O que é jurimetria e como ela revoluciona a prática jurídica?

Equipe TOTVS | 19 abril, 2021

A transformação digital chegou para ficar no meio jurídico, mas a revolução está apenas no começo. E, nesse cenário, a Jurimetria vem se destacando como uma das ferramentas mais importantes para a advocacia 4.0 e para o futuro do Direito.

Com ela, você pode quantificar riscos, calcular probabilidades de vitória em litígio e prever tendências de comportamento nos tribunais. Prepare-se, porque depois da Jurimetria digital, o meio jurídico nunca mais será o mesmo!

Por essa razão, preparamos um conteúdo completo para você entender o que é e a aplicação da jurimetria no dia a dia dos escritórios. Continue a leitura para entender!

O que é jurimetria?

Para entender o que é jurimetria, vale contextualizar que, os estudos jurimétricos surgiram no final dos anos 50, com os primeiros debates teóricos sobre a possibilidade de se aplicar a ciência estatística na prática jurídica. 

Mas foi com o avanço da tecnologia, especialmente com o surgimento do Big Data, que a disciplina realmente começou a exercer seu potencial transformador.

 “A análise estatística no Direito evoluiu mais nos últimos dois anos do que nos últimos vinte”, afirma o advogado Marcelo Guedes Nunes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria e autor do livro “Jurimetria – Como a Estatística Pode Reinventar o Direito”.

Entenda as possibilidades com a jurimetria

A aplicação da análise de dados ao Direito abre um mundo novo de possibilidades para reduzir custos, aumentar a eficiência das ações, diminuir o número de litígios, entre outras.

Imagine: são 90 milhões de processos ativos na Justiça brasileira e perto de 1 bilhão de ações judiciais históricas digitalizadas. 

Com isso, o universo judicial oferece uma gigantesca base de dados, que os departamentos jurídicos de empresas e os escritórios de advocacia podem explorar por meio da jurimetria digital.

“Com base na análise de casos similares nos tribunais, a estatística jurídica permite, por exemplo, indicar qual é a probabilidade de sucesso em uma determinada ação”, explica Nunes.

Com isso, o seu departamento jurídico da empresa ou escritório de advogados pode decidir se vale a pena levar um litígio adiante ou se é melhor fazer um acordo.

Nesse caso, o uso de ferramentas digitais de análise de dados jurídicos também pode apontar se a negociação está em linha com acordos semelhantes. 

Dessa maneira, os departamentos jurídicos podem reduzir custos e otimizar recursos, e os escritórios de advocacia podem atender de maneira mais eficiente os interesses de seus clientes.

E, como veremos mais adiante, os benefícios da estatística aplicada ao Direito também podem ser ampliados pela sinergia com outras ferramentas tais como os sistemas jurídicos de gestão e a prática do chamado Visual Law.

Como a estatística jurídica evita problemas na sua empresa

A análise jurimétrica digital também pode ser aplicada de forma preventiva pelos departamentos jurídicos das empresas, na gestão de sua carteira de casos.

Na prática, além de permitir o melhor gerenciamento de uma política estratégica de acordos, a análise estatística dos litígios que envolvem a organização pode apontar as áreas onde há problemas. 

Desse modo, a estatística aplicada ao Direito pode ajudar você a corrigir vulnerabilidades na sua empresa. “Isso também permite provisionar melhor as perdas e otimizar a contratação de advogados”, diz Nunes.

Impactos da jurimetria nos tribunais 

Com o uso de softwares de Jurimetria, as chances de sucesso nos tribunais aumentam. A aplicação da tecnologia se torna, assim, uma vantagem competitiva para os escritórios de advocacia.

A estatística gerada a partir da análise de dados jurídicos permite que os advogados utilizem as melhores estratégias em cada caso. Não apenas de acordo com as características do processo, mas também seguindo tendências de cada corte, juiz e desembargador.

A seguir, entenda as características e formas de colocar a jurimetria em prática!

Aplicação de Big Data no segmento jurídico

Nunes explica que os dados estatísticos podem ser usados antes mesmo da distribuição do processo. Segundo ele, mesmo quando o advogado não sabe ainda quem será o juiz do caso, o Big Data jurídico pode ajudar.

“As estatísticas apontam maior probabilidade de sucesso para petições curtas, em termos mais neutros”, afirma o especialista.

Quando o caso é finalmente distribuído, é possível usar um software de jurimetria digital para analisar milhares de decisões tomadas por aquele juiz: saber, por exemplo, se é um legalista, se segue a linha do principiologismo, ou ainda, se tende a decisões com base na jurisprudência. 

Com isso, será possível saber o melhor caminho para construir uma argumentação vencedora!

Criação de contratos mais seguros

A estatística jurídica digital também pode ser utilizada pelos departamentos jurídicos e por escritórios de advocacia para a elaboração de contratos mais seguros e eficientes

A aplicação da análise de dados possibilita que os profissionais enxerguem com mais clareza as consequências judiciais de todas as cláusulas.

Quando isso acontece? Na hora de estabelecer penalidades, por exemplo.

“Num determinado tipo de contrato, vale mais a pena estipular uma multa contratual de valor fixo ou em porcentagem? Qual a comarca mais rápida ou mais favorável para julgar um caso relativo a esse contrato, se houver litígio?”, pergunta Nunes. “A análise jurimétrica pode mostrar a melhor opção!”, esclarece.

Além disso, a ferramenta de estatística jurídica também é um poderoso auxílio no trabalho consultivo. 

Seja nas empresas ou nos escritórios de advocacia, cada vez mais profissionais do direito têm recorrido a softwares de jurimetria para quantificar riscos em contratos e processos de due dilligence.

Jurimetria Digital e Contratos Inteligentes

Todo esse poder de análise também pode ser combinado com outras ferramentas digitais em favor da sua empresa ou do seu escritório de advocacia. Como, por exemplo, usando o Big Data jurídico para uma análise detalhada antes de criar um Smart Contract, um contrato inteligente com cláusulas auto executáveis.

O que é Visual Law?

Há outras maneiras de tornar a análise estatística no Direito ainda mais poderosa. Para isso, você pode aliar o uso da análise estatística aos recursos visuais, por meio do chamado Visual Law.

Trata-se da aplicação de recursos de fluxogramas, infográficos, ícones, vídeos e storyboards para tornar o Direito mais claro e compreensível. 

A técnica tem sido usada em petições, contratos e outros documentos jurídicos, para reforçar argumentos, explicar casos complexos ou situações dinâmicas.

Dessa forma, é possível passar mais transparência sobre processos diversos para os clientes, que nem sempre estão acostumados com a linguagem jurídica.

Além de reforçar a estratégia argumentativa, a utilização do Visual Law pode ajudar a tornar mais claras as informações geradas a partir das ferramentas de análise de dados jurídicos. 

Com isso, advogados e profissionais do Direito podem visualizar mais facilmente os insights contidos na análise de dados.

Como aplicar a jurimetria em seu escritório?

E o que virá daqui para frente? Nunes avalia que as transformações estão apenas começando. Para ele, as grandes mudanças virão da aplicação da tecnologia às ciências humanas, como o Direito.

E, é claro, as ferramentas de análise de dados jurídicos terão um papel importante nos próximos anos e quem perceber e se adaptar o quanto antes estará muito à frente da concorrência, com um portfólio de casos vencidos superior.

“Os softwares de estatística jurídica ajudarão a reduzir a quantidade de litígios sem sentido. E se a quantidade de litígios é um sintoma de doença social, isso será um grande avanço para toda sociedade”, afirma o presidente da ABJ.

Soluções completas com um software jurídico

A TOTVS, maior empresa de tecnologia brasileira, oferece soluções em tecnologia personalizadas para o segmento jurídico. Com um software completo é possível automatizar processos e todo o administrativo de maneira ágil.

Uma das soluções especializadas para escritórios de advocacia que ajuda na prática da jurimetria é um sistema de gestão ERP!

Do cruzamento de informações jurídicas estatísticas com os dados de seu ERP jurídico, é possível multiplicar os insights para aumentar a eficiência, reduzir custos judiciais e aumentar a possibilidade de sucesso em eventuais litígios. 

sistema de gestão jurídica

Conclusão

Agora, você já faz ideia do que a análise jurídica estatística pode oferecer, seja para departamentos jurídicos ou, para escritórios de advocacia. 

No entanto, ainda são muito poucos os profissionais no Brasil, que tiram proveito da análise estatística.

Em uma pesquisa da Escola de Direito da FGV, 95% dos advogados responderam que nunca fizeram uso da Jurimetria digital. O que torna a tecnologia uma vantagem competitiva ainda mais importante no mercado brasileiro.

É importante lembrar que a estatística jurídica é uma ferramenta de análise externa, que lida com os dados colhidos nos tribunais. 

Usar a tecnologia como aliada é uma forma de potencializar seus benefícios e transformar os dados internos do escritório de advocacia ou do departamento jurídico da sua empresa, em informações estratégicas.

Um sistema de gestão júridico pode ser uma boa ferramenta para conseguir acessar e analisar os dados da melhor maneira. Com dashboards personalizados que trazem verdadeiros insumos para os profissionais do direito.

Ficou interessado em conhecer mais sobre esse segmento? Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS e não deixe de assinar a newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.