tendências de mercado 2020

Previsões e tendências de mercado para 2020

Equipe TOTVS | INOVAÇÕES | 25 dezembro, 2019

É certo que 2019 deixa alguns desafios diante do cenário econômico do Brasil. O próximo ano exigirá criatividade e inovação para obter resultados mais positivos. A seguir, abordaremos mais especificamente as tendências de mercado 2020 e a situação de determinados setores da economia para o próximo ano.

Cenário do agronegócio

Em 2019, as tendências econômicas do agronegócio se mostraram mais favoráveis do que no ano anterior. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio nacional teve alta de 1,38% em 2019.

O setor da pecuária teve grande parcela de responsabilidade sobre o resultado positivo do PIB do agronegócio. Isso porque houve variações positivas de 2,76% e ampliação dos segmentos da cadeia produtiva. Mesmo com o aumento nas rações e medicamentos para os animais, houve crescimento na demanda internacional por proteínas. 

Segundo o relatório das Projeções do Agronegócio no Brasil 2010/11 a 2020/21, para os próximos anos, são tendências de produtos dinâmicos, tanto na produção interna como nas exportações:

  • Algodão; 
  • Soja;
  • Carne bovina;
  • Carne de frango;
  • Açúcar;
  • Papel,
  • Celulose.

Setor de serviços em 2020

Outro setor que indica crescimento é o de serviços. Em julho foi registrado aumento de 0,8%, segundo uma divulgação feita pelo IBGE. Foi a terceira alta do ano, o que aumentou a confiança no segmento. Dentre as atividades que ganharam destaque estão o ramo de informação e comunicação, transportes, serviços auxiliares aos transportes e o correio.

A área de TI também tende a crescer no próximo ano. Segundo pesquisa da Advance Consulting sobre o cenário brasileiro de TI, a tendência de mercado para 2020, estima um crescimento da área entre 30% a 35%.

Crescimento no varejo

Já em 2018, o varejo começou a demonstrar crescimento de 2,3%. Desde então, a média de crescimento mensal é de 0,36% no varejo restrito. No varejo ampliado  – incluindo automóveis e material de construção -, o crescimento foi de 0,37%.

Para o próximo ano, os supermercados e as farmácias devem liderar as vendas. Isso porque já foi observado que o setor farmacêutico retomou o nível de vendas, assim como os supermercados, que devem crescer em 1,1% até junho de 2020.

Pode haver um interessante investimento em inovação para aquecer o setor. Opções de produtos personalizados devem atrair o consumidor no próximo ano. Outro ponto que deve receber uma atenção especial por parte das empresas, é a Inteligência Artificial.

Tendências de investimento

Quem estiver à procura de bons investimentos para o ano que vem, deve ficar atento a algumas tendências de mercado. Selecionamos algumas dicas para os empreendedores ficarem de olho:

Aluguel de itens

Com o sucesso de empresas como a Uber e o AirBnB, o aluguel de itens ou de serviços está se tornando cada vez mais popular. É possível aplicar essa ideia das mais variadas formas, como aluguel de meios de transporte alternativos, locação de roupas e acessórios que geralmente são caros, entre outros.

Além de ser mais sustentável, o aluguel permite que as pessoas vivenciem aquela experiência sem precisar investir um valor muito alto. A previsão é de que o consumo consciente cresça mais no futuro, com campanhas de incentivo e em decorrência dos impactos  ambientais que o mundo vem sofrendo.

Realidade aumentada

Dentre as tendências empreendedoras para 2020, está a realidade aumentada. No varejo, essa ferramenta pode ajudar o consumidor na hora da compra. Um exemplo disso, são os aplicativos de marcas de tintura para cabelo que ajudam o consumidor a visualizar como fica o resultado final.

Entregas

Os aplicativos de entrega de comida, vem sendo um grande sucesso. Entretanto, o ramo de entregas de outros itens ainda é limitado. Um bom investimento seria nesse nicho específico, para que pessoas comuns possam enviar todo tipo de coisas por um preço acessível.

Atenção constante às tendências

O ideal para os empreendedores é que fiquem sempre atentos ao cenário econômico, para saber como investir assertivamente nas tendências de mercado 2020. No blog da TOTVS você tem acesso a artigos sobre as novidades tecnológicas, como este no setor supermercadista.

Discutimos um pouco a importância de acompanhar a evolução do mercado e de atender cada vez melhor e de uma forma mais próxima o cliente final. Convidamos você a uma rápida e nutritiva leitura deste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *