Conheça os 15 conceitos de logística para um planejamento eficiente

Equipe TOTVS | 05 junho, 2023

Os conceitos de logística são as peças básicas de uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil, que contribui para o bom funcionamento de vários setores.

A distribuição de produtos industriais, do agronegócio e do varejo depende de uma logística eficiente para que estes sejam competitivos em seus mercados.

Basicamente, a logística envolve a gestão de recursos e meios que possibilitam a entrega de produtos em determinados locais e durante um certo período de tempo. 

Ao entender os conceitos de logística, você terá uma melhor visão dos processos. Por isso, neste artigo, confira a fundo 15 dos principais conceitos logísticos. Boa leitura.

totvs logística

15 conceitos de logística que você precisa conhecer

Vamos apresentar neste artigo os 15 conceitos de logística básicos que são os mais utilizados nos processos de gestão da cadeia de suprimento.

Compreendê-los com clareza permite que você faça uma gestão muito mais eficiente de toda a distribuição das suas mercadorias, bem como a gestão eficiente dos recursos.

Veja a seguir os detalhes de cada um desses conceitos de logística:

1. Modais de transporte

O primeiro conceito abordado é o de modais de transporte, que consiste nas principais vias e veículos pelos quais as mercadorias são transportadas.

Temos 5 modais principais:

  • Rodoviário: feito pelas rodovias e estradas com uso de caminhões, vans, carros, motocicletas e afins. É o modal mais utilizado no país e corresponde a cerca de 75% do transporte de carga nacional;
  • Ferroviário: é o transporte de carga em trens e locomotivas em geral, sendo pouco usado no Brasil devido à diminuta malha ferroviária. Na Europa, por exemplo, é um meio bem mais popular para transporte tanto de cargas quanto de passageiros;
  • Aquaviário: consiste no transporte de cargas por navios, barcos e afins, que podem ser feitas no modelo marítimo ou fluvial. Principalmente no Brasil, há muitos rios e lagos que permitem o transporte eficiente de cargas e passageiros;
  • Aéreo: esse modal é o menos utilizado no Brasil devido aos custos elevados e à baixa capacidade. Normalmente é empregado em transporte de cargas sensíveis, perigosas ou muito valiosas, podendo ser feito em aviões e helicópteros desde que haja infraestrutura no destino;
  • Dutoviário: esse é o menos conhecido e se refere a transporte de mercadorias por tubos. O abastecimento de água e gás, por exemplo, é feito nesse modal.

2. Supply Chain

Supply chain é o nome em inglês para a cadeia de suprimentos, que engloba todos os elos envolvidos na produção e distribuição de um produto ou serviço.

Compreende todas as etapas da logística, desde os fornecedores até a entrega dos produtos para os clientes finais.

Existem várias etapas complexas que compõem a supply chain, muitas delas serão abordadas ao longo deste conteúdo.

Por isso, esse é um dos conceitos de logística mais básicos e importantes de um planejamento de distribuição.

3. Embarcador

O embarcador é a empresa que contrata o serviço de transporte para enviar sua carga ao destinatário.

Por exemplo, uma fábrica que produz ferro e manda a matéria-prima para outras empresas que irão produzir esquadrias é o embarcador nesse processo.

Contudo, quando essas empresas de esquadria forem enviar os produtos prontos para o ponto de venda, irão assumir o papel de embarcadoras.

Portanto, o termo refere-se a quem envia as cargas, enquanto quem de fato faz o transporte são os transportadores, que podem ser internos ou externos.

4. Transportador

O transportador é o agente logístico que recolhe o insumo no ponto A e o leva até o ponto B. 

Pode ser uma empresa ou um profissional autônomo que realiza o serviço de transporte da carga do embarcador ao destinatário.

Nesse processo, há o pagamento do frete e também emissão de documentações específicas.

Alguns documentos são de responsabilidade do embarcador, outros do transportador e vários deles são obrigatórios para a legalidade do processo.

O transportador também deve possuir frota adequada para o transporte de cargas variadas.

5. Logística integrada

Esse conceito é a integração dos processos logísticos, desde o fornecedor até o cliente final, por meio de um sistema tecnológico de troca de dados em tempo real.

Essa ferramenta permite uma maior eficiência nos processos, o que culmina em melhores resultados. Inclusive, esse tipo de integração permite que a resolução de eventuais problemas seja muito mais ágil.

O estoque baixo de uma empresa pode ser detectado pelo fornecedor, que poderá fazer um envio de emergência, por exemplo.

6. Logística reversa

É o processo de retorno dos produtos do consumidor para o fabricante ou para um destino adequado, como o descarte ou a recuperação.

As trocas também entram no conceito de logística reversa, nesse caso como um custo a mais.

Outros modelos são necessários para que a empresa possa manter uma produção sustentável, como fazem as companhias de gás.

Quando você compra um botijão, geralmente devolve o vazio que irá retornar até a fábrica para ser preenchido novamente e assim ser comercializado.

Isso cria um processo de retroalimentação de parte dos insumos, o que contribui para uma produção mais sustentável.

A vantagem da logística reversa é fazer com que os caminhões possam voltar cheios – ou parcialmente cheios – para o ponto de origem.

Isso otimiza os processos e reduz os custos operacionais.

7. Logística 4.0

A logística 4.0 é um conceito relativamente moderno, que envolve a aplicação de tecnologias avançadas na gestão dos processos logísticos.

Esse processo contempla o uso de inovações como internet das coisas (IoT), inteligência artificial, big data e computação em nuvem.

Um elemento-chave desse conceito é a integração ágil e completa de todas as etapas da cadeia de suprimentos, bem como a automatização de várias etapas.

O objetivo é a redução – ou eliminação total – de erros operacionais o que otimiza os processos como um todo e potencializa a qualidade das entregas.

8. Logística empresarial

Trata-se do conjunto de atividades que envolvem o planejamento, a execução e o controle do fluxo de materiais, serviços e informações dentro de uma organização.

A função primordial da logística empresarial é garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas em conjunto com os objetivos estratégicos da companhia.

9. Logística de distribuição

Esse conceito se refere a parte da logística responsável pela distribuição física dos produtos acabados, desde o ponto de produção até o ponto de consumo.

Além do transporte, essa etapa considera os aspectos de armazenagem, embalagem e movimentação.

Tudo é planejado e organizado de forma que as entregas ocorram no menor tempo, com maior assertividade e sem avarias a integridade das mercadorias.

10. Logística internacional

Semelhante a logística empresarial, porém com um foco maior nos processos de envio para outros países.

Além de levar em consideração o planejamento, execução e controle de fluxo dos materiais, é preciso considerar os aspectos legais, culturais e geopolíticos do país destino.

Também há uma burocracia aduaneira muito importante para esse processo que precisa estar no planejamento logístico dos transportes internacionais.

11. Torre de controle logístico

A torre de controle logístico é o centro da integração e reúne as principais informações sobre cada operação de transporte de uma empresa.

Com isso, permite o monitoramento em tempo real, o gerenciamento de ocorrências, a resolução de problemas e a análise de indicadores.

É onde os processos de integração aplicados vão culminar eventualmente para uma gestão mais precisa dos processos da cadeia de suprimentos.

12. Gestão de frotas

Gerenciar os veículos utilizados pela empresa é um dos principais conceitos logísticos e envolve inúmeros aspectos.

Custos de manutenção, abastecimento, documentação, roteirização e rastreios são alguns dos fatores considerados em uma gestão de frotas eficiente.

Compreende também a aquisição de veículos adequados às necessidades da sua operação, tanto em capacidade como em características especiais.

Muitas empresas optam pela terceirização da sua frota para reduzir os custos citados e melhorar a entrega.

13. Inventário

O inventário é um processo relacionado ao estoque e contempla o registro e a contagem dos itens armazenados pela empresa.

Os insumos contabilizados podem ser matérias-primas, produtos em processo ou produtos acabados.

Sua realização é periódica e cada operação determina quando é o momento ideal de fazer o inventário.

É importante considerar na contagem os produtos que estão em trânsito ou que foram vendidos e não saíram da contagem sistêmica do estoque.

Novamente, quando os processos estão integrados, o inventário é feito de forma quase automática.

14. TKU

TKU é a sigla para Tonelada Quilômetro Útil, que é uma medida de produtividade do transporte que leva em conta o peso da carga e a distância percorrida.

Para obter o coeficiente de TKU  basta multiplicar as toneladas transportadas pela distância percorrida.

Esse cálculo é muito importante para contabilizar os valores de frete considerando as eventuais despesas envolvidas no processo.

15. SKU

Por fim temos o SKU, a sigla para Stock Keeping Unit ou Unidade Armazenada em Estoque, que é uma unidade de identificação dos itens do estoque.

Essa categorização se baseia em características como tipo, modelo, cor, tamanho e marca.

Dessa forma, fica mais ágil o cadastramento dos itens no sistema e a sua localização no espaço físico para agilizar processos como o de picking.

Para facilitar esses processos é muito importante criar códigos que não sejam tão extensos e de fácil identificação para que o manuseio seja simplificado.

No caso de e-commerces, o SKU é essencial para controle e eficiência da relação de vendas e disponibilidade de estoque.

Suíte Logística da TOTVS

Para aplicar e gerenciar todos esses conceitos de logística, é preciso contar com uma solução tecnológica que integre e otimize os processos logísticos.

Desde o planejamento até a execução, a integração de setores e processos é fundamental para o sucesso da empreitada.

Nesse sentido, a Suíte Logística da TOTVS é a melhor opção do mercado.

Temos um conjunto de produtos e serviços que atendem às necessidades de transportadoras, operadores logísticos e outros agentes da supply chain. 

Assim, você pode controlar todas as atividades de transporte e logística de cargas, nas várias fases da cadeia.

São ferramentas como ERPs, TMS, WMS, YMS, sistema para agendamentos e checklists e muito mais. 

Além disso, você pode automatizar o processo de cargas, aumentar a produtividade da frota, reduzir o lead time e melhorar o planejamento da demanda. 

Tudo isso com redução de custos operacionais e aumento da rentabilidade, buscando a melhor equação entre custo e receita do frete. 

Crie regras genéricas ou específicas para as filiais ou clientes para ter um controle ainda mais fino da distribuição de mercadorias.

Você ainda pode contar com o apoio de serviços financeiros, consultoria de gestão, inteligência de dados, inteligência artificial e treinamentos oferecidos pela TOTVS. 

Não perca tempo e invista na solução logística mais completa e especializada do Brasil, conheça a Suite Logística da TOTVS.

Nova call to action

Conclusão

Neste conteúdo, vimos 15 conceitos de logística básicos que podem beneficiar o planejamento de várias operações comerciais.

Sua aplicação eficiente aliada a uma gestão tecnológica e integrada, permite que sua empresa reduza custos operacionais e melhore a qualidade das entregas.

Ao usar soluções como apresentamos na Suíte Logística da TOTVS, você potencializa essa gestão e pode aplicar esses conceitos de forma bem mais simples.

Ainda terá acesso a relatórios completos, gerados em tempo real para tomar decisões assertivas baseadas no conceito de data driven.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e esclarecedor para você. 

Se você gostou, compartilhe com seus colaboradores para gerar insights valiosos para a equipe.

Além desses conceitos de logística abordados no artigo, confira também algumas métricas para acompanhar o desempenho das operações como o OTIF.

Para outros conteúdos de logística e gestão de negócios, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.