Vale a pena investir em serviços de assinatura? Veja como funciona e seus benefícios

Equipe TOTVS | 24 março, 2023

A comodidade de pagar um valor mensal para ter algum tipo de serviço ou produto tem sido almejado por muitos consumidores. E é por isso que muitas empresas têm apostado em criar soluções de assinaturas nos mais diversos nichos.

Estamos falando de economia da recorrência (academias são assim há tempos) que tem ganhado novos desenhos. Isso não só cresceu como se fortaleceu devido à população ter ficado fechada dentro de casa por muitos meses na pandemia da covid-19.

Os negócios precisam criar alternativas e, assim, os clubes de assinaturas passaram a ter destaque. Agora, desde serviços de entrega de alimentos até mesmo assinatura de carros, há um mundo de possibilidades que se pode explorar.

Pensando nessas novas formas de empreender, preparamos um conteúdo voltado para esse novo modelo de vendas. Se você quer conhecer os principais tipos e, claro, como montar um, continue lendo nosso artigo!

O que são serviços de assinatura? Como eles funcionam?

Serviços de assinatura são uma solução que oferece a possibilidade de se assinar um produto ou serviço para se ter acesso contínuo.

Ou seja, é o comércio recorrente de produtos ou serviços. Você paga um valor e, em contrapartida, recebe algo de volta. Os serviços de assinatura funcionam basicamente assim: primeiro, você vai criar opções de planos para o consumidor escolher.

A partir daí, o consumidor vai preencher alguns dados pessoais como nome, endereço, telefone, e-mail e outros, se for necessário.

Também, é preciso selecionar os meios de pagamento que deseja oferecer de acordo com a compatibilidade da sua empresa. Isso pode ser um cartão de crédito ou débito, boleto bancário ou outra. 

No geral, o pagamento costuma ser mensal. Se tudo estiver correto, a compra será confirmada e o cliente pode começar a usufruir dos serviços.

Exemplos de serviços de assinatura

Existem opções para todos os gostos e bolsos. Alguns exemplos são serviços de assinatura de entrega de alimentos, de roupas e, talvez, um dos mais conhecidos seja o de streaming. 

A seguir, vamos trazer uma série de empresas que já investem nesse tipo de negócio!

Serviço de assinatura de entrega de alimentos

Esse tipo de serviço de assinatura se baseia em alimentação, ou seja, oferece algum tipo de comida em troca da assinatura. Isso envolve tanto comidas específicas, como pães e até mesmo a ideia de mercado em casa.

Como a lista de nichos é grande, vamos trazer alguns exemplos.: 

A Caixa Colonial, por exemplo, consiste em um clube de assinatura de produtos artesanais e originários de todas as regiões do Brasil.

Mensalmente, a empresa envia aos assinantes kits de alimentos com 5 a 6 produtos locais, além de informações e dicas sobre o local que é produzido esses itens.

Outro exemplo é a Sociedade da Carne, uma assinatura de cortes para churrasco. São três opções de planos que variam de acordo com a quantidade de pessoas que vão consumir. Todo mês a caixa é enviada com diferentes cortes de raças nobres.

Por fim, há também o Clube do Queijo. Como o nome sugere, ele envia variados sabores de queijo para os assinantes. A ideia é ajudar pequenos e médios produtores do setor a se tornarem mais conhecidos.

São 3 tipos de planos, todos com diferentes curadorias dos melhores queijos artesanais brasileiros.

Serviço de assinatura de livros

O segundo exemplo são os de livros. Há empresas que investem em fazer uma curadoria de obras literárias para enviar aos leitores — sejam aquelas que querem criar o costume de ler ou aquelas que já não sabem qual livro comprar.

E quando o assunto são livros, a TAG Livros é o clube de assinatura literária mais conhecido do segmento. Existem dois modelos de assinatura.

Na Tag Curadoria, o leitor paga uma mensalidade e recebe um livro indicado por um curador. Já no Tag Inéditos, é enviado um best-seller internacional ainda inédito no Brasil com exclusividade para quem assina.

O segundo tipo de serviço de assinatura literária é um clube focado em gestão empresarial: Box Grow. A ideia é oferecer livros para desenvolvimento pessoal e o mundo dos negócios. Sempre é enviado um livro surpresa, uma revista com resumo e exercícios sobre o conteúdo.

Por fim, bem diferente dos dois primeiros, existe também o Leiturinha, maior clube de livros infantis do Brasil. De acordo com o plano, todo mês, é enviado um kit de livros para incentivar o hábito da leitura nas crianças.

Serviço de assinatura de roupas

Passando por mais um tipo, chegamos a um bastante inusitado: roupas. Nesse nicho, os clientes escolhem tipos de peças para receber, de acordo com seu estilo e preferências.

O primeiro exemplo é o clube We Use. A ideia é simples: ao optar pelo plano mais adequado, o cliente vai escolher, por meio do guarda-roupa virtual, até 4 peças de roupas por semana para combinar com o seu guarda-roupa físico. No final, são 16 por mês.

A ideia é que toda semana seja também feita uma troca de sacolas, levando um novo pedido e retirando o anterior para lavagem. Já outra opção é o UStyle, que conta com alguns planos.

O usuário pode escolher se ele quer ser responsável por decidir quais são as peças que vai querer, mensalmente, ou vai deixar o Personal Stylist do clube escolher os looks mensais de acordo com o estilo dele. É possível também trocar e devolver as peças.

Um exemplo de clube de assinaturas de roupas para homens é o UseGentle. Ele não tem mensalidades fixas e nem planos prontos, pois fica a critério do cliente.

O assinante pode escolher se quer receber cuecas, meias e malhas — todas em algodão — e informar o tamanho, cores e a quantidade de cada item. Daí, mensalmente, o assinante tem acesso a esses produtos.

Serviços de assinatura de jogos

Comprar jogos também virou coisa do passado com os serviços de assinaturas de jogos. A ideia é fazer um plano recorrente para que os jogadores possam aproveitar todos os games que fazem parte daquele pacote.

Uma das opções para os brasileiros que desejam assinar jogos é o EA Play, da Electronic Arts Inc. É uma opção interessante para quem curte jogos como FIFA 22, Battlefield, Need for Speed, Plants vs Zombies, entre outros.

Dentro dessa assinatura, ainda, os jogadores podem ter acesso a conteúdos especiais em jogos anteriores e também testar lançamentos futuros antes das pessoas que não assinam.

O segundo exemplo desses clubes é o Xbox Game Pass, conhecido por ser pioneiro nesse aspecto. Além de atualizar o catálogo mensalmente, a assinatura também permite aproveitar os jogos via internet, por meio da assinatura do plano Ultimate.

São mais de 100 jogos e ainda contempla os da EA Play, que falamos antes. Como outra opção também existe o Nintendo Switch Online.

Esse serviço permite salvamento de progresso em jogos da Nintendo na nuvem e também garante o acesso de uma biblioteca de jogos lançados para o NES e SNES. Alguns dos games possíveis são Super Mario Kart 8, Minecraft e Nintendo Switch Sports.

Serviço de assinatura de carros

Um tipo de serviço menos conhecido é o de assinatura de carros. Assim como o de celulares, você tem acesso ao produto enquanto você paga o valor mensal dele. Muitas vezes, é possível trocar com mais facilidade o modelo.

Uma das marcas mais conhecidas nesse nicho mais específico é a Movida. A marca é conhecida por ser uma das maiores do ramo de aluguel de carros e expandiu para esse modelo.

Chamado “Movida ZeroKm”, a opção de carro por assinatura reúne um portfólio de veículos com 42 modelos de carros para o assinante escolher.

A segunda opção do mercado que tem dado certo é a Flua! A empresa foca em oferecer modelos da Fiat e da Jeep diretamente das montadoras de veículos, sendo 17 modelos de carros. Também tem a opção de fazer a assinatura para empresas.

Completando os três exemplos, também existe a Localiza Meoo. Assim como a Movida, a empresa já é conhecida por aluguel de carros.

O portfólio de veículos é bem variado. E a oferta vai de carros econômicos até carros mais luxuosos. Além disso, oferece programas de cashback.

Serviços de assinatura streaming

Para fechar os exemplos de streaming, não poderia faltar os serviços de assinatura streaming. Esses são os mais conhecidos, no qual acontece transmissão de conteúdos sem precisar baixar o programa, ou seja, pela própria internet.

O streaming abarca vários mercados, dentre eles o mais conhecido são os de audiovisual. A Netflix, HBO, Amazon Prime, Disney, Star+ e Apple são alguns dos exemplos de assinaturas.

Elas costumam ser pagas de forma recorrente e, assim, o cliente pode assistir a filmes e séries produzidas pela própria plataforma e fora dela também. Em relação a músicas, o Spotify e o Deezer são as duas soluções mais conhecidas.

Elas operam no formato freemium: serviço grátis com planos pagos para dar acesso a mais funcionalidades. Os serviços permitem acessar conteúdos de quase todas as bandas e artistas que existem no mundo.

E ainda, na literatura, existe o Kindle Unlimited, serviço de leitura da Amazon. Assim como os citados acima, é possível ter acesso a produtos e serviços pagando uma assinatura mensalmente.

Quais são os benefícios de investir nesse tipo de negócio?

Investir nesse segmento é uma grande oportunidade de aproveitar um mercado favorável. A pandemia foi responsável por catalisar essa introdução no território nacional e, mesmo após o fim do isolamento social, esses clubes continuam com força.

Não é por acaso que, segundo dados trazidos pelo Estadão sobre a pesquisa da da empresa de serviços financeiros UBS, a previsão é que o setor atinja US$1,5 trilhão em 2025.

Isso é quase o dobro do valor estimado em 2021, que estava na casa dos US$650 bilhões. Mas não é só essa pesquisa que encara com positividade esse mercado.

De acordo com os dados da Vindi, também em 2021, as compras por assinatura tiveram um aumento no volume de vendas muito significativo em relação aos outros tipos de empresas: foi 65% de crescimento contra 28%.

Com esses números, fica difícil não perceber os benefícios de investir nesse negócio, principalmente por ser relativamente novo e isso dá mais margem de inovação, não é mesmo?

Mas se ainda não for o suficiente, é possível ir além do aspecto mercadológico desse tipo de economia. Outras vantagens de investir nesse serviço são:

  • maior fidelização do cliente a longo prazo;
  • possibilidade de criar relacionamento direto com o consumidor;
  • previsibilidade e aumento da receita mensal.

Como montar um serviço de assinatura?

Claro que ninguém consegue começar um serviço de assinatura do dia para noite. É preciso planejamento. E para isso, há algumas dicas que podem ajudar empreendedores a dar os primeiros passos:

  • defina bem qual vai ser seu produto: antes de começar, é sempre importante ter bem definido qual serviço será ofertado. Procure um nicho que tenha demanda, mas que não esteja já saturado;
  • calcule corretamente o valor do serviço: também é necessário pensar no preço a ser cobrado. Para isso, vale lembrar que é preciso cobrir os custos e ainda obter lucro;
  • estabeleça uma excelente logística de entrega: essa dica vale para serviços que exigem entrega de produtos fisicamente. Por isso, avalie qual será seu perímetro de envio e se você vai conseguir atendê-lo bem e no prazo;
  • faça testes antes de começar a lançar o serviço: se for possível, experimente simular o serviço para ver quais opções funcionam melhor e com qual público;
  • invista em um bom sistema de pagamento: finalmente, para garantir eficiência e segurança nas transações financeiras, é importante investir em sistemas de pagamento da melhor qualidade possível.

TOTVS Recorrência

Nenhum serviço de assinatura consegue ter longevidade sem uma boa plataforma de pagamento para recorrências. E essa é uma das primeiras coisas que você deve se preocupar na hora de criar seu clube.

O TOTVS Recorrência é a melhor solução do mercado para isso. Estamos falando de uma tecnologia ideal para automatizar o controle de pagamentos e a gestão de cobranças recorrentes.

Com ele, sua empresa garante maior fidelização de clientes com campanhas de descontos, cupons e promoções para escalar o negócio.

E, ao mesmo tempo, fica mais fácil reduzir a taxa de inadimplência com gestão completa do processo de cobranças e visão 360° dos contratos em tempo real!

Se você procura um sistema assim, conheça mais sobre o TOTVS Recorrência!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Os serviços de assinaturas nada mais são do que o comércio recorrente de produtos ou serviços, que apesar de não ser necessariamente novo, tem ganhado outras roupagens — com novos nichos.

Construir outras formas de negócio no varejo acontece de várias formas, e quando pensamos na estabilidade de receita que essa solução oferece, ela tem sido muito vantajosa. Além disso, se consegue conquistar maior fidelização dos clientes.

Mas para tudo isso acontecer, é preciso apostar em algumas estratégias: saber calcular o preço de forma inteligente, ter uma boa estrutura de entrega quando for o caso e, claro, investir em um bom sistema de pagamentos para gestão de assinaturas.

O TOTVS Recorrência é uma das soluções ideais para isso, solução contratada por assinatura e roda 100% online.

E se você quer continuar mergulhando nesses conteúdos de negócios, lojas e vendas, leia também sobre estoque de segurança!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.