e-Kanban gera mais confiabilidade ao controle da produção

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Exercer o controle detalhado da produção, com informações precisas sobre o que, quanto e quando produzir é um elemento fundamental para a competitividade da indústria. O método aceito hoje como mais eficiente para esse controle é o Kanban, uma das ferramentas do sistema Just-in-Time (JIT), introduzido pela montadora japonesa Toyota nos anos 1960 junto ao conceito Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta. O Kanban agora tem uma versão automatizada, o e-Kanban, que proporciona ainda mais confiabilidade e agilidade ao método.

Kanban é um termo japonês que significa “cartão” ou “sinalização”. Nos cartões são colocadas indicações sobre as tarefas a serem executadas para o fluxo de produção. O objetivo é controlar estoques e ajustar a produção à demanda. No conceito de Produção Enxuta, a organização da produção exclui ou minimiza as ações que não criam valor aos produtos. É consumida apenas a quantidade de insumos necessária para a manufatura do bem e a produção é puxada, ou seja, parte da demanda do consumidor. Os cartões do Kanban são usados para programar cada um dos centros de trabalho, disparando comandos para a produção e a gestão do estoque de matérias-primas. A operação desses cartões, porém, é manual e sujeita a falhas, trocas e até perdas.

O e-Kanban substitui o manuseio dos cartões por um painel eletrônico integrado a um software de gestão. “A tecnologia permite que a informação flua de forma mais rápida e segura. Possuir as informações de forma online garante maior confiabilidade e agilidade no processo de decisão”, diz Marcelo Gramigna, product owner da TOTVS.

O e-Kanban agrega vantagens significativas ao processo. Ele é integrado ao ERP TOTVS, permitindo a geração do fluxo de produção do item a partir das informações de estrutura e processo de fabricação cadastradas no ERP. Seu uso é simples, uma vez que é uma ferramenta extremamente visual e o painel eletrônico do Kanban pode ser acessado de qualquer estação de trabalho. O sistema facilita o acompanhamento do estágio de cada etapa do processo e disponibiliza um quadro com a fila de programação da célula, executando algoritmo que sugere a sequência de produção dos cartões kanbans.

O e-Kanban, a partir das demandas diárias, recalcula automaticamente as pilhas dos componentes, equacionando assim um dos principais gargalos do sistema manual, e ainda elimina a necessidade da criação de ordens de produção dos componentes e sua documentação nos relatórios do chamado bloco K.

Para saber mais sobre as soluções de e-Kanban da TOTVS, ligue para 0800 70 98 100.

Comentarios

  1. André Julio Angonese

    Olá,
    Sou o André e estamos buscando uma solução mais tecnológica para implantar um sistema kanban para nossos produtos metal mecanicos.
    Gostaria de mais informações sobre o e-Kanban, para entender e poder viabilizar o mesmo em nossa empresa.

    Aguardo um retorno

    1. Alan Amorim

      Olá, André.
      Para mais informações sobre o assunto, indico a leitura destes artigos:
      https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/kanban/
      https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/e-kanban/

      E para tirar todas as dúvidas que ainda tiver, sugiro o https://www.totvs.com/contato/ para que a nossa equipe entre em contato diretamente contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *