Entenda tudo sobre automação de supermercado e como a tecnologia pode revolucionar seu varejo!

Equipe TOTVS | 10 agosto, 2022

A automação de supermercado é uma maneira de o varejo simplificar a experiência dos clientes ao realizar suas compras, bem como de otimizar processos internos, repetitivos e muitas vezes custosos.

Com o crescimento do varejo alimentício, o nível de competitividade obrigou os gestores de negócios do setor a se modernizarem.

Afinal, no dia a dia de um supermercado, há cada vez mais tarefas a serem realizadas e indicadores a serem controlados.

Para uma só pessoa, realizar a gestão de processos é quase impossível. É por isso que a automação de supermercado é um movimento tão necessário.

Que tal entender mais? Preparamos um artigo completo sobre o tema, explicando tudo que você precisa compreender. Confira!

Afinal, o que é a automação de supermercados?

A automação de supermercado é o uso de tecnologias para melhorar o funcionamento do varejo alimentício. Isso inclui o uso de sensores para monitorar o estoque, soluções para empacotar e entregar mercadorias, sistemas de gestão, entre vários outros.

Além da automação das tarefas, o termo pode se referir às lojas que são completamente automatizadas, como a Amazon Go.

Ela pode ajudar a reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência dos processos internos e fornecer um ambiente de compras mais agradável para os clientes. Além disso, pode levar a menos erros humanos, como no caso de contabilização incorreta de itens.

Dessa forma, a automação pode trazer uma série de benefícios tanto para os clientes quanto para as lojas.

infográfico planograma

Por que investir na automação de supermercados?

Afinal, vale a pena investir na automação de supermercado? Trazer a tecnologia para um negócio normalmente avesso à modernização é um movimento que pode ser considerado ousado — e custoso.

No entanto, existem vários motivos para que o seu varejo alimentício adote novas tecnologias e realize investimentos estratégicos.

Que tal conhecê-los? Confira!

Tenha maior controle dos processos

Se você deseja automatizar seu supermercado, saiba que é possível contar com soluções inovadoras para garantir o controle dos processos.

Com a automação, é possível ter um melhor aproveitamento do espaço, uma vez que os produtos são dispostos de forma ordenada e o cliente tem acesso às informações de forma rápida e fácil.

Isso auxilia no controle do estoque e das mercadorias, assim como na identificação de possíveis falhas nos processos. Além disso, a automação permite que as lojas sejam monitoradas em tempo real, o que garante maior segurança aos clientes e funcionários. 

Possibilita ainda um maior controle das mercadorias, evitando furtos e desperdícios.

Integre as operações e diminua erros

A crescente necessidade de eficiência operacional e a redução de custos têm levado muitos supermercados a automatizarem suas operações.

Ao integrar as diversas funções do negócio em um sistema único, a automação de supermercado permite que os gestores visualizem todas as informações relevantes para tomar decisões estratégicas.

Além disso, a automação também pode auxiliar na redução de erros humanos, aumentando a precisão das informações e melhorando o controle do estoque.

Como resultado, a automação pode oferecer uma série de benefícios para os gestores e para o negócio como um todo.

Aumente a produtividade e mobilidade da equipe

A automação pode aumentar a produtividade e mobilidade da equipe.

Com a automação, as equipes podem se concentrar em tarefas mais produtivas, como atender aos clientes e abastecer as prateleiras.

Além disso, a automação pode permitir que as equipes sejam mais ágeis e se movam rapidamente para onde for necessário.

Isso é especialmente útil durante os picos de tráfego, quando o supermercado está lotado e os clientes estão impacientes.

Com a automação, as equipes podem rapidamente se adaptar para atender à demanda e garantir que os clientes recebam o melhor atendimento possível.

Diminua atividades burocráticas

Com a automação, o supermercado ganha agilidade nos processos, diminuição de custos operacionais e conformidade com as leis trabalhistas.

Além da automação do caixa, há outros setores que podem ser beneficiados com a implantação desse sistema, como o controle de estoque e o gerenciamento de mercadorias.

A automação de supermercado também oferece vantagens para os clientes, como a facilidade na hora de fazer as compras e o acesso às informações nutricionais das mercadorias.

Tome decisões estratégicas

Automação de supermercado ajuda a melhorar a tomada de decisões estratégicas de uma empresa.

Os varejos podem, por exemplo, enxutar sua equipe, o que reduz custos operacionais. 

Além disso, a automação pode ajudar as empresas a monitorar melhor os níveis de estoque e produção, permitindo uma reação mais rápida e eficiente às flutuações no mercado.

No entanto, é importante notar que a automação também pode criar novos desafios, como a necessidade de um controle mais rigoroso sobre os processos produtivos.

No geral, trata-se de um processo benéfico que pode ajudar as empresas a tomarem decisões estratégicas mais eficazes.

Aumente a satisfação dos clientes

Por fim, a automação ajuda a aumentar a satisfação dos clientes.

Afinal, essa é uma inovação que se refere à tecnologia que automatiza o processo de compras em um supermercado, desde o momento em que o cliente entra no estabelecimento até o momento em que finaliza as compras.

A automação inclui várias etapas, como o monitoramento do estoque, o gerenciamento de ofertas e promoções e a finalização das compras na frente de caixa.

Ela ajuda os clientes a economizar tempo e dinheiro. Além disso, a automação de supermercados também aumenta a satisfação, pois oferece uma experiência de compra mais conveniente.

Como escolher o melhor sistema de automação de supermercados?

E, agora, como escolher a melhor solução tecnológica para automatizar seu supermercado? Hoje, é possível encontrar várias opções disponíveis, com diferentes níveis de funcionalidades.

Portanto, como garantir que a sua escolha é a correta para o seu negócio?

Separamos algumas dicas para ajudar nesse processo, confira:

Avalie as necessidades do seu negócio

Quando se trata de automação, é importante avaliar suas necessidades antes de escolher um sistema.

  • Qual é o tamanho do seu negócio?
  • Você precisará de um sistema que seja capaz de lidar com o volume de compras/clientes que recebe diariamente?

Além disso, você também precisará considerar o tipo de produto que você vende.

Certifique-se de que o sistema seja compatível com sua oferta, de modo que não seja necessário investir em personalização — o que pode ser caro, dependendo da necessidade.

Outra coisa a considerar é o custo do sistema.

Automação pode ser um investimento caro, portanto, é importante garantir que você está obtendo um bom valor pelo seu dinheiro.

Avalie todas essas questões antes de tomar sua decisão final.

Entenda quais ferramentas são essenciais 

Escolher um sistema de automação para o seu supermercado pode parecer uma tarefa difícil, mas com a ferramenta certa, é possível encontrar a solução perfeita para o seu negócio.

Aqui estão algumas das principais ferramentas que você precisa considerar:

  • Automação de caixa: com uma solução de automação de caixa, você pode garantir que as transações sejam realizadas de forma rápida e eficiente. Isso permite que você atenda mais clientes em menos tempo, o que pode aumentar significativamente as vendas.
  • Gerenciamento de estoque: um bom sistema de automação deve oferecer um recurso de gerenciamento de estoque para que você possa acompanhar os produtos em movimento. Isso permite que você mantenha o controle sobre os itens em estoque e evite ficar sem produtos na loja.
  • Controle de acesso: se você deseja restringir o acesso a determinadas áreas da loja, como a área de administração, é importante escolher um sistema que ofereça controle de acesso. Esse recurso permite bloquear o acesso às áreas não autorizadas e garantir que apenas as pessoas devidamente treinadas possam ter acesso à elas.

Considerar essas três ferramentas essenciais vai te ajudar na hora de escolher o sistema certo para automação do seu supermercado.

Analise a oferta dos fornecedores

Uma das coisas mais importantes a se observar é a oferta dos fornecedores.

Certifique-se de comparar as diferentes opções em termos de preço, recursos, suporte e nível de serviço.

Também é importante considerar a escalabilidade do sistema e a facilidade com que ele pode ser integrado à infraestrutura existente.

Com tantos fatores a serem considerados, é importante fazer sua pesquisa e certificar-se de que está escolhendo o sistema certo para suas necessidades.

Negocie e se planeje para a implantação do sistema

Por fim, ao escolher a solução, lembre-se que existe uma curva de adequação que leva em conta a preparação para adotar a tecnologia.

Isso significa que sua infraestrutura interna deve estar pronta para receber um sistema de gestão, bem como seus funcionários devem entender como utilizá-la em seu dia a dia.

Treinamentos e ações de capacitação dos colaboradores devem ser realizados com todos, de modo a engajá-los na correta utilização de todos os recursos.

Automação de supermercados: dúvidas frequentes

Por fim, que tal descobrir as respostas para algumas das perguntas mais frequentes que recebemos sobre o assunto?

A automação de supermercado é um tema complexo, mas que pode ser descomplicado caso você tenha as informações certas disponíveis.

E, então, preparado? Coletamos algumas perguntas de clientes e que podem ser úteis para você, seja agora ou no futuro. Confira!

Quanto custa um sistema para supermercado?

O custo de um sistema para supermercado depende de vários fatores, incluindo o tamanho do varejo e os recursos desejados.

A automação de supermercados pode ajudar a melhorar a eficiência, reduzir erros e eliminar tarefas repetitivas para funcionários.

Esses sistemas podem ser desenvolvidos usando diferentes tecnologias, como caixas registradoras automatizadas, leitores de código de barras e sensores de controle de estoque.

Supermercados que optam por automatizar seus processos geralmente precisam investir em hardware e software especializados, além de treinamento para funcionários.

No entanto, muitas vezes esses investimentos iniciais podem se pagar rapidamente com ganhos de produtividade.

Em suma, o custo de um sistema de automação depende do tamanho do supermercado e dos recursos desejados, mas esses sistemas podem oferecer retornos significativos sobre o investimento inicial.

Existe algum sistema para supermercado gratuito?

Existem opções de sistemas para supermercados gratuitos, mas como sempre, oferecem funcionalidades parciais e limitadas (muitas vezes apenas por um curto tempo predefinido).

O ideal é utilizar essas tecnologias com intuito de testar a ferramenta e, posteriormente, investir na versão completa.

Qual o melhor sistema para um supermercado?

O melhor sistema para supermercado é aquele que vai oferecer ao seu negócio todos os recursos para sanar suas necessidades.

Ou seja, a resposta vai depender de negócio para negócio.

O ideal é contar com uma tecnologia que:

  • reduz o tempo de espera na fila;
  • aumenta a eficiência do atendimento;
  • oferece uma experiência mais imersiva;
  • e permite que os clientes explorem diferentes tipos de compras, como click-and-collect ou pick-and-go;

Assim, é possível aumentar suas vendas, reduzir custos operacionais e gerenciar todo estoque e as prateleiras.

Na prática, falamos de uma operação mais eficiente e integrada.

Sistemas para supermercados da TOTVS

Como qualquer um que já trabalhou no varejo alimentício sabe que administrar um supermercado é difícil, já que esse é um mercado muito competitivo.

Para acompanhar a concorrência, muitos supermercados recorreram a sistemas automatizados para ajudar a gerenciar seus estoques e operações.

A TOTVS é uma das principais fornecedoras desses sistemas, e seus produtos são utilizados em supermercados de todo o Brasil!

Os sistemas da TOTVS ajudam os supermercados a acompanhar automaticamente os níveis de estoque, reordenar o estoque quando necessário e acompanhar o histórico de compras dos clientes.

Além disso, os sistemas da TOTVS também podem ajudar os supermercados a gerar automaticamente cupons e descontos para determinados produtos, proporcionando um incentivo extra para os clientes comprarem lá.

É como falamos: do backoffice ao PDV e WMS, a TOTVS possui a tecnologia certa para atender suas necessidades de gestão e automação de supermercado.

E o seu negócio, precisa de um impulso à eficiência das operações? Conheça as possibilidades das tecnologias TOTVS Varejo Supermercados!

Conclusão

No varejo alimentício, a inovação sempre foi uma questão ligada à cadeia de suprimentos e pouco difundida nas operações internas.

Porém, com o nível de competitividade cada vez maior, fica evidente que automação de supermercado é não só uma tendência, mas uma necessidade.

Por isso, apostar nas tecnologias certas — como os sistemas TOTVS— é uma garantia para o seu negócio sair na frente da concorrência!Antes de finalizar, você sabe quais as principais tendências do varejo no Brasil em 2022? Preparamos um guia completo sobre o assunto, leia agora mesmo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.