gestao-de-qualidade

Gestão de qualidade: Por que usar um sistema tecnológico?

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 24 abril, 2020

Na indústria, a gestão de qualidade é um fator essencial para o sucesso do negócio, uma vez que é um requisito básico para manter a sua empresa competitiva e gerando lucros. Portanto, é preciso pensar em meios de ter uma gestão mais eficiente e que ajude a empresa a conquistar suas metas.

Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Isso porque ela otimiza os processos aumentando a precisão e rapidez da linha de produção mantendo o mesmo nível de qualidade. No artigo a seguir, discutimos mais sobre o papel da gestão de qualidade na indústria.

Por que a gestão de qualidade é importante?

A gestão de qualidade nas empresas pode ser definida como a busca constante pela satisfação do cliente atendendo suas necessidades. Isso porque é a partir da sua percepção que a empresa será reconhecida por ter qualidade ou não. Por esse motivo, é preciso ter um planejamento que envolva estratégias para atingir o nível de qualidade desejado.

Ter uma boa gestão de qualidade também pode fazer com que a empresa se destaque no mercado e saia na frente dos concorrentes. E é com a ajuda de soluções como um sistema de gestão que as empresas conseguem aprimorar seus produtos e entrar para a era da Indústria 4.0.

Nova call to action

Como um sistema de gestão pode ajudar?

O software de gestão, também conhecido como ERP, proporciona agilidade para a operação da indústria, além de permitir uma gestão de qualidade total. Veja a seguir os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar:

Módulo de qualidade

Ao implementar um sistema de gestão, é possível integrar um módulo de qualidade que permite manter um padrão produtivo mais elevado, o que dá um diferencial competitivo no mercado. Com isso, é possível também manter o rigor da qualidade de insumos e configurar parâmetros de inspeção na entrada de produtos.

O software registra todos os casos de inconformidade, o que diminui muito a incidência de falhas na produção. Assim, você mantém a padronização dos processos alinhada aos melhores requisitos da indústria.

Planejamento de processos

Outra facilidade em utilizar essa tecnologia é poder fazer o planejamento dos processos baseado em análise de dados. Com isso, as decisões são tomadas a partir de números concretos e não apenas de teorias.

Um planejamento bem estruturado contribui diretamente para a qualidade da empresa como um todo. Portanto, é essencial investir em uma tecnologia que auxilie na organização de estratégias de aprimoramento da qualidade.

Controle de produção

O sistema de gestão também permite um maior controle de produção, proporcionando mais eficiência na planta industrial. Também é possível melhorar a qualidade do planejamento para descobrir se a empresa está no caminho certo. Com esse controle, fica mais fácil identificar gargalos e corrigi-los.

Essa funcionalidade pode ser integrada ao controle de qualidade e aos módulos de estoque e de administração, permitindo alocar antecipadamente os itens armazenados que serão necessários para a produção, o que é ideal para a organização de empresas.

Desenvolvedor de produtos

Nos casos de lançamentos de novos produtos, existe o módulo do sistema que cadastra todos os dados e controla as etapas de desenvolvimento do produto em fase de testes. Com isso, é possível verificar o tempo que se utiliza para o aprimoramento e a criação, além de avaliar o benchmarking.

O acesso ao sistema pode ser limitado, para que o desenvolvimento do produto permaneça em sigilo. Além disso, as fases do processo podem ser rastreáveis, dando a possibilidade de comprar mais facilmente as diversas versões e protótipos do artigo. Isso gera menos custos e mais qualidade na criação de produtos.

Engenharia de produtos

Para que seja possível desenhar a engenharia, os processos e as rotinas que envolvem a fabricação dos produtos, uma tecnologia especializada pode ser grande aliada ajudando no controle das matérias-primas, insumos e recursos utilizados para a produção dos itens da empresa.

Cada produto registrado no sistema conta com um workflow que leva em conta as áreas envolvidas em sua fabricação. Deste modo, fica mais simples executar os processos sem que haja perda de qualidade. Além disso, a tecnologia permite também identificar similaridades entre os itens cadastrados, podendo ser feita a substituição de insumos, se necessário.

ERP TOTVS

A TOTVS oferece soluções completas, que podem ser personalizadas conforme as necessidades e portes do seu negócio. Desde o básico até a manufatura avançada, nossos sistemas incluem as melhores práticas da Indústria 4.0.

O sistema de gestão da TOTVS é um ERP robusto, escalável e completo para atender indústrias de variados tamanhos. Com ele, você poderá automatizar processos e elevar ainda mais sua gestão de qualidade. Saiba mais sobre o que essa solução pode fazer pela sua empresa neste post!

Inovação tecnológica na indústria

Comentarios

  1. Valmir Felisberto

    Muito bom e esclarecedor .

    1. Alan Amorim

      Olá, Valmir.
      Agradeço em nome da equipe o comentário.
      O convido a acompanhar o blog, tem outros materiais muito interessantes neste nível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *