pdv

Como tornar seu PDV mais atrativo para o consumidor?

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 06 março, 2020

O PDV (Ponto de Venda) precisa ser organizado, não ter muitas filas e oferecer o melhor atendimento possível ao cliente. Um sistema de gestão pode ajudar seu negócio a atingir todas essas metas.

Funcionalidades específicas podem resolver dificuldades recorrentes do seu negócio, além de gerarem mais lucratividade. Veja a seguir a importância do ponto de venda para seu negócio e como um sistema de PDV pode ajudar.

A importância de cuidar do seu ponto de venda

Apesar de as compras pela internet terem aumentado consideravelmente, o ponto de venda ainda é o principal canal de vendas de muitas empresas. Mesmo quem opta por fechar a compra on-line ainda pode usar o PDV como uma referência para tomar sua decisão final.

O fato de as pessoas assistirem menos a propagandas na televisão ou no rádio dá mais importância ao cuidado com o ponto de venda. Isso porque, muitas vezes, ele é — literalmente — a vitrine da marca. É o local onde os consumidores têm contato direto com os produtos.

Portanto, essa é a chance de a marca conquistar clientes fiéis, encantando-os visualmente e proporcionando uma experiência memorável. Desse modo, mesmo que o consumidor não compre no primeiro contato, ele ficará com a lembrança daquela vivência. Isso dá mais chances de venda para a empresa.

Nova call to action

Como tornar seu PDV mais atrativo?

Alguns fatores cruciais podem contribuir muito para tornar o ponto de venda mais atraente e conquistar cada vez mais clientes. Veja a seguir algumas dicas eficazes:

Aparência

Quando se trata de exibir produtos para venda, é muito importante que eles estejam em perfeito estado. Afinal, quando estamos comprando um item, esperamos que ele esteja novo e sem nenhum defeito. Isso chama mais a atenção das pessoas e desperta o desejo de adquirir o artigo.

Por esse motivo, o empreendedor deve sempre estar atento às condições da mercadoria que está exposta nas prateleiras. Tudo precisa estar limpo, sem rótulos rasgados ou desgastados. A manutenção dos itens deve ser diária e a organização deles também é importante.

Vendedores

Outra parte essencial do ponto de venda são os vendedores. Desde sua apresentação física — como uniformes e crachás de identificação — até seu treinamento, tudo conta. Um colaborador bem treinado, que conhece os produtos que está vendendo, contribui muito para aumentar as vendas.

Investir na capacitação dos colaboradores pode ajudar muito a tornar a experiência do consumidor mais agradável e eficiente. E para que os clientes saibam quem trabalha na loja, é importante que os vendedores estejam devidamente uniformizados e identificados.

Layout

A disposição dos produtos no PDV também interfere nas vendas. O empreendedor deve considerar quais itens precisam de mais destaque e quais chamam mais a atenção do consumidor. Exemplificando: as promoções podem ficar mais à vista de quem está de fora. Isso porque artigos com desconto atraem mais clientes.

Já os produtos que vendem mais fácil podem ser colocados nos fundos. Essa é uma estratégia para que o consumidor tenha que passar por toda a loja antes de chegar ao item que deseja. Portanto, pensar no layout do ponto de venda é também uma estratégia de negócio.

Como um sistema de gestão pode ajudar?

Sistema de ponto de venda é uma ferramenta que auxilia no atendimento ao cliente. Ele pode ser integrado com a solução de gestão do seu negócio para que todos os setores estejam ligados. Veja por que implementá-lo no seu negócio:

Gestão fiscal

Uma das grandes dificuldades em ter um negócio é estar sempre em dia com a legislação. Isso porque são muitas regras e obrigações fiscais que precisam ser cumpridas e nem sempre é possível gerenciar isso manualmente.

Portanto, um software PDV, ou software para pdv, pode ser a solução ideal para se organizar e manter a empresa sempre em dia com suas obrigações. O motivo é que essa tecnologia possui funcionalidades que ajudam na gestão fiscal.

Um sistema PDV permite a emissão de Nota Fiscal Eletrônica para que a loja se mantenha em conformidade com a legislação. A solução cuida também de todos os detalhes fiscais, adequando-se ao cadastro de produtos até a criação do cadastro de situação tributária relativa ao Fundo de Combate à Pobreza.

Gestão de compras e estoque

Outra vantagem de aderir a um sistema PDV completo é a possibilidade de ter uma gestão de compras automatizada. Essa solução monitora o nível do estoque e indica quando há necessidade de compra de mercadoria.

Com essa funcionalidade, não haverá falta de produtos nas prateleiras. Ter esse controle permite que não haja nem excesso e nem falta de produtos no ponto de venda.

Melhor atendimento

As longas filas na frente de caixa costumam ser um grande problema para o negócio. Afinal, os consumidores esperam receber um atendimento rápido sem precisar esperar muito tempo para finalizar a compra.

Esse sistema de vendas PDV auxilia para que o pagamento seja feito de forma ágil e eficiente. Os pedidos são registrados no sistema e a compra pode ser concluída sem problemas.

Entenda mais sobre a importância da sua frente de caixa e quais os benefícios que um sistema pode proporcionar para seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *