Jurimetria: o que é, pilares e impactos no setor jurídico

Equipe TOTVS | 30 novembro, 2023

A transformação digital chegou para ficar no meio jurídico, mas a revolução está apenas no começo. Nesse cenário, a Jurimetria vem se destacando como uma das ferramentas mais importantes para a advocacia 4.0 e para o futuro do Direito.

Com ela, você pode quantificar riscos, calcular probabilidades de vitória em litígio e prever tendências de comportamento nos tribunais. 

Por essa razão, preparamos um conteúdo completo para você entender o que é e a aplicação desse conceito no dia a dia dos escritórios. Continue a leitura para entender!

O que é jurimetria?

O conceito de jurimetria une estatística ao universo do Direito para analisar padrões, tendências e comportamentos no campo jurídico, com o objetivo de trazer previsibilidade e auxiliar advogados na tomada de decisões. 

Vale contextualizar que os estudos jurimétricos surgiram no final dos anos 50, com os primeiros debates teóricos sobre a possibilidade de se aplicar a ciência estatística na prática jurídica. 

Mas foi com o avanço da tecnologia, especialmente com o surgimento do Big Data, que a disciplina realmente começou a exercer seu potencial transformador.

Como funciona a jurimetria?

Para aplicar métodos de análises de dados no campo jurídico, o conceito transforma informações legais em números e estatísticas. É o uso de metodologias quantitativas para garantir probabilidades mais assertivas e guiar decisões.

O processo começa pela coleta de dados, que podem englobar desde informações de casos judiciais até o perfil dos juízes envolvidos na causa.

As informações são processadas e analisadas, normalmente com auxílio de um software jurídico, trazendo insights importantes aos profissionais da área de Direito.

Dessa forma, o conceito jurimétrico pode, por exemplo, revelar padrões nas decisões de juízes, taxa de sucesso em casos similares ao estudado ou até mesmo o tempo médio para a conclusão de um determinado tipo de processo.

Além disso, essa técnica pode ser aplicada com o objetivo de avaliar probabilidades e prever resultados. Para isso, a análise estatística é realizada com base em dados históricos. 

Com o avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning, esses recursos tornam-se cada vez mais precisos e completos. 

Qual a importância da jurimetria na área jurídica?

A previsibilidade proporcionada pela análise jurídica é um caminho importante para tornar as decisões mais assertivas e melhorar a eficiência ao longo de um processo, bem como economizar tempo e recursos no campo jurídico.  

Essas estatísticas ajudam a:

  • prever resultados;
  • calcular e reduzir riscos;
  • identificar estratégias mais eficazes;
  • garantir argumentos baseados em dados;
  • avaliar tendências nas decisões judiciais.

A análise jurimétrica digital também pode ser aplicada de forma preventiva pelos departamentos jurídicos das empresas, na gestão de sua carteira de casos.

Na prática, além de permitir o melhor gerenciamento de uma política estratégica de acordos, a análise estatística dos litígios que envolvem a organização pode apontar as áreas onde há problemas. 

Desse modo, a estatística aplicada ao Direito pode ajudar você a corrigir vulnerabilidades na sua empresa. 

“Isso também permite provisionar melhor as perdas e otimizar a contratação de advogados”, diz o advogado Marcelo Guedes Nunes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria e autor do livro “Jurimetria – Como a Estatística Pode Reinventar o Direito”.

Quais são os pilares da Jurimetria?

pilares da jurimetria

Em geral, a jurimetria estatística aplicada ao Direito tem três pilares como base. Juntos, eles buscam aumentar a eficiência do sistema judicial e a qualidade das decisões legais, assim como promover políticas públicas cada vez mais justas.

Saiba quais são esses três pilares.

Decisão judicial

A partir da análise de precedentes, a técnica jurimétrica auxilia na tomada de decisões com base nas leis vigentes, contribuindo para uma visão ampla de cada caso.

Isso pode ser realizado com consultas nos bancos de dados dos tribunais, por exemplo.

Além de garantir a transparência, esse processo também pode ampliar a acessibilidade e eficiência do sistema judicial, assim como assegurar a equidade em decisões baseadas em análises imparciais.

Instrução probatória

A análise jurimétrica contribui para uma avaliação mais precisa das chances de sucesso de cada caso, atuando no pilar de instrução probatória com foco nas provas apresentadas.

Seja a partir da análise de relevância dos argumentos e evidências apresentadas ou para ter informações completas sobre o andamento e o resultado de processos similares no passado, é um caminho para avaliar e quantificar as probabilidades de ganho.

Gestão pública e elaboração legislativa

No pilar da gestão pública, a aplicação de técnicas estatísticas no campo do Direito exerce um papel importante na análise de políticas públicas.

A coleta e análise de dados permite avaliar impactos de uma determinada política na sociedade, bem como entender a eficiência regulatória dessas legislações.

Entenda as possibilidades com a jurimetria

A aplicação da análise de dados ao Direito abre um mundo novo de possibilidades para reduzir custos, aumentar a eficiência das ações, diminuir o número de litígios, entre outros benefícios.

Imagine: são 90 milhões de processos ativos na Justiça brasileira e perto de 1 bilhão de ações judiciais históricas digitalizadas. 

Com isso, o universo judicial oferece uma gigantesca base de dados, que os departamentos jurídicos de empresas e os escritórios de advocacia podem explorar por meio da jurimetria digital.

“Com base na análise de casos similares nos tribunais, a estatística jurídica permite, por exemplo, indicar qual é a probabilidade de sucesso em uma determinada ação”, explica Nunes.

Dessa forma, o seu departamento jurídico da empresa ou escritório de advogados pode decidir se vale a pena levar um litígio adiante ou se é melhor fazer um acordo.

Nesse caso, o uso de ferramentas digitais de análise de dados jurídicos também pode apontar se a negociação está em linha com acordos semelhantes. 

Assim, os departamentos jurídicos podem reduzir custos e otimizar recursos, e os escritórios de advocacia podem atender de maneira mais eficiente os interesses de seus clientes.

E, como veremos mais adiante, os benefícios da estatística aplicada ao Direito também podem ser ampliados pela sinergia com outras ferramentas tais como os sistemas jurídicos de gestão e a prática do chamado Visual Law.

Impactos da jurimetria nos tribunais

Impactos da jurimetria nos tribunais

Com o uso de softwares de Jurimetria, as chances de sucesso nos tribunais aumentam. A aplicação da tecnologia se torna, assim, uma vantagem competitiva para os escritórios de advocacia.

A estatística gerada a partir da análise de dados jurídicos permite que os advogados utilizem as melhores estratégias em cada caso. 

Não apenas de acordo com as características do processo, mas também seguindo tendências de cada corte, juiz e desembargador.

A seguir, entenda as características e formas de colocar o conceito em prática!

Aplicação de Big Data no segmento jurídico

Nunes explica que os dados estatísticos podem ser usados antes mesmo da distribuição do processo. Segundo ele, mesmo quando o advogado não sabe ainda quem será o juiz do caso, o Big Data jurídico pode ajudar.

“As estatísticas apontam maior probabilidade de sucesso para petições curtas, em termos mais neutros”, afirma o especialista.

Quando o caso é finalmente distribuído, é possível usar um software de jurimetria digital para analisar milhares de decisões tomadas por aquele juiz.

Saber, por exemplo, se é um legalista, se segue a linha do principiologismo, ou ainda, se tende a decisões com base na jurisprudência. 

Com isso, será possível saber o melhor caminho para construir uma argumentação vencedora!

Criação de contratos mais seguros

A estatística jurídica digital também pode ser utilizada pelos departamentos jurídicos e por escritórios de advocacia para a elaboração de contratos mais seguros e eficientes. 

A aplicação da análise de dados possibilita que os profissionais enxerguem com mais clareza as consequências judiciais de todas as cláusulas.

Quando isso acontece? Na hora de estabelecer penalidades, por exemplo.

“Num determinado tipo de contrato, vale mais a pena estipular uma multa contratual de valor fixo ou em porcentagem? Qual a comarca mais rápida ou mais favorável para julgar um caso relativo a esse contrato, se houver litígio?”, pergunta Nunes.

“A análise jurimétrica pode mostrar a melhor opção!”, esclarece.

Além disso, a ferramenta de estatística jurídica também é um poderoso auxílio no trabalho consultivo. 

Seja nas empresas ou nos escritórios de advocacia, cada vez mais profissionais do direito têm recorrido a softwares de análises jurídicas para quantificar riscos em contratos e processos de due diligence.

Jurimetria Digital e Contratos Inteligentes

Todo esse poder de análise também pode ser combinado com outras ferramentas digitais em favor da sua empresa ou do seu escritório de advocacia. 

Como, por exemplo, usando o Big Data jurídico para uma análise detalhada antes de criar um Smart Contract, um contrato inteligente com cláusulas auto executáveis.

O que é Visual Law?

Há outras maneiras de tornar a análise estatística no Direito ainda mais poderosa. Para isso, você pode aliá-la aos recursos visuais, por meio do chamado Visual Law.

Trata-se da aplicação de recursos de fluxogramas, infográficos, ícones, vídeos e storyboards para tornar o Direito mais claro e compreensível. 

A técnica tem sido usada em petições, contratos e outros documentos jurídicos, para reforçar argumentos, explicar casos complexos ou situações dinâmicas.

Dessa forma, é possível passar mais transparência sobre processos diversos para os clientes, que nem sempre estão acostumados com a linguagem jurídica.

Além de reforçar a estratégia argumentativa, a utilização do Visual Law pode ajudar a tornar mais claras as informações geradas a partir das ferramentas de análise de dados jurídicos. 

Com isso, advogados e profissionais do Direito podem visualizar mais facilmente os insights contidos na análise de dados.

Como aplicar a jurimetria em seu escritório?

Como aplicar a jurimetria em seu escritório

Antes de aplicar a técnica jurimétrica, é importante avaliar as necessidades e oportunidades do seu negócio, entendendo o melhor caminho para realizar a coleta, processamento e análise de dados. 

Com base nessas informações, será possível encontrar tecnologias alinhadas às demandas do escritório para alcançar os melhores resultados – lembre-se também de treinar a equipe para o uso correto dessas soluções. 

Na prática, a aplicação do conceito pode ser realizada de diferentes formas, em diversos setores do escritório. Confira alguns exemplos:

  • gestão financeira e de pessoas;
  • estratégias de marketing jurídico;
  • automação de tarefas e processos repetitivos;
  • pesquisas de leis, precedentes e documentos;
  • acompanhamento de métricas de produtividade.

E o que virá daqui para frente? Nunes avalia que as transformações estão apenas começando. Para ele, as grandes mudanças virão da aplicação da tecnologia às ciências humanas, como o Direito.

E, é claro, as ferramentas de análise de dados jurídicos terão um papel importante nos próximos anos e quem perceber e se adaptar o quanto antes estará muito à frente da concorrência, com um portfólio de casos vencidos superior.

“Os softwares de estatística jurídica ajudarão a reduzir a quantidade de litígios sem sentido. E se a quantidade de litígios é um sintoma de doença social, isso será um grande avanço para toda sociedade”, afirma o presidente da ABJ.

Tecnologias TOTVS para o setor jurídico

A TOTVS, maior empresa de tecnologia brasileira, oferece soluções em tecnologia personalizadas para o segmento jurídico. 

Uma das soluções especializadas para escritórios de advocacia que ajuda na prática da jurimetria é um sistema de gestão ERP.

Com um software completo é possível automatizar processos e todo o administrativo de maneira ágil. 

Do cruzamento de informações jurídicas estatísticas com os dados de seu ERP jurídico, é possível multiplicar os insights para aumentar a eficiência, reduzir custos judiciais e aumentar a possibilidade de sucesso em eventuais litígios. 

Além disso, as soluções da TOTVS contam com aplicação para gestão de documentos jurídicos e aplicativo exclusivo para acompanhamento de resultados de audiências online, bem como controle de prazos dos processos.

Você também pode complementar o seu ERP com a integração de tecnologias como sistema backoffice, RH e CRM. Tudo para otimizar ainda mais a rotina do seu escritório ou departamento jurídico. 

Conheça o Software Jurídico da TOTVS e automatize seus processos!

sistema de gestão jurídica

Conclusão

Agora, você já faz ideia do que a análise jurídica estatística pode oferecer, seja para departamentos jurídicos ou para escritórios de advocacia. 

É importante lembrar que a estatística jurídica é uma ferramenta de análise externa, que lida com os dados colhidos nos tribunais. 

Usar a tecnologia como aliada é uma forma de potencializar seus benefícios e transformar os dados internos do escritório de advocacia ou do departamento jurídico da sua empresa, em informações estratégicas.

Um sistema de gestão jurídico pode ser uma boa ferramenta para conseguir acessar e analisar os dados da melhor maneira. Com dashboards personalizados que trazem verdadeiros insumos para os profissionais do direito.

Ficou interessado em conhecer mais sobre esse segmento? Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS e não deixe de assinar a newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.