Business Performance: o que é, pilares e principais KPIs

Equipe TOTVS | 21 abril, 2022

Não há como negar o papel crucial dos dados na rotina de uma empresa bem-sucedida. As informações do negócio ajudam não apenas a tomar melhores decisões, mas também a tornar sua operação mais resiliente. É disso que trata o Business Performance.

Na prática, falamos de um conceito extremamente amplo, que envolve várias ferramentas, métodos e disciplinas que visam utilizar a tecnologia e os dados em prol de um melhor desempenho empresarial.

Que tal aprender mais sobre o assunto? Neste conteúdo, nós explicamos tudo sobre Business Performance e a importância da aplicação deste conceito. Confira!

O que é Business Performance?

Business Performance é um conjunto de processos, ferramentas, métodos e boas práticas gerenciais, estratégicas e analíticas que possibilitam um melhor entendimento do negócio, de seu mercado e de seus clientes, levando a melhores resultados.

Esse é um conceito amplo, que possui diferentes entendimentos ao redor do mundo — especialmente por conta da nomenclatura.

Hoje, estudiosos do assunto estão acostumados com o termo “Business Performance Management” (ou BPM, muito embora a sigla seja igual a de Business Process Management) — que explicaremos logo mais.

A consultoria Gartner, antigamente, costumava definir esse conceito como Corporate Performance Management (CPM).

Corporate Performance Management (CPM) é um termo abrangente que descreve as metodologias, métricas, processos e sistemas usados para monitorar e gerenciar o desempenho de negócios de uma empresa. Os aplicativos que permitem o CPM traduzem informações estrategicamente focadas em planos operacionais e enviam resultados agregados.

Porém, hoje, de acordo com artigo da própria Gartner de 2017, o conceito foi ressignificado para “Financial Planning and Analysis” (FP&A).

Financial Planning and Analysis (FP&A) é um conjunto de quatro atividades que apoiam a saúde financeira de uma organização: planejamento e orçamento, planejamento financeiro integrado, relatórios de gerenciamento e desempenho e previsão e modelagem. As soluções de FP&A aprimoram a capacidade do departamento financeiro de gerenciar o desempenho, vinculando a estratégia corporativa à execução.

Embora esse último conceito seja “novo”, ele tem um claro enfoque no aspecto financeiro do negócio.

Aqui, podemos definir o Business Performance como uma disciplina que busca, basicamente, melhorar o desempenho estratégico e operacional da empresa. Tudo isso com o uso de data analytics.

Paralelamente, podemos afirmar que o Business Performance tem uma aproximação muito grande com a cultura da inovação e do Business Intelligence.

Qual é a importância do Business Performance?

A importância do Business Performance está no próprio nome: permite que as empresas encontrem formas de melhorar seu desempenho, de modo que atinjam seus objetivos e metas.

Trata-se da habilidade da organização de entender os pontos de melhoria da sua operação e implementar otimizações com sucesso.

Desse modo, é possível não apenas melhorar sua gestão de processos, mas também alinhar-se às expectativas dos clientes e aumentar sua satisfação.

Quais são os pilares do Business Performance?

O Business Performance busca auxiliar em uma tomada de decisão bem informada e data driven. Para isso, segue alguns pilares que podem ser definidos como:

Definição de metas

É necessário pensar nos objetivos e metas de forma saudável e ampla, que envolvam tanto o curto quanto o médio e longo prazos.

O exemplo das Metas SMART é um bom ponto de partida.

As metas devem ser realistas e levar em consideração a trajetória do negócio.

Isso quer dizer que nem sempre elas têm relação com o aspecto financeiro da operação, mas podem envolver questões ambientais, sociais e de governança.

É o que o Balanced Scorecard busca medir, aliás.

Consolidação de informações

A consolidação de informações, também conhecida como monitoramento de informações, é a coleta de dados sobre o negócio.

Esta atividade fornece informações importantes para a equipe de gestão avaliar e orientar a tomada de decisão.

Um dos grandes fatores aqui é implementar tecnologias de Data Analytics, como um Single Source of Truth.

Gestão ativa

Por fim, o Business Performance necessita de uma gestão ativa no negócio, capaz de intervir e realizar ajustes administrativos com base nos dados e insights coletados.

Para isso, os líderes de negócio precisam consultar os dados das informações consolidadas, considerando também a missão e valores do negócio, bem como revisando os objetivos.

O que é Business Performance Management?

O Business Performance Management (BPM) é um processo de monitoramento dos métodos empregados para atingir as metas do negócio.

O objetivo desse acompanhamento é ter leitura analítica e crítica suficiente para não apenas manter, mas desenvolver continuamente esses métodos.

Assim, a ideia é torná-los mais eficientes e eficazes e melhorar o desempenho dos negócios.

Como mencionamos anteriormente, o Business Performance Management não é apenas uma prática que visa melhorar a empresa financeiramente, já que vários aspectos impactam no desempenho do negócio.

O capital humano, o capital intelectual, a estrutura e gestão de processos, as metodologias produtivas, as ferramentas e tecnologias utilizadas, a filosofia de gastos e o modelo de controle de caixa, entre vários outros.

Ou seja, trata-se de uma visão gerencial holística.

Quais são as vantagens de uma gestão focada em Business Performance?

Agora, como o foco no Business Performance pode impactar a sua empresa? Direcionar esforços e investimentos na melhoria do desempenho pode trazer incontáveis benefícios, incluindo:

Aumente a credibilidade da sua empresa

Ao focar na melhoria contínua e no aprimoramento do desempenho operacional, você foca exatamente nos gaps estratégicos que podem prejudicar sua imagem perante o mercado e clientes.

Atrasos, defeitos, falta de qualidade, entre outros aspectos podem ser resolvidos com o foco em Business Performance, melhorando sua credibilidade.

Tenha acesso a métricas e relatórios importantes

Apesar de não depender apenas da tecnologia, o Business Performance Management as utiliza em abundância para obter melhor contexto da operação.

Com isso, os envolvidos podem acessar métricas, indicadores e relatórios importantes com poucos cliques.

Avalie o negócio em tempo real 

Tamanha imersão nos dados permite que você realize análises e tire conclusões em tempo real sobre o andamento das operações.

Tenha controle sobre seu negócio

Desse modo, você controla sua operação de uma maneira que antes nunca pôde.

Ou seja, tem a possibilidade de ler dados e tomar decisões bem embasadas que impactem o negócio na hora, evitando problemas e mitigando prejuízos.

Esteja apto para responder às mudanças e tendências do mercado

E, claro, esse poder também inclui a capacidade de mergulhar em dados de mercado, possibilitando entender, se antecipar e aproveitar suas tendências e transformações.

Essa capacidade, inspirada e possibilitada por soluções baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning, pode ser a chave para que sua empresa tome o topo da concorrência.

Potencialize a performance dos colaboradores

Outro ponto é que o Business Performance auxilia não apenas na gestão de processos, mas também na gestão de pessoas.

Com uso de ferramentas integradas, é possível entender melhor seus colaboradores e personalizar sua jornada na empresa, de modo a retirar o melhor deles!

Otimize sua tomada de decisão

Por fim, o Business Performance é uma prática que otimiza sua tomada de decisão para cada aspecto do negócio, possibilitando não apenas melhor entendimento, mas uma maior taxa de sucesso nas otimizações.

Quais são os principais KPIs de Business Performance?

Existem diversos indicadores de performance do negócio que a sua empresa pode utilizar para medir o avanço (ou não) da empresa em direção às suas metas e objetivos.

Aqui no blog, já preparamos um guia completo sobre o assunto, no qual detalhamos os principais e mais utilizados indicadores de performance — e que qualquer empresa pode utilizar.

A seguir, vamos exemplificar alguns deles, confira:

  • Indicadores de performance individual: taxa de absenteísmo; índice de retrabalho; índice de produtividade; etc.
  • Indicador de performance operacional: tempo produtivo real; nível de desperdício; etc.
  • Indicadores de performance de vendas: tempo de venda; taxa de conversão; taxa de rotatividade dos clientes; etc.
  • Indicadores de performance financeira: rentabilidade, lucratividade, margem de contribuição; etc.

Mas lembre-se: esses são apenas alguns dos KPIs! Recomendamos aprender mais sobre o assunto e decidir quais deles fazem sentido para o seu planejamento estratégico.

A importância da tecnologia para impulsionar a performance empresarial

Embora o Business Performance não se resuma ao uso da tecnologia, ela é crucial para que os líderes de negócio otimizem suas operações.

Sistemas que integrem setores e dados, fornecendo uma base centralizada para as informações de clientes e leads, são essenciais para estabelecer melhores relações com seu público.

Desse modo, é mais fácil se comunicar com ele, entendê-lo e, por fim, fidelizá-lo na sua marca.

É o que um sistema como o CRM possibilita!

TOTVS CRM

Sabia que os melhores sistemas de CRM do mercado são da TOTVS?

A maior empresa tech do Brasil possui duas soluções: uma dedicada à gestão de clientes e outra à automação da força de vendas.

Desse modo, você pode utilizar o CRM exatamente para o que precisa quando o assunto é gestão de clientes.

As tecnologias de CRM da TOTVS possibilitam a integração de dados e fornecem as funcionalidades necessárias para que seu time atue de maneira mais estratégica e inteligente.

Conheça mais sobre os nossos sistemas de CRM agora mesmo!

Nova call to action

Conclusão

Neste conteúdo, explicamos tudo sobre o Business Performance e como esse conceito é importante para as empresas de hoje.

Além disso, mostramos quais os pilares e as vantagens de investir na gestão do desempenho do negócio.

E você, gostou do que aprendeu? Esperamos que esse conteúdo ajude você a melhor gerenciar seu negócio!

Que tal seguir nos acompanhando? Assine a newsletter do blog da TOTVS e receba as novidades direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.