Mapeamento de competências: o que é e como fazer

Equipe TOTVS | 29 dezembro, 2021 - Atualizado em 21 março, 2023

O mapeamento de competências é uma ferramenta que ajuda empresas a entenderem suas aptidões e também a compreenderem quais habilidades seu time deve desenvolver e buscar na hora de atrair novos talentos.

No dia a dia de uma organização, há algo que permeia cada tarefa e cada decisão tomada: o planejamento estratégico.

Além de definir um caminho, é este instrumento que determina as metas e objetivos do negócio. Atingi-las, no entanto, é um desafio que depende das competências da sua empresa.

O mapeamento de competências é essencial para que você entenda como desenvolver as habilidades individuais de cada colaborador, auxiliando em melhores resultados e na construção de uma cultura organizacional mais forte.

Que tal aprender tudo sobre o assunto? O mapeamento de competências é algo essencial para empresas que buscam um novo ponto de partida para elaborar seu planejamento estratégico.

Neste conteúdo, vamos te explicar o que é o mapeamento de competências, bem como elaborar um na sua empresa. Confira!

O que é mapeamento de competências?

Mapeamento de competências é um instrumento de avaliação e identificação de todas as habilidades, pontos fortes e fracos e competências organizacionais que uma empresa precisa ter para que possa alcançar suas metas e objetivos.

Além de ser essencial para ter o entendimento sobre o que a empresa precisa para cumprir com suas metas, é também uma forma de mapear seu time e sua estrutura organizacional, identificando as competências e os pontos fortes desejáveis nos cargos da sua empresa, como trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão.

O mapeamento de competências serve como base para todas as ações do setor de RH, por isso é tão importante.

Uma vez pronto, o mapa ajuda a guiar os processos na gestão do capital humano, como atração de talentos, onboarding, qualificação e treinamento, desenvolvimento de lideranças e avaliações de desempenho, com resultados assertivos.

Qual o objetivo do mapeamento de competências?

O mapeamento de competências tem como finalidade identificar as competências-chave que uma empresa deve possuir para que ela alcance seus objetivos.

Trata-se de um exercício essencial para o setor de RH, capaz de influenciar não apenas nas ações imediatas do negócio, mas em todo o seu futuro.

Toda empresa bem administrada deve possuir cargos bem definidos, cada um com uma lista de competências necessárias para que as funções sejam desempenhadas com sucesso.

Além disso, o mapeamento de competências é um norte para o dia a dia da operação, guiando seus métodos de recrutamento, avaliação de desempenho, promoções e desenvolvimento de treinamentos e programas de qualificação.

Quais as vantagens de fazer um mapeamento de competências?

A principal vantagem do mapeamento de competências é que ele estabelece um nível de objetividade que incentiva a comunicação aberta entre a administração e os funcionários.

Assim, os gestores podem avaliar o desempenho de forma mais objetiva e ser mais específicos ao comunicar aos funcionários o que é necessário para o sucesso.

Do outro lado, os colaboradores possuem uma compreensão mais clara das expectativas de sua função, bem como sabem para onde direcionar os seus esforços.

Um programa de treinamento e qualificação baseado em competências não apenas indica maneiras para os funcionários expandirem suas habilidades atuais, mas também fornece um caminho bem definido para aprender novas habilidades para crescer na organização.

É uma excelente maneira de, junto com o funcionário, trabalhar em cima de hard e soft skills, de modo a potencializar seu desempenho.

Entre os principais benefícios de aplicar o mapeamento de competências no seu negócio, podemos destacar:

  • Entender exatamente o potencial do seu colaborador;
  • Facilita e torna mais suave o processo de sucessão e substituição dos colaboradores;
  • Melhor e mais assertiva definição dos programas de treinamento, qualificação e lifelong learning;
  • Simplifica o uso de soluções próprias para o processo de atração e seleção de talentos, como o Applicant Tracking System (ATS).

Mapeamento de competências: como fazer na sua empresa

A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer um mapeamento de competências na sua empresa. A seguir, exploramos esse processo descrevendo-o em algumas etapas.

Vale ressaltar que não nos prendemos em nenhum método em particular, mas basta uma pequena pesquisa em livros especializados para que você possa aplicá-los em sua empresa.

Se é a sua primeira vez realizar um mapeamento de competências, recomendamos fazer o seguinte:

Crie uma lista com as competências relevantes para a organização

Afinal, quais competências são realmente importantes para sua empresa?

Lembre-se, elas devem ser complementares de modo que ajudem a organização a atingir seus objetivos.

No entanto, nada impede você de organizá-las de acordo com uma ordem hierárquica de importância.

Por meio de pesquisas internas, entrevistas e avaliações de dados, procure listar todas as hard e soft skills desejadas em sua organização — se possível, relacionando-as com os cargos.

Descreva cada competência escolhida

Não basta apenas dizer que o seu colaborador deve ter “espírito de liderança”, é preciso dizer o que essa competência significa.

No dia a dia, como ela impactaria o trabalho do colaborador e beneficiaria a empresa?

Estabeleça indicadores e metas de desempenho

As competências são pontos de partida. Agora, onde sua empresa quer que seus colaboradores cheguem — ao menos quando falamos de desempenho?

É hora de definir indicadores e metas de desempenho realizáveis, mas ainda desafiadoras.

Por exemplo, digamos que você tenha mapeado como essencial a competência de gestão de times de modo a evitar conflitos para uma posição de liderança de setor.

Qual a meta relacionada a essa competência? Que os projetos liderados pelo funcionário em questão não atrasem e não tenham problemas de qualidade, por exemplo?

Na hora de avaliar os colaboradores, será algo essencial para entender se a estratégia e o mapa estão corretos.

Avalie os colaboradores

Agora, é hora de avaliar seus colaboradores atuais para entender em que ponto estão em relação ao mapa de competências. O que falta para atingirem, individualmente e como grupo, as competências desejadas?

A partir desses insights, será possível entender quais pontos focar na qualificação de cada um.

Realize a análise dos resultados

Outra análise necessária, e normalmente feita um tempo após a implementação do mapa, é a análise dos resultados.

Ou seja, o quanto essa percepção aprofundada impactou seu negócio e seus cargos? Há alguma necessidade de redesenho dos postos de trabalho? É necessário ser mais inovador?

Busque antecipar tendências

Todo esse processo pode ajudar você na previsão de tendências, entendendo o que sua empresa vai precisar no futuro — bem como o que o mercado vai requisitar.

É uma maneira eficaz de tornar sua força de trabalho continuamente forte, antenada e eficaz no desempenho de suas tarefas.

Compartilhe com líderes e colaboradores

Por fim, estabeleça que todos os resultados do mapeamento e implementação das ações de competências sejam comunicados (e envolvam!) à liderança da empresa.

É essencial para que a ação do time de RH esteja em alinhamento com o que os líderes esperam do negócio.

Exemplo de mapeamento de competências

Como mencionamos, existem diversos tipos de mapas de competências que podem ser feitos. Uma rápida busca pela internet traz vários resultados interessantes.

Um modelo bem intuitivo foi esse que encontramos no blog da UX Studio, que indica o nível de competências de cada colaborador (em verde) e o nível desejado em algumas delas (em roxo). Confira:

A importância da tecnologia no mapeamento de competências

Como todos os processos no setor de RH, o mapeamento de competências não é produto de um esforço único. Na verdade, deve ser um instrumento aplicado de maneira contínua no negócio, de modo a evoluir conforme evolui o mercado e a empresa.

Por isso, lidar com esse mapeamento sem ajuda da tecnologia pode ser um verdadeiro desafio, consumindo muito tempo, bem como exigindo tanto dos seus funcionários que não seja transparente e nem objetivo o bastante.

Com uma tecnologia completa para ajudar no mapeamento de competências, é possível facilitar as tarefas com:

  • ferramentas automatizadas para receber, processar e avaliar dados sobre as habilidades dos funcionários;
  • visão abrangente desses dados em dashboards inteligentes dedicados, com capacidade de gerar relatórios aprofundados;
  • a possibilidade de garantir que a avaliação de competência seja contínua, seguindo com cronogramas pré-estabelecidos;
  • avaliação de desempenho muito mais transparente, evitando conclusões precipitadas e erros de interpretação por parte dos funcionários.

Mapa de Competências by Blast!

Ficou interessado(a) em melhorar de vez seu processo de atração e seleção de talentos, bem como evoluir o mapeamento de competências? Então, conheça uma ferramenta exclusiva de assessment com gamificação para medir as habilidades socioemocionais dos seus colaboradores!

O Mapa de Competências by Blast! vai fazer justamente uma radiografia das soft skills dos colaboradores, para você ter uma ideia concreta da capacidade atual de performance da equipe e das necessidades de desenvolvimento para que haja evolução nessas capacidades.

Dessa maneira, sua empresa terá mais assertividade nos processos seletivos, promoções, processos de sucessão, entre outros. Conheça agora mesmo!

E aproveite também para testar grátis por 30 dias o Desenvolvimento e Engajamento by BLAST!, melhor ferramenta de desenvolvimento pessoal e de habilidades socioemocionais.

Desenvolvimento e engajamento by blast

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre mapeamento de competências, que tal aplicar em seu negócio? Ao longo deste conteúdo, ensinamos a você o que é, as vantagens e quais os passos para elaborar o seu mapa.

Agora, basta aplicar na prática!

Para ajudar nessa tarefa, lembre-se de contar com o auxílio da tecnologia, de modo a automatizar tarefas, auxiliar na coleta e processamento de dados e tornar seu RH mais eficiente e moderno.

O TOTVS RH é perfeito para quem busca exatamente isso!

Agora, que tal seguir aprendendo com o blog da TOTVS? Recomendamos que você assine a nossa newsletter para receber os novos conteúdos direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.