Carga lotação: como funciona, as vantagens e quando aplicar na sua logística

Equipe TOTVS | 22 março, 2023

Já pensou em utilizar a modalidade carga lotação nos transportes da sua empresa?

Na verdade, você sabe exatamente como funciona?

Esse tipo de operação é amplamente utilizado no transporte de grandes cargas e agrega muitas vantagens ao processo logístico.

Vantagens essas que podem ser observadas desde que a estratégia certa seja aplicada no contexto dos transportes que serão feitos na modalidade.

Acompanhe os detalhes sobre este método de carga para que possa otimizar a sua gestão logística, inclusive com uso de tecnologias para máxima eficiência. Boa leitura!

O que é carga lotação?

Carga lotação é um conceito da logística que visa a revolucionar a forma com que o envio de mercadorias é efetuado. Independentemente dos produtos a serem enviados, a modalidade pode garantir que cheguem sãos e salvos, pois simplifica o processo. 

Esta opção de envio utiliza um único caminhão para transportar a carga de um ponto ao outro, que pode ser da fábrica para um centro de distribuição, por exemplo.

É rápida, segura e totalmente segurada, não importando o tamanho ou valor do seu envio, sendo uma das modalidades de transportes mais comuns no modal rodoviário.

Com seu sistema de rastreamento de última geração e atendimento ao cliente amigável, é a maneira rápida de enviar mercadorias no menor tempo possível. 

A ideia é utilizar um único veículo para o transporte, dispensando a necessidade de separação em armazém

O produto chega mais rápido ao destinatário, e, com uma roteirização eficiente, o caminhão não vai rodar vazio, o que é um prejuízo comum nas transportadoras.

Nova call to action

O que é carga de lotação de alto desempenho?

A carga lotação de alto desempenho é um conceito com o qual muitas pessoas se familiarizaram nos últimos anos, graças à velocidade cada vez maior dos avanços tecnológicos. 

A ideia por trás da metodologia é unir o veículo de melhor desempenho para as entregas que precisam levar menos tempo.

Por exemplo, um caminhão que transporta combustível tende a sair carregado das refinarias e voltar vazio, portanto, não é um veículo de alto desempenho.

Considera-se de alto desempenho caminhões que fazem o caminho de ida e de volta sempre carregados.

Estratégias de logística reversa são uma das formas de deixar o transporte mais eficiente.

Em todo caso, é necessário uma tecnologia robusta para a gestão logística eficiente, de alta performance e que evita que os caminhões rodem sem carga.

Carga lotação: como funciona o transporte?

O uso mais eficiente da modalidade é para cargas de grande porte, ou seja, em alto volume de mercadorias.

Também é chamada de carga fechada, pois o caminhão sai cheio do ponto de carregamento e segue assim até o destinatário para desembarque.

Sem paradas no caminho, salvo necessidades de abastecimento e descanso do motorista, é um transporte muito mais ágil.

Dentro de uma mesma cadeia de suprimentos, é possível ter mais de uma utilização da carga lotação

Carregar o caminhão na fábrica e descarregar no centro de distribuição e, depois, carregar outros caminhões menores para ir do CD até os pontos de vendas finais é o processo mais visto na logística atual.

Exemplo de carga lotação

Uma forma de visualizarmos como funciona a carga lotação é utilizarmos um exemplo e também fazer um paralelo com a carga fracionada.

Imagine que Rosana tem uma loja de eletrodomésticos e, a partir de um certo número de pedidos, ela enche um caminhão para fazer as entregas.

Apesar do veículo sair de lá lotado, ao longo do caminho ele fará paradas para entregar uma geladeira para um cliente, um fogão a outro e assim por diante.

Isso é o que chamamos de carga fracionada.

Por outro lado, Gabriel, que é o fornecedor de Rosana, tem um armazém com todos os eletrodomésticos que ele distribuiu.

Dessa forma, ele enche um caminhão com todas as mercadorias que Rosana precisa e faz o desembarque todo no armazém dela, concluindo assim um transporte de carga lotação.

Ou seja, é uma situação de transporte único, com carga em um local e desembarque em outro, sem paradas no caminho.

Empresas de transporte que conseguem uma operação de logística reversa, podem usar a modalidade para entregar produtos e encher o caminhão novamente para voltar à sua origem com carga completa.

Como mencionamos, isso não é tão simples a depender das particularidades de cada operação, porém, com uma tecnologia de roteirização eficiente pode ser tranquilamente viabilizado.

Quais são os benefícios da carga lotação?

Agora que já esclarecemos bem como funciona a carga lotação, suas diferenças e formas de utilizar, é o momento de apresentarmos os benefícios que proporciona.

Economia de custos

O primeiro e mais impactante benefício é sem dúvidas a economia nos custos com a logística.

Uma vez que as operações intermediárias são diminuídas, o custo com armazenagem e movimentação de cargas serão bastante reduzidos.

A diminuição nos traslados também implica em redução ou isenção de algumas taxas.

Processos operacionais mais simples

O processo passa a ser de embarque no ponto A e desembarque no ponto B, o que simplifica muito a sua operação.

A emissão de documentos como as notas fiscais, CT-es, invoices e afins fica reduzida, o que diminui o tempo de cada etapa burocrática.

Outros pontos do planejamento logístico também são simplificados, como definição de rota, rastreamento de mercadorias entre outros.

Melhor organização da carga

Como a operação passa a ser executada em um único veículo, a organização se torna bem mais célere, já que todos os itens serão dispostos de forma a ocupar a capacidade total do caminhão.

Melhor aproveitamento do espaço

A entrega será feita em um único destino, portanto, não há necessidade de dispor as mercadorias planejando o que precisa sair primeiro.

Então, é possível organizar os volumes de forma que ocupem todo o espaço, de maneira segura para atingir capacidade máxima sem comprometer a integridade da carga.

Entregas mais rápidas

O fato de não haver paradas, faz com que o deslocamento seja muito mais rápido e previsível, já que as chances de incidentes diminuem.

Por exemplo, em cargas fracionadas, o motorista para fazer uma entrega e tem toda uma burocracia de assinaturas, conferência de carga e afins.

Se por acaso o responsável não estiver no momento, ou houver algum problema de documentação, isso gera atrasos que são difíceis de prever em uma roteirização.

Quando o transporte não precisa fazer paradas, esses percalços são diminuídos consideravelmente.

Maior segurança da carga

Esta modalidade traz uma segurança bem maior às cargas, já que a acomodação fica bem mais justa.

Outra vantagem é que com menos paradas, a carga fica menos exposta a sinistros diversos como furtos e roubos.

Também é possível fechar bem o acesso a carroceria, pois não haverá a necessidade de abri-la até a chegada ao destino.

Carga lotação e carga fracionada: quais as diferenças?

Falamos um pouco nos exemplos anteriores sobre algumas diferenças entre as cargas fracionadas e carga lotação, e aqui vale apontar mais algumas distinções.

A começar pela carga fracionada, a modalidade permite alguma flexibilidade para o transportador, como prestar serviço a mais de uma empresa.

Em outras palavras, do ponto de vista do transportador, é uma opção que pode ser mais lucrativa.

Contudo, conforme explicamos nos benefícios, essas cargas estarão expostas a mais riscos e incidentes que podem impactar na entrega final.

Por fim, vale lembrar que, com um bom planejamento logístico, o transporte de carga fracionada pode ser bastante eficiente, principalmente para pequenos negócios.

Afinal, empresas de menor porte nem sempre terão mercadorias o suficiente para lotar um caminhão.

Isto corrobora o que falamos no início, que é o fato da carga lotação ser utilizada para transportes de alto volume.

Quando optar por cada modalidade?

Bom, está claro que após toda essa explicação, o momento de optar pela carga lotação é quando você tem volume armazenado o suficiente para lotar o caminhão.

Para outros transportes de menor volume, utilizar a modalidade de carga fracionada vai custar bem menos.

Em ambos os casos, a decisão precisa ser embasada em um bom planejamento prévio, que vai levar em consideração a realidade da sua operação.

Se você utilizar frota própria, por exemplo, o controle é um pouco maior, porém, se for tercerizar, é preciso uma gestão ainda mais rígida.

Portanto, considere os fatores a seguir antes de tomar a decisão.

O que considerar na escolha da modalidade? 

A seguir separamos os principais fatores que vão indicar quando escolher cada modalidade de transporte.

Tempo de entrega, custo e qualidade 

A modalidade de transporte eficiente é aquela com o menor custo e maior qualidade de entrega, portanto esse é o primeiro fator a ser considerado.

Seja com sua frota própria ou via outsourcing, optar pela opção de menor preço é fundamental, desde que o tempo de entrega seja ágil e sem prejuízos à integridade da carga.

Portanto, o ideal é fazer um planejamento que consiga oferecer esse equilíbrio de custo, qualidade e tempo de entrega.

Via de regra, se há o volume necessário armazenado, a carga lotação pode atender todos a esses critérios.

Confiabilidade 

Conseguir um transporte de menor custo nem sempre é sinal de sucesso operacional, uma vez que nada garante a entrega eficiente no destino.

Principalmente para casos de terceirização, é vital buscar uma empresa logística que tenha uma reputação confiável.

Outro ponto é estabelecer uma gestão rígida dos transportes da empresa, pois esse controle é necessário para a otimização dos processos.

Tenha em mente sempre que nenhuma ação para redução de custos ou de tempo deve interferir na qualidade da entrega final.

Segurança e tecnologia 

O último a ser considerado antes de definir qual modalidade e qual transportadora buscar é tecnologia e segurança.

No campo da segurança, o seguro de carga é indispensável, principalmente aqueles que cobrem os principais sinistros que podem incidir nos seus transportes.

Já na parte da tecnologia, ela é fundamental para a gestão logística, por isso busque opções que vão te proporcionar um controle fino dos processos.

Se optar por terceirização, pesquise por empresas com tecnologias as quais você possa ter integração e um feedback em tempo real para ajustes.

Agora, para controle total da sua logística, inclusive da sua frota, o TOTVS Roteirização e Entregas é a opção mais interessante.

Como a tecnologia pode ser útil para o transporte de cargas?

As tecnologias mais modernas de gestão logística, trabalham com big data e interação com outros softwares operacionais de uma empresa.

Dessa maneira, todos os setores da cadeia de suprimento podem entender as próprias necessidades e ajustar seus processos, o que otimiza a estrutura como um todo.

A aplicação prática inclui também rastreio em tempo real da mercadoria, o que eleva a segurança no transporte.

Por fim, um bom software para gestão de logística, considera aspectos de outras áreas da empresa, como previsão de demanda, que é fundamental para um controle de estoque eficiente.

TOTVS Roteirização e Entregas

A tecnologia e a otimização da logística caminham lado a lado, e na vanguarda dessa inovação está o TOTVS Roteirização e Entregas.

Todo o objetivo do nosso sistema é reduzir o tempo das entregas, enquanto reduz gastos com combustíveis e aumenta a vida útil dos componentes dos veículos.

Por conta da roteirização mais eficiente que nossa solução traz, são criados pontos no mapa que otimizam o percurso.

Não se trata apenas de distâncias menores, mas também de trajetos com menos pontos de tráfego intenso, caminhos que evitam pedágios entre outros recursos.

Por fim, vale ressaltar uma das maiores vantagens do sistema que é o controle fino das viagens que facilita o planejamento que não deixa veículos ociosos.

Assim, seus caminhões rodam sempre com carga, otimizando custos, reduzindo tempo das entregas e ampliando seus ganhos.

Confira mais recursos do TOTVS Roteirização e Entregas e tenha o melhor desempenho logístico no seu negócio.

Conclusão

Carga lotação é uma das modalidades de transportes mais presentes no modal rodoviário. 

Isso porque, permite que o deslocamento do ponto A para o ponto B seja feito sem paradas, o que reduz o custo em vários pontos da estratégia de logística.

Como vimos, nem sempre é possível utilizar a modalidade em toda entrega, porém, com um bom planejamento você aproveita o momento ideal para aplicar um transporte eficiente.

Para isso, faça a gestão logística dos seus transportes com o TOTVS Roteirização e Entregas, solução completa com ferramentas ideais para um controle preciso dos transportes.

Assine a newsletter da TOTVS e acompanhe outras novidades sobre tecnologias do setor logístico.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.