHRO contribui para a transformação digital do RH?

Uma das funções do Diretor de Recursos Humanos é garantir que a inovação tecnológica caminhe junto com o desenvolvimento humano

Para isso, o profissional deve impulsionar o uso de soluções digitais que otimizam processos, aprimoram a experiência dos colaboradores e fortalecem a cultura organizacional do negócio. 

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.