Controle de documentos: importância e como fazer na empresa

Equipe TOTVS | 19 março, 2024

O controle de documentos é um pilar fundamental para a eficiência e segurança das operações empresariais. 

Essa prática não apenas organiza a vasta quantidade de informações que uma empresa lida diariamente, mas também assegura a integridade, acessibilidade e conformidade dos documentos essenciais. 

Essa gestão adequada de registros influencia diretamente na produtividade, qualidade e credibilidade da organização.

Por isso, falamos sobre os fundamentos e as formas de implementar eficazmente o controle documental em sua empresa.

Confira!

Afinal, o que é o controle de documentos?

O controle de documentos é o conjunto de atividades que visa garantir a qualidade, a integridade, a rastreabilidade e a segurança dos documentos de uma organização. 

Este controle envolve criação, revisão, aprovação, distribuição, armazenamento, acesso, recuperação, atualização, eliminação e arquivamento de documentos, como contratos, notas fiscais, ordens de serviço e relatórios.

Para tanto, é preciso definir normas, procedimentos, responsabilidades e ferramentas que padronizem e facilitem o fluxo de informações.

Qual a importância da organização e controle de documentos?

O primeiro benefício que vem à mente ao se implementar um bom sistema de controle de documentos é a otimização do espaço físico.

Uma prática importante deste controle é a digitalização da documentação, o que provoca redução no uso de papel, impressoras, pastas, armários e outros materiais de escritório. Como consequência, libera-se espaço para outras finalidades.

Mas esta não é a única vantagem da organização e controle de documentos. Existem outros benefícios para as empresas, tais como:

  • Redução de custos: ao diminuir o consumo de recursos materiais e o tempo gasto com a gestão documental, a empresa pode economizar dinheiro e investir em outras áreas estratégicas;
  • Melhoria da produtividade: ao ter os documentos organizados e acessíveis, os colaboradores podem realizar as suas tarefas com mais rapidez e eficiência, o que evita retrabalhos, perdas e atrasos;
  • Aumento da segurança da informação: a proteção de documentos contra roubos, extravios, danos, alterações e acessos indevidos permite à empresa preservar a sua confidencialidade, credibilidade e conformidade legal;
  • Melhoria da qualidade: ao garantir que os documentos estejam atualizados, padronizados, completos e corretos, a empresa consegue melhorar a sua comunicação interna e externa, a tomada de decisão, a satisfação do cliente e a conformidade legal;
  • Padronização da documentação: uma das técnicas de arquivo e controle de documentos é o estabelecimento de padrões para eles. Na prática, significa que todos utilizam o mesmo padrão documental, o que traz melhoria da produtividade e maior qualidade.

Entendeu qual a importância da organização e controle de documentos? A ISO 9001 tem tudo a ver com o tema, sabia? 

Vamos ver o que a ISO 9001 fala sobre documentos!

Leia também: Gestão eletrônica de documentos: o que é e como fazer

ISO 9001 e o controle de documentos empresariais

A ISO 9001 é a norma internacional que fixa critérios para implementar um sistema de gestão da qualidade nas empresas. 

Neste contexto, existe um controle de documentos ISO 9001, que estabelece diretrizes detalhadas sobre a documentação necessária para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). 

Esse conjunto de documentos vai além das exigências normativas e abrange aspectos específicos da organização. Entre os principais documentos citados na norma estão:

  • Escopo do SGQ;
  • Política da qualidade;
  • Controle de produção;
  • Objetivos da qualidade;
  • Materiais de apoio operacional;
  • Requisitos para produtos e serviços;
  • Evidências de conformidade, entre outros. 

É fundamental que a empresa organize e controle esses documentos de forma eficiente, de modo a garantir sua identificação, formato, revisão e acesso adequados. 

Vale pontuar que o controle de documentos ISO 9001 também define critérios para o controle de informação documentada, abrangendo distribuição, armazenamento, controle de alterações e retenção

Essas práticas visam assegurar a integridade e eficácia do sistema de gestão da qualidade, promovendo a conformidade e a melhoria contínua.

Agora que você entendeu a parte conceitual, vamos ver como é feito o controle documental?

Como fazer o controle de documentos de forma eficiente?

Para fazer o controle de documentação de forma eficiente, é preciso seguir algumas boas práticas. E a primeira delas é a digitalização.

Invista em digitalização

A digitalização de documentos é o processo de converter os documentos físicos em arquivos eletrônicos, que podem ser armazenados em nuvem, em servidores, em pen drives, em CDs, etc. 

A prática traz diversas vantagens, como:

  • Reduz o uso de papel e de espaço físico;
  • Contribui para a sustentabilidade ambiental;
  • Permite a integração com outros sistemas e aplicativos;
  • Aumenta a segurança e a preservação dos documentos;
  • Facilita o acesso, a busca, a edição e o compartilhamento dos documentos.

Para digitalizar os documentos, é preciso contar com equipamentos adequados, como scanners, câmeras, leitores de código de barras e outros. 

Além disso, é preciso definir um formato padrão para os arquivos, sendo os mais comuns PDF, DOC e JPG.

Leia também: Como escanear um documento: confira o passo a passo completo!

Nova call to action

Centralize os documentos em um mesmo local

Seguindo com as técnicas de arquivo e controle de documentos, temos outra boa prática: a centralização da documentação.

Isso significa armazenar todos os documentos em um único repositório, que pode ser físico ou digital (opção mais utilizada atualmente). 

Essa medida facilita o controle, a organização e a localização dos documentos, além de evitar a dispersão, a duplicação e a perda de informações.

Para realizar a centralização, defina um local adequado, que seja seguro, acessível e compatível com o tipo e o volume de documentos. 

Além disso, é preciso definir um sistema de controle de documentos, com registro de entradas e saídas, e informações sobre usuário, data, local e motivo de acesso.

Leia também: Como organizar documentos de uma empresa: 13 dicas

Padronize a documentação

Padronizar a documentação significa seguir um conjunto de regras e critérios que uniformizem a identificação, a forma, o conteúdo e a qualidade dos documentos. 

Seu objetivo é facilitar a compreensão, a comunicação e a integração da documentação. Como consequência, evita-se divergência, ambiguidade e erro de informações.

A padronização depende da definição de um manual de procedimentos, que deve especificar requisitos, responsabilidades, etapas, prazos, modelos, formatos, termos, siglas e tudo que for necessário para o fluxo de documentos (elaboração, revisão, aprovação e controle).

Vamos ver um exemplo de padronização da identificação por meio de técnicas de arquivo e controle de documentos ISO 9001? A ideia é estabelecer código, título, data, versão e autor para identificá-los de forma única e clara. 

Imagine que um documento seja identificado por “DE-0004-MTZ-CO”, em que:

  • DE: documento externo (poderia ser FO – formulário – ou PO – procedimento operacional, e assim por diante);
  • 0004: número do documento que retrata sua posição na lista daquela categoria; 
  • MTZ: diz respeito à unidade da organização (matriz, filial 01, filial 02 etc.);
  • CO: setor de Contabilidade (a sigla ou número diz respeito ao setor ou atividade a que pertence o documento).

Defina um método de arquivamento

Definir um método de arquivamento significa estabelecer uma forma de ordenar e classificar os documentos, que facilite a sua identificação e recuperação. 

Isso agiliza o acesso, a consulta e a utilização dos documentos, otimizando o tempo e o trabalho dos colaboradores.

Para defini-lo, é preciso considerar o tipo, a finalidade, a frequência e a relevância dos documentos. 

Existem diversos métodos, como alfabético, numérico, cronológico, geográfico, por assunto. O importante é escolher algo que seja simples, lógico e consistente.

Leia também: Arquivamento de documentos: importância e como fazer

Garanta a segurança de documentos sensíveis

Por fim, um bom controle documental passa necessariamente por garantir a segurança de documentos sensíveis.

Estes documentos contêm informações confidenciais, estratégicas, pessoais ou legais, que podem causar danos à empresa ou a terceiros se forem divulgados, alterados ou destruídos indevidamente. 

Ou seja, é fundamental adotar técnicas que preservam a privacidade, a integridade e a conformidade dos documentos, de modo a evitar riscos jurídicos, financeiros e reputacionais.

Imagine que sua empresa trabalhe toda em ambiente digital. Neste caso, o responsável deve estabelecer medidas de segurança da informação, como controle de acesso, criptografia, senhas fortes, antivírus, firewall, backup e descarte seguro de documentos.

E se você quer facilitar e agilizar o seu processo de controle documental, com um sistema que garanta a segurança dos seus dados, você precisa conhecer o TOTVS Assinatura Eletrônica. 

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica (TAE) é uma plataforma de assinatura eletrônica que permite assinar documentos de forma simples, segura e legal. 

Além de poder ser integrada ao sistema de gestão empresarial, a ferramenta segue as normas e regulamentações da legislação brasileira para garantir a autenticidade, a integridade e a legalidade dos documentos assinados digitalmente.

Compatível com diversos tipos de documentos empresariais, como contratos, propostas, ordens de compra e termos de adesão, sua empresa não precisa se preocupar com a segurança deles.

Afinal, o TAE utiliza um alto sistema de criptografia e ainda armazena os documentos em nuvem.

Saiba mais sobre o TOTVS Assinatura Eletrônica e se surpreenda com a praticidade e a eficiência dessa solução!

Conclusão

O controle de documentos é uma prática essencial para a gestão da qualidade, da produtividade e da segurança das informações de uma empresa. 

Para fazer o controle de forma eficiente, é preciso seguir algumas boas práticas, como digitalizar, centralizar, padronizar, arquivar e proteger os documentos. 

Além disso, é interessante contar com soluções que facilitem a gestão documental, como o TOTVS Assinatura Eletrônica.

Saiba mais sobre os benefícios de uma plataforma de assinatura digital!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.