Logística de abastecimento: tenha uma produção menos custosa e otimizada

Equipe TOTVS | 08 maio, 2023

A logística de abastecimento é um processo essencial para garantir o bom funcionamento da cadeia de suprimentos de uma empresa. 

Sem a devida aquisição de insumos de qualidade no prazo correto, um negócio será incapaz de atender às suas demandas com excelência.

Por vezes chamada de logística inbound, essa modalidade permite aumentar a produtividade, reduzir custos logísticos e expandir a rentabilidade da operação.

Confira, neste artigo, as vantagens de aplicar uma gestão logística eficiente para a aquisição de mercadorias e matérias-primas. Conheça também algumas soluções tecnológicas estratégicas para o sucesso desses processos. Boa leitura!

totvs logística

O que é a logística de abastecimento?

Podemos resumir o conceito de logística de abastecimento na etapa de aquisição de matérias-primas, peças, mercadorias e insumos usados na produção ou prestação de serviços em uma empresa.

Tomemos como exemplo um negócio de telecomunicações. Se por algum motivo, a entrega de cabos na empresa atrasar, os técnicos não vão conseguir prestar os serviços oferecidos pelo negócio, diante da falta de um insumo essencial para a sua execução.

No varejo, também é extremamente importante, pois sem um abastecimento eficiente podem faltar produtos nas prateleiras.

Essa falta de mercadorias gera insatisfação dos clientes e um abalo na reputação do seu negócio.

Quais são as suas principais funções?

A função principal é garantir que o setor produtivo possa funcionar de forma plena. Contudo, a sua efetividade rende benefícios para toda a supply chain.

Para tanto, é necessário que haja um desdobramento em várias etapas, que demanda esforço coletivo de todas as áreas de um negócio. 

Negociações com os fornecedores são um dos pilares para se ter eficiência na logística de abastecimento.

Além do cumprimento de prazos, é importante conseguir bons preços na aquisição de insumos. Por isso, pesquise bem suas parcerias.

Reduzir o custo de produção sem comprometer a qualidade permite preços competitivos na ponta final. Já na aquisição, é possível conseguir bons negócios.

Outras funções importantes da logística de abastecimento que podemos considerar são:

  • Redução do período de lead time, ou seja, o tempo entre o pedido e a entrega dos suprimentos, o que facilita o planejamento das compras e melhora a previsibilidade para uma reposição do estoque eficaz;
  • Melhora na produtividade, pois garante que o planejamento seja seguido sem entraves e que os suprimentos estejam disponíveis na quantidade e na qualidade adequadas para a produção ou prestação dos serviços;
  • Otimiza o uso dos recursos e evita desperdícios, perdas, avarias e obsolescência dos suprimentos;
  • Gera uma boa reputação para a empresa, que é capaz de cumprir os prazos e as exigências dos clientes internos e externos.

Também deve-se considerar os tipos de abastecimento que podem ser aplicados de acordo com a demanda da produção, que leva em conta também a sazonalidade.

No modelo just in time, a empresa faz a aquisição de suprimentos conforme serão utilizados.

Esse método dispensa a necessidade de armazenagem, o que reduz bastante os custos.

Outra forma é utilizar a logística sincronizada, em que os suprimentos são comprados com antecedência, dentro de um cronograma baseado nas necessidades da produção. 

Essa técnica reduz o risco de desabastecimento, porém aumenta os custos de armazenagem e requer um bom planejamento, o que uma solução tecnológica pode prover.

Alguns setores de atuação são muito prejudicados caso haja qualquer atraso no abastecimento.

Dessa forma, mantém um estoque de segurança com excedente de materiais para cobrir eventuais imprevistos como excesso de demanda ou atrasos dos fornecedores. 

Contudo, essa técnica demanda um controle muito preciso do estoque para otimizar os custos e evitar a obsolescência dos insumos.

Como funciona a logística de abastecimento?

O ponto principal desses processos logísticos é não deixar que se criem gargalos na produção oriundos da falta de materiais.

Para isso, é necessário planejar, executar e controlar as atividades relacionadas ao fluxo de materiais, desde a fonte até o ponto de uso. 

Além disso, precisa coordenar e integrar os fornecedores, os transportadores, os armazéns e os clientes internos e externos, buscando otimizar os recursos e satisfazer as demandas.

Exemplo de logística de abastecimento

Um exemplo interessante de aplicação da logística de abastecimento é o caso da Toyota, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. 

A empresa utiliza o sistema just in time para abastecer sua produção e adquirir os suprimentos conforme são necessários, evitando estoques desnecessários. 

Isso só é possível com uma rede de fornecedores confiáveis e próximos à sua fábrica, que entregam os componentes na hora certa e na quantidade exata. 

A organização disso é feita usando o conceito de Kanban, que consiste em cartões que sinalizam a necessidade de reposição dos suprimentos. 

Dessa forma, a empresa consegue reduzir os custos, aumentar a qualidade e a eficiência da sua produção.

A utilização de um modelo semelhante vai depender muito da realidade da sua empresa, em todo caso, é necessário um controle muito preciso de toda cadeia produtiva.

Qual a importância da logística de abastecimento?

Seu papel é fundamental para o mercado, pois influencia diretamente na competitividade, rentabilidade e satisfação dos clientes das empresas. 

Quando bem executada agrega os seguintes benefícios para o seu negócio:

Aumento da previsibilidade

Aumentem a flexibilidade e permite que as empresas se adaptem às mudanças nas demandas e nas preferências dos clientes.

Assim, podem oferecer produtos personalizados, variados e inovadores.

Possibilita a economia de custos

Reduz os custos operacionais, evita desperdícios, perdas, avarias e obsolescência dos suprimentos.

De quebra, otimizam o uso dos recursos financeiros, humanos e materiais. Além disso, fazem da operação algo mais enxuto, sem reduzir a qualidade das entregas finais.

Melhora da produtividade do negócio

Aumenta a produtividade e garante que os suprimentos estejam disponíveis na quantidade e na qualidade adequadas para a produção.

Em última instância, isso evita paradas, atrasos e retrabalhos.

Torna as operações mais estratégicas

O planejamento se torna bem mais assertivo quando o abastecimento está funcionando plenamente.

Só assim conseguem melhorar a qualidade e atender aos padrões e às especificações exigidas pela produção e pelos clientes de forma satisfatória.

Além disso, reduz a ocorrência de defeitos, reclamações e devoluções de mercadorias.

Fortalece a reputação da empresa

Outra vantagem é a melhoria do atendimento ao cliente, com cumprimento dos prazos e as exigências dos clientes internos e externos.

Dá a opção de fazer um pós-venda muito mais eficiente para estabelecer relacionamentos duradouros com sua base.

4 diferentes formas de organizar o abastecimento dos produtos no armazém

Existem diversas formas de organizar o abastecimento de produtos no armazém da sua empresa, dependendo dos critérios que você escolher para classificar e alocar os produtos. 

Algumas das formas de organização mais comuns são:

1. Por tipo de produto

Os produtos são agrupados de acordo com suas características físicas, químicas ou funcionais, e isso facilita a identificação e a manipulação dos mesmos. 

Por exemplo, você pode separar os produtos por categoria, por marca, por modelo, por cor, por tamanho etc.

O ideal é que essa organização permita uma rápida visualização dos produtos para facilitar processos pré-embarque como o picking.

2. Por frequência de movimentação

Nesse modelo, a distribuição é feita de acordo com a sua demanda ou saída do armazém.

Ou seja, produtos que saem mais devem estar localizados próximo a porta de saída do armazém.

Isso reduz o tempo de movimentação das mercadorias e otimiza o espaço físico.

Produtos de menor saída podem ficar mais distantes da porta. Porém, é preciso controlar bem questões de perecibilidade.

3. Por lote ou validade

Em complemento ao modelo de organização anterior, neste aqui, as mercadorias são dispostas pelo seu tempo de validade e lote.

Por exemplo, se um novo lote de um produto chega ao armazém, este não pode ficar na frente, senão os que restaram do lote antigo podem vencer sem que você perceba.

Algumas formas de organização colocam os produtos recentes no final da “fila”, assim sempre saem os itens que estão mais próximos das datas de vencimento.

Dois métodos muito utilizados para isso são o PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) e o UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai).

Ambos são ótimos para gerenciar o fluxo dos produtos no armazém, bem como para evitar perdas e/ou obsolescência.

4. Por localização ou destino

Por fim, temos o modelo em que os itens são ordenados de acordo com a sua origem ou o seu destino final.

Isso facilita o transporte e a distribuição das mercadorias. 

Por exemplo, você pode agrupar os produtos por fornecedor, por cliente, por região, por rota etc., dentro do que seu planejamento contempla.

O que considerar para alcançar uma logística de abastecimento eficiente?

Antes da aplicação eficiente da logística de abastecimento, é preciso compreender quais são as condições materiais da sua operação.

O primeiro passo é planejar bem a produção. 

Aqui, é preciso considerar as demandas do mercado e as necessidades dos clientes, definindo quais produtos devem ser fabricados, em quais quantidades e com quais padrões de qualidade.

Outro fator importante é fazer a seleção dos fornecedores adequados, que possam oferecer os suprimentos necessários com qualidade.

O ideal é não focar apenas no preço, mas na flexibilidade e agilidade das entregas.

Em seguida, é preciso organizar o modo de transporte mais adequado ao tipo de carga para reduzir os custos e os riscos de atrasos.

Considere buscar a proteção da carga com uso de rastreamento e, claro, contrate também um bom seguro.

Fazer um bom controle de estoque é fundamental também para evitar excessos ou faltas de materiais, sendo este setor determinante para o sucesso da sua operação.

Por fim, é importante considerar o uso da tecnologia como aliada. Então, invista em softwares de gestão, ferramentas ou técnicas que possam facilitar o planejamento, a execução e o controle das atividades da logística de abastecimento.

TOTVS WMS SaaS

Para garantir a eficiência deste processo no seu negócio, é fundamental investir em um sistema que otimiza os processos logísticos, como o TOTVS WMS SaaS.

Nosso sistema roda 100% em nuvem e oferece tecnologia mobile para executar aplicações em smartphones, tablets ou outros dispositivos. 

É integração que você precisa? O WMS pode ser integrado a qualquer ERP do mercado por meio de APIs. 

Também é integrado de forma nativa aos sistemas de backoffice da TOTVS, além das tecnologias:

  • TOTVS Manufatura – Linha Protheus;
  • TOTVS Manufatura – Linha Datasul;
  • TOTVS Distribuição e Varejo – Linha Winthor.

Ou seja, em um único lugar você tem os recursos necessários para acompanhar a sua operação logística do início ao fim. 

O sistema permite registrar os recebimentos por meio do documento fiscal de entrada, incorporando os dados ao saldo de estoque automaticamente. 

Dessa forma, a previsão de demanda é muito mais assertiva assim como o gerenciamento dos recursos.

O TOTVS WMS SaaS tem tantas vantagens que vale a pena acessar a página do produto para ver todos os detalhes.

Conclusão

A logística de abastecimento é um processo essencial para o sucesso de qualquer empresa que lida com a produção, movimentação e a comercialização de produtos. 

Envolve a aquisição, a armazenagem e o gerenciamento dos suprimentos necessários para atender às demandas do mercado e dos clientes. 

Para aplicar esse processo de forma eficiente, é preciso contar com uma tecnologia completa e especializada, que possa integrar e otimizar todas as atividades da cadeia de abastecimento.

Nesse sentido, as ferramentas da TOTVS são ideais para sua gestão logística, pois eles oferecem soluções completas e integradas para transportadoras e operadores em geral. 

Ao longo deste conteúdo, você viu também o que é preciso fazer para estruturar sua operação de forma que os processos possam atender à demanda qualitativa e quantitativa do seu mercado.

Ainda dentro de processos logísticos importantes para cadeia de suprimentos, temos um conteúdo com dicas para fazer uma gestão de frete mais eficiente no seu negócio.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.