Strategic sourcing: o que é, como funciona, benefícios, etapas e ferramentas

Equipe TOTVS | 03 março, 2024

Imagine que uma empresa enfrenta o desafio de saber como adquirir bens e serviços de forma eficiente, com qualidade, redução de custos e parcerias duradouras. É nesse cenário que surge o strategic sourcing.

Ele é uma abordagem que transcende simples transações comerciais para se tornar uma peça importante na gestão eficaz da cadeia de suprimentos. 

É um método no qual cada passo é cuidadosamente planejado, cada escolha é estrategicamente ponderada, e cada decisão molda não apenas o presente, mas o futuro da empresa.

Neste conteúdo, abordaremos sobre o strategic sourcing, desde sua definição até os benefícios, bem como as principais etapas e as ferramentas tecnológicas que desempenham papéis essenciais. Vamos lá?

O que é strategic sourcing?

Saber o que significa strategic sourcing é fundamental. É uma abordagem estratégica adotada por empresas no processo de aquisição de bens e serviços que significa “Abastecimento Estratégico” ou “Compras Estratégicas”. 

É uma estratégia sistemática que avalia em 360° todas as consequências da aquisição de cada produto para buscar os resultados desejados.

Ele também é conhecido como uma matriz energética de abastecimento, que avalia a complexidade na compra de determinado serviço ou produto, além de conferir alto nível de inteligência corporativa e ter um papel importante no equilíbrio financeiro.

Assim, em vez de apenas focar na obtenção de produtos a preços mais baixos, ele envolve uma análise abrangente de toda a cadeia de suprimentos, o que otimiza custos, qualidade, prazos de entrega e, geralmente, estabelece parcerias mais sólidas com fornecedores.

Os seus principais elementos incluem:

  • análise e gestão de fornecedores: levando em consideração não apenas os custos, mas também a confiabilidade, qualidade, capacidade de entrega e conformidade com normas e regulamentações;
  • negociação estratégica: não apenas de preços, mas também de termos contratuais, condições de pagamento, garantias e outros aspectos que impactam a relação com os fornecedores;
  • gestão de riscos: identificação e gestão proativa dos riscos associados à cadeia de suprimentos, como instabilidade financeira dos fornecedores, flutuações de mercado, interrupções na produção, entre outros;
  • inovação e qualidade: estímulo à inovação por meio da colaboração com fornecedores e garantia da qualidade dos produtos ou serviços adquiridos;
  • análise do ciclo de vida do produto: consideração não apenas dos custos iniciais, mas também dos custos ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo manutenção, suporte pós-venda e descarte.

Quais são os benefícios da metodologia strategic sourcing?

Ao adotar o strategic sourcing, as empresas buscam otimizar seus processos de aquisição, promover eficiência operacional e garantir uma cadeia de suprimentos mais robusta e adaptável às mudanças do mercado. 

Essa abordagem vai além da simples transação comercial, priorizando relações sustentáveis e parcerias de longo prazo.

Confira os principais benefícios dessa metodologia:

  • visão mais estratégica e sistêmica: de toda a cadeia de suprimentos, o que permite uma compreensão mais profunda das interconexões entre diferentes elementos do processo de aquisição;
  • equilíbrio financeiro: que é o ideal com foco na relação custo-benefício. Essa abordagem ajuda a evitar decisões baseadas exclusivamente em economias imediatas, o que promove escolhas financeiramente sustentáveis a longo prazo;
  • diminuição de custos e de perdas: ao analisar a cadeia de suprimentos, negociar estrategicamente com fornecedores e identificar áreas de oportunidade, as empresas conseguem reduzir custos desnecessários e minimizar perdas financeiras;
  • melhora na execução de processos: ao otimizar a seleção de fornecedores, negociar termos contratuais e estabelecer parcerias mais sólidas, as empresas conseguem executar suas atividades de maneira mais eficiente e eficaz;
  • processos mais ágeis e transparentes: o que facilita o acompanhamento contínuo do desempenho dos fornecedores, a identificação rápida de áreas de melhoria e a adaptação ágil a mudanças nas condições do mercado.

Na prática, como funciona essa estratégia?

O strategic sourcing tem a função de revisar e adequar todos os custos externos que incidem sobre os produtos ou serviços que são vendidos pela empresa. Ele ainda faz o aprimoramento de todos os custos internos, logística e armazenamento dos suprimentos.

Também otimiza o fluxo de atendimento das necessidades dos mercados e avalia as otimizações de estrutura.

Além disso, realiza uma análise abrangente dos fornecedores disponíveis no mercado. Isso inclui avaliar não apenas os preços, mas também a qualidade dos produtos ou serviços, a confiabilidade, a capacidade de entrega, a estabilidade financeira e a conformidade com regulamentações.

O strategic sourcing ainda identifica e gestão proativa de riscos associados à cadeia de suprimentos, como instabilidade financeira dos fornecedores, flutuações de mercado, desastres naturais e outros eventos que podem impactar a entrega.

Etapas para a implementação do strategic sourcing

A implementação eficaz do strategic sourcing envolve uma série de etapas fundamentais para otimizar o processo de aquisição de bens e serviços em uma empresa. 

Confira as principais etapas:

Definição de Objetivos e Estratégias

Estabelece claramente os objetivos da implementação do strategic sourcing, como redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da eficiência ou desenvolvimento de parcerias estratégicas. 

Além disso, define as estratégias a serem adotadas para alcançar esses objetivos.

Análise da Cadeia de Suprimentos

Realize uma análise abrangente da cadeia de suprimentos da empresa para identificar áreas de oportunidade. Isso inclui avaliar os fluxos de trabalho, identificar fornecedores chave e entender os riscos potenciais.

Mapeamento de Gastos

Analise os gastos da empresa relacionados aos bens e serviços em questão. Identifique áreas onde há potencial para consolidar compras, negociar melhores termos ou buscar alternativas mais eficientes.

Avaliação de Fornecedores

Realize uma avaliação rigorosa dos fornecedores disponíveis no mercado. Considere não apenas o preço, mas também a qualidade, a confiabilidade, a capacidade de entrega e a conformidade com regulamentações.

Negociação Estratégica

Inicie negociações com os fornecedores selecionados. Além dos preços, discuta termos contratuais, condições de pagamento, garantias, cláusulas de penalidade e outros aspectos que impactam a relação comercial.

Contratação e Estabelecimento de Parcerias

Formalize os acordos com os fornecedores escolhidos e estabeleça parcerias sólidas, construindo relacionamentos de longo prazo que visem à colaboração e a inovação mútua.

Depois, controle o cumprimento de regras tributárias, fiscais e laborais para minimizar os riscos na cadeia de abastecimento.

Implementação de Tecnologia

Incorpore ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão de fornecedores, análise de dados e automação de processos, para facilitar a implementação e monitoramento contínuo do strategic sourcing.

Desenvolvimento de Indicadores de Desempenho (KPIs)

Estabeleça indicadores de desempenho para avaliar o sucesso do strategic sourcing. Isso pode incluir métricas relacionadas a custos, qualidade, eficiência e satisfação do cliente.

Treinamento e Comunicação Interna

Capacite a equipe envolvida na implementação do strategic sourcing, proporcionando treinamento sobre as novas práticas e processos. Além disso, comunique claramente as mudanças internamente para garantir o alinhamento de todos os departamentos.

Avaliação Contínua e Ajustes

Implemente um processo contínuo de avaliação do desempenho dos fornecedores, monitoramento do mercado e ajustes nas estratégias conforme necessário. O strategic sourcing é um processo dinâmico que requer adaptação constante.

Ao seguir essas etapas, as empresas podem criar uma abordagem estratégica e sustentável para aquisição de bens e serviços, promovendo eficiência, inovação e parcerias duradouras.

Ferramentas de strategic sourcing que você precisa conhecer

Agora que você já entendeu sobre o strategic sourcing, confira as ferramentas que podem ser utilizadas para implementá-la.

Confira strategic sourcing ferramentas a seguir:

  • Curva ABC: classifica em três categorias (A, B e C) e ordena informações conforme o grau de importância. Por exemplo: usa critérios de produção para definir o que é mais e menos importante na compra de suprimentos;
  • Matriz Kraljic: define estratégias de compras, classifica os insumos que precisam ser comprados, conforme o seu impacto financeiro e risco de abastecimento. A classificação é dividida em: itens não críticos, de gargalo, de alavancagem e estratégicos;
  • Análise SWOT: identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, ela analisa o impacto que cada categoria de insumo tem no processo produtivo;
  • 5 forças de Porter: ameaça de produtos substitutos, de entrada de novos concorrentes, poder de negociação dos clientes, dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes são as forças que ajudam na avaliação das dificuldades, das facilidades de relacionamento e do posicionamento da empresa.

Como a tecnologia pode ser uma aliada do strategic sourcing?

A tecnologia funciona como aliada de qualquer setor e não seria diferente com o strategic sourcing. Pois, as ferramentas digitais e inovações tecnológicas elevam a eficiência, promovem a transparência e capacitam decisões estratégicas no processo de aquisição de bens e serviços.

Confira como a tecnologia pode ser aliada dessa metodologia:

Automatização de Processos

A tecnologia possibilita a automatização de várias etapas, desde a análise inicial de fornecedores até a avaliação contínua de desempenho. 

Plataformas de automação de processos reduzem o tempo gasto em tarefas manuais, permitindo que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas. Por exemplo: implementação de softwares de gestão de fornecedores que automatizam a avaliação de propostas e a análise de dados.

Análise de Big Data

Ferramentas de análise de big data oferecem insights valiosos para aprimorar as decisões de strategic sourcing. 

Ao processar grandes volumes de dados, as empresas podem identificar padrões, prever tendências de mercado, antecipar riscos e otimizar a seleção de fornecedores. Por exemplo: utilização de análise de big data para avaliar o histórico de desempenho de fornecedores e prever possíveis interrupções na cadeia de suprimentos.

Blockchain para Transparência

A tecnologia blockchain oferece transparência e segurança nas transações, sendo aplicável à gestão de contratos e rastreabilidade na cadeia de suprimentos. 

Por exemplo: utilização de blockchain para criar contratos inteligentes que automaticamente executam condições predefinidas quando atendidas, o que proporciona transparência e eficiência.

Inteligência Artificial (IA) na Seleção de Fornecedores

Você sabia que 41% das empresas brasileiras já utilizam Inteligência Artificial no seu dia a dia? Os dados são da IBM em uma pesquisa global.

A IA pode analisar grandes conjuntos de dados para identificar os fornecedores mais adequados com base em critérios específicos. 

Por exemplo: implementação de sistemas de IA para analisar automaticamente perfis de fornecedores, considerando histórico de desempenho, capacidade de entrega e conformidade.

Esses exemplos destacam como a tecnologia não apenas simplifica, mas potencializa a gestão estratégica de aquisições, tornando-se uma aliada indispensável no universo do strategic sourcing.

Sistemas de gestão da TOTVS

Os sistemas de gestão da TOTVS podem ser integrados e personalizados para incorporar práticas de strategic sourcing, proporcionando benefícios significativos para as organizações. 

Com eles, é possível automatizar o processo de compras, desde a solicitação de cotações até a emissão de pedidos. Isso agiliza as transações, reduz erros manuais e facilita a rastreabilidade das transações.

Ao integrar os sistemas da TOTVS com plataformas online de fornecedores, as empresas podem facilitar a comunicação, compartilhar informações em tempo real e simplificar a interação na cadeia de suprimentos.

Além disso, a implementação de tecnologias como blockchain nos sistemas da TOTVS pode proporcionar rastreabilidade na cadeia de suprimentos, o que aumenta a transparência e reduz riscos relacionados a fraudes ou interrupções.

Também podem incluir módulos específicos para a gestão de desempenho de fornecedores, permitindo avaliações contínuas, identificação de áreas de melhoria e promoção de parcerias estratégicas.

Garanta uma gestão eficiente na sua empresa e utilize o strategic sourcing! Conheça os sistemas de gestão da TOTVS!

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu que o strategic sourcing é um método que redefine a forma como as empresas gerenciam suas cadeias de suprimentos, desde a seleção criteriosa de fornecedores até a automação de processos e o uso de ferramentas avançadas.

As suas etapas guiam as empresas por um caminho de análise, avaliação e negociação, o que proporciona uma base sólida para a construção de parcerias duradouras e decisões estratégicas. 

Além disso, as ferramentas tecnológicas, como aliadas inseparáveis da metodologia, destacam-se como catalisadoras do sucesso. A automação, análise de big data, blockchain e inteligência artificial otimizam processos, oferecem insights poderosos e fortalecem a resiliência da cadeia de suprimentos.

Portanto, o strategic sourcing é mais do que uma metodologia, mas é uma filosofia que impulsiona as empresas a maximizar suas potencialidades, enfrentar desafios com agilidade e construir um alicerce sólido para o crescimento sustentável.

Gostou do nosso conteúdo? Leia também o nosso artigo sobre processos empresariais!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.