Recrutamento e Seleção de Pessoas: entenda como funciona

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é realizado pela área de Recursos Humanos, que busca e avalia os melhores candidatos para ocupar os cargos da empresa.  Trata-se de uma das etapas mais importantes para o crescimento estratégico de uma empresa, pois visa a seleção dos melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho. Um …

Equipe TOTVS | 24 setembro, 2021

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é realizado pela área de Recursos Humanos, que busca e avalia os melhores candidatos para ocupar os cargos da empresa. 

Trata-se de uma das etapas mais importantes para o crescimento estratégico de uma empresa, pois visa a seleção dos melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho.

Um bom recrutamento e seleção de pessoas torna possível garantir colaboradores que estejam alinhados à cultura e à estratégia da empresa, evitando problemas como alta rotatividade, dificuldade de retenção e absenteísmo.

Para facilitar esse processo, é possível contar com novas ferramentas e metodologias. Um exemplo disso é o sistema de gestão empresarial, que garante muitas vantagens para as empresas que o adotam. 

É uma solução que permite que o setor de RH seja mais estratégico, aumentando a produtividade das equipes.

Neste artigo, você entenderá:

  • Como fazer um bom recrutamento e seleção de pessoas;
  • A diferença entre seleção e recrutamento;
  • Como elaborar as etapas do processo seletivo para torná-lo mais eficiente para candidatos e recrutadores;
  • Além de conferir dicas para conseguir colocar sua empresa como uma referência de marca empregadora, desde a seleção dos candidatos.

Então, continue a leitura e saiba tudo sobre como implementar etapas de Recrutamento e Seleção de Pessoas com a tecnologia como aliada. Vamos lá?

O que é Recrutamento e Seleção de pessoas?

Recrutamento e Seleção de pessoas é um dos processos pertencentes à área de Recursos Humanos de uma empresa que tem como objetivo atrair e selecionar profissionais para ocupar determinado cargo da organização.

Em resumo, é o processo completo até a contratação de novos talentos, da divulgação da oportunidade, etapas de entrevistas, testes, devolutiva do processo, integração até o início, efetivamente, do novo colaborador em suas atividades.

Podemos dizer que, atualmente, o recrutamento e seleção de pessoas é uma das etapas mais importantes e estratégicas para uma empresa. Afinal, contratações de sucesso representam o melhor uso de recursos e, até mesmo, redução de gastos.

Isso porque uma contratação errada pode custar até 15 vezes o salário do colaborador demitido, um custo bastante alto para as organizações.

Pode parecer um valor muito alto, mas é necessário levar em consideração todos os custos presentes no processo, desde a etapa de divulgação das vagas, até o treinamento e a locação de espaço.

Com uma contratação inadequada, além do impacto financeiro e na produtividade da equipe desfalcada, muitas vezes é preciso abrir um novo processo de recrutamento e seleção, exigindo novos esforços por parte da RH.

Portanto, um processo de recrutamento e seleção de pessoas de sucesso gera resultados positivos tanto para empresa quanto para o novo colaborador, que se sentirá motivado e satisfeito com os desafios que terá pela frente em sua carreira profissional.

Existem várias formas de seguir com um processo de recrutamento e seleção de talentos.

O RH pode aproveitar ferramentas de seleção online, realizar uma busca ativa em perfis profissionais, como o LinkedIn e banco de talentos, divulgar as oportunidades nas redes sociais e no site da empresa ou ainda contar com um sistema de indicação dos próprios colaboradores da empresa, por exemplo

Atualmente, muitas empresas realizam o processo de seleção de talentos de forma totalmente online, o que otimiza tempo e recursos deambos os lados (RH e candidatos à vaga)

No entanto, o processo seletivo presencial ainda é uma prática bastante tradicional e eficiente.

Entenda a diferença de recrutamento e seleção de pessoas

É bastante comum os termos recrutamento e seleção de pessoas serem utilizados juntos, muitas vezes como sinônimos ou como se representassem uma única atividade.

Contudo, recrutamento e seleção são etapas distintas de um processo de contratação.

Uma função é dependente da outra e as duas se tornam complementares para que um processo seletivo seja eficiente.

Vamos entender cada um deles nos tópicos abaixo.

Recrutamento de pessoas

O recrutamento diz respeito a todo o processo de reunir informações e definir etapas e técnicas para atrair um candidato com potencial e qualificação para ocupar uma vaga dentro da sua organização.

Em outras palavras, o recrutamento representa a fase de atrair o maior número de profissionais que estejam dentro do perfil desenhado para a ocupação de uma vaga e que possa ter um bom alinhamento com a cultura da empresa.

Como pode perceber, o recrutamento acaba sendo o primeiro contato da empresa com o profissional.

Por isso, essa acaba sendo uma das etapas mais importantes, porque uma boa divulgação será capaz de filtrar os candidatos mais alinhados com a função e com a empresa, evitando que o RH receba um número muito alto de currículos e perfis de pessoas que não atendem aos requisitos da oportunidade.

O que isso significa na prática? Minha empresa precisa divulgar a oportunidade nos mais diversos canais e ter um grande engajamento, ter um post viral nas redes sociais?

Bom, não necessariamente. 

Obviamente que um grande alcance da divulgação contribui para que a vaga alcance mais pessoas que possam ter o perfil desejado, mas sem uma descrição eficiente isso pode ser em vão.

Isso porque uma descrição genérica pode acabar tornando o processo seletivo ineficiente.

Na divulgação da oportunidade, a empresa pode colocar todas as descrições da atividade do talento no dia a dia, as exigências técnicas e habilidades comportamentais consideradas, resumo da empresa, benefícios oferecidos e ainda mostrar um pouco da cultura da empresa.

Além disso,  é importante lembrar que uma descrição de vagas pode tanto afastar como atrair bons candidatos.

Então, é importante encarar o anúncio de uma oportunidade como um cartão de visita, pois será a primeira impressão do candidato.

No mais, o recrutamento pode ser dividido em dois tipos: o recrutamento externo, em que a divulgação da vaga busca selecionar um talento de fora da empresa, e o recrutamento interno, em que a empresa abre um processo seletivo permitindo a promoção ou mudança de setor de algum colaborador que já faz parte da empresa.

O recrutamento interno é bastante comum e eficiente, uma vez que o candidato já está familiarizado com a cultura e os processos da empresa, tornando a adaptação muito mais rápida e fluida.

Essa oportunidade interna também pode aumentar o engajamento dos profissionais e motivação, por entenderem que possuem chance de crescimento na organização.

Seleção de pessoas

A seleção de pessoas vem logo após o processo de recrutamento. É quando a empresa decide qual profissional possui as competências necessárias para o preenchimento da vaga. 

Nessa etapa, a empresa já fez a divulgação da oportunidade, de forma interna ou externa, e já deu seguimento às etapas de análise de currículo, entrevistas, dinâmicas, testes comportamentais, aplicação de testes ou outras avaliações necessárias para avaliar o perfil técnico e/ou comportamental do candidato.

No fim do dia, todas essas  ações e atividades ajudam a entender se os profissionais que se candidataram possuem um perfil alinhado com a empresa.

Como falamos anteriormente, embora  muitas empresas já façam todo o processo seletivo de forma online, o que amplia bastante as oportunidades, ainda é bastante comum processos seletivos presenciais.

Qual é a importância do recrutamento e seleção de pessoas para uma empresa?

Qual-é-a-importância-do-recrutamento-e-seleção-de-pessoas-para-uma-empresa

O recrutamento e seleção de pessoas é importante por representar o sucesso na contratação e a retenção de talentos que vão contribuir para o crescimento e geração dos melhores resultados da empresa. 

Dessa forma, um processo seletivo eficiente reunirá as pessoas com o melhor alinhamento com a cultura organizacional e com objetivos de crescimento semelhantes ao que a organização busca a longo prazo.

E tudo isso começa no recrutamento e seleção. Os talentos certos para ocuparem as posições em uma empresa geralmente resultam em aumento de produtividade e engajamento.

Afinal, o profissional satisfeito com sua posição e com o que a empresa lhe oferece para crescimento atuará de forma mais motivada, realmente vestindo a camisa da companhia e tornando a empresa ainda mais competitiva dentro do seu segmento.

Por outro lado, a contratação de um profissional que não se “encaixa” na empresa pode gerar resultados negativos, como desperdício de tempo, capital financeiro e energia.

Em resumo, a importância do recrutamento e seleção também gera fortalecimento estratégico do negócio, redução de custos, fortalecimento da cultura organizacional e redução do chamado turnover, isto é, a baixa retenção de talentos e alta rotatividade.

Como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoas?

O processo seletivo envolve uma série de etapas e tomada de decisões que envolvem, além do RH, os gestores e líderes de outras áreas. Muitas vezes, o processo de recrutamento e seleção passa por uma série de avaliações internas e financeiras para que uma oportunidade seja aberta.

Resumo da ópera: até a vaga ser publicada nas redes sociais, tem muita gente atuando para garantir que todo o processo de recrutamento e seleção do novo talento seja possível. Abaixo, explicamos como funciona:

Recrutamento e divulgação

A etapa de recrutamento envolve a solicitação pelo líder de equipe ou do departamento de RH diante da necessidade de ampliar o quadro de colaboradores, geralmente em momentos de expansão da empresa e crescimento da demanda.

A partir disso, o RH deve realizar a descrição do cargo, também chamado de “job description”, a fim de reunir todas as informações e requisitos importantes para encontrar o talento ideal para a oportunidade.

Com a descrição da oportunidade, a empresa começa a divulgação da oportunidade entre os meios de comunicação interna, no site da empresa, redes sociais e por meio  dos colaboradores que, muitas vezes, participam com indicações de profissionais.

Triagem de currículos

Na triagem de currículos, o RH deve avaliar se o candidato preenche os requisitos descritos na divulgação da oportunidade, além de analisar seu histórico profissional e habilidades fundamentais para a vaga.

Nesta etapa, o RH deve fazer uma pré-seleção dos perfis que estão alinhados para seguir para uma entrevista e quais currículos podem ser salvos para outras oportunidades que estejam mais alinhadas.

Entrevista

A entrevista, seja online ou presencial, é o momento para que a empresa possa conhecer melhor o candidato, entender seus objetivos e expectativas.

Esse contato é importante para que ambos os lados possam tirar todas as suas dúvidas. 

Geralmente, a entrevista é encarada como uma avaliação da empresa em relação ao candidato. Mas é fundamental reforçar que o candidato também deve entrevistar a empresa, para entender o que ela pode oferecer à sua carreira profissional.

Algumas empresas dividem a etapa da entrevista em várias fases. Por exemplo, a primeira com o RH, para alinhar o fit cultural, e outra com os líderes da área, para identificar as habilidades técnicas.

Também é comum a solicitação de testes, para avaliar o desempenho técnico do candidato.

Avaliação e proposta

Após realizar todas as etapas de entrevista e avaliação, é necessário definir qual o candidato que melhor atende às exigências da vaga para entrar em contato e dar o retorno com a proposta da empresa.

Esse é o momento mais esperado pelos candidatos, por isso é uma etapa muito importante dentro do recrutamento e seleção de pessoas.

Normalmente, a empresa entra em contato por telefone ou e-mail para informar a aprovação, para depois começar as etapas de recolhimento de documentação e integração.

Uma prática muito importante nessa etapa trata-se da devolutiva aos candidatos que não foram selecionados, que também ficam à espera de um retorno.

Essa comunicação também é fundamental para proporcionar uma melhor experiência do candidato.

A relação entre Recrutamento e Seleção de pessoas e Candidate Experience

A-relação-entre-Recrutamento-e-Seleção-de-pessoas-e-Candidate-Experience

Que o recrutamento e seleção de pessoas precisa ser bom para as empresas todo mundo sabe, mas e para os candidatos? Atualmente, a valorização das experiências está cada vez mais em evidência em todos os âmbitos, e no profissional não seria diferente.

Por isso, ao falar de processos de RH, essa se tornou uma discussão urgente. Daí surge o termo Candidate Experience, em português Experiência do Candidato, uma expressão relativamente nova e bastante utilizada quando o assunto é Talent Acquisition.

A experiência do candidato se relaciona com o recrutamento e seleção de pessoas por significar, de fato, toda a vivência do profissional nas etapas do processo seletivo, desde o primeiro contato com a divulgação da vaga, chamada para entrevista e até a devolutiva.

É importante pensar no quanto o processo seletivo reflete a credibilidade e cultura da empresa. Afinal, atualmente, as pessoas têm acesso, por meio de redes sociais e sites de avaliações, à maneira como cada empresa lida com o recrutamento e seleção.

Por isso, deslizes e falta de profissionalismo durante essa etapa podem acabar manchando a reputação da organização.

Essa discussão sobre a experiência do candidato traz à tona alguns pontos sobre melhorias que os profissionais de RH podem fazer para tornar a jornada do candidato mais confortável e eficiente.

Isso envolve desde a flexibilidade para seguir com entrevistas online até no retorno com a devolutiva, seja positivo ou não, para não deixar o candidato sem um feedback.

Outros fatores que podem melhorar a experiência do candidato são o compromisso com a pontualidade no atendimento e, certamente, a ética nas perguntas realizadas.

Como a tecnologia pode te ajudar a otimizar esse processo?

A tecnologia é uma grande aliada das empresas durante diversas etapas de trabalho. No recrutamento e seleção de pessoas, as ferramentas e softwares disponíveis permitem fazer um processo eficiente com menos investimento de tempo e recursos, com resultados ainda mais satisfatórios.

Além de ser vantajoso para as empresas e profissionais do RH, os candidatos também ganham com a praticidade na hora de se cadastrar em oportunidades e enviar o currículo.

Atualmente, algumas empresas utilizam recursos como chatbots, que ajudam a responder às principais dúvidas sobre o processo seletivo e a vaga, o que é bastante interessante para quem está em dúvida sobre a candidatura.

Além disso, a tecnologia permite outros recursos, como:

  • Uso de softwares para unificação da base de candidatos;
  • Formulários para envio de portfólios, currículos e perfis profissionais;
  • Realização de entrevistas e testes online, através de ferramentas digitais;
  • Agendamento de entrevistas;
  • Organização e histórico do processo seletivo;
  • Divulgação das oportunidades em redes sociais;
  • Aplicação de testes de perfil comportamental para avaliar fit cultural etc.

Em consequência de todos esses benefícios, a tecnologia acaba gerando redução de carga de trabalho do RH, controle de custos, aumento de contratações assertivas, maior retenção de talentos e maior número de alcance, ampliando o leque de opções para um processo seletivo mais diverso.

Vantagens do sistema de gestão para o recrutamento e seleção de pessoas

O software de gestão de recursos humanos torna possível uma gestão mais eficiente. Além de ser uma excelente opção para lidar com o significativo volume de dados e informações que são produzidos diariamente, como é o caso dos salários, datas de admissão, desempenho, entre outros. 

Veja as principais vantagens para a seleção de pessoas:

Economia de tempo

Ao adotar um software de recrutamento e seleção, a empresa poderá otimizar todo o processo de seleção de candidatos. 

Isso é possível por meio de dados que são incluídos no sistema, facilitando a organização do recebimento e análise dos currículos para um recrutamento e seleção mais eficientes.

Desse modo, os profissionais gastam menos tempo com burocracias, além de aumentarem a qualidade do processo.

Organização

O sistema de gestão também auxilia a organização de documentos que ficam armazenados em um único lugar. 

Assim, quando for preciso acessar as informações de um determinado candidato, será muito mais simples e prático tê-las em mãos.

Eficiência e produtividade

Ao automatizar alguns processos, a empresa também ganha mais eficiência e produtividade na seleção e recrutamento. 

Afinal, a tecnologia ajuda a simplificar as atividades do setor, deixando os profissionais livres para avaliarem melhor os candidatos.

Segurança de informações

A segurança de dados é outro motivo pelo qual as empresas optam por adotar um sistema como esse. 

Quando as informações dos candidatos são digitalizadas e armazenadas nesse software, ficam muito mais seguras. Isso porque somente pessoas autorizadas terão acesso, preservando os dados dos colaboradores e dos candidatos.

Redução de custos

A tecnologia também ajuda a controlar os custos, já que faz uma análise para determinar a real necessidade de recrutamento e seleção de colaboradores. 

Evita-se, assim, que a empresa tenha mais profissionais do que realmente precisa em sua folha de pagamento.

Decisões inteligentes

Ainda é possível contar com a ajuda do sistema para analisar o perfil dos candidatos com mais cuidado. 

Desse modo, as decisões de recrutamento de pessoas serão mais inteligentes, o que garante para a empresa profissionais que, de fato, vão agregar a qualidade ao trabalho.

Módulos importantes do sistema de gestão de RH

Um sistema de gestão de RH precisa ter módulos que atendam às necessidades do setor e otimizem os processos. Veja os principais pontos que a solução deve atender:

  • Módulo Folha de Pagamento: permite o processamento dos encargos sociais, das rotinas trabalhistas, entre outros;
  • Módulo Cargos e Salários: permite o controle de troca de cargos, aumentos salariais, entre outros;
  • Módulo Recrutamento e Seleção: permite o cadastro de vagas e dos perfis dos candidatos, assim como informações a respeito das avaliações de cada um e o porquê de serem aprovados ou reprovados;
  • Módulo Saúde Ocupacional: apresenta as informações a respeito dos exames realizados por cada funcionário, a periodicidade e o prazo de validade deles, entre outros;
  • Módulo Ponto Eletrônico: permite a automatização do controle de ponto da empresa;
  • Módulo de Treinamento: define e executa os processos de treinamento, assim como cursos, especializações, entre outros,
  • Módulo de Avaliação e Pesquisa de Desempenho: permite a gestão da performance de cada colaborador.

Solução de RH da TOTVS

Solução-de-RH-da-TOTVS

Desde a administração do pessoal até a gestão do capital humano, as tecnologias da TOTVS podem fazer toda a diferença para sua empresa. São sistemas completos que vão do recrutamento e seleção, até a gestão de cargos, ponto eletrônico e folha de pagamento.

O grande diferencial oferecido é o aplicativo Meu RH, que permite que os colaboradores tenham acesso ao demonstrativo de pagamento, à gestão de férias, à solicitação de abono e ao espelho de ponto.

Com a tecnologia, o setor de RH da sua empresa será mais integrado, focado, estratégico, otimizado, com alta produtividade e com colaboradores mais satisfeitos. 

Entre em contato com a TOTVS e saiba mais sobre as nossas tecnologias para RH!

Conclusão

Você conseguiu  visualizar, por meio deste artigo, a importância do processo de recrutamento e seleção de pessoas para uma empresa, certo?

Afinal, são os talentos da empresa que fazem seu sucesso e crescimento.

Felizmente, a tecnologia está disponível para facilitar ainda mais o trabalho dos profissionais que trabalham com seleção de talentos, tornando as etapas menos burocráticas para ambos os lados.

Como dica final, vale reforçar que a empresa busque construir uma cultura organizacional que seja atrativa e que torne isso transparente ao longo do processo.

Além de apresentar os requisitos técnicos e comportamentais, o alinhamento de valores entre empresa e candidato é um pilar fundamental para uma contratação de sucesso.

Agora que você já sabe que um bom processo seletivo reduz custos e fortalece a marca empregadora, que tal conhecer de perto as soluções da TOTVS para o seu RH?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.