software-controle-de-estoque

Como o software de controle de estoque ajuda as empresas?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 14 Maio, 2020

Um software de controle de estoque é essencial para empresas que precisam armazenar matéria-prima, produtos semi-fabricados ou finalizados. Contar com as melhores práticas ajuda a evitar problemas que podem impactar vendas, trazer divergências ao setor financeiro e prejudicar a satisfação dos clientes.

Você faz o controle de estoque da maneira correta? Quer descobrir como a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa rotina? Continue a leitura e entenda como a tecnologia é fundamental nesse processo!

Como o software de controle de estoque otimiza a operação?

Realizar o controle manual na gestão do estoque traz um risco alto pela exposição às falhas humanas. Um sistema de gestão é eficaz na redução desses erros, uma vez que possibilita a automação e precisão em sua abordagem.

Com previsibilidade na palma da mão, fica muito mais fácil desafogar as tarefas do gestor para dar mais espaço às ações que dependem de decisões estratégicas. Confira a seguir os principais pontos que são otimizados pelo programa de controle de estoque.

  • Monitoramento contínuo: visualização da situação e problemas do estoque. Indicadores de maior relevância são o controle de perdas, curva de saída, itens deteriorados e índice de desperdício;
  • Mapeamento de processos: criação de um fluxo de trabalho que especifica regras e políticas internas, como o procedimento padrão para o pedido de um produto. Também permite construir relatórios detalhados sobre o setor;
  • Padronização: divisão do estoque em setores, por meio de numerações, letras e cores. Cada área pode servir a uma classe específica de itens, com as prateleiras destinadas aos subtipos de cada produto;
  • Estreitamento da relação com fornecedores: aproximação dos fornecedores nos processos da empresa, onde a qualidade e entrega devem ser quesitos impecáveis, além da forma de pagamento;
  • Conferência pré-armazenamento: checagem de materiais que não são da própria empresa, estabelecendo critérios de acordo com cada item, conferindo integridade e funcionamento antes de levar ao estoque,
  • Definição de quantidades: com a integração de setores, é possível definir a quantidade mínima e máxima de cada produto colocado no estoque, observando a sazonalidade de mercadorias específicas.

Nova call to action

Principais funcionalidades do software de controle de estoque

Curva ABC

A análise da curva ABC otimiza as regras de movimentação no estoque, seguindo a classificação de cada produto. Essa atualização de entrada e saída é realizada automaticamente.

Como já citamos, é possível identificar a sazonalidade e preparar o estoque para receber produtos em épocas específicas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc. Dessa forma, é possível definir quais produtos devem estar mais próximos às áreas de embarque, agilizando a movimentação e evitando desperdícios.

Mapeamento por pedidos de expedição

A preparação de pedidos para expedição analisa e separa os produtos, de acordo com o endereço de expedição, fazendo uma comparação das movimentações diárias com a capacidade máxima do estoque.

A partir dessa funcionalidade, o programa para estoque permite planejar as ações a partir de simulações de situações. O gestor é capaz de obter um panorama de crescimento do negócio, com a projeção das separações de expedição por período e sazonalidade.

Solicitações por preparação para pedidos de expedição

Movimentações no estoque ocorrem quando há procura por uma mercadoria. Um único operador de estoque dificilmente dá conta de controlar todas as fases da operação, como a chegada do item ao estoque, solicitação de carga e entrega.

Com o uso do software para estoque são analisados determinados períodos, juntamente com a indicação do melhor mapeamento do endereço de expedição. A solução pode, por exemplo, sugerir melhorias para uma grande movimentação de caixas, se o endereço do produto não estiver adequado.

Visões em tela única

O software para controle de estoque conta uma análise gerencial apresentada em apenas uma tela, facilitando a visualização e leitura. Essa tela indica uma série de dados, como:

  • Movimentações internas dos itens;
  • Recebimento;
  • Expedição;
  • Documentos movimentados;
  • Visualização por período,
  • Setores de estoque que precisam de novos recursos.

O software pode indicar a necessidade de compras de produtos novos, seguindo a ordem de saída dos itens e a quantia em dinheiro que precisa ser disponibilizada para a aquisição, evitando a ruptura de estoque.

Embora pareçam complexas, essas operações são dinâmicas, com influência direta para o gestor, que pode bater o martelo nas prioridades do momento e focar em ações estratégicas baseadas em resultados. As análises dos relatórios emitidos permitem compreender o andamento dos processos por setor e como um todo.

Software de controle de estoque é com a TOTVS!

Contar com um programa de estoque traz vantagens para toda a empresa, uma vez que pode controlar melhor as compras, vendas, finanças e o gerenciamento de setores. Os relatórios gerados apresentam detalhes importantes e são emitidos diária ou mensalmente, de acordo com a necessidade.

A quantidade de mercadorias em estoque, ordens de compras e históricos são atualizados em tempo real. Além disso, um ERP hospedado em nuvem possibilita que seus dados sejam acessados por dispositivos móveis de qualquer lugar, a qualquer momento, apenas com uma conexão com a internet.

A TOTVS é referência em tecnologia e inovação. Há mais de 30 anos no mercado, nossos sistemas são desenvolvidos para simplificar e otimizar a rotina das empresas, trazendo soluções que atendem necessidades dos mais variados segmentos.

Neste artigo você conferiu as principais funcionalidades do software de controle de estoque e como ele pode trazer benefícios ao seu negócio. Se gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o tema, veja nosso outro post sobre o assunto e saiba mais! Não esqueça de continuar acompanhando o blog e assinar nossa newsletter, para ficar por dentro de todas as novidades.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *