WMS

O que é WMS e como funciona o controle de estoque?

Equipe TOTVS | DISTRIBUIÇÃO | MANUFATURA | outubro 14, 2019

Se você está em busca de uma solução que integre os processos do seu negócio desde o chão de fábrica até a expedição do produto, precisa conhecer o WMS (Warehouse Management System). O sistema de gerenciamento de armazém Protheus é focado nas necessidades de diferentes segmentos:

  • Manufatura: estoque, separação de itens, picking, impressão de etiqueta, endereçamento, etc.
  • Distribuição: paletização, pré-inventário, geração de nota fiscal, impressão de etiqueta dupla, shelf life, troca de informações entre sistemas, planejamento de armazenagem, etc.

A ideia de otimizar o controle de estoque por meio da automatização é um recurso para diminuir os custos e gastos dentro do procedimento, a fim de centralizar dados, armazenar essas informações e transformá-las em conhecimento aplicado à gestão.

Para que serve o WMS?

Agora que você já sabe o que é WMS, também reconhece que a rotina dentro de um armazém envolve algumas questões como organização, agilidade da equipe e produtividade. Assim, o WMS atua, por exemplo, na área de picking (separação e preparação de pedidos), tornando o processo mais direcionado.

Com um software WMS também é possível mensurar a produtividade da equipe e o tempo de retrabalho. Além disso, a disposição dos itens no estoque conforme o fluxo de vendas deve seguir processos categóricos a fim de evitar perda de produtos por prazo de validade, por exemplo.

Outro ponto ao qual o software é aliado é a hora do inventário. Conseguir acompanhar as entradas e saídas de produtos ao longo do dia possibilita que você feche o dia de forma mais rápida, com a descrição facilitada da contagem de itens e quais destinos estão ocupados ou desocupados.

Usando o software WMS a seu favor

O que significa ter o WMS em seu negócio?

  • Melhora na performance;
  • Aumento da lucratividade;
  • Indicadores com informações da empresa;
  • Simulação de diferentes cenários;
  • Visão estratégica com planejamento dos negócios,
  • Mapeamento das atividades das empresas.

Para obter esses resultados, vale destacar as principais funcionalidades do WMS.

Mapeamento por picking

Essa função consegue analisar e separar as mercadorias por endereço de picking (preparação de pedidos para expedição), comparando as movimentações diárias com a capacidade máxima de cada mapeamento.

O sistema permite planejar as ações do negócio se baseando em simulações de possíveis cenários. Dessa forma, o gestor consegue, por exemplo, visualizar um cenário em que a loja cresça, com a projeção das separações de picking por período e sazonalidade.

Solicitações por picking

As movimentações no estoque acontecem sempre pela procura de produto. Quando a empresa compra um produto, ele fica no estoque até a venda ser efetuada. Nessa etapa, o operador recebe uma solicitação de carga e entrega. Por não ter controle sobre todas as fases desse processo, porém, não consegue se organizar.

Com o uso de um WMS, a empresa obtém a análise de um determinado período e a indicação do melhor mapeamento do seu endereço de picking. Por exemplo, o sistema pode sugerir melhorias para uma grande movimentação de caixas em que endereço do produto está inadequado.

Em quesito de eficiência de gestão, acabar com esse gargalo é um diferencial competitivo em relação à concorrência.

Curva ABC

Um dos pontos mais importantes da operação, essa análise melhora as regras de movimentação no estoque segundo a classificação do produto, cuja atualização é automática.

Também é possível identificar a sazonalidade de acordo com o artigo e o período. O objetivo aqui é definir que itens devem estar mais perto das áreas de embarque para que a movimentação seja rápida, evitando desperdício de recursos e mão-de-obra.

Visões em tela única

O WMS oferece uma tela de análise gerencial, que aponta uma variedade de dados, como por exemplo:

  • Movimentações internas dos itens;
  • Expedição;
  • Recebimento;
  • Documentos movimentados;
  • Visualização por período,
  • Áreas de estoque que precisam de novos recursos.

Tudo isso acontece de forma rápida e dinâmica, para você ter certeza na hora de definir suas prioridades e garantir uma gestão com ações estratégicas focadas em resultados.

A TOTVS se baseia na inovação dos produtos e nas especializações necessárias para atender exigências dos mais diversos segmentos. Continue acompanhando nosso blog e outros conteúdos semelhantes para estar sempre por dentro das novidades!

Inovação tecnológica na indústria

WMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *