Convenção de vendas: o que é e como organizar

Equipe TOTVS | 25 maio, 2023

Você já ouviu falar em convenção de vendas? Sabe o que é e qual a sua importância para o sucesso da sua empresa? Ela capacita os seus vendedores para enfrentarem os desafios do mercado e melhorar o seu desempenho.

Por meio dela, é possível oferecer treinamentos que ajudem os seus colaboradores a desenvolverem habilidades técnicas e comportamentais.

Mas como organizá-la para que seja eficiente e engajadora? Se você ainda não sabe, fique tranquilo. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para planejar e executar esse evento com sucesso.

Vamos lá?

Nova call to action

O que é convenção de vendas? Qual é o seu objetivo?

É um evento que as empresas realizam para os colaboradores ou equipe comercial para analisar e compartilhar resultados, alinhar estratégias e desenvolver treinamentos, bem como definir os objetivos da empresa para o futuro.

O seu objetivo é integrar, motivar e capacitar os seus vendedores para aumentar o engajamento e a produtividade. Além disso, manter a mesma qualidade e estrutura em todas as suas unidades.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Right Management, os colaboradores satisfeitos são 50% mais produtivos e melhoram os resultados da empresa. Por isso, uma convenção de vendas serve como um estímulo para que os funcionários fiquem ainda mais motivados.

Com ela, é possível:

  • apresentar as metas estratégicas da empresa e elaborar um planejamento completo com os objetivos e prazos para a equipe comercial.
  • analisar o relatório de vendas com os resultados do período anterior, reconhecer os pontos fortes e fracos da sua equipe e verificar o que precisa ser melhorado.
  • apresentar novos produtos ou serviços da sua empresa e explicar as suas características, benefícios e diferenciais competitivos.
  • oferecer treinamentos de vendas para os seus vendedores e abordar temas, como técnicas de negociação, atendimento ao cliente, entre outros.
  • realizar palestras focadas em motivação e convidar profissionais renomados no mercado ou aproveitar o talento interno da sua equipe.
  • promover dinâmicas divertidas e interativas para estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a comunicação entre os seus vendedores.
  • premiar os melhores vendedores do período anterior ou do evento em si.

Como organizar uma convenção de vendas?

Saber como organizar uma convenção de vendas para engajar os funcionários requer planejamento prévio e atenção aos detalhes. Além disso, com um sistema de gestão para a sua empresa todos as informações para a apresentação podem ser conseguidas com mais facilidade.

Isso porque 22% dos profissionais de vendas que utilizam um CRM afirmam que ele auxilia toda a empresa a entender seus clientes e suas necessidades, segundo dados da HubSpot.

Confira alguns passos essenciais para organizar uma convenção:

Tenha em mente os objetivos da empresa

Antes de mais nada, você precisa saber qual é o propósito da sua convenção de vendas, certo? 

Qual é a mensagem que você quer transmitir para os seus vendedores? Qual é a meta que você quer alcançar com eles? Qual é o tema que vai nortear as atividades e as palestras?

Com isso, é possível estruturar todo o conteúdo do evento, além de facilitar a mensuração dos resultados depois. 

Por exemplo, se o objetivo de Amanda é aumentar as vendas em 30% no próximo trimestre, você pode focar em treinamentos sobre técnicas de negociação, apresentação de novos produtos ou serviços, cases de sucesso, entre outras opções.

Avalie o orçamento disponível

Organizar uma convenção de vendas envolve custos com transporte, hospedagem, alimentação, espaço físico ou plataforma online, equipamentos audiovisuais, palestrantes, entre outros.

Por isso, é importante fazer um orçamento detalhado com todos os gastos previstos e buscar formas de economizar sem comprometer a qualidade do evento.

Escolha o local para o evento

Defina o local que será realizada a convenção e leve em consideração aspectos como:

  • infraestrutura: espaço físico adequado;
  • logística ou como funcionará o transporte dos participantes;
  • custo-benefício;

Além disso, é importante verificar a disponibilidade dos participantes, evitar feriados ou datas comemorativas, sazonalidade do mercado e garantir reservas no local com antecedência.

Defina o cronograma das atividades

O cronograma convenção de vendas precisa ser definido para cada atividade. Assim, é possível colocar atividades, como um discurso da diretoria de vendas, palestras e treinamentos motivacionais e de capacitação.

Além disso, você pode incluir no cronograma uma apresentação dos planos estratégicos e dos resultados, bem como apresentar o lançamento de novos produtos ou serviços.

Você também precisa elaborar um plano de atividades que contemple todos os momentos da convenção, como: 

  • abertura e encerramento;
  • palestras internas e externas;
  • treinamentos práticos ou teóricos,
  • dinâmicas em grupo ou individuais;
  • premiações;
  • intervalos.

O ideal é que você crie uma agenda equilibrada entre momentos mais formais e informais, assim como os mais individuais e mais coletivos. Com isso, é possível manter o interesse dos participantes e proporcionar uma experiência completa para eles.

Conte com bons palestrantes

Encontrar bons palestrantes para uma convenção é fundamental, ainda mais se o evento for focado em palestras motivacionais ou de capacitação.

Assim, a empresa pode optar em convidar grandes nomes, de acordo com o seu orçamento. Também pode convidar especialistas na área, como gestores de vendas e profissionais que têm experiência e podem compartilhá-la com os participantes.

Organize as questões logísticas

A empresa precisa organizar todas as questões logísticas para garantir que todos os convidados estarão no local do evento. Além disso, é preciso cuidar da hospedagem deles se a convenção durar mais de um dia.

Não podemos esquecer de mencionar que é preciso definir as refeições e tudo que esteja ligado ao bem-estar dos participantes no evento.

Divulgue a convenção

Preparar uma ótima divulgação é essencial em um evento de vendas, mesmo que ele seja interno. Por isso, peça ajuda ao time de marketing e recursos humanos da empresa, assim você consegue:

  • fazer uma identidade visual para a convenção;
  • criar slides para as apresentações;
  • fazer a divulgação em canais internos;
  • elaborar brindes personalizados para os participantes.

Analise os resultados alcançados

Os resultados que você deseja com o evento poderão ser alcançados e podem ser analisados com feedbacks e uma pesquisa de satisfação enviada aos funcionários.

Além disso, para motivar e reconhecer os seus vendedores, é possível premiá-los pelos resultados alcançados no período anterior à convenção. Isso pode ser feito por meio de troféus, medalhas, certificados e brindes personalizados, por exemplo.

Ideias de temas para convenção de vendas

Antes de definir o tema da sua convenção, é importante levar em conta alguns aspectos que influenciam na decisão, não é mesmo? Saiba quais são eles:

  • conheça o seu público-alvo: saiba quem são os seus vendedores, quais são as suas características, preferências, necessidades, expectativas e desafios. Assim, você poderá escolher um tema que seja relevante e interessante para eles.
  • defina o objetivo do evento: qual é a mensagem que você quer transmitir aos seus vendedores? Qual é a mudança que você quer provocar neles? Qual é a ação que você quer estimular neles? O tema deve estar relacionado com o propósito do evento e com os resultados esperados.
  • pesquise sobre o mercado: faça uma análise do cenário atual do seu segmento de atuação, das tendências, das oportunidades e das ameaças. Assim, você poderá escolher um tema que seja atualizado e adequado à realidade do seu negócio.
  • seja criativo: evite temas clichês ou repetitivos. Busque por temas originais, inovadores e surpreendentes. Use metáforas, analogias ou referências culturais para tornar o seu tema mais atrativo e memorável.

Para te ajudar ainda mais na escolha do tema, separamos algumas ideias para convenção de vendas baseadas em diferentes objetivos possíveis. Você pode usar esses temas como estão ou adaptá-los conforme as características específicas do seu negócio. 

Confira a seguir:

O cliente é o centro de tudo

Esse tema tem como foco o cliente que é cada dia mais exigente e decide o que comprar e onde comprar. Por isso, um evento de convenção de vendas pode ser uma maneira de ensinar para a equipe maneiras de fidelização dos consumidores.

Além disso, mostrar como conquistar novos clientes e ferramentas para atendê-los, bem como outros tópicos que são importantes para a sua satisfação.

Conquistar novos territórios de vendas: a arte da guerra de Sun Tzu

Esse tema pode ser usado quando o objetivo é expandir a atuação da empresa em novos mercados ou regiões. 

A ideia é usar como referência o livro A Arte da Guerra, uma obra clássica sobre estratégia militar escrita pelo chinês Sun Tzu. O tema pode estar ligado à aplicação dos ensinamentos do livro nas situações comerciais enfrentadas pelos vendedores.

Lançar novos produtos ou serviços

Esse tema pode ser usado quando o objetivo é divulgar novos produtos ou serviços aos vendedores. A ideia é compará-los ao lançamento de um foguete ou nave espacial.

O tema pode estar ligado ao cronograma das providências necessárias para a distribuição e lançamento efetivo nos pontos de venda.

Conte com a TOTVS para impulsionar suas vendas

Agora que você já sabe que a convenção de vendas pode ajudar na produtividade e motivação da sua equipe, que tal impulsionar suas vendas com o sistema da TOTVS?

O TOTVS para varejo facilita o processo de pagamentos dos seus produtos, além de fazer trocas, devoluções e finalização da venda.

Com ele, é possível fazer campanhas de promoções e ações de relacionamento com os clientes, além de conseguir gerenciar as mídias sociais.

Já pensou controlar todo o seu estoque e vendas de maneira ágil e segura? Tenha tudo isso e mais visibilidade de performance de vendas com o TOTVS para varejo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Você já entendeu que a convenção de vendas funciona como uma ferramenta estratégica para impulsionar os negócios, certo? Ela auxilia no treinamento dos colaboradores de uma empresa.

Além disso, abordamos como organizar uma convenção e algumas dicas para que o evento possa ser um sucesso.

Com ela, a produtividade e as vendas podem aumentar. Mas, para garantir as vendas do seu negócio, é essencial utilizar um sistema de gestão, como o TOTVS para varejo.

Leia o nosso artigo sobre como o pagamento com QR Code pode ajudar nas suas vendas e continue aprendendo.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.