Advocacia 4.0: saiba o que é, quais são as suas vantagens e como se adaptar

Equipe TOTVS | 18 outubro, 2023

A advocacia 4.0 faz parte da transformação do setor jurídico e utiliza as ferramentas tecnológicas para facilitar os processos do dia a dia.

Ela utiliza essas soluções para otimizar e inovar os serviços jurídicos, como automatizar os documentos, analisar os dados e facilitar a comunicação entre advogado e cliente.

Com isso, é possível que o advogado tenha vários benefícios, como melhora da qualidade e a segurança dos serviços jurídicos, e maior confiabilidade e transparência das informações.

Para esclarecer sobre o assunto, elaboramos este artigo com as principais informações, assim como os desafios e vantagens de utilizar a advocacia 4.0.

Acompanhe o nosso conteúdo e confira!

O que é advocacia 4.0?

O conceito foca em incluir ferramentas tecnológicas para fazer parte da rotina do escritório e facilitar os processos, incentivando a inovação de estratégias e a tomada de decisões acertada por parte dos advogados.

Assim, a advocacia 4.0 possibilita que o profissional tenha uma abordagem mais estratégica com o cliente, o que diferencia da advocacia 3.0, que resultou em uma maior agilidade para que os profissionais executassem as tarefas do dia a dia.

Além disso, o conceito é visto como uma transformação digital para os escritórios jurídicos, que utilizam as ferramentas tecnológicas para ampliar o conhecimento e melhorar o desempenho.

No entanto, para aplicar a advocacia 4.0 não basta somente ter um software jurídico e uma conta nas redes sociais. Trata-se de algo muito mais amplo e envolve vários pontos importantes que abordaremos no decorrer deste artigo.

Para ficar ainda mais claro, explicaremos com um exemplo: imagine que Bruno é um advogado que trabalha em um escritório tradicional, com muitos processos em papel e pouca interação com os clientes. Ele sente que está perdendo tempo e oportunidades de crescer na carreira e de se diferenciar no mercado.

Um dia, ele conhece Barbara, uma advogada que trabalha em um escritório moderno, que usa ferramentas digitais para gerenciar os processos, se comunicar com os clientes e fazer pesquisas jurídicas. Ela mostra para Bruno como o seu trabalho é mais ágil, eficiente e satisfatório, usando plataformas online, Inteligência Artificial e automação.

É claro que Bruno fica impressionado com a diferença entre os dois modelos de trabalho e decide se adaptar à transformação digital. 

Para isso, ele procura cursos online, participa de eventos e acompanha as redes sociais sobre o tema. Após isso, começa a implementar as novas tecnologias em seu escritório. 

Assim, Bruno percebe que o seu desempenho melhora, que os seus clientes ficam mais satisfeitos e que ele tem mais tempo para se dedicar a casos mais complexos e estratégicos.

A transformação digital no setor jurídico

A revolução tecnológica gerou a transformação digital na advocacia para modernizar o trabalho dos advogados, com o uso de tecnologia para melhorar os resultados e os serviços.

Ela possibilita que o trabalho seja mais prático e eficiente e auxilia que o advogado use de todos os recursos que a tecnologia proporciona para a sua atuação profissional. Com isso, consegue aumentar a eficiência e a produtividade ao utilizar ferramentas digitais.

Assim, elimina as burocracias que são características no arquivamento de papel que ocupa espaço e tempo para encontrar um documento. Como exemplificamos anteriormente com o advogado Bruno.

Além disso, é capaz de otimizar os fluxos de trabalho, armazenar os documentos em nuvem para que todos tenham acesso e aumentar a produtividade de todos dentro do escritório.

Com a transformação digital no setor jurídico, é possível saber qual a instância que a empresa ganha ou perde mais e resolver facilmente as pendências com os clientes. 

É possível também saber qual a jurisprudência aplicada nas comarcas em relação a um caso específico, e elaborar petições e procurações, por exemplo.

Por causa de tudo isso, é necessário que o escritório tenha um alinhamento entre todas as áreas, para mostrar como a transformação digital pode ser utilizada no setor e facilitar os processos.

Portanto, a transformação digital no setor jurídico, juntamente com o uso de boas estratégias de marketing, possibilita que o profissional seja mais valorizado e procurado pelos clientes.

Quais são as vantagens oferecidas pela advocacia 4.0?

Agora que você já sabe o que é a advocacia 4.0 e como a transformação digital impactou o setor jurídico, que tal conhecer as suas principais vantagens? Confira a seguir:

Processos automatizados

A utilização de processos automatizados auxilia na agilidade da execução das atividades, além da otimização de tempo. Isso possibilita que o profissional possa atender mais clientes e prestar um serviço mais personalizado.

Além disso, a automatização de processos ajuda na elaboração de procurações e petições, bem como na assinatura eletrônica de documentos, o que reduz a burocracia de lidar com papéis físicos que circulam pelo escritório.

Maior produtividade

Os processos burocráticos de um escritório de advocacia se tornam automatizados utilizando sistemas jurídicos específicos que envolvem armazenamento em nuvem, inteligência artificial, entre outros.

Isso permite aumentar a produtividade e faz com que o profissional possa se dedicar a questões mais estratégicas, deixando os processos repetitivos a cargo das ferramentas.

Economia de custos

Quanto mais otimizadas e rápidas forem as atividades, maior será a redução de custos em um escritório de advocacia. 

Imagine que, ao invés de gastar tempo procurando um documento físico dentre dezenas de arquivos, você possa simplesmente entrar no sistema e acessar o documento de maneira rápida e fácil. Isso economiza tempo e custos com papel, o que também torna sua operação mais sustentável.

Maior qualidade nos serviços

A advocacia 4.0 proporciona uma melhoria contínua nos serviços prestados, com a otimização de processos, sistemas automatizados e clientes mais satisfeitos com o atendimento.

Assim, ela faz a junção entre a qualidade do trabalho e a qualidade do serviço que foi entregue.

Por que é importante se adaptar à advocacia 4.0?

Todas as áreas devem se adaptar ao mundo tecnológico em que estão inseridas.

Não pense que é um problema trabalhar de maneira tradicional, no entanto, isso pode atrasar os seus processos e fazer com que perca clientes.

Por isso, é preciso que todos os colaboradores saibam dos benefícios que as mudanças tecnológicas podem trazer para otimizar o tempo e automatizar os processos.

Também é necessário seguir a regulamentação e a ética do uso da tecnologia no direito, garantindo o respeito aos princípios e às normas jurídicas.

Portanto, é importante sempre se manter atualizado em relação às novas tecnologias, buscar novos conhecimentos, investir em ferramentas digitais e utilizá-las como benefício para o seu próprio escritório.

Afinal, 81% da população brasileira acessou a internet em 2021, segundo pesquisa TIC Domicílios 2021. O percentual só aumenta com o passar dos anos e mostra como as pessoas utilizam a internet diariamente. Assim, os advogados devem estar sempre presentes no meio digital.

Diante desse cenário, é fundamental que os advogados estejam atentos às mudanças e às oportunidades que a transformação digital no setor jurídico oferece. 

Qual é o perfil de um advogado 4.0?

Muitos profissionais, não só da área do direito, acreditam que a tecnologia pode substituir o trabalho humano. No entanto, mesmo que alguns trabalhos que são realizados por eles possam ser substituídos pela tecnologia, não é possível que consiga tomar decisões, até o momento.

Um advogado 4.0 entende que a tecnologia é uma aliada e pode ser utilizada ao seu favor. Ele deve se atualizar sobre as revoluções tecnológicas e buscar trazer benefícios para o seu escritório.

Também precisa sempre buscar novos conhecimentos e estar por dentro das inovações tecnológicas da área, ao mesmo tempo que deve criar novas soluções e buscar evoluir.

Além disso, o profissional precisa traduzir o que diz o processo jurídico, disseminar conteúdos que auxiliam as pessoas e abrir uma infinidade de possibilidades ao cliente que entenderá melhor as informações.

Como se tornar um advogado 4.0?

Para se tornar um advogado 4.0, é importante começar aos poucos, automatizando os processos e utilizando sistemas jurídicos, por exemplo. Também é importante garantir a sua presença no digital. 

Confira mais detalhes a seguir:

Digitalize seu escritório

Com a digitalização sendo utilizada dentro do escritório, você ajuda o meio ambiente, economiza papel e deixa todas as atividades mais fáceis de serem executadas. 

Além disso, os colaboradores podem acessar as informações com mais facilidade e tudo pode ser mais facilmente compartilhado com a equipe.

Esteja presente no digital

É fundamental utilizar estratégias de marketing para aumentar sua presença no digital, seja por meio das redes sociais, blogs ou vídeos para disseminar conhecimento jurídico. Isso humaniza a figura do advogado e o deixa ainda mais próximo da sua audiência.

Afinal, o Brasil está em 5° lugar no ranking das nações com a maior quantidade de usuários de internet no mundo. 

Por isso, o profissional da advocacia 4.0 deve disseminar informações jurídicas pelas redes sociais e outras fontes de conhecimento. Assim, as pessoas saberão que ele é referência no setor.

Invista na automação de processos

A automação de processos proporciona otimização de tempo, redução de recursos, aumento da produtividade, bem como melhora os resultados da empresa e ajuda na satisfação do cliente.

Desenvolva novas habilidades comportamentais

As habilidades comportamentais, ou soft skills, são inerentes aos seres humanos e são aptidões que os diferem da inteligência artificial, como empatia, resiliência, inteligência emocional e pensamento crítico.

Por isso, é fundamental que o profissional consiga desenvolver além dessas capacidades a persuasão e a criatividade, buscando melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Foque na experiência do cliente

Proporcionar a melhor experiência ao cliente é algo que traz ótimos resultados. Isso pode ser feito com a tecnologia, que aprimora o relacionamento com a empresa, além de resolver as dificuldades técnicas que possam surgir.

Para isso, é importante despertar o interesse do cliente pelos serviços do seu escritório de advocacia, oferecendo conhecimento jurídico de maneira clara e transparente.

Conte com tecnologias específicas

Utilizar tecnologias específicas para a advocacia pode facilitar os processos do escritório. Por isso, é importante fazer pesquisas sobre os sistemas e os benefícios que eles podem oferecer.

No próximo tópico, mostraremos um sistema específico para o setor jurídico que auxiliará na advocacia 4.0 do seu escritório ou departamento jurídico.

Software jurídico da TOTVS

Agora que você já sabe como a advocacia 4.0 é fundamental para a carreira profissional de um advogado e para o crescimento do escritório, que tal conhecer um sistema que pode auxiliar toda a empresa?

O TOTVS jurídico é um sistema que automatiza os seus processos e toda a parte administrativa. Ele é um software completo para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Com ele, é possível acompanhar todos os processos e fazer a leitura automática dos arquivos dos tribunais.

Além disso, o sistema tem funcionalidades para a definição de acusação ou defesa, procurações, consultas, entre outros.

Modernize o seu escritório de advocacia e tenha mais agilidade em todos os processos com o TOTVS Jurídico!

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu o que é advocacia 4.0 e entendeu que ela faz parte da transformação digital que está presente ao nosso redor.

Além disso, ainda mostramos quais são as suas vantagens, qual o perfil de um advogado do futuro, a importância de se adaptar às mudanças e algumas dicas de como fazer advocacia 4.0.

Para que você possa ter sucesso com o seu escritório, recomendamos o software jurídico da TOTVS, uma ferramenta que possibilitará que o seu escritório se torne modernizado e referência no setor.

Que tal continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Recomendamos a leitura do artigo sobre sistemas jurídicos.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.