Gestão 3 Ps: pessoas, processos e produtos são elementos fundamentais em uma estratégia de negócio

Equipe TOTVS | 06 junho, 2022

Pessoas. Processos. Produtos. Todo mundo conhece esses três elementos, mas nem todas as pessoas sabem como incorporar os 3 Ps da melhor forma na sua estratégia de negócio.

Muitas vezes se pensa apenas no produto e se esquece das pessoas por trás dele. Em outros casos, apenas se pensa no processo e não há a devida atenção ao produto final. No entanto, para alavancar seu negócio, é preciso alinhar todas essas três partes.

E se os 3 Ps são essenciais para o crescimento de uma empresa, é fundamental garantir como essa técnica pode fazer parte do seu negócio. 

Por isso, trouxemos um conteúdo para você entender mais sobre pessoas,  processos e produtos. Vamos nessa? Boa leitura!

O que é o modelo de gestão 3 Ps?

Os 3 Ps indicam são: pessoas, processos e produtos. Esse modelo de gestão consiste em saber gerenciar o pessoal, o processo e o produto de forma a conseguir o máximo rendimento.

De forma bastante simples, o objetivo do método dos 3 Ps é conhecer as prioridades do negócio por meio do alinhamento entre esses 3 pontos.

Quando e como surgiu esse método?

Os 3 Ps da gestão foram criados por Marcus Lemonis, um empresário nascido no Líbano, a partir da sua própria experiência com empresas.

Com o método dividido nessas três avaliações, ele conseguiu reverter a situação de mais de 100 empresas americanas que estavam à beira da falência. 

Atualmente, Marcus é o presidente e CEO da Camping World e da Good Sam Enterprises, além de apresentador do reality show The Profit, chamado em português de “O Sócio”.

Destrinchando os elementos da gestão 3 Ps

Saber o que são os 3 Ps vai muito além de entender a sigla. É preciso se aprofundar nos três elementos principais desse modelo de gestão. Por isso, a seguir, vamos explicar em que consiste cada parte da teoria dos 3 Ps.

Pessoas

Tudo começa com as pessoas. E há uma razão para esse P vir em primeiro lugar: ele é o elemento mais importante para conquistar o sucesso de um negócio ou para vivenciar o seu fracasso.

Seja se há 1 ou 1000 funcionários na sua empresa, todos eles são parte integrante do seu negócio e, por isso, são cruciais para que ele sobreviva.

Trabalhar em equipe exige sintonia entre todas as partes, pois são elas que vão realizar e controlar todas as atividades, sejam manuais ou automatizadas. E basta apenas uma estar desalinhada da cultura da empresa para isso afetar todo o  seu negócio. 

Sendo assim, é importante ter a certeza de que as pessoas estão todas desempenhando as atividades adequadas. De que adianta ter profissionais qualificados, se eles não estão no lugar certo para exercer seu papel?

Em complemento a esses pensamentos, para entender bem esse P, você deve fazer perguntas, como:

  • Seus colaboradores estão bem acomodados? 
  • Seus colaboradores estão bem conscientes de seu papel na empresa?
  • Seus colaboradores estão motivados para exercer suas funções?
  • Seus colaboradores estão bem treinados e atualizados?

Por fim, é importante ressaltar que as pessoas, no entanto, vão muito além dos colaboradores fixos dentro do seu estabelecimento. 

Elas envolvem toda e qualquer relação que você precise criar e manter para fazer com que os seus negócios funcionem. Fazem parte das pessoas, então, clientes, fornecedores, conselheiros, parceiros e investidores.

Processos 

O segundo P diz respeito aos processos de uma empresa. De forma geral, os processos consistem em procedimentos que determinam a forma como a empresa vai agir de acordo com cada momento. 

Eles podem envolver etapas como, por exemplo, entrega de um serviço, criação de um produto, apresentação de vendas, respostas emergenciais e, ainda, fornecimento de informação.

Os processos, antes de tudo, devem ser claros, contínuos e eficientes para que possam ser executados por qualquer pessoa na empresa.

Ainda, sempre que há uma dedicação de tempo para implementar um processo – nesse caso, um plano de ação -, o sucesso da atividade é muito maior.

Aqui é importante questionar: como fazemos, quando fazemos e por que fazemos? Além disso, também podemos fazer perguntas como:

  • Há processos que se repetem?
  • Há lacunas dentro de algum processo?
  • Há processos que podem ser eliminados?
  • Há como melhorar algum processo?

É nesse momento que o empresário deve verificar se existem processos para todos os projetos da empresa, se há formas de reduzir custos em cada um deles e, principalmente, qual é a melhor forma de aproveitamento de cada etapa.

Produtos

Em último lugar nos 3 Ps da gestão, chega a vez de falar de produtos. Um bom produto só pode sê-lo na medida em que atende às exigências, expectativas e dores de um cliente. O seu produto, além da experiência, é o principal objeto a ser oferecido.

Trata-se da parte mais visível da sua marca, no entanto, é tão importante quanto as pessoas e os processos. 

O produto envolve, antes de tudo, uma avaliação das características mercadológicas e diferenciais de todas as empresas concorrentes. É dessa forma que se pode conseguir tornar o produto superior.

Eles também estão fortemente relacionados à ideia de qualidade. Por isso, é importante se perguntar aspectos como:

  • Seu produto atende aos padrões de forma constante?
  • Você sabe o que o mercado espera do seu produto?
  • O valor é compatível com a qualidade do produto?
  • Seu produto efetivamente agrega valor?
  • Você compraria o produto que você vende?

Muitas vezes, o conceito do produto parte apenas de uma intuição. Quando o colocamos frente aos consumidores reais, ele não atende de forma positiva. Por isso, questionar o produto impacta no resultado final e no sucesso do seu negócio.

Por que adotar a metodologia 3 Ps em seu negócio?

Aplicar a metodologia 3 Ps no seu negócio e garantir que as pessoas, processos e produtos estejam alinhados faz toda a diferença.

É somente com essa sinergia entre os Ps que você consegue entregar o melhor resultado para o seu cliente.

As pessoas, em primeiro lugar, tornam-se protagonistas, e isso é muito importante para que elas deem continuidade aos processos e, claro, aos produtos finais.

O alinhamento dos processos, por sua vez, permite que fluxos de trabalho sejam controlados e possam sempre melhorar. E, no final, o sucesso vem juntamente com os produtos, pois, sem eles, não há lucratividade.

No final das contas, as pessoas reforçam processos, os processos permitem o desenvolvimento dos produtos e os produtos chegam nas pessoas.

Como aplicar a técnica dos 3 Ps?

Agora você já deve ter entendido que é importante pensar em pessoas, processos e produtos. Porém, como implementar essa técnica de planejamento estratégico em uma empresa, na prática? A seguir, vamos trazer 3 dicas para isso.

Invista na capacitação dos funcionários

A primeira forma de aplicar a técnica dos 3 P’s é investir na capacitação de funcionários. Antes mesmo de contratar novos profissionais, você deve se preocupar em capacitar sua equipe já existente.

O alto desempenho, principalmente quando se pensa que os objetivos sempre podem ser diversos, depende dos alinhamentos às particularidades do negócio.

Dessa forma, ao melhorar a qualidade das entregas dos funcionários, é possível também torná-los ainda mais engajados em prol das metas da empresa, afinal, estão crescendo profissionalmente dentro do ambiente corporativo.

A motivação é fundamental para gerar produtividade empresarial. Profissionais que estão engajados são 17% mais produtivos que aqueles que não estão, segundo um estudo Gallup de 2016.

Reavalie e melhore seus processos

Estar em constante observação é fundamental para trazer melhorias aos processos. Métricas devem fazer parte de todos eles, sempre sendo documentadas e aprimoradas com base nos resultados coletados. 

Será com elas que será possível melhorar processos tanto internos como externos.

Assim, é muito importante ter uma equipe e um planejamento apto a mudar de acordo com demanda ou evolução do mercado.

Além disso, quando sua empresa consegue escalar seus processos para cima ou para baixo a qualquer momento, fica mais fácil responder às mudanças no mercado. 

Busque formas de diferenciação do mercado

Em último lugar, é fundamental encontrar formas de se diferenciar no seu mercado. Um dos melhores caminhos para isso é por meio da inovação.

Inovar é fazer um bom uso das habilidades em prol de novas soluções. E, para isso, é fundamental pesquisar sobre seu mercado antes de aplicar algo competitivo no seu segmento. 

Assim como é importante conhecer sua concorrência antes de criar um produto novo, na medida em que seu negócio continua a crescer, é crucial reexaminar constantemente seu mercado para garantir que você é capaz de se destacar.

O método dos 3 Ps aplicado ao marketing

Um ponto importante que vale a pena ressaltar é que os Ps do marketing não são a mesma coisa que o método 3 Ps.

Embora ele possa ser aplicado no marketing digital, não é o termo mais comum associado a esse setor da empresa. Os 4 Ps do marketing dizem respeito a: preço, produto, praça e promoção.

Já a teoria dos 3 Ps da gestão nesse setor é a compreensão de pessoas, processos e produtos, como você viu até aqui.

Dessa forma, ela implica em uma melhor capacidade de inovação e mensuração para as ações relacionadas ao que se vende. Quando se entende melhor as pessoas, os processos e o próprio produto, também é possível fazer melhores campanhas.

Como consequência, também, pode-se ter um maior alinhamento à jornada do cliente e consequente aumento na geração de valor para o negócio. 

A importância da liderança na gestão 3 Ps

A liderança também é um aspecto muito importante quando se fala a técnica dos 3 Ps, principalmente ao elemento pessoas. Afinal, líderes também são pessoas.

Dentro de uma empresa, é importante que isso seja compreendido, pois esse pensamento engloba as falhas morais e técnicas cometidas por eles.

Em muitos casos, os próprios donos do negócio podem ser responsáveis pela falência da companhia, o que vai contra o próprio conceito.

Liderar diz respeito à habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva e, sem dúvidas, se reconhecendo parte do processo.

Uma boa liderança também impacta em uma boa produtividade das outras pessoas. Como mostra um estudo da Faculdade de Artes e Ciências Liberais da Portland State University, chefes intimidadores aumentam comportamentos de trabalho contraproducentes.

O impacto de pessoas, processos e produtos na experiência do cliente

experiência do cliente pode ser medida, entre outras formas, pela qualidade das suas interações com pessoas, produtos e processos da sua empresa. 

É nesse momento que podemos associar uma empresa que valoriza esses três elementos com o customer centric. Dessa forma, o foco em melhorar todos os 3 Ps para o cliente não deve ser apenas de um departamento da empresa, mas uma visão compartilhada por todos.

Dessa forma, garantir que todas as partes do processo se sintam e sejam responsáveis fará diferença na qualidade do serviço final.

A tecnologia como aliada para aumentar suas vendas

Uma excelente ferramenta para tornar possível o alinhamento entre pessoas, processos e produtos é a integração de dados. Dessa forma, a tecnologia entra como uma grande aliada.

A tecnologia proporciona, por exemplo, uma maior interação com o cliente. E quando se tem todos os 3 P’s alinhados, esse é um dos principais objetivos. Por isso, a comunicação é também uma ferramenta-chave.

Muito antes de chegar na efetivação da compra, os clientes depositam altas expectativas na forma que experienciam esse momento.

Por isso, além do próprio produto, certificar-se de que as pessoas e processos estão direcionados para o foco no cliente pode envolver, entre outras ferramentas, a omnicanalidade, isto é, a comunicação omnichannel.

O uso de vários canais para chegar no consumidor de acordo com seu estágio da jornada de compra faz toda a diferença.

TOTVS Omni by Moddo

Com o TOTVS Omni by Moddo, sua empresa tem uma ferramenta-chave para fazer com que as pessoas, processos e produtos sejam alinhados com o cliente.

A partir da comunicação integrada, é possível associar todos os canais de venda, oferecendo um ecossistema operacional que entrega diversos dados da sua operação.

Dessa forma, fica mais fácil gerenciar cada aspecto do negócio, do primeiro contato do cliente até a sua fidelização. Aproveite para conhecer agora a solução TOTVS Omni by Moddo!

Conclusão

O conhecimento e a boa gestão dos 3 Ps é fundamental para quem busca uma visão de negócio ampla. Pessoas, processos e produtos são igualmente importantes. 

Para isso, é fundamental investir na capacitação dos colaboradores, reavaliar e melhorar os processos constantemente e, claro, buscar formas de se diferenciar do seu mercado com produtos inovadores.

E, quando se fala de experiência do cliente, os 3 Ps também demandam uma melhor comunicação, principalmente baseada na omnicanalidade.

Não se esqueça de que o projeto de omnicanalidade é um projeto de cultura. Ele permeia todas as áreas da empresa! Portanto, se a cultura da empresa não incorporar um mindset omnichannel e customer centric, a harmonia entre os 3Ps não vai ocorrer.

O TOTVS Omni by Moddo permite que a implementação de um planejamento integrado entre pessoas, processos e produtos seja ainda mais precisa.

E, se você gostou desse assunto, aproveite para ler também sobre a satisfação do cliente e seu impacto no varejo!

omni by moddo

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.