Assinatura em PNG: o que é e como fazer

Equipe TOTVS | 06 fevereiro, 2023

A assinatura em PNG costuma ser utilizada por pessoas físicas para dar o aceite em documentos informais. 

No ambiente empresarial, ainda vemos profissionais adotando o recurso para o mesmo fim, em documentos que não demandam validade jurídica.

No entanto, em casos em que se deve garantir a segurança em transações, a assinatura digital, realizada com o uso de certificado digital, é a melhor recomendação.

Para entender melhor essa afirmação, é preciso saber mais sobre a assinatura em PNG, como criá-la e suas vantagens. 

Além disso, você sabe quais são os tipos de assinaturas? Esse conhecimento o possibilitará escolher a melhor assinatura para cada caso.

Acompanhe!

O que é PNG?

PNG (Portable Network Graphic) é um formato de imagem semelhante ao conhecido JPG, mas que permite lidar com transparências de forma mais eficaz. Por isso, é muito utilizado em design gráfico.

Criado para ser uma alternativa ao GIF, uma vez que este formato dependia de permissão para usá-lo, suporta o formato RGB (24 bits) ou RGBA (32 bits) por pixel, o que o confere um desempenho visual satisfatório. 

É esse formato de imagem que se relaciona à ação de remover fundo de assinatura, ok?

Nova call to action

Qual é a diferença entre JPG e PNG?

Existem inúmeros formatos de imagem, como JPG, PNG, GIF, EXIF e TIFF. Cada extensão possui características próprias que a credencia para determinada aplicação. 

O JPG é a abreviação de JPEG (Joint Photographics Experts Group), o formato mais utilizado pelos usuários devido à alta taxa de compressão. 

Em outras palavras, o formato ocupa pouco espaço em disco. Em troca, a imagem perde um pouco da qualidade. Por isso, não é o formato ideal para quem deseja uma imagem mais detalhada.

Já o PNG é o arquivo que suporta milhões de cores, fundo transparente e compressão sem perdas.

Então, quer dizer que é melhor criar assinatura em PNG do que criar assinatura JPG?

Nem sempre, pois você não precisa de um grande nível de detalhes na imagem. Em algumas situações, é melhor priorizar a compressão para economizar espaço em disco.

Vamos ver melhor as características da imagem no formato PNG. 

Quais as principais características de uma imagem no formato PNG?

O PNG é o formato ideal para fotos que não podem perder a qualidade quando comprimidas ou descomprimidas.

Ele também é indicado para fotos de web (em pequena escala), com transparências ou com texto.

As características de uma imagem em PNG são:

  • Tem suporte para animação (APNG), mas é pouco utilizado;
  • Trabalha com transparências de forma eficaz, permitindo variação na opacidade da imagem;
  • Oferece compressão de 5 a 25% maior se comparado ao GIF, além da maior variedade de cores;
  • Por ter maior quantidade de informação, as imagens são maiores do que aquelas em JPG ou GIF;
  • Suporta 24 bits (RGB) ou 32 bits (RGBA) por pixel e apresenta desempenho visual semelhante ao JPG, mas é mais detalhado.

Como saber se a imagem está em PNG?

Para saber se uma imagem está em PNG, basta verificar suas propriedades.

Clique com o botão direito do mouse em cima da imagem. Na sequência, clique em “Propriedades”. Em frente à informação “Tipo de Arquivo”, você verá o formato da imagem.

Veja um exemplo:

Em algumas imagens, a extensão do arquivo (.PNG) vem à frente de seu nome (“Exemplo.png”). 

E se a imagem não estiver em PNG? É possível transformá-la.

Como transformar uma imagem em PNG?

O usuário pode obter uma imagem PNG mesmo que ela esteja em outro formato. 

O jeito mais simples é utilizar um programa de edição gráfica ou sites e aplicativos que realizam a conversão de imagens. Veja algumas opções:

  • Convertio: disponível para Web, permite muitas conversões simultâneas em diversos formatos.
  • Image Converter: compatível com Android, inclui apenas os formatos PNG, JPG, WEBP, PDF e Tiff. 
  • Conversor de Imagem: compatível com iOS, oferece diversas possibilidades de conversão, inclusive com uso de URL no processo. 

Agora que você já conhece o básico sobre este formato de arquivo de imagem, é hora de saber mais sobre a assinatura em PNG.

Como fazer uma assinatura PNG?

Para criar uma assinatura em PNG é bem simples, mas antes é preciso fazer uma observação.

Tecnicamente, não é correto dizer “assinatura digital PNG”, pois, como você verá, a assinatura digital é um outro tipo bem diferente, ok?

Feita essa ressalva, apontamos a seguir como você pode fazer sua assinatura PNG transparente:

  1. Escreva em um papel a assinatura a ser utilizada;
  2. Digitalize a imagem (pode ser uma foto tirada pelo seu smartphone);
  3. Faça o upload da foto em um site que permite remover o fundo da imagem, como o PicWish ou o Remove.bg;
  4. Após remover o fundo de assinatura, faça o download do resultado no formato PNG.

Pronto. Você acabou de criar uma assinatura PNG transparente online e pode utilizar o arquivo em diferentes documentos, inclusive no e-mail. 

Como colocar assinatura em PNG no e-mail?

Cada serviço de e-mail possui instruções diferentes sobre como colocar assinatura no corpo do texto.

Em geral, o usuário deve acessar a aba de Configurações e buscar a seção relativa à Assinatura. No Gmail, por exemplo, basta descer a tela na aba “Geral”, de Configurações.

No campo “Assinatura”, o usuário pode criar uma nova ou editar uma assinatura antiga. Seja qual for a opção, basta inserir a imagem com a assinatura em PNG e clicar em “Salvar”.

Assinatura em PNG é válida?

Após entender como criar assinatura em PNG, você deve ter percebido que ela nada mais é do que uma assinatura digitalizada. Ou seja, foi feita à mão, mas passou por um processo de digitalização. 

Na visão da Lei 14.063/2020 (Lei da Assinatura Digital), a assinatura digitalizada seria enquadrada na categoria de assinatura eletrônica simples.

Por este prisma, a assinatura em PNG é válida.

No entanto, o recurso não passa de uma representação gráfica de uma assinatura original que pode ser facilmente copiada.

Se houver dúvida sobre sua autenticidade, as partes devem buscar outros elementos de prova. 

Por isso, muitos consideram que ela não tem validade jurídica por não oferecer segurança. 

Os principais tribunais brasileiros já se manifestaram a esse respeito, como é o caso do STJ em julgamento de 2019 (RMS 59.651/SP):

“A assinatura digitalizada não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o subscritor e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento”.

Portanto, se você deseja assinar um documento importante para a sua empresa, a recomendação é utilizar um recurso mais seguro, como a assinatura eletrônica avançada ou qualificada. 

Opte por utilizar essa assinatura digitalizada em documentos com baixo teor de segurança, como os informativos internos da empresa.

Como criar sua própria assinatura?

Você já viu como criar assinatura PNG em poucos passos, pois basta digitalizar a assinatura escrita à mão.

Porém, você pode editar essa imagem para tornar seu aceite mais interessante. 

Alguns usuários adotam as seguintes práticas:

  1. Colocar o nome completo abaixo da assinatura manuscrita digitalizada, com uma fonte legível e compatível com o nível de formalidade exigido;
  2. Inserir a marca ou o logotipo da empresa ao lado da assinatura;
  3. Inserir uma foto ao lado do grupo de informações.

Com essas dicas, você pode ter uma assinatura em PNG completamente personalizada e profissional.

Como tirar o fundo de uma imagem para assinatura?

Para remover fundo de assinatura, o usuário deve utilizar plataformas ou apps que realizam esse tipo de edição de imagem, tais como o PicWish ou o Remove.bg.

Vantagens da assinatura PNG

Em algumas situações empresariais, as assinaturas eletrônicas simples, como a assinatura em PNG, conseguem resolver demandas com rapidez. 

A agilidade na assinatura de documentos e e-mails por meio de computadores, tablets e smartphones é algo bem vindo em uma rotina tão burocrática.

Devido à execução ágil de tarefas, os profissionais também percebem maior eficiência no fluxo de trabalho. Afinal, na prática, terão menos esforço na hora de gerenciar, armazenar e buscar os documentos, pois estão em ambiente virtual.

Além disso, o recurso contribui positivamente para o meio ambiente, pois não há necessidade de imprimir papéis para que sejam assinados à mão. 

E se estamos falando em ambiente digital, vamos entender melhor quais são os tipos de assinaturas? 

Tipos de assinatura digital

Quando falamos em assinatura digital, estamos abordando um dos tipos de assinatura eletrônica previstos na legislação brasileira. 

Por isso, é tecnicamente errado falar em tipos de assinatura digital, ok? De toda maneira, como a linguagem popular utiliza a expressão, vamos mantê-la.

De acordo com a Lei nº 14.063/2020 (Lei da Assinatura Digital), há diversos conjuntos de dados que podem confirmar a identidade do usuário e serem vinculados à assinatura.

Por causa disso, temos tipos de assinatura eletrônica:

  1. Assinatura eletrônica simples: conta com um sistema de segurança mais simples, como é o caso da assinatura em PNG. A validade jurídica depende do consentimento das duas partes.
  2. Assinatura eletrônica avançada: conta com um sistema de segurança mais complexo, com meios que conseguem detectar alterações no documento após a assinatura. É aquela que utiliza biometria, token ou PIN (Personal Identification Number).
  3. Assinatura eletrônica qualificada (assinatura digital): é realizada por meio dos certificados digitais emitidos por Autoridades Certificadoras (AC). Usa um par de chaves criptográficas assimétricas para comprovar a identidade do usuário. Tem validade jurídica incontestável.

Diante de tantas possibilidades de utilização, a previsão de crescimento anual de 26,6% do mercado global de assinaturas eletrônicas entre 2021 e 2030 nos parece acertada.

E, para usar as assinaturas eletrônicas, sua empresa pode optar por um sistema de assinatura digital que atenda às necessidades rotineiras da organização.

Qual o melhor sistema de assinatura digital?

O sistema de assinatura digital é uma plataforma de automatização do fluxo documental que envolve desde a distribuição do documento aos destinatários à coleta das assinaturas. 

Para definir qual é o melhor sistema para sua empresa, é preciso:

  • Avaliar as necessidades reais do negócio e definir o que é mais adequado à sua realidade;
  • Optar por fornecedores que são referências no mercado, com soluções inteligentes e que oferecem ótimo suporte técnico aos clientes;
  • Verificar se a interface é amigável e intuitiva, o que favorece a usabilidade dos usuários e permite que, de fato, sua empresa usufrua dos benefícios;
  • Escolher uma opção que possibilita a integração de ferramentas para que as funcionalidades sejam integradas a ERPs e outros sistemas;
  • Avaliar a segurança da plataforma para manter a validade jurídica e a autenticidade das assinaturas, bem como a integridade do documento em todas as etapas.

Se uma plataforma reúne todos esses critérios, vá em frente, pois essa será uma escolha segura!

Um bom exemplo é o TOTVS Assinatura Eletrônica!

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica é o sistema de assinatura eletrônica da maior empresa de tecnologia do Brasil.

O conhecimento que temos sobre as necessidades empresariais nos fez desenvolver uma solução que confere validade e segurança jurídica de ponta a ponta.

Além disso, fornecemos API para integração com softwares de terceiros e integrações nativas para otimizar as rotinas de assinatura digital.

O usuário pode utilizar ou não um certificado digital para realizar as assinaturas e ter a certeza de que todo o processo foi feito adequadamente.

E é possível, por fim, acompanhar e controlar todo o processo de assinaturas em um dashboard intuitivo!

Conheça já e experimente grátis por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Conclusão

A assinatura PNG é um tipo de assinatura eletrônica simples que pode ser utilizada em situações que demandam pouca segurança.

Assim como os demais tipos, ela é capaz de conferir agilidade e eficiência nos fluxos de trabalho, além da sustentabilidade.

No entanto, o gestor deve ser criterioso ao adotá-la, pois há operações mais complexas que demandam alto grau de segurança em todo o processo de assinatura.

Para este caso, o mais recomendado é o uso da assinatura feita com certificado digital e do sistema de gestão. 

Dessa forma, é possível garantir a validade jurídica da coleta do aceite ao armazenamento dos documentos.Conheça mais sobre a assinatura digital!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.