Humanização na saúde: o que é, importância e como aplicar

Equipe TOTVS | 06 março, 2024

A humanização na saúde é uma pauta recorrente entre as instituições de saúde que buscam evoluir o atendimento prestado aos pacientes.

Empatia, honestidade e paciência são as marcas de um atendimento que se importa não apenas com a saúde física do paciente, mas também com sua saúde psicológica.

Na prática, seu desenvolvimento vai além das atitudes dos colaboradores, mas inclui também as ferramentas que auxiliam no seu dia a dia e possibilitam um atendimento com esses pilares.

Por esse motivo, neste artigo falaremos mais sobre o que é a humanização na saúde e quais seus principais benefícios, bem como o papel da tecnologia na sua implementação.

O que é a humanização na saúde?

A humanização na saúde propõe um atendimento mais focado no relacionamento entre os profissionais de saúde e os cidadãos.

Aqui, o diagnóstico é facilitado e o médico responsável pode dar atenção ao histórico do paciente, em vez de analisar resultados apenas no momento do atendimento.

A proposta de humanizar a saúde é modificar a frente de atuação da medicina – que se limita ora à cura, ora à manutenção pela vida – e, também, atuar na prevenção e conscientização em prol de uma rotina mais saudável.

O objetivo é realmente procurar construir uma relação com o paciente, de forma a facilitar os tratamentos.

Dessa forma, o atendimento médico não se restringe apenas ao conhecimento técnico dos profissionais — o que por vezes torna as interações um tanto objetivas demais.

Na verdade, com o tratamento humanizado na saúde, o atendimento se aproxima de bases éticas mais atuais e realmente necessárias.

E novamente, passa por todas as frentes de um ambiente hospitalar: SAC, consultas, atendimentos, emergências clínicas e internações.

Assim, equipamentos, centros clínicos, consultórios médicos, cooperativas médicas, hospitais e também operadoras de planos de saúde podem seguir determinadas diretrizes e transformar seu atendimento.

Atendimento humanizado x Atendimento tradicional 

Para muitos da área de saúde, é complicado olhar para dentro da própria estrutura de trabalho e identificar o que é e o que não é humanizado. Muitas vezes, o atendimento tradicional lhes parece suficiente.

Mas hoje em dia não é.

Especialmente por que há diferenças essenciais entre ambos os tipos de atendimentos — inclusive, esse é um tema de discussão para outras áreas do mercado, como gestão de negócios.

E há como fazer paralelos que expliquem a necessidade de um atendimento mais humanizado hoje em dia.

Afinal, clientes (e pacientes) buscam por experiências em primeiro lugar.

E o atendimento tradicional os priva desse aspecto da relação com o estabelecimento. Trata-se de uma dinâmica mais fria, com discursos “decorados” e processos que seguiam uma lógica quase industrial.

Nesse estilo de atendimento, o objetivo é ser direto ao ponto para fazer a “fila andar”.

É um aspecto que é possível entender, especialmente se colocar em pauta a necessidade de atender à grande demanda.

Porém, hoje em dia, especialmente em estabelecimentos hospitalares privados, que possuem condições (e a proposta) de oferecer um atendimento diferenciado.

No entanto, a missão é a mesma para clínicas e hospitais públicos.

Mudar o tipo de atendimento, abraçando o conceito de humanização na saúde, significa lidar com as pessoas e seus problemas de uma forma mais delicada e pessoal.

Para muitos, a palavra-chave seria “personalização”, mas sabemos que no segmento da saúde isso não se traduz num serviço inteiramente sob medida.

Porém, a humanização busca realmente tornar a experiência mais agradável (ou o menos desagradável) possível, estabelecendo uma ligação de respeito com o próximo.

Tudo isso conspira para um atendimento mais eficaz, tratamentos que podem ser melhor conduzidos e até uma melhoria nos resultados da instituição.

Como funciona a humanização na saúde?

A busca pela criação de um vínculo mais humanizado na saúde envolve todos da instituição: profissionais, gestores e pacientes.

A humanização na saúde funciona quando há um entendimento geral de que a comunicação deve ser aproximadora e não o contrário.

Ainda assim, trata-se de um dos pilares de uma estratégia que deve guiar o estabelecimento hospitalar. Essa estratégia visa melhorar os índices de eficiência, proporcionando possibilidades de cura e com isso os resultados.

No entanto, lembre-se que não falamos apenas de aspectos subjetivos, como a forma de falar com o paciente. Esse é um dos pontos a se atentar.

Em geral, você pode identificar um atendimento humanizado por algumas características, como:

  • profissionais éticos;
  • tratamento individualizado;
  • confiança, segurança e apoio;
  • empatia, respeito e acolhimento;
  • confiança e apoio que gera segurança;
  • infraestrutura de ponta e tecnologias que facilitem as rotinas.
  • capacidade de ouvir e ser sensível às questões particulares de cada um.

Coisas práticas, mesmo pequenas, como a diminuição das filas, já configuram uma prática de humanização, pois limitam (ou evitam) o estresse, contribuindo assim para que a jornada do paciente seja melhor.

Qual é a importância da humanização na área da saúde?

A humanização na saúde não impacta apenas a relação médico-paciente, mas todo o ambiente de trabalho, influenciando positivamente na rotina produtiva de todos.

Além disso, é possível apontar alguns outros benefícios que estabelecimentos engajados em humanizar o atendimento experimentam:

Satisfação do paciente

Um atendimento próximo, empático, capaz de ouvir o paciente e lhe comunicar as coisas de forma clara, respondendo às suas dúvidas, tem grande potencial de satisfação.

Parece algo simples na teoria, mas a prática prova o contrário.

Por isso, muito além do comprometimento dos profissionais, é preciso que eles possuam informações corretas em mãos para poder entregar esse nível de atendimento.

Quando isso acontece, a satisfação do paciente é garantida, melhorando sua compreensão sobre as peculiaridades da sua condição e também favorecendo uma adesão tranquila ao tratamento.

Maior eficácia do tratamento

Falando no assunto, esse é um ponto que se destaca ao implementar a humanização na saúde.

O paciente fica mais aberto a ouvir as recomendações do médico ou responsável, seguindo suas orientações com mais afinco que o normal.

Isso é possível não apenas pela “simpatia” por trás do diagnóstico, mas pela rapidez da troca de informações e pela aproximação do médico, que compreende de verdade as necessidades do paciente.

Confiança na relação do paciente com os profissionais 

Uma equipe médica disponível e engajada em ajudar, potencializa a confiança que usuários e pacientes depositam em seu trabalho.

Afinal, ser tratado como prioridade é sempre bom em situações médicas, correto?

Esse nível de atendimento é o que constrói a confiança do paciente, criando um ambiente de empatia e de processos otimizados que colaboram para esse nível de entrega.

Maior sucesso na prevenção 

O atendimento tradicional muitas vezes falha em cobrir o gap de aproximação entre médico e paciente. Isso pode se refletir, de uma forma negativa, nos esforços de prevenção.

Mas um atendimento mais humanizado cria essa ponte e torna o paciente mais apto a ouvir e seguir as instruções — de uma forma tranquila e bem informada.

Assim, é possível obter taxas maiores de sucesso na prevenção de doenças e sintomas.

Ética profissional 

Engana-se quem pensa que o sucesso no ambiente hospitalar depende apenas do conhecimento técnico. É preciso saber transmitir informações, ouvir os problemas e oferecer soluções que façam jus aos hábitos e ao histórico do paciente.

Por isso, a humanização na saúde é tão importante: ela estimula uma cultura organizacional que abraça o comportamento e os princípios éticos.

Assim, toda equipe constrói uma relação de confiança com os pacientes.

De que forma a humanização pode ser aplicada na área da saúde?

Se você pensa em tornar a sua instituição de saúde mais humanizada, lembre-se que esse é um esforço pessoal, interpessoal e institucional.

O mais importante é valorizar a saúde de cada um, considerando seus aspectos mais pessoais e únicos.

Por isso, a integração de informações e a transparência no atendimento são elementos-chave para o sucesso dessa estratégia.

Entre os aspectos a serem trabalhados no estabelecimento, é possível destacar três principais:

Relação dos profissionais de saúde com o paciente

O paciente deve vir sempre em primeiro lugar. Por isso, sua jornada no hospital ou clínica deve ser conduzida com cuidado e atenção, entendendo seus problemas e necessidades.

Os principais cuidados dos profissionais são, justamente, para tornar esse processo mais leve, sem geração de conflitos desnecessários que pesem no lado psicológico.

A linguagem para se transmitir as informações, por exemplo, deve ser repensada. Termos muito complexos por vezes confundem pacientes e são motivos comuns de dúvidas na hora de realizar algum tratamento.

Procure, portanto, estabelecer um novo limite para a linguagem utilizada, buscando por termos que aproximem o paciente e facilitem seu entendimento.

Além disso, busque estabelecer o foco em ouvir e entender o lado do paciente. Muitas vezes, são informações valiosas para compor o quadro de saúde e influenciar as instruções ou procedimentos.

Atendimento aos familiares do paciente 

Muito se relaciona a recuperação de um paciente à forma com que seus familiares, amigos e entes o tratam. Construir essa relação também é o papel de um atendimento humanizado.

Esse elo, caso fortalecido, tem grande potencial de melhorar a saúde mental do paciente.

Assim, mesmo em estabelecimentos com horários e regras de visitação, é preciso estudar formas de permitir (nos casos que seja possível) o acompanhamento contínuo de um ente querido.

Dessa forma, é possível trabalhar a humanização na saúde e potencializar a melhora do quadro clínico do paciente.

Ambiente físico 

Um ambiente agradável e uma infraestrutura preparada para atender às necessidades dos pacientes e seus familiares gera uma melhor sensação de bem-estar.

Com isso, você gera maior satisfação aos pacientes e usuários, ampliando os elogios e mesmo recomendações feitas a outras pessoas.

Segurança de dados dos pacientes

A segurança na coleta de dados do paciente deve seguir as normas da LGPD sobre como tratar essas informações da maneira correta.

Sendo assim, é preciso adotar tecnologias que sigam essa regulamentação e atuem na prevenção do vazamento desses dados.

Além disso, a lei recomenda que sejam adotadas políticas e processos organizacionais para que seja feito o gerenciamento adequado das informações. 

Algumas dessas recomendações orientam, por exemplo, o descarte de discos rígidos e como deve ser o banco de dados do hospital e demais equipamentos de saúde.

Treinamento das equipes de atendimento

De nada adianta escrever em sua missão a necessidade de promover a humanização na saúde, se as equipes sequer sabem como isso funciona.

Nesse sentido, o treinamento e a capacitação dos profissionais é um aspecto essencial para o sucesso da estratégia.

Importante ainda considerar que o atendimento começa já na recepção e pode se estender por várias áreas do estabelecimento. Então, o alinhamento é necessário.

Por isso, além de treinamento, procure implementar formas de receber um feedback dos pacientes e usuários, como avaliações de atendimento.

Dessa forma, é possível analisar os resultados e promover melhorias assertivas ao método.

O uso da tecnologia para promover um atendimento humanizado na saúde

A humanização é um caminho que traz benefícios tanto para a instituição de saúde quanto para os pacientes.

E para facilitar esse processo, é possível contar com tecnologias como o sistema de gestão.

Esse software permite a integração de dados e processos dos variados setores da instituição, além de favorecer a padronização das operações para prestação de um melhor atendimento ao usuário.

Funcionalidades como o prontuário eletrônico, por exemplo, servem para organizar as informações e oferecer um atendimento pautado nas necessidades de cada paciente.

Por que investir em um software para auxiliar na humanização na área da saúde?

Em muitas instituições de saúde, o motivo para que atendimento não seja humanizado é justamente o acúmulo de processos e consultas.

Em vários casos, isso é culpa da falta de organização, de estar preso a um antigo jeito de administrar o hospital ou clínica.

Com um software auxiliando na gestão dos processos, é possível realizar várias tarefas, dando mais autonomia e agilidade aos profissionais e possibilitando a implementação da humanização na saúde.

Entre os motivos para adotar a tecnologia no atendimento humanizado, destacam-se:

  • Acesso ao histórico completo do paciente: com o prontuário eletrônico, é possível simplificar a busca por informações;
  • Diagnósticos mais assertivos: com dados digitalizados, laudos digitais e acesso fácil ao histórico do paciente, etapas como o diagnóstico tornam-se mais assertivas;
  • Agilidade no atendimento: um sistema de saúde digital encurta caminhos para sua equipe administrativa e também de atendimento, otimizando o tempo em tarefas rotineiras, como agendamento de consultas.

TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas 

A TOTVS, referência no mercado brasileiro em tecnologia e inovação, oferece um ERP completo para melhorar a gestão de hospitais e clínicas.

O sistema, que faz a gestão completa das rotinas de saúde, facilita a administração de toda operação, com integração de informações e recursos especiais para garantir o melhor atendimento.

Com ele, além de ter em mãos relatórios detalhados sobre cada departamento da instituição, é possível utilizar as funcionalidades para promover a humanização na saúde, agilizando todas as frente de atendimento.

Assim, você moderniza a parte de agendamento, recepção, classificação de riscos e painel de chamada.

Porém, não pense que acaba por aí: a TOTVS possui tecnologia completa e especializada, abrangendo todo backoffice e atendimento do seu estabelecimento hospitalar.

Conheça mais sobre o software, suas facilidades, funcionalidades e todo potencial que a tecnologia oferece ao seu negócio. Confira TOTVS Saúde!

Conclusão

Hospitais e clínicas tem muito a avançar no quesito atendimento. No entanto, essa não é uma evolução impossível. Longe disso.

Bastam alguns passos e modificações internas para que o estabelecimento seja reconhecido pela sua humanização na saúde.

Alguns desses passos cruzam justamente com a necessidade de abraçar a tecnologia.

Trata-se de um potencializador para sua gestão e para a automação de processos, integrando informações e preenchendo lacunas produtivas que, antes, prejudicavam o atendimento à quem mais importa: o paciente.

E então, a sua instituição está pronta para avançar nesse quesito e se destacar no mercado, oferecendo atendimento de primeira e conquistando ótimos resultados?

Esperamos que esse conteúdo sirva de base para ótimas decisões de negócio!

Agora, que tal se aprofundar no tema? Entenda mais sobre a evolução do sistema de saúde no Brasil.

E para continuar por dentro de assuntos relacionados a instituições de saúde, continue acompanhando nosso blog.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.