Melhor rota entre vários pontos: o que analisar e como calcular

Equipe TOTVS | 10 maio, 2022

Saber traçar a melhor rota entre vários pontos é essencial para conseguir otimizar suas entregas, economizando o tempo dos motoristas e os gastos com o combustível.

Existem muitas formas de fazer esse tipo de cálculo, mas a melhor delas com certeza é com um roteirizador profissional, pois essa aplicação possui várias funcionalidades que agilizam todos os processos de gestão de recursos dentro da empresa.

Por isso, hoje vamos te ensinar como calcular a melhor rota entre vários pontos, o que analisar e te ensinar um pouco mais sobre cada um dos melhores métodos. Boa leitura!

Por que é importante escolher a melhor rota para suas operações logísticas?

Encontrar uma maneira eficiente de escolher as melhores rotas para as suas operações logísticas possui uma série de vantagens para o seu negócio.

Primeiramente, é possível economizar tempo e combustível, mas isso impacta também na satisfação geral dos seus clientes.

Confira a seguir em detalhes os principais motivos para utilizar um sistema de roteirização a fim de escolher a melhor rota entre vários pontos:

Redução de custos

O primeiro e mais óbvio benefício de utilizar sistemas de roteirização é que ele irá te ajudar a reduzir os custos da sua operação.

Ao traçar rotas inteligentes e otimizadas, você consegue realizar todas as entregas que precisa gastando menos combustível, pois o seu motorista irá encontrar caminhos alternativos e mais rápidos, evitando congestionamentos.

Além disso, sistemas de roteirização também ajudam a aumentar a vida útil dos veículos. Mas veremos isso em mais detalhes nos tópicos a seguir.

Satisfação do consumidor

Como vimos no tópico anterior, as rotas inteligentes são uma maneira muito eficiente de aumentar a rapidez das entregas.

Em outras palavras, seus colaboradores conseguem fazer mais entregas em menos tempo.

Isso reflete diretamente na satisfação dos seus consumidores, que terão as suas compras entregues mais cedo, até mesmo antes da previsão de entrega.

Quando isso acontece, sua empresa gera uma ótima impressão sobre o cliente em questão, o que aumenta as chances de uma recompra e, posteriormente, fidelização.

Aumento da vida útil dos veículos

Ao traçar rotas inteligentes, também é possível aumentar a vida útil da sua frota de veículos.

Isso porque, com os sistemas de roteirização, você pode priorizar rotas por ruas ou estradas que estão em melhores condições de uso.

Estradas mal cuidadas e esburacadas, por exemplo, podem ter um impacto muito grande sobre a condição de um veículo, fazendo com que ele precise de reparos – e, dependendo do dano, pode ser necessário gastar milhares de reais com o conserto.

Isso representa um impacto direto na segurança dos seus colaboradores, que não terão de dirigir por trechos perigosos e com alto risco para acidentes.

Além disso, quando estamos falando de entregas dentro das cidades, também é possível utilizar as rotas inteligentes para evitar que o veículo trafegue por regiões perigosas, onde os índices de assaltos e roubos são maiores.

Ou seja, escolher a melhor rota entre vários pontos é a melhor maneira de garantir a segurança dos seus funcionários e a integridade da sua frota.

Maior produtividade

Por fim, um dos maiores benefícios de utilizar roteirizadores para organizar as suas entregas é que isso acaba implicando em uma maior produtividade dos seus funcionários, tanto da equipe de campo quanto dos gestores.

Em especial com um sistema integrado, é possível organizar muito melhor toda a operação logística, dentro da empresa e também na hora das entregas.

Dentro da empresa, seus gestores e administradores vão conseguir ter um senso melhor de organização e poderão dividir as entregas de maneira mais organizada e eficiente.

Com a equipe de campo, essas entregas serão mais rápidas, ou seja, os entregadores irão ficar menos tempo na rua e poderão realizar mais entregas em um mesmo dia.

Veja o que analisar para escolher a melhor rota entre vários pontos

Existem diversos fatores que você deve levar em consideração sempre que for fazer a roteirização das suas entregas, como:

  • coordenadas de cada uma das paradas;
  • localização dos postos de combustível no trajeto;
  • número de pedágios;
  • histórico de acidentes, roubos e trânsito;
  • frota disponível na sua empresa;
  • autonomia dos seus veículos;
  • dimensões de cada um dos seus veículos;
  • possíveis restrições de tráfego, tamanho, peso etc.

Tudo isso precisa ser feito em todas as rotas, pois só assim é possível traçar o melhor trajeto entre vários pontos.

Esses dados são fundamentais e servem como um guia de como elaborar uma rota inteligente, mesmo com o auxílio de um sistema de roteirização.

Inclusive, há ferramentas que conseguem captar inúmeras variáveis de maneira automática e em tempo real, o que agiliza o trabalho de criar uma rota otimizada.

Isso aumenta muito a eficiência da sua frota, minimizando ainda mais os riscos, gastos e o tempo despendido no trajeto.

Como calcular a melhor rota entre vários pontos? Conheça algumas ferramentas

Existem várias ferramentas que servem para traçar rota entre vários pontos, contudo, quando estamos falando de funcionalidades para empresas, o melhor é contar com um roteirizador especializado.

De qualquer forma, vamos ensinar como chegar à melhor rota entre vários pontos utilizando alguns dos diversos aplicativos disponíveis hoje no mercado. Confira:

Google Maps

O Google Maps é uma solução para traçar rotas entre múltiplos pontos bastante útil para cálculos pontuais do dia a dia, mas que não é muito eficiente (e é até um pouco limitada) quando estamos falando em funcionalidades para empresas de logística.

Resumidamente, a ferramenta oferece algumas opções de rotas, uma estimativa de tempo de deslocamento e um sistema de navegação em tempo real.

O grande ponto negativo dessa plataforma, entretanto, é que ela não possui ferramentas mais robustas que permitam que as empresas tracem rotas de maneira integrada com outros sistemas de gestão.

Em outras palavras, o colaborador responsável pela elaboração de rotas terá um trabalho muito grande para organizar tudo, pois as informações não estarão centralizadas, o que pode, inclusive, aumentar a chance de erro humano durante a operação.

Veja a seguir a o passo a passo de como utilizar o Google Maps para escolher a melhor rota entre vários pontos:

  1. Acesse o site do Google Maps;
  2. Clique no ícone “Rotas”;
  3. Digite o endereço do ponto de partida e os endereços de destino;
  4. Clique em “Pesquisar”.

Após clicar em “Pesquisar”, o Google Maps deve oferecer diversas opções de rotas. Então, basta que você escolha uma delas.

Waze

O Waze, assim como o Google Maps, também é um aplicativo que apresenta várias limitações para o uso corporativo, mas que é muito útil para o dia a dia e situações pontuais.

A sua principal vantagem em relação ao Google Maps é que ele traz mais informações sobre o trânsito da cidade no momento, pois trata-se de um aplicativo colaborativo, em que usuários podem apontar, por exemplo, locais de acidentes ou blitz policiais.

Por esse motivo, podemos dizer que ele é mais útil para situações momentâneas, em que o foco é totalmente no agora.

Se isso é bom por um lado, por outro, ele acaba prejudicando a capacidade de ajudar as empresas a criarem um planejamento de rotas eficiente e econômico.

Confira a seguir o passo a passo para calcular a melhor rota entre vários pontos com o Waze:

  1. Acesse o site do Waze;
  2. Escolha um ponto de partida;
  3. Escolha os pontos de destino;
  4. Clique em “Pesquisar”.

Após clicar em “Pesquisar”, o Waze deve te mostrar algumas possibilidades de rotas, então basta escolher uma delas e começar a viagem.

Outros aplicativos grátis

Além do Waze e do Google Maps, também existem outras opções de aplicativos grátis, como o Trace sua Rota, uma iniciativa do Sem Parar.

Contudo, é preciso dizer que essas outras soluções também só são úteis para situações pontuais e não têm muitos benefícios para empresas que precisam lidar com entregas rotineiramente.

Ou seja, apesar de ser possível traçar rotas interessantes, elas não garantem de verdade e economia de combustível, pois não possuem tantas ferramentas quanto um roteirizador.

Para usar o Trace sua Rota, siga o seguinte passo a passo:

  1. Entre no site Trace sua Rota;
  2. Insira o endereço de partida;
  3. Insira os endereços de destino;
  4. Clique em “Pesquisar”.

Assim como o Google Maps e o Waze, o programa vai te apontar algumas opções de rotas até o caminho de destino e basta escolher uma e começar a dirigir.

Roteirizador

Os roteirizadores são as soluções que mais vem se destacando no mercado logístico, por desempenharem um papel decisivo para maior eficiência e agilidade na gestão de frotas.

É possível calcular as melhores rotas entre vários pontos, com a vantagem de diversas outras funcionalidades mais robustas.

Com um planejador de rotas, por exemplo,  é possível ter um controle maior sobre os dados dos veículos da frota, como autonomia, data de manutenção, disponibilidade na garagem e outras informações importantes que entram no cálculo de rota.

Outra vantagem de um sistema de roteirização é a integração com outros sistemas de gestão da sua empresa.

Dessa forma, o gestor de frotas terá em mãos uma ferramenta completa para encontrar o trajeto mais eficiente, rápido, econômico e seguro.

Para encontrar a melhor rota em diferentes pontos com essa tecnologia, basta seguir os seguintes passos: 

  1. Abra o seu sistema de roteirização;
  2. Digite o endereço de partida;
  3. Digite os endereços de destino;
  4. Clique em “Pesquisar”.

O sistema de roteirização deve oferecer opções de rotas com estimativas do quanto será necessário com combustível ou pedágios para a realização das viagens.

Erros que você deve evitar ao traçar rotas para sua frota

Antes de começar a traçar rota ponto a ponto, é importante que o gestor logístico esteja atento aos erros mais cometidos e as soluções para os principais problemas da rotina de serviço. Entenda:

Falta de planejamento

A falta de planejamento é um dos erros mais graves na roteirização. Afinal, uma gestão de frotas eficiente não deve levar em conta apenas quilometragem a ser percorrida.

Existem diversos fatores que devem ser considerados, tais como:

Ou seja, para que a entrega funcione na melhor rota entre vários pontos, é necessário um planejamento que considere o trajeto mais curto, mais seguro e com maior qualidade das vias para gerar menos desgaste nos veículos.

Fazer esse planejamento manualmente, além de levar muito mais tempo, acaba sendo mais impreciso. Por isso, o investimento em soluções tecnológicas faz toda a diferença.

Não considerar as demandas dos clientes

Para ter mais sucesso no cálculo de rotas e obter a satisfação máxima dos clientes, é importante considerar suas demandas, como o melhor horário para recebimento de entregas.

Se em um ponto temos um cliente que só tem disponibilidade para receber entregas no período da manhã e nos outros pontos da rota não há restrição de horários, o ideal é começar o planejamento tendo esse cliente da manhã como prioridade ou ponto de partida.

Assim, além do cliente ficar mais contente com sua empresa, o motorista não tem o risco de perder nenhuma viagem.

Não usar soluções tecnológicas

Podemos dizer que empresas que desejam se manter competitivas no mercado são empresas que investem em tecnologia.

Atualmente, é praticamente impossível pensar em gestão de entregas sem o uso de soluções digitais para geolocalização, monitoramento de rotas, controle de jornada de motoristas ou cálculos de insumos.

Com processos manuais, além de um risco maior de erros de cálculo ou operacionais, há muito tempo e dinheiro que se perde.

Por isso, se a sua empresa deseja ter uma logística integrada, é importante buscar por soluções inteligentes que vão ajudar a reduzir os custos e aumentar a produtividade

TOTVS Planejamento de Rotas

Para encontrar a melhor rota entre vários pontos, o ideal é que sua empresa invista em uma solução inteligente de roteirização, como o TOTVS Planejamento de Rotas.

Desenvolvida pela maior empresa de tecnologia do Brasil, esse software contém as principais funcionalidades que vão otimizar o setor logístico do seu negócio.

Além de encontrar a melhor rota para a realização de várias entregas ao longo do dia ou da semana, esse sistema de roteirização também ajuda na gestão operacional do setor.

Na ponta do lápis, você verá a economia de tempo, mas também de recursos, já que é possível ter ainda mais precisão no cálculo de combustível, pedágios e insumos para a equipe de motoristas.

Quer saber mais sobre como essa ferramenta pode ajudar a otimizar a gestão de operações logísticas? Confira, então, os recursos disponíveis:

  • geolocalização;
  • dashboard com o mapa da frota e pedidos realizados;
  • visão ampla da gestão logística;
  • visualização de viagens e rotas planejadas;
  • mapa digital com as ordens de paradas e trajetos sugeridos.
  • cadastro de base de locais mais frequentes de entrega e retirada etc.

Aproveite e experimente grátis por 30 dias o TOTVS Planejamento de Rotas!

Nova call to action

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, se a sua empresa trabalha com entregas regularmente, é fundamental saber como traçar a melhor rota entre vários pontos.

Isso porque a natureza da operação de entregas pode ser muito custosa se não for bem planejada, especialmente nos gastos com combustível e manutenção do veículo.

A solução para essa questão é contar com a ajuda de um sistema de roteirização profissional, como o TOTVS Planejamento de Rotas.

Por meio desses sistemas, é possível traçar rotas inteligentes, que irão tornar suas entregas mais rápidas e garantir a satisfação dos seus consumidores.

E aí? Gostou de saber como traçar a melhor rota entre vários pontos? Então, não deixe de conferir outros conteúdos de gestão de rotas no blog da TOTVS

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.