Como motivar uma equipe? Conheça 14 estratégias infalíveis!

Equipe TOTVS | 13 agosto, 2022 - Atualizado em 03 janeiro, 2023

Colaboradores engajados são sinônimo de produtividade, qualidade e sucesso para a empresa, mas nem sempre é fácil saber como motivar uma equipe de trabalho. 

Esse é um desafio compartilhado por muitos gestores. Mas, quando ações motivacionais são bem aplicadas, o retorno é altamente positivo tanto para o time quanto para o desenvolvimento da organização como um todo.

Ao manter os colaboradores motivados, é possível aumentar a produtividade, assim como a qualidade das entregas. Na prática, isso impulsiona o crescimento da empresa no mercado.

Por isso, é importante conhecer estratégias capazes de impulsionar a equipe no dia a dia e, principalmente, entender como implementá-las de forma eficiente.

Neste conteúdo, você vai conhecer práticas infalíveis para manter os colaboradores motivados e ainda descobrir como a tecnologia pode ajudar nesse processo.

Continue a leitura para conferir as dicas sobre como motivar sua equipe que nós selecionamos especialmente para você!

14 dicas para motivar sua equipe de trabalho

O primeiro passo para entender como motivar uma equipe é ter em mente a importância de promover uma gestão humanizada, com valorização pessoal, bom clima organizacional e cuidado com o bem-estar dos colaboradores.

Para isso, estabelecer uma boa cultura organizacional é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho adequado, assim como a prática de ações motivacionais para a equipe. 

Esse processo exerce papel fundamental no aumento da produtividade e da lucratividade da empresa, além de contribuir para o crescimento do negócio no mercado. 

Neste contexto, existem estratégias específicas e indispensáveis para trabalhar esse ponto na empresa e elas são mais simples do que você imagina. 

Para ajudar, nós separamos as principais para compartilhar com você. Confira a seguir dicas sobre como manter uma equipe motivada. 

  1. Tenha metas bem definidas e compartilhe-as;
  2. Demonstre qual é a importância da equipe;
  3. Ofereça um ambiente de trabalho confortável e agradável;
  4. Invista na comunicação interna;
  5. Encoraje e motive verbalmente;
  6. Faça dinâmicas para motivar a equipe;
  7. Invista na integração dos funcionários;
  8. Implemente ações colaborativas e desafios;
  9. Reconheça o bom trabalho;
  10. Dê autonomia aos colaboradores;
  11. Incentive a criatividade e a inovação;
  12. Estimule o momento de descanso dos funcionários;
  13. Ofereça treinamentos;
  14. Reúna-se regularmente com os colaboradores.

1. Tenha metas bem definidas e compartilhe-as

As metas são fundamentais para direcionar os colaboradores e estimular o engajamento, mas é preciso estabelecer objetivos claros e realistas para evitar a frustração do time.

Muito além de definir metas alcançáveis de acordo com a realidade da empresa, é importante compartilhá-las com a equipe. 

Dessa forma, todos sabem exatamente para que estão trabalhando e conseguem manter as tarefas alinhadas aos objetivos da organização. 

Isso também gera uma identificação por parte dos colaboradores em relação ao trabalho, o que contribui para manter a motivação diária. 

2. Demonstre qual é a importância da equipe

A falta de valorização é uma das grandes inimigas da motivação, por isso é importante demonstrar a importância de cada colaborador para a evolução da organização.

Para criar um sentimento de identificação, a pessoa precisa entender qual é o seu papel dentro do plano maior e como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa.

Neste contexto, os gestores devem falar sobre como cada um se encaixa no processo e reforçar a importância de todos nas diferentes etapas necessárias para alcançar as metas definidas. 

3. Ofereça um ambiente de trabalho confortável e agradável

Trabalhar em um ambiente agradável torna a experiência muito mais satisfatória, não é mesmo? As condições do local de trabalho impactam diretamente na produtividade e na motivação do time. 

Por isso, é necessário construir uma estrutura confortável para os colaboradores, tanto em relação ao espaço físico quanto às questões de cultura e convivência. 

Ofereça equipamentos adequados para a realização das atividades, fomente a cultura organizacional e trabalhe a comunicação eficiente entre os integrantes do time. 

4. Invista na comunicação interna

Falando em comunicação, não podemos deixar de destacar a importância de desenvolver uma boa troca entre a equipe.

A comunicação interna deve ser clara, transparente e não-violenta. Para isso, é preciso estimular a interação entre os colaboradores e também com os gestores, que devem estar abertos aos feedbacks do time.

Esses retornos são importantes para entender o que está acontecendo internamente, como as atividades estão fluindo no dia a dia e, dessa forma, identificar possíveis ajustes visando a otimização dos processos.

Além disso, um ponto importante para entender como motivar uma equipe é oferecer feedbacks construtivos aos profissionais, direcionando-os ao desenvolvimento de acordo com as habilidades de cada um. 

5. Encoraje e motive verbalmente

Aliado a dica sobre feedbacks construtivos, entender como motivar uma equipe é fundamental para encorajar e fortalecer os colaboradores, incentivando a autonomia nas atividades diárias.

Isso é uma parte importante da boa comunicação interna e contribui diretamente para a motivação do time. 

Muitas vezes, uma simples frase pode fazer toda a diferença para que o trabalhador se sinta valorizado pelos gestores e pela própria empresa.

Confira algumas frases para se inspirar e saber o que falar para motivar sua equipe: 

  • “Vamos dar o nosso melhor juntos para alcançarmos essa meta”;
  • “Não conseguimos atingir o objetivo dessa vez, mas o esforço de cada um foi fundamental e vamos superar a meta da próxima!”;
  • “Estamos alcançando resultados excelentes graças ao comprometimento de cada um, parabéns a todos”;
  • “Obrigada pela dedicação e trabalho incrível de cada um de vocês”. 

Essas frases podem ser compartilhadas com a equipe em apresentações, workshops, no dia a dia, em reuniões ou até mesmo em canais de comunicação interna, como e-mails, por exemplo.

Acima de tudo, elas servem de inspiração para que você, como líder, consiga incentivar o time, principalmente em momentos mais complicados.

6. Faça dinâmicas para motivar a equipe

Incluir uma dinâmica para motivar a equipe ao longo da semana ajuda a recarregar as energias, além de ser uma forma de ampliar o conhecimento dos colaboradores.

Aqui, existem inúmeras possibilidades de ações que podem contribuir para manter os profissionais motivados e ao mesmo tempo aprimorar as habilidades para conseguir resultados cada vez melhores.

Para isso, é importante buscar atividades atualizadas, atrativas e relevantes. Dessa forma, a experiência tende a ser mais proveitosa e o conteúdo absorvido com mais eficiência, o que garante a satisfação do colaborador. 

7. Invista na integração dos funcionários

Para manter o alinhamento das tarefas e da cultura organizacional, trabalhar a integração dos funcionários é um dos pilares mais importantes para o sucesso.

Quando pensamos em motivar uma equipe, é importante ter em mente a importância de construir esse sentimento de união e trabalho conjunto. Neste ponto, as dinâmicas também são grandes aliadas.

Além delas, existem outras ações que contribuem para a integração, como:

  • onboarding de novos funcionários;
  • eventos e reuniões voltados para a integração;
  • incentivo da interação entre diferentes setores;
  • transparência nos processos internos, garantindo que todos conheçam as funções de cada setor. 

8. Implemente ações colaborativas e desafios

Inserir pequenos desafios colaborativos é uma forma de dinamizar a rotina de trabalho, evitando a sobrecarga ou aquela sensação de dias muito repetitivos, que pode gerar insatisfação no colaborador.

Essas ações também contribuem para desenvolver a autoconfiança dos integrantes da equipe, além de incentivar o aprimoramento de habilidades e a interação entre os profissionais.

9. Reconheça o bom trabalho

Falamos aqui sobre a importância da valorização e um dos passos para colocá-la em prática é reconhecer os esforços de cada pessoa que integra o seu time. 

Isso significa celebrar as conquistas, mas também valorizar o desempenho dos colaboradores nos momentos de dificuldade. 

Esse reconhecimento pode vir em forma verbal, por meio de conversas coletivas ou individuais, ou ainda através de recompensas.

10. Dê autonomia aos colaboradores

Rotinas e culturas muito rígidas tendem a desmotivar os colaboradores, por isso dar autonomia é também um plano de ação para motivar equipes e até mesmo incentivar a autogestão. 

Permitir maior flexibilidade na realização de tarefas ou na estruturação de horários são ações que contribuem para o aumento da produtividade e auxiliam na disciplina. 

Aqui, é necessário estabelecer metas claras e estruturar bem as entregas para que nenhuma tarefa seja realizada fora do prazo.

11. Incentive a criatividade e a inovação

Como já falamos, a rotina com repetição de atividades pode desestimular o funcionário, por isso é importante buscar maneiras de driblar esse problema.

Na prática, é possível incentivar a criatividade e a inovação ao propor projetos diferentes, mesmo que pequenos, incluindo processos diferentes daqueles realizados no dia a dia da empresa. 

12. Estimule o momento de descanso dos funcionários

Com a era digital, veio também a era da produtividade. A necessidade de estar sempre conectado e sendo produtivo pode ter reflexos muito negativos para os profissionais.

Isso pode levar a uma sobrecarga de trabalho, levando a uma insatisfação com o âmbito profissional, além de afetar a saúde física e mental dos trabalhadores.

Ações como motivar uma equipe com dinâmicas, boa comunicação interna, abertura para feedbacks e valorização pessoal são passos importantes para evitar esse cenário, mas nada disso substitui a necessidade de descanso.

Por isso, é fundamental estimular esse momento de “desconexão” com o trabalho. 

Neste contexto, incentive os colaboradores a ter momentos de descanso, autocuidado e lazer ao longo da semana

13. Ofereça treinamentos

Os treinamentos são investimentos importantes não só para desenvolver habilidades e expandir o conhecimento dos colaboradores, mas também para demonstrar o interesse nessas pessoas.

Muitas vezes, é um desafio entender como motivar sua equipe nesses processos, por isso é preciso pensar de forma estratégica. 

Traga treinamentos ágeis, atrativos e que realmente vão complementar o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe. 

Essa ainda é uma outra forma para evitar uma rotina muito maçante e trabalhar ações diferentes dentro da organização, estimulando os colaboradores a serem mais criativos, produtivos e assertivos.

14. Reúna-se regularmente com os colaboradores

Além de manter a organização das tarefas e facilitar o acompanhamento do trabalho, as reuniões são o momento de estreitar o relacionamento com a equipe, principalmente no sistema de trabalho híbrido

Durante esses encontros, que devem acontecer regularmente, o líder pode reforçar as metas alcançadas, reconhecer o desempenho dos colaboradores e incentivar o time.

Vale destacar que as reuniões não precisam ser longas: bastam alguns minutos para alinhar as tarefas da semana, passar recados importantes e dar aquela palavra de motivação.

Neste momento, também é possível compartilhar detalhes sobre processos internos, assim como experiências e conhecimentos pessoais. Afinal, nada como motivar uma equipe com o seu bom exemplo, não é mesmo?

A tecnologia como aliada na motivação de equipes no varejo

A tecnologia se tornou uma grande aliada do varejo em diversas situações, como por exemplo, auxiliando a motivar uma equipe de vendas a partir da automação de processos repetitivos.

Comentamos ao longo deste conteúdo sobre como a repetição de atividades pode desmotivar os colaboradores, mas já existem formas de contornar isso com facilidade.

O uso de algumas soluções tecnológicas permite direcionar as competências desses profissionais para ações mais estratégicas dentro da empresa, aumentando o nível de satisfação. 

Veja os principais benefícios da tecnologia na motivação da equipe:

  • reduz falhas e necessidade de retrabalho;
  • melhor visibilidade das tarefas e das metas;
  • aumento da produtividade individual e coletiva;
  • reduz a sobrecarga de trabalho e evita problemas como a síndrome de burnout;
  • oportunidades de ser mais criativo e trazer ideias inovadoras para a empresa.

Conheça as tecnologias TOTVS para o Varejo

Dentre as ferramentas trazidas pela tecnologia para o setor do varejo, aquelas voltadas para a comunicação e integração exercem papel fundamental no crescimento das empresas.

As estratégias omnichannel, por exemplo, ajudam a oferecer uma experiência de alta qualidade para os clientes, o que aumenta as chances de fidelização e, consequentemente, os lucros. 

Para otimizar essas operações, existem sistemas desenvolvidos com funcionalidades voltadas à gestão dessas estratégias. 

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Assim, é possível vender produtos de qualquer estoque, entregando a partir de uma loja diferente quando necessário.

Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações para varejistas!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Sem dúvidas, colaboradores engajados contribuem de forma muito mais efetiva para a empresa, mas, como vimos, é preciso saber como motivar uma equipe para garantir esse comprometimento.

Ao longo deste conteúdo, compartilhamos ideias para motivar a equipe e garantir o desenvolvimento dos colaboradores e também da organização.

Existem ações simples, como a valorização dos profissionais, treinamentos e o incentivo a integração entre os colaboradores, que fazem toda a diferença nesse processo.

Para a empresa, a motivação gera inúmeros benefícios, que podem ser ainda mais potencializados com o auxílio de ferramentas tecnológicas como a plataforma omnichannel da TOTVS. 

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir outras dicas exclusivas para a gestão varejista no nosso blog!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.