Como o ERP para varejo pode melhorar sua operação e integrar seus canais de venda?

Um sistema de ERP para varejo facilita o controle de estoque, otimiza a logística de entrega e ainda melhora a análise de dados gerados pelas vendas de um negócio. As funcionalidades podem ainda variar a depender do foco do sistema, mas o grande objetivo desse software é melhorar processos ligados à gestão de loja. No …

Equipe TOTVS | 22 dezembro, 2022 - Atualizado em 05 janeiro, 2023

Um sistema de ERP para varejo facilita o controle de estoque, otimiza a logística de entrega e ainda melhora a análise de dados gerados pelas vendas de um negócio.

As funcionalidades podem ainda variar a depender do foco do sistema, mas o grande objetivo desse software é melhorar processos ligados à gestão de loja.

No entanto, ele tem um impacto ainda maior: moderniza o setor, principalmente em relação às novas tendências do mercado, como a digitalização e integração entre as informações, além da omnicanalidade.

E com consumidores mais exigentes e bem-informados, quem não usa a tecnologia ao seu favor para melhor atender, fica para trás no varejo.

É por isso que gestores e empresários têm procurado entender melhor sobre ERP dentro desse segmento, ainda que não tenha uma operação gigantesca. O impacto deste tipo de sistema pode ser sentido por qualquer tipo de negócio B2C.

Se você é uma dessas pessoas que quer entender mais o que é como funciona um ERP para varejo, a gente vai ajudar você com isso. Continue lendo o artigo que preparamos e entenda como melhorar sua loja!

O que é ERP para varejo?

Um ERP para varejo é um sistema de gestão integrada que, por meio da tecnologia, ajuda a melhorar e integrar diversos fluxos de dados dentro de uma empresa varejista.

O objetivo desse sistema é melhorar a eficiência do negócio e, consequentemente, a experiência do consumidor final, que é um pilar-chave neste segmento.

Como funciona um ERP para varejo?

O ERP funciona como um centralizador de informações. Esse software costuma oferecer soluções de ponta usadas na rotina diária, permitindo acesso rápido a informações cruciais da loja.

Essa ferramenta, no entanto, pode servir para diferentes tamanhos do varejo, desde empresas com poucas lojas em operação a grandes redes de varejo.

Quais são os tipos de ERP disponíveis no mercado?

Os ERPs disponíveis no mercado variam bastante de acordo com a “ambientação” do software, podendo ser local ou na nuvem. Entenda como cada um deles opera!

Sistemas locais (on-premises)

O ERP com sistema local é aquele em que é necessário a instalação em um computador da operação, seja na própria loja ou no escritório. Trata-se de um ERP físico.

No geral, há um equipamento que atua como servidor principal, se interligando a todos os demais aparelhos. Ele leva também o nome de “on-premise”.

Sistemas em nuvem (privada ou pública)

Por outro lado, sistemas na nuvem são aqueles em que o ERP entra no processamento de dados (data center). Ele opera em uma plataforma cloud computing, podendo ser acessado de diferentes locais.

Esse ERP pode ser privado em casos em que os computadores são próprios, mas são montados dentro de uma outra empresa. Já os públicos são aqueles nos quais os computadores não são seus e o serviço é apenas alugado.

Quais são as principais funcionalidades do ERP para varejo?

Você pode estar se perguntando agora: na prática, o que um ERP para varejo pode oferecer ao meu empreendimento? Diversas funcionalidades.

Afinal, estamos falando sobre a centralização de informações e dados. A seguir, vamos apresentar alguns desses papéis que esse software pode ter considerando a operação de uma loja.

Permite a integração de canais

Um sistema de gestão integrada, como esperado, tem o papel de integrar. E para o varejo, a integração dos canais de venda é o grande meio para dar escalabilidade a um negócio. É por isso que existem muitos ERPs baseados na omnicanalidade.

Essa funcionalidade permite, portanto, integrar diferentes operações: loja física, e-commerce ou televendas. Tudo isso considerando diversas origens: marca própria, franquia, multimarca ou centro de distribuição.

Oferece gestão de estoque

Outra função que os ERPs de varejo oferecem é a gestão de estoque, ou seja, dos produtos da empresa. E junto com a funcionalidade anterior — de integração de canais —, você terá esse melhor gerenciamento.

O sistema oferece uma visão única dos produtos disponíveis e, ainda, pode oferecer mecanismos de proteção do estoque. Isso permite bloquear a venda de um determinado produto com base no volume médio de vendas daquele item.

Garante o controle de pedidos

O controle de pedidos é outra função que um ERP para varejo consegue oferecer. Nesse caso, alguns dos papéis que ele pode dispor são a realocação automática dos produtos de uma loja para outra e também o split dos pedidos.

Em alguns sistemas, ainda, há a possibilidade de definir o crédito da quebra do pedido, ou seja, o critério de eficiência logística é definido pela própria loja. Isso faz com que o gerenciamento de pedidos consiga respeitar as regras do negócio.

Realiza a gestão de entregas

Além dos pedidos, um software para varejo é responsável pela gestão das entregas aos consumidores finais. Uma das automações, com ele, pode ser calcular o frete com base nas tabelas dos fornecedores logísticos.

A ferramenta também pode oferecer o próprio acompanhamento da entrega do item quando permite ao sistema dos transportadores. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de API ou de conexões nativas do sistema.

Disponibiliza a logística reversa

Ainda falando um pouco sobre entrega, outra funcionalidade sobre um ERP pensado para o varejo é a logística reversa. O sistema pode auxiliar nas trocas e devoluções, acionando as transportadoras e fazendo o tracking do processo.

É possível acompanhar — se for uma gestão omni — pelo canal de venda e até mesmo pelo tipo de devolução. Ao mesmo tempo, você pode disponibilizar a informação ao cliente e aos canais com esse ERP.

Quais são os benefícios de um ERP específico para o mercado de varejo?

Entendendo as funcionalidades, é bem mais fácil falar sobre os ganhos em investir em um ERP pensado para o setor varejista.

Algumas das principais vantagens em adquirir um ERP de varejo é o amplo gerenciamento de estoque, um melhor gerenciamento dos produtos e uma maior agilidade para definir promoções.

A seguir, vamos falar sobre esses outros benefícios. Acompanhe!

Economia de custos da empresa

Um dos principais ganhos desse software é do ponto de vista financeiro. Sua empresa vai ter uma economia de custos não só pela automação de tarefas, mas também pelo melhor controle do fluxo da loja.

O investimento em uma tecnologia mais alinhada, principalmente na omnicanalidade, orienta o melhor esforço das estratégias de vendas para aumentar a conversão.

Melhor gerenciamento do estoque

Com dados integrados de todas as suas lojas, fica muito mais fácil acompanhar e fazer a gestão dos produtos. Afinal, o acesso às movimentações efetuadas na empresa são oferecidas em tempo real.

Assim, o produto vendido é baixado automaticamente no estoque. E, para uma empresa varejista, manter essa organização é um requisito essencial se ela deseja ter  uma maior organização nas próximas etapas, como a de entrega. 

Maior planejamento das decisões

A visão mais ampla da sua loja vai fazer com que você opere melhor. E isso faz toda a diferença para a tomada de decisão em cargos de liderança. Tudo isso com base em vendas e em faturamento por canais.

A maior produtividade também passa a ser uma consequência disso, reduzindo problemas que impossibilitam um ganho de desempenho e diminuindo rupturas na operação da loja física ou online.

Agilidade para definir promoções

Em último lugar, um outro benefício em se ter um ERP de varejo está em poder avaliar estratégias de vendas e estabelecer promoções para os clientes. Isso se dá, por exemplo, ao ser possível acompanhar quais itens têm menor e maior saída.

E dentro de um contexto de omnicanalidade, isso pode entregar mais valor ao consumidor. Alguns softwares dispõem de ferramentas para gerenciar créditos e descontos que podem ser do físico para o online ou do virtual para o presencial.

Como saber se seu negócio precisa de um ERP de varejo?

Mas então, você pode se questionar, “como eu sei que eu preciso de um ERP para minha operação varejista?” A resposta é bem simples: se você não tem, muito provavelmente você precisa.

Alguns dos principais indicativos para isso, sã:

  • uso de muitos softwares diferentes para gerenciar questões distintas, mas relacionadas;
  • dificuldade de acessar as informações sobre a sua própria loja, produtos e logística;
  • problemas, atrasos ou rupturas no departamento de vendas e na gestão de entrega ou troca dos produtos.

Se você enfrenta qualquer um desses desafios, está na hora de adquirir uma solução focada na gestão de loja.

Como escolher um ERP para varejo?

Se você precisa de um ERP, o próximo passo é descobrir como você vai escolher o seu. Existem quatro fatores que você deve considerar na hora de tomar essa decisão para o seu negócio. São eles:

  • veja se as funcionalidades atendem as suas necessidades;
  • busque referências e a reputação de empresas no mercado;
  • verifique se há uma preocupação com o omnichannel.

A seguir, iremos falar um pouco mais sobre esses aspectos.

Veja se as funcionalidades atendem as suas necessidades

O primeiro passo para fazer uma boa escolha é realizar um levantamento das funcionalidades que você precisa para otimizar o seu negócio no dia a dia.

Portanto, se pergunte: quais são as demandas da minha loja? De acordo com seu contexto de vendas, algumas funções podem pesar mais do que outras. Observe quais sistemas oferecem as que você precisa.

Busque referências e a reputação de empresas no mercado

Não basta saber quais são as funcionalidades necessárias. Você precisa conhecer a empresa por trás do ERP de varejo. Pesquise quais são as empresas de referência, ou seja, que são conhecidas por oferecer esse serviço de tecnologia.

Procurar organizações que já atendem a outros negócios no seu segmento é um bom caminho. A partir disso, você pode avaliar a reputação delas. Priorize as que contam com reconhecimento público, como certificados e premiações importantes.

Verifique se há uma preocupação com o omnichannel

Como já falamos algumas vezes aqui, a omnicanalidade é um elemento primordial para os varejistas que querem crescer dentro de um contexto digital. E se você tiver lojas físicas e online, a preocupação com essa estratégia deve ser ainda maior.

A sincronia de diferentes canais de venda vai evitar rupturas na operação, principalmente em relação ao estoque de produtos e à entrega das mercadorias. Para garantir isso, conte com um software de gestão omnichannel na sua loja.

Qual o melhor sistema para varejo?

O melhor ERP para o seu varejo é aquele que se alinha com seu negócio e que em uma única solução, consegue oferecer tudo que você procura. Além disso, como falamos, é preciso que ele tenha uma boa reputação no mercado.

Mas, para além disso, considerar aspectos como sistema em nuvem e a omnicanalidade também são fundamentais para trazer maior qualidade à solução.

Como a tecnologia é essencial para melhorar os processos no varejo?

E se estamos falando de softwares, a tecnologia é o ponto de partida para se obter ganhos no setor varejista. Soluções baseadas em automação, conectividade e comodidade tem se tornado o principal meio de evolução desse segmento.

A força do varejo 4.0 é o grande exemplo disso, pois faz o uso das tecnologias para melhorar serviços e conseguir oferecer um diferencial competitivo. O objetivo dessa transformação é revolucionar a proposta de valor do negócio.

E tudo isso pode ser possível ao integrar dados entre os canais de vendas, melhorando a experiência do cliente. Ou seja, estamos falando, novamente, da estratégia omnichannel.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

A TOTVS oferece ERPs especializados que fornecem controle total ao seu varejo, da retaguarda ao PDV, com foco em redução de custos e aumento de vendas. Da loja online à física, nossas soluções são integradas para uma experiência completa do cliente.

Não importa se o seu negócio é um varejo de moda, uma loja, um supermercado, um food service, um home center ou mesmo um varejo automotivo. Temos sistemas especializados para o seu segmento de atuação. Conheça agora mesmo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Neste conteúdo, você pôde entender como adotar um ERP no varejo pode beneficiar a gestão do seu negócio de diferentes maneiras, principalmente no controle de processos.

Investir em um software como esse é o principal meio de modernizar sua loja e fazer com que você consiga acompanhar as expectativas dos seus clientes.

Mas, para fazer uma boa escolha, é fundamental analisar as demandas do seu negócio, identificar as empresas referências no mercado e, claro, optar por aquelas opções que priorizam a omnicanalidade.

Neste sentido, os ERPs especializados da TOTVS visam a melhorar a operação do seu negócio, considerando os diversos canais de vendas que ele possui.

Gostou deste artigo sobre ERP para varejo? Aproveite para conferir também o guia que preparamos sobre sazonalidade de vendas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Maria Georgina Markunas diz:

    Estou planejando a abertura de um café, gostaria de saber sobre programa de gerenciamento. É possível marcarmos um horário? Obrigada!

  2. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá Maria, você pode entrar em contato conosco no https://www.totvs.com/contato/ preenchendo o formulário com as informações que deseja. ;)

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.