O que é picking? Saiba como funciona e como implementar em sua operação

Equipe TOTVS | 10 abril, 2024

Saber o que é picking é fundamental para qualquer operação logística, especialmente para agilizar processos de expedição.

Existem técnicas, equipamentos e até softwares para que a separação das mercadorias ocorra da forma mais ágil e eficiente, respeitando os indicadores da operação.

Porém, o processo não é tão simples de ser feito em uma distribuição de alto volume, então é necessário compreender as demais etapas da cadeia de suprimento para operar de forma integrada.

Entender o que é picking, sua importância, os benefícios de modernizar o processo e como implementar as melhores práticas vai elevar o nível da sua operação. Continue a leitura e saiba mais.

O que é picking?

Para entender o que é picking na logística, precisamos entrar na etapa de separação de produtos listados em um pedido realizado em uma loja. 

É o primeiro estágio do atendimento ao pedido de um cliente, que precede a embalagem, envio e o pós-venda.

Um processo eficiente de picking (também chamado de “order picking”) deve ser capaz de garantir que o produto certo seja escolhido para cada pedido.

Além disso, a liberação precisa ser ágil para não travar o fluxo e garantir bons índices de OTIF.

Imagine que Rafael trabalhe em um dos centros de armazenamento da Amazon e receba um pedido com diferentes itens: uma lente para câmera fotográfica, um cabo de força, um guarda-chuvas e dois vinis de música.

Ele vai precisar, com a lista em mãos, transitar pelo centro e coletar os itens corretos. Só então, é possível mandá-los adiante, para serem embalados.

Esse pode parecer um processo extremamente básico — e é mesmo! —, no entanto, dependendo do negócio, quanto mais ágil, otimizado e moderno o picking, mais rápida a entrega ao cliente.

Quais são os benefícios de realizar um bom picking?

Com um picking ágil e eficiente, a sua empresa tem condições de alcançar, e até mesmo superar, as expectativas dos clientes.

Além disso, quando bem feito, reduz os erros no envio de produtos, o que por si só é um problema considerável.

Se o picking não for bem executado e o produto errado for encaminhado ao packing, há duas possibilidades:

  • o erro é verificado nessa etapa, o que ocasiona em um retrabalho;
  • o erro só é notado pelo cliente, que aciona a empresa e dá início a todo trabalho de logística reversa, gerando custos e impactando essa relação.

Em qualquer um dos casos, os atrasos podem ser significativos o suficiente para prejudicarem sua cadeia logística.

Qual a diferença entre picking e packing?

Apesar da diferença de apenas uma letra, picking e packing são processos completamente diferentes, porém complementares.

O picking trata da parte de seleção e separação de produtos para atender a um pedido, enquanto o packing lida com o empacotamento desses itens.

Na tradução, packing significa justamente “empacotar” ou “embalar”.

Por isso, o picking ágil e sem erros facilita a etapa de packing, que pode focar no empacotamento com qualidade e segurança, além de impactar nos custos, como no cálculo da cubagem, por exemplo.

Quais são os principais tipos de picking?

Na prática, o centro de distribuição pode funcionar de diferentes maneiras, o que impacta seu processo de picking.

Separamos a seguir para você conferir os 4 principais, veja só:

1. Picking por lote

A separação por lote é um sistema no qual os profissionais responsáveis completam vários pedidos de uma só vez, reunindo um tipo de item por vez.

Este sistema funciona especialmente bem para empresas que têm vários pedidos do mesmo item.

Ou seja, digamos que o mesmo Rafael que mencionamos anteriormente esteja trabalhando no centro de armazenamento de um e-commerce de itens de acampamento.

Ao começar seu expediente, ele se depara com uma lista de 100 pedidos a separar, com 80 tendas, 40 varas de pescar e 20 canivetes.

Em vez de seguir pedido por pedido, Rafael separa os itens conforme o lote (ou o SKU), primeiro coletando as tendas do seu local no estoque, depois as varas de pescas e então os canivetes.

A vantagem é que reduz o tempo da operação, já que os pickers só visitam o local onde um item específico está armazenado uma vez.

2. Picking por zona

Já neste método, a empresa divide o armazém em zonas e cada separador se dedica a uma.

Existem diferentes maneiras de aplicar o método por zona, mas normalmente as zonas são ligadas por uma esteira com contêineres de coleta.

Assim, o contêiner passa em cada uma das zonas e os pickers apenas precisam alocar os itens de sua zona dentro do recipiente.

Esse sistema é útil para empresas com grandes volumes de pedidos, pois pode ajudar a manter o armazém organizado.

3. Picking discreto

Uma das estratégias mais simples e mais comuns de separação, a separação discreta refere-se a quando um picker trabalha em um pedido por vez enquanto cada um entra na linha.

É ele quem coleta todos os itens de cada pedido, fazendo o serviço complementar de seleção.

Normalmente, não há qualquer agendamento dos pedidos e o profissional pode escolher qual pedido ele irá separar com base em diferentes critérios, sem seguir uma ordem predefinida.

Esse método é melhor para pequenas empresas com baixas contagens de SKU e/ou pequenos centros de armazenamento.

Com o picking discreto, os funcionários se movimentam muito mais pelas instalações do que em outras estratégias.

Ainda assim, vale a pena? Bom, para micro e pequenos, sim! Apesar de exigir uma dinâmica logística mais movimentada, é um método útil para empresas com operação enxuta e sem condições de otimizá-la com tecnologia.

4. Picking por onda

O picking por onda é muito semelhante ao método anterior, pois um picker trabalha em cada pedido, buscando um item por vez.

A principal diferença é a janela de agendamento. No picking discreto essa janela não existe, enquanto na separação por onda sim.

Os pedidos podem ser programados para serem retirados em horários específicos do dia (por isso, é chamado de separação por onda), o que geralmente é feito para coordenar e maximizar as operações de separação e packing.

Como implementar o picking na sua empresa?

Se a sua organização ainda separa pedidos de forma desorganizada, saiba que muito provavelmente está perdendo tempo e dinheiro com isso.

Mas como preparar a sua operação e estruturar uma boa separação e seleção de pedidos? Ensinamos os passos principais a seguir, confira:

Organize o armazém

O primeiro passo é organizar e melhorar a gestão do armazém, de modo que os itens sejam fácil e rapidamente encontrados.

Por isso, separe as mercadorias por categorias e características. Assim, é mais simples para que os profissionais memorizem onde está cada SKU.

Outro ponto é manter o armazém bem sinalizado, comunicando a todos de maneira clara e objetiva onde os itens estão.

Reduza os deslocamentos

Ainda no quesito organização, procure formas de otimizar o trânsito dos separadores ao longo das prateleiras de armazenamento.

Esse período sozinho pode ocupar mais da metade de todo tempo investido no processo de picking.

Por isso, organize os itens de modo que fiquem o mais próximo possível das mãos dos separadores.

Faça a padronização do processo de recebimento e registro

Como sua empresa está registrando o recebimento e registro de mercadorias? Esse é um ponto que deve ser considerado na hora de otimizar o picking.

A padronização facilita na hora de os separadores procurarem os itens no armazém, digitando o nome ou SKU padrão no sistema e recebendo a informação correta sobre sua localização.

Atente-se aos itens que têm maior giro

Outro ponto — ou quase um atalho, na verdade — é estruturar suas prateleiras de modo que os produtos de maior giro estejam próximos dos separadores.

Assim, sua empresa cria um fluxo ágil começando pelos itens que mais vendem, o que é uma maneira de simplificar o trabalho do time e agilizar a entrega.

Faça a preparação de pedidos por remessas

Na preparação por remessas, que é normalmente organizada com auxílio de um sistema como o WMS, os pedidos são organizados conforme os produtos em comum que possuem.

Assim, se em oito pedidos há 12 ordens de compra para um mesmo produto, esses oito pedidos podem compor uma remessa.

Assim, o picker apenas realiza um deslocamento até a prateleira ou pallet, sem a necessidade de repeti-lo uma dúzia de vezes.

Acompanhe de perto toda a operação

Como qualquer tarefa operacional que exige precisão, o picking necessita de olhos atentos a cada parte da operação.

Uma maneira de concretizar isso é com treinamento eficiente dos envolvidos no processo, desde gestores a operadores.

Conte com soluções tecnológicas

Por fim, utilizar um sistema como o WMS, próprio para gestão de armazém, possibilita que a empresa otimize o processo de picking, bem como monitore seus resultados a fim de entender a evolução da sua operação em tempo real.

Quais são as principais tecnologias do sistema de picking?

Empresas que buscam a excelência em logística compreendem o valor de um sistema de picking eficiente para acelerar a separação e a expedição de mercadorias.

Para isso, a tecnologia é cada vez mais indispensável, principalmente aquelas especializadas na gestão de estoque.

Sistemas automáticos de armazenamento e recuperação, que otimizam o espaço e o tempo de busca, veículos automatizados para movimentar cargas e etiquetas com tecnologia RFID para controle, são algumas das principais ferramentas usadas no processo.

Estas inovações são projetadas para integrar-se harmoniosamente aos fluxos de trabalho atuais, elevando a capacidade produtiva e garantindo uma distribuição ágil e eficaz no cenário competitivo atual.

Portanto, para otimizar de fato a operação, é importante buscar soluções que ofereçam diversos recursos e que possam ser integradas à operação de ponta a ponta.

Suíte Logística da TOTVS

A Suíte Logística da TOTVS é uma solução completa e integrada para revolucionar a gestão de armazéns e toda a cadeia de suprimentos. 

Com uma plataforma unificada, sua empresa tem controle absoluto sobre seus inventários, movimentações, expedições e recebimentos. 

Os recursos vão desde o gerenciamento de armazéns (WMS) até o planejamento e execução de transportes (TMS), incluindo gestão de fretes, monitoramento de entregas em tempo real e muito mais.

A eficiência logística é ampliada pelo uso de algoritmos avançados e pela automação, que permitem a otimização de espaço e a redução de custos operacionais.

Veja como a Suíte Logística da TOTVS proporciona visibilidade end-to-end, essencial para tomadas de decisão ágeis e precisas para competir em pé de igualdade no cenário atual.

Conclusão

Agora que você entendeu o que é picking, é hora de começar a melhorar a forma com que esse processo é realizado na sua empresa.

Afinal, cada vez mais, a parte logística deixa de ser um mero ator operacional da sua cadeia de valor e se torna parte estratégica e fundamental dos resultados.

Não por menos, é nela que mora uma grande parte dos custos do seu negócio.

Por isso, quanto mais otimizado for, melhor para a sua operação — e especialmente para o seu cliente.

Na Suíte Logística da TOTVS você encontra as ferramentas para organizar e gerenciar sua logística de ponta a ponta.

Que tal seguir aprendendo sobre gestão logística? Em nosso blog, preparamos uma seção inteira de conteúdos dedicados ao tema, confira!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.