Great Place to Work: a importância de um ótimo ambiente organizacional e como adquirir o selo

Equipe TOTVS | 13 janeiro, 2023

Great Place To Work, você com certeza já viu esse termo por aí, certo? Sinônimo de excelência no ambiente de trabalho, é um selo dado para empresas que se destacam quando o assunto é cultivar uma boa cultura organizacional.

Na tradução do termo, teríamos algo como “Ótimo Lugar para Trabalhar“. Ou seja, que a empresa se preocupa e continuamente investe na satisfação do time de colaboradores.

Em tempos de movimentos como o “quiet quiting”, é fundamental ter uma operação que valoriza o profissional de forma integral.

Para garantir a excelência na implementação do projeto proposto pelo instituto, eles fornecem um selo de aprovação após certificar que a instituição avaliada atende aos principais critérios.

Criado nos EUA na década de 1980, o GPTW ganhou o mundo todo desde então, inclusive o Brasil.

Portanto, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre este certificado, quais os caminhos para subir no ranking e as boas práticas para enquadrar suas empresa nos pré-requisitos.

Great Place to Work: o que é?

Great Place to Work é um instituto que avalia e certifica os locais de trabalho com base nas experiências dos funcionários. É também o nome do selo que atesta o cuidado dessas empresas com o ambiente, cultura e clima organizacional.

Seu criador foi o jornalista Robert Levering que, em meados da década de 1980, buscava dados para escrever um livro sobre as melhores empresas para  se trabalhar nos Estados Unidos.

O resultado dessa pesquisa foi o levantamento de 100 empresas americanas consideradas pelos próprios trabalhadores como lugares incríveis para trabalhar.

Tudo isso trouxe a epifania que Levering precisava para se juntar a Amy Lyman e transformar as descobertas em uma metodologia que pudesse ser replicada nas demais empresas dos EUA e do mundo.

Um local de trabalho pode ser certificado como um Great Place to Work quando cria uma cultura positiva e colaborativa que valoriza os pontos fortes únicos de seus membros de equipe.

Não apenas isso, mas um ambiente que reconhece as contribuições que eles fazem para suas comunidades e oferece oportunidades significativas para que todos se desenvolvam e atinjam seu pleno potencial. 

totvs rh

Como funciona o Great Place to Work?

O instituto GPTW é o responsável por analisar as empresas e premiá-las com o selo.

Contudo, não é um processo simples e depende de um sistema de ranking.

Aqui no Brasil, a comparação é feita a partir de dados de milhares de empresas que já obtiveram o selo criando assim parâmetros adequados à nossa cultura.

Também há uma divisão por categorias, afinal, seria injusto comparar as condições de uma indústria multinacional com as de uma empresa de médio porte, por exemplo.

As principais categorias do ranking são:

  • Multinacionais;
  • Nacionais (de grande, médio e pequeno porte);
  • Regionais (que atuam em nível Estadual);
  • Setoriais (setor de atuação da empresa);
  • Temáticas (Gênero, LGBT+, Étnico Racial).

Uma vez que a empresa atinge os critérios para premiação nacional, poderão ser avaliadas também nos rankings da América Latina e posteriormente na disputa mundial.

A empresa de papéis brasileira Irani, por exemplo, ficou na 39ª posição no ranking global do setor de indústrias no ano de 2022.

Importante ressaltar que para acessar os questionários e os relatórios do GPTW, a instituição tem planos mensais pagos que vão variar de acordo com o número de funcionários da empresa.

Os valores vão de R$225 ao mês até mais de R$2000 dependendo da quantidade de colaboradores, e o selo tem validade de 1 ano.

Isso porque, o Great Place To Work considera que a situação em uma companhia pode mudar e esta deixar de ser um ótimo lugar para se trabalhar.

O que é avaliado para definir o potencial das organizações?

A principal forma que o GPTW utiliza para avaliar o ambiente de trabalho de uma organização é o questionário trust index.

Também chamada de pesquisa de clima organizacional, é esse documento que provê um diagnóstico detalhado da visão dos trabalhadores quanto ao ambiente que estão inseridos no dia a dia da instituição.

Fica a cargo do RH da empresa fazer a solicitação para que os colaboradores respondam o questionário, que vai avaliar a experiência deles dentro de 5 critérios:

  • Respeito
  • Orgulho
  • Camaradagem
  • Credibilidade
  • Imparcialidade

Para entender melhor, vamos descrever a seguir cada uma dessas dimensões analisadas.

Respeito

Este primeiro item serve para medir o quanto os funcionários da empresa se sentem valorizados e respeitados nas relações interpessoais.

Isso engloba não apenas seus gestores e líderes, mas também os colegas de trabalho.

Com essa mensuração é possível ter uma ideia se o ambiente é considerado respeitoso pelos trabalhadores.

Orgulho

Talvez este seja um dos itens mais importantes dessa lista, pois trata da satisfação dos funcionários na atividade que exercem.

Estar orgulhoso da sua contribuição profissional é um sentimento que gera muito engajamento dos colaboradores, portanto é um indicador relevante para análise GPTW.

Vale dizer que se orgulhar do que faz não está necessariamente ligado a fazer o que se tem paixão, mas sim, em entender o propósito daquela atividade e ter orgulho do resultado que é produzido.

Camaradagem

Se considerar também a hierarquia da empresa, a camaradagem anda muito próxima do respeito.

As relações hierárquicas devem ser respeitadas, porém o dia a dia pode ser de bastante camaradagem.

Isso consiste em entender as necessidades individuais dos colaboradores e que entre eles mesmos seja criado esse ambiente de cooperação mútua.

Por exemplo, imagine que o Julio do financeiro está preocupado com uma prova importante que irá prestar para conclusão do seu mestrado. 

Como seu colega Marcos já sabe disso, se propõe a assumir um pouco mais das responsabilidades para que o companheiro de trabalho possa ter tranquilidade nesse momento atribulado.

Atingir esse nível de cooperação em todos os setores, cria um ambiente de confiança para que cada um possa expressar suas necessidades e para que adequações pontuais sejam propostas pelo time, dispensando por vezes a intervenção de gestores.

Credibilidade

Criar um ambiente de confiança é algo que pode ser mensurado e por isso o trust index aborda a credibilidade.

Considerando a visão que os funcionários têm perante a seus líderes, o questionário avalia o quanto estes têm confiança nas lideranças da empresa.

Também é avaliado como os colaboradores percebem a credibilidade da empresa junto ao mercado, analisando se as comunicações externas fazem jus ao que é visto no ambiente interno.

Imparcialidade

Por fim, o questionário analisa também a isonomia dentro da organização.

Isso é medido a fim de compreender se todos os profissionais se tratam de forma imparcial entre si e também pelas lideranças,  sem distinções de nenhuma natureza.

Quais são os benefícios de ter o certificado Great Place to Work?

Um dos grandes benefícios de buscar o selo Great Place To Work é promover um ambiente organizacional no qual os colaboradores se sentem confortáveis e motivados.

Muitas vezes nem a oferta de salários maiores é suficiente para retirar um talento de uma empresa realmente ótima de se trabalhar.

Além da retenção, também favorece a atração de novos talentos, sendo uma ótima forma de qualificar os seus times buscando exímios profissionais no mercado.

Outro ponto favorável é que, ao trabalhar em um ambiente que promove a satisfação pessoal, naturalmente os colaboradores vão ser mais produtivos e até mais propositivos.

Como participar do Great Place to Work?

Para adquirir o selo de Great Place to Work, é preciso passar pela jornada de certificação que você pode conferir no próprio site do instituto.

Em resumo, os passos a serem seguidos são:

  1. Escolha o plano adequado para o tamanho e número de funcionários da sua operação.
  2. Faça a contratação do plano escolhido.
  3. Após a confirmação do pagamento, o GPTW executa o onboarding e libera o acesso aos materiais e a plataforma do instituto, em seguida indica quais serão os próximos passos.
  4. Com os acessos liberados você pode solicitar ao RH da sua empresa para que comunique os funcionários sobre a aplicação do questionário trust index.
  5. Os resultados serão compilados pelo instituto e se a amostra mínima de participantes for atendida bem como a nota mínima de 70, a sua empresa adquire o selo de Great Place to Work.
  6. Uma vez certificada sua empresa se qualifica para participar dos ranking GPTW podendo concorrer às premiações.

Como conseguir o selo Great Place to Work?

Como visto acima, o selo é atribuído a empresas que tenham o número mínimo de respondentes e atinjam a nota mínima de 70 na avaliação da GPTW.

E, para atingir o nível de satisfação de colaboradores que garanta a nota de corte, as dicas a seguir serão úteis para sua organização.

Tenha uma cultura organizacional forte

Não é incomum vermos empresas com a missão, visão e os valores expostas nas paredes para todos verem, mas no dia a dia nada daquilo é refletido nas atitudes da equipe e dos gestores.

Uma cultura organizacional forte é aquela que pode ser resumida em alguns conceitos simples para que seja rapidamente assimilada por novos colaboradores.

O processo deve começar já na entrevista, onde se for detectada a incompatibilidade entre o candidato e a cultura da empresa, a contratação não deve prosseguir. 

Vale mais a pena contratar alguém alinhado com o propósito e os valores da instituição e aprimorar suas habilidades, do que trazer um bom profissional que simplesmente não se encaixa na cultura organizacional da instituição.

O equilíbrio do ambiente pode ser muito afetado por esse tipo de desalinhamento, portanto o ideal é evitar esse tipo de situação.

Disponibilize bons benefícios

Cada vez mais vemos que os profissionais têm valorizado os benefícios oferecidos mais até do que o salário em si na hora de decidir qual oferta de emprego vão aceitar.

Isso se deve ao fato de que alguns benefícios como plano de saúde, por exemplo, trazem mais tranquilidade para execução de suas atividades. 

Fora que geralmente há mais vantagens em planos oferecidos pelas empresas do que aqueles contratados por conta própria.

Outro ponto importante é aderir aos benefícios flexíveis, que permitem aos próprios colaboradores decidirem quais escolher dentro de um orçamento predefinido.

Invista no desenvolvimento dos funcionários

Os funcionários valorizam benefícios pelos motivos óbvios, mas além disso, é importante oferecer também opções de desenvolvimento profissional.

Pense bem: que colaborador vai ficar plenamente satisfeito executando a mesma função por anos a fio sem perspectiva de crescimento?

Portanto é preciso oferecer ferramentas, treinamentos e campo para que os colaboradores possam se desenvolver.

Quando a empresa promove essas condições, isso eleva o engajamento do profissional e por conseguinte o deixa mais satisfeito.

Garanta uma boa comunicação empresarial

Você não vai saber o que deixa sua equipe satisfeita se não se comunicar com eles.

Há vários mecanismos para fazer isso de forma efetiva, como aplicação de pesquisas internas, reuniões com lideranças e até mesmo confraternizações com dinâmicas informais.

Incentive a cultura do feedback

É imprescindível que dentro do ambiente da empresa exista uma cultura de feedback.

Ou seja, os funcionários devem trazer insights de forma natural e não apenas quando são solicitados por algum líder.

Dessa forma fica bem mais simples acompanhar os níveis de satisfação dos trabalhadores e gerar insights para aprimorar o ambiente de trabalho.

Estruture um plano de carreira para os colaboradores

Reconhecer o bom trabalho do funcionário é importante, contudo é preciso ir além do “tapinha nas costas”.

Se o objetivo é fazer o seu negócio crescer, então por que não ter colaboradores crescendo juntos?

É importante que isso seja feito de forma sistemática dentro de uma metodologia bem clara, pois isso vai servir de motivação.

Evite cair no lugar comum de apenas prometer que se trabalharem duro poderão ter a chance de subir de cargo

Desenvolva uma estrutura em que um plano de carreira seja realizável.

Por exemplo, uma atividade de junior precisa ser exercida com excelência por pelo menos 6 meses para que o funcionário possa pleitear a posição de pleno.

Sair da abstração e trazer a situação para algo mais concreto aumenta a confiança do trabalhador na instituição.

Somado a tudo isso que foi dito, cabe à empresa fornecer qualificações para que o plano de carreira possa ser acessível à equipe.

Tecnologias para RH da TOTVS

Neste momento, você deve estar pensando que são muitos itens a serem considerados na hora de enquadrar sua empresa nos critérios do GPTW.

Para que essa adequação seja eficiente, é altamente recomendável contar com tecnologias que auxiliem a gestão dos processos da área de recursos humanos.

Ao automatizar as tarefas burocráticas como admissões, controle de turno, frequência, folhas de pagamento etc., sobra mais tempo para fazer do ambiente um Great Place to Work.

Considerando essas necessidades, os sistemas de RH da TOTVS têm o que é necessário para otimizar os processos do Recursos Humanos na sua empresa.

Não à toa, somos líderes neste mercado e nossas soluções são inovadoras e de altíssima qualidade, inclusive já foram reconhecidas por dez vezes consecutivas como Top Of Mind de RH, em eleição feita por especialistas da área.

Portanto, se você busca adequar sua empresa para adquirir a certificação de Great Place to Work, conheça os sistemas e aplicações da TOTVS para a área de RH e todos seus recursos.

Conclusão

A Great Place to Work é a instituição responsável por certificar e ranquear empresas como as melhores para se trabalhar na visão dos próprios colaboradores.

Seus critérios foram muito bem estudados e transformados em uma metodologia que há décadas vem comparando e premiando empresas que criam ótimos ambientes organizacionais.

Seguindo as recomendações que apresentamos você terá o caminho para conseguir o selo GPTW e aproveitar os benefícios dessa certificação.

Com uso da tecnologia para uma melhor gestão de RH, suas chances serão ainda maiores, portanto veja o que os sistemas de RH da TOTVS podem fazer por sua empresa.

E, para continuar de olho em nossos conteúdos, aproveite e assine a newsletter e receba artigos como esse direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.