NRF 2019: confira os principais insights da maior feira de varejo do mundo

NRF 2019: confira os principais insights da maior feira de varejo do mundo

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 07 fevereiro, 2019

Quem atua no segmento de varejo não pode ficar parado, pois acompanhar as evoluções do setor é uma premissa para o sucesso. A boa notícia é que as palestras e os encontros da NRF 2019 podem servir de inspiração e ajudá-lo a transformar o seu negócio.

Considerado o maior evento do varejo mundial, a feira acontece todos os anos, na cidade de Nova York, e reuniu mais de 38 mil pessoas para debater sobre as novidades e exigências desse mercado para o futuro.

Se você não teve a oportunidade de participar, não se preocupe! Nós reunimos os principais insights da última edição neste post. Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que aconteceu!

NRF: a maior feira de varejo do mundo

Apesar de ser um evento de grande expressividade no cenário mundial, nem todos os empresários e gerentes conhecem a NRF. Sendo assim, vamos iniciar este post explicando melhor o que é a National Retail Federation.

A NRF é uma feira que acontece durante três dias em Nova York. Todos os anos, os maiores players e executivos do mercado se reúnem para debater e apresentar as tendências para o setor.

Participantes de 99 países assistem a mais de 500 palestras e saem dali com uma nova visão sobre o varejo. Isso é essencial para o crescimento de seus negócios, já que são apresentadas inúmeras ideias, produtos e soluções que visam a ampliar a experiência de compra ofertada ao consumidor.

Portanto, a NRF é uma feira de relevância mundial. Os temas debatidos e as tecnologias apresentadas ditam o rumo a seguir, independentemente do porte ou segmento de atuação do varejista.

Os principais insights da NRF 2019

Agora que você já compreendeu a relevância da NRF para o setor de varejo, podemos apresentar os principais insights colhidos na edição 2019 — que aconteceu entre os dias 13 e 15 de janeiro.

Quer conhecer as melhores descobertas em exibição e ter acesso às novidades que foram abordadas? Acompanhe!

A experiência de compra no centro das atenções

Falar em experiência de compra já se tornou uma constante no setor varejista e a NRF 2019 mostrou que ela deve estar no centro das atenções.

Durante as palestras, ficou claro que o varejo precisa mudar a sua maneira de agir e pensar. A ideia não é vender ao cliente, mas vender pelo cliente. Quando as estratégias empresariais passam a ser guiadas pelas demandas de seus consumidores, há um aumento considerável na satisfação do público e na rentabilidade do negócio.

O que você pode aprender com isso? Simples! Reinvente-se, pense a longo prazo e preocupe-se em gerar propósito e aumentar a relevância de sua marca entre os clientes. Dê a eles uma experiência diferenciada e receba a sua fidelidade.

O novo papel das lojas físicas

O e-commerce continua sendo uma tendência no varejo, mas a NRF 2019 mostrou que as lojas físicas estão de volta e desempenham um papel fundamental para o crescimento do setor.

A novidade ficou por conta da popularização das pequenas lojas repletas de novas tecnologias, como o reconhecimento facial, os sensores de movimento e o uso de softwares que ajudam a analisar o comportamento do consumidor e repassar ao setor de merchandising.

O poder do omnichannel

As experiências omnichannel prometem ser ainda mais importantes nos próximos anos. O tema não é exatamente novo, mas muitos varejistas ainda não se adequaram para oferecem aos seus clientes uma experiência verdadeiramente integrada de seus canais.

Dessa forma, oferecer aos funcionários acesso ao inventário real e em tempo real, fornecer o histórico do pedido do cliente em todos os canais e permitir a compra online e a retirada na loja física continuam sendo aspectos a serem explorados no varejo.

A importância da cultura de inovação

Apostar na cultura de inovação é mais um poderoso insight da NRF 2019. O objetivo é conquistar um varejo ágil, deixando de lado antigos métodos e regras.

As estratégias devem ser construídas em torno de 4 premissas: produto, preço, local e promoção. Para isso, é possível contar com ferramentas cada vez mais eficientes, já que a aplicação da Internet das Coisas no varejo, por exemplo, deve ajudar a compreender o cliente, a planejar e repor estoques e a aprimorar a comunicação entre a marca e o seu público-alvo.

O uso do blockchain no varejo

Mais do que transacionar moedas, o blockchain tem o potencial de transformar o setor varejista e esse foi um tema bastante debatido na NRF 2019.

A tecnologia, que se baseia na existência de um grande banco de dados descentralizado, permite a integração de diversos processos em uma única plataforma, sendo especialmente útil durante transações com bancos, fornecedores e em auditorias.

Na prática, a informação não precisa ser duplicada e a operação se torna muito mais segura, protegendo o varejo de fraudes, perdas de dados e ataques cibernéticos.

RFID: as etiquetas inteligentes

Você já ouviu falar em RFID? Essas etiquetas inteligentes foram citadas durante a feira como uma oportunidade para o varejista organizar melhor o seu estoque.

O recurso utiliza o sinal de radiofrequência para capturar dados, sendo capaz de identificar um produto no armazém em poucos instantes e com exatidão. Por isso, se você está enfrentando problemas para gerenciar o seu estoque, essa é uma excelente alternativa.

A inteligência artificial e suas oportunidades

O uso da Inteligência Artificial é outra tendência para o varejo. Os robôs serão presenças marcantes no cotidiano das empresas e o machine learning facilitará o trabalho dos colaboradores e ampliará os resultados do setor.

Alguns exemplos chamaram a atenção na feira, como o “Bossa Nova”, apresentado pelo Walmart — que faz uma leitura inteligente para a prevenção de rupturas — e os drones capazes de sobrevoar a loja e avaliar o que está acontecendo em tempo real.

Conseguiu acompanhar os insights da NRF 2019? Não participar da feira não é desculpa para deixar de acompanhar as novidades e tendências para o seu setor. Aliás, tudo o que você viu neste post é importante para o crescimento de sua empresa e pode ser o ponto de partida para inovar e conquistar o seu diferencial no mercado. Mãos à obra!

Gostou deste material e quer se manter atualizado? Confira, agora, as 9 maiores tendências de tecnologia para o varejo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *