retencao-de-clientes

Retenção de clientes: Como o CRM pode ajudar?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 17 abril, 2020

Manter uma boa relação com o cliente pode ser tão importante quanto conquistar novos leads. Sabendo disso, é essencial em uma solução que auxilia na retenção de clientes e em sua fidelização.

O CRM (Customer Relationship Management) é a ferramenta ideal para isso. Com ele, é possível identificar os hábitos de consumo e monitorar as interações dos consumidores com a empresa. Entenda mais sobre as principais vantagens em implementar essa solução no seu negócio:

A importância da retenção de clientes

Os esforços para captar ou transformar leads em novos clientes é muito maior e gera mais investimento do que o custo de retenção de clientes que já consomem seu produto.

É por esse motivo que cada vez mais as empresas se preocupam em reter clientes oferecendo um bom atendimento e mantendo um relacionamento saudável com o consumidor. Essa deve ser uma das prioridades para o setor de marketing, além de aumentar o público.

A fidelização de clientes é importante para a vida financeira da empresa. Além disso, um cliente fidelizado pode, inclusive, trazer mais leads através da indicação. Portanto, esse é um ponto que deve ser levado a sério para o crescimento do negócio.

Nova call to action

Como o sistema CRM pode ajudar na retenção de clientes?

O relacionamento com o cliente vai muito além de ofertas, é sobre estar sempre próximo a ele para que sua marca seja sempre lembrada. Veja a seguir como o sistema CRM pode ajudar com isso:

Faça o cadastramento

Primeiro, é sempre importante fazer o cadastramento de todos os leads e clientes no sistema CRM. Desse modo, é possível captar dados importantes sobre eles, como dúvidas, objetivo de compra, entre outros. São informações que podem ajudar na estratégia da empresa para fidelizar clientes.

A partir do momento que a companhia possui essa base de dados, o trabalho de investigação para conhecer mais sobre seu público fica muito mais fácil. Por esse motivo, é preciso usar a ferramenta sempre que possível.

Mantenha contato

Manter o contato com o lead ou com o cliente após a venda é outra maneira de retê-lo. No caso da contratação de serviços, por exemplo, quando o cliente demora a assinar o contrato é importante conversar com ele sobre sua hesitação e dúvidas. Isso pode contribuir para que ele veja que a empresa o valoriza.

Construir esse tipo relacionamento com o público é essencial. Por meio do CRM, é possível gerenciar os leads e verificar oportunidades para entrar em contato com eles e finalizar vendas. Essa solução proporciona mais controle sobre essas oportunidades, além de fazer o acompanhamento das atividades.

Monitore o funil de vendas

Outra vantagem de contar com um CRM é poder controlar o funil de vendas. O funil representa a etapa no processo de venda em que ele está inserido. Por isso é tão importante que a empresa consiga transferir o lead ao ponto do funil em que ele está pronto para efetuar a compra.

Com essa solução tecnológica é possível saber todo o roteiro do processo de venda, além de entender também o que precisa ser feito para que o consumidor passe para a próxima etapa do funil. Atravessar todas essas etapas pode ser a chave para a retenção de clientes.

Analise o lifetime value

O índice de lifetime value indica o valor de cada cliente para a empresa. Com essa métrica é possível verificar o investimento feito por cada consumidor em seu negócio e seu rendimento durante o relacionamento com ele.

O CRM permite visualizar esses dados e, por meio deles, o gestor toma decisões estratégicas. A partir disso, é possível desenvolver estratégias de marketing e para alinhar a comunicação da empresa conforme seus objetivos.

Envie campanhas segmentadas

O sistema também faz o disparo de campanhas segmentadas para cada tipo de cliente. Ou seja, aquele que ainda está no topo do funil receberá conteúdo específico para ele. Já o cliente que está no fundo, receberá outro tipo de conteúdo.

Usando como exemplo o lançamento de um novo serviço ou produto da sua companhia. Você pode usar essa funcionalidade para os clientes certos ao invés de desperdiçar esforços e não conseguir converter em vendas.

Integre outras soluções

Para potencializar o uso do CRM, invista em soluções que possam ser integradas a essa tecnologia. Um exemplo disso é o ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão que centraliza todas as operações do negócio, dando mais controle ao gestor.

Com essas duas soluções integradas é possível obter ainda mais vantagens que contribuem para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Além disso, esse software de gerenciamento pode ser personalizado segundo as principais necessidades da organização.

Desse modo, é possível automatizar processos, tornando as operações mais eficientes, além de mais ágeis e com menos erros. Entenda mais sobre como o ERP funciona e os módulos que podem ser contratados.

Comentarios

  1. Oziel Braz

    Muito om mesmo, excelente vou aprofundar me nesse tudo.

    1. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS

      Olá Oziel, ficamos felizes que tenha gostado. Estamos preparando um webinar para falar sobre dicas e estratégias para quem precisa conhecer a fundo seus clientes.
      Quer saber mais? Clique aqui e inscreva-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *