indicadores-de-rh

5 indicadores de RH para monitorar em sua empresa

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 09 abril, 2020

Para avaliar o nível de crescimento de uma empresa, é preciso que existam indicadores de RH capazes de mensurar a qualidade das atividades realizadas. Ter essa informação em mãos pode ajudar o gestor a tomar decisões que contribuam para o desenvolvimento do negócio.

Para isso, existem diversos métodos que buscam facilitar a identificação dos resultados de produtividade da equipe de acordo com cada atividade. No entanto, é essencial conhecer e também determinar quais são os melhores a serem utilizados pela organização. Veja a seguir cinco indicadores para monitorar:

O que são indicadores de RH?

Os indicadores de gestão de recursos humanos são dados que ajudam a melhorar o planejamento e evitar qualquer efeito colateral nas tomadas de decisão. Assim, utilizar esse método tem por finalidade apontar se a gestão está aquém ou além dos objetivos propostos e o que é necessário para melhorá-la.

Portanto, são essenciais para acompanhar o decorrer dos processos, além de identificar quais atividades estão em perfeita sintonia e quais devem ser otimizadas. Entretanto, é preciso definir os indicadores certos para implementar melhorias para as rotinas laborais.

Os indicadores de desempenho de RH apresentam algumas características para fornecer insumos de fácil acesso e uso, principalmente quando se trata do setor de Recursos Humanos. Para que eles promovam eficiência e otimização em uma empresa, devem ser:

  • Concretos: o indicador precisa demonstrar tangibilidade, além de conter um objetivo específico;
  • Mensuráveis: os indicadores precisam ser mensuráveis, pois se eles não puderem ser medidos, não serão, de fato, indicadores;
  • Alcançáveis: essas métricas devem apresentar dados e informações que sejam reais. Ou seja, seus números precisam estar claros e demonstrar fatos certos,
  • Relevantes: é preciso monitorar apenas aquilo que realmente seja expressivo. Você não deve perder tempo com indicadores que não contribuam para a evolução da empresa.

Principais indicadores de recursos humanos

Separamos os principais indicadores que podem contribuir para entender se o planejamento proposto pela empresa está no caminho que deveria ou se alterações são necessárias.

1. Absenteísmo

Um dos principais indicadores de RH é o monitoramento das faltas dos colaboradores, que serve para ter controle da saúde organizacional. Independentemente do motivo, a ausência do colaborador pode impactar na eficiência da equipe. Também pode provocar prejuízos financeiros ou problemas no atendimento ao cliente.

Sendo assim, é importante analisar as faltas e por que estão ocorrendo com essa frequência. É possível, também, determinar quais ações precisam ser tomadas para criar conscientização e apoio à melhoria geral do negócio e dos profissionais.

2. Desempenho

Outro indicador que vale a pena monitorar é o de desempenho. Entender os resultados individuais de cada time é essencial para ter uma visão ampla sobre medidas que precisam ser aplicadas. O feedback também pode contribuir para o reconhecimento dos colaboradores que se destacam.

O desempenho dos profissionais da empresa devem estar alinhados conforme suas estratégias de desenvolvimento. Com uma visão mais objetiva e clara, é possível saber com exatidão o quão perto ou distante dos objetivos corporativos a equipe está.

3. Capacitação

Esse é um dos indicadores de departamento pessoal que visa o crescimento do profissional. Aqui, é importante monitorar se os treinamentos e capacitações estão sendo eficazes.

Os treinamentos são importantes para ampliar a capacidade e qualidade da equipe. Por mais que sejam dadas palestras e cursos, nada disso adianta se a qualidade não estiver sendo analisada.

4. Cultura organizacional

Caso ainda não haja uma cultura organizacional na empresa, é importante que os gestores pensem em como se posicionar no âmbito empresarial. Além disso, também devem determinar quais valores os profissionais devem cultivar.

Com isso, torna-se possível propagar entre os colaboradores padrões satisfatórios que promovam o crescimento coletivo dentro de uma dinâmica estabelecida para o sucesso.

5. Turnover

O indicador de turnover é um dos mais significativos no RH pois monitora a rotatividade de colaboradores na organização. É um indicador importante, pois avalia se as taxas de entrada e saída de profissionais em determinado período de tempo está dentro da média.

Essa rotatividade pode trazer consequências, como impacto na produtividade. Pode ser útil para verificar se a cultura organizacional está sendo eficaz em manter os talentos da empresa e incentivar o desenvolvimento dos colaboradores. Também pode ajudar os gestores a determinar se os valores precisam ser reavaliados.

Nova call to action

Como a tecnologia ajuda a melhorar os indicadores?

A automatização de processos com um sistema especializado para o segmento de RH pode contribuir muito para a melhora no desempenho dos indicadores. Isso porque permite otimizar a administração empresarial, além de a gestão de pessoas ficar concentrada em um só lugar.

A automatização de processos que esse software proporciona reduz custos e proporciona uma visão estratégica do RH dentro da organização. Portanto, é a escolha ideal para sua companhia. Entenda mais sobre a importância de ter um RH mais estratégico e como fazer isso com a ajuda de um sistema de gestão empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *