O que é o Black November e como preparar o seu varejo para um mês de ofertas

Equipe TOTVS | 08 setembro, 2022

O Black November é um evento que acontece todos os anos e movimenta a economia de diversas lojas, sejam elas físicas ou virtuais. E é por isso que todo lojista precisa entender muito bem sobre ela.

Afinal, não basta saber o que é, é preciso entender como você pode usar essa estratégia durante o mês de novembro para aumentar suas vendas. E neste conteúdo vamos tirar suas dúvidas sobre isso.

Quais são as vantagens de participar? Quando vale a pena investir nesse formato? Como preparar sua loja para esse período? Se essas são suas dúvidas, pode ficar tranquilo: tudo vai ser respondido nos próximos parágrafos. Boa leitura!

O que é Black November?

A Black November nada mais é do que a ampliação da Black Friday para o mês de novembro inteiro.

Ou seja, em vez de concentrar os descontos em um único dia, você pode investir em diferentes ofertas nesse período maior. Na prática, é como se fosse uma Black Friday antecipada.

A ideia desse formato é, então, adiantar as ofertas que apenas iriam acontecer na última sexta-feira do mês e manter o público aquecido com as promoções durante os 30 dias.

Por que aderir à Black November?

Há muitas vantagens em participar da Black November, desde aumentar as vendas até a divulgar mais a marca. A seguir, vamos falar sobre esses ganhos:

  • estratégia para atrair mais clientes para sua loja: oferecer descontos em um período maior pode ampliar sua base de clientes. Diferentemente da Black Friday, o público não precisa ficar esperando pelas ofertas em um só dia e pode aproveitá-las sempre que quiser;
  • chance de driblar a concorrência dentro do seu mercado: como todas as lojas estarão oferecendo descontos, é necessário que você seja visto pelo público;
  • possibilidade de criar diferentes campanhas para atrair o público: como o período de descontos é maior, essa diversificação fica mais fácil. Isso é ideal para quem quer testar diferentes estratégias e ver qual funciona melhor para a sua loja;
  • melhor abordagem dos seus esforços de comunicação: ao invés de focar todas as suas ações em um único dia, pode espalhá-las pelos 30 dias. Assim, é possível ter uma comunicação mais constante com o seu público;
  • grande oportunidade para divulgar sua marca: como todas as lojas estarão oferecendo descontos, você precisa se destacar da concorrência e chamar a atenção do público para sua loja.

Quando vale a pena investir em um mês inteiro de promoções?

Você pode estar se perguntando: como saber se a minha loja deve abaixar preços e fazer ofertas durante um mês inteiro em vez de apenas focar nisso em um dia?

Muitas vezes, em apenas 24 horas, esse único dia oferece para os lojistas o volume de pedidos que equivale a um mês inteiro de vendas em um mês menos movimentado.

Entre a última quinta e a sexta-feira de novembro de 2021, foram 7,6 milhões de compras em lojas virtuais, segundo informações da Neotrust.

Mas, algumas empresas podem não conseguir dar conta dessas demandas em um único dia. E é aí que a Black November pode ser uma opção melhor que a Black Friday.

Além disso, há outros contextos que podem fazer com que o formato mensal seja uma boa estratégia para a sua loja:

  • se o seu produto é caro e o público precisa se organizar para comprar, pois, como o período é maior, o cliente tem mais tempo para juntar dinheiro e comprar o produto;
  • se você vende produtos que não necessitam de grandes descontos para serem vendidos, oferecer descontos durante um mês pode ser uma estratégia mais fácil para convencer o cliente;
  • se sua loja está começando agora e precisa fazer um grande esforço para se tornar conhecida, afinal, quanto mais tempo com ofertas, maiores as chances do público descobri-las.

Como sua loja pode se preparar para a Black November?

Para que o seu negócio esteja preparado para esse período, é importante fazer alguns planejamentos. E isso pode envolver desde a escolha de bons fornecedores até a decisão de investir em estratégias omnichannel.

A seguir, vamos dar algumas dicas de como fazer isso na prática!

Conte com bons fornecedores

Mesmo que você tenha produção própria, em algum momento, vai depender de um fornecedor para obter a matéria-prima da sua mercadoria. 

Portanto, independentemente de qual for o tipo de abastecimento, é preciso se preocupar com os fornecedores.

E isso é ainda mais essencial em períodos de promoções, como a Black November. Como falamos, nesses períodos, o volume de vendas costuma ser bem maior e você vai precisar repor as mercadorias mais rápido para não ficar sem estoque.

Para garantir isso, é preciso escolher bem os seus fornecedores. Uma dica é conversar com outros lojistas que já passaram por isso e perguntar quais foram as suas experiências, além de fazer uma boa pesquisa de reputação.

Desenvolva estratégias de marketing e divulgação

Uma boa estratégia de marketing é fundamental para alavancar as suas vendas. Além de divulgar seus produtos, você precisa chamar a atenção do público para a sua loja e fazer com que ele veja sua marca como uma boa opção de compra.

Para isso, é possível que sua loja invista em diferentes ações, como:

  • criar um site responsivo e atraente para sua loja virtual;
  • utilizar as redes sociais para divulgar seus produtos;
  • investir em anúncios pagos (como os do Google e do Facebook Ads);
  • fazer parcerias com outras lojas e influenciadores digitais;
  • desenvolver uma estratégia de e-mail marketing sólida.

O que mais importa é que você foque nas melhores ações para o seu negócio e planeje tudo muito antes de novembro. Assim, sua empresa não vai deixar de se promover no tempo certo e se prejudicar pela falta de clientes.

Trabalhe o conceito de régua promocional

Um ponto relevante sobre o Black November é que ele é o início das compras de Natal. Dados do RetailMeNot descobriram que mais de 45% dos consumidores iniciam essas compras antes mesmo de novembro.

E isso significa que, a partir daquele momento, os consumidores já estão em busca de produtos com descontos para presentear seus familiares e amigos.

Por isso, uma estratégia que pode funcionar é a chamada régua promocional. A ideia é oferecer diferentes descontos para produtos diferentes, de acordo com o período em que eles são comprados.

Por exemplo: um produto pode ter 20% de desconto se comprado até o dia 20 de novembro, mas caso o cliente espere até o dia 30, ele cai para 15%. Essa é uma maneira de incentivar as pessoas a comprarem antes e não perderem a promoção.

Aumente o estoque dos principais itens

Essa dica vale para qualquer período de promoções. No entanto, é ainda mais essencial durante o Black November, já que é um dos principais eventos do calendário promocional do varejo.

Por isso, é preciso aumentar o estoque dos seus principais itens desejados pelos clientes e, assim, atender à demanda. Isso significa fazer uma boa previsão de vendas, considerando o histórico do seu negócio e o potencial de crescimento.

Além disso, é preciso ter um bom controle do estoque para não ficar sem mercadoria e ter que fazer pedidos extras, o que pode atrasar a entrega dos produtos.

Por isso, aposte em um bom sistema de gestão integrada para ajudar você nessa tarefa.

Incentive os seus vendedores

Os seus vendedores são os principais responsáveis pelas vendas da sua loja. Portanto, você precisa incentivá-los para que eles estejam sempre dispostos a atender bem aos clientes.

Uma dica é criar uma bonificação para os vendedores que atingirem a meta de vendas. Assim, eles têm uma motivação a mais para se esforçarem durante o período promocional.

Vale lembrar que, além de bonificações, é necessário oferecer treinamentos para que os seus vendedores estejam preparados para esse evento e saibam como lidar com as diferentes situações.

Tenha o atendimento ao cliente como diferencial

O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, ele ganha ainda mais importância durante os eventos promocionais como esse.

Isso acontece porque, nesse período, as pessoas estão mais dispostas a comprar e, consequentemente, fazer reclamações. Por isso, estar preparado para lidar com elas da melhor maneira possível faz toda a diferença.

Para isso, você pode investir na contratação de um call center para dar suporte aos clientes e, no online, na criação de um chatbot para atender às principais dúvidas.

O que importa aqui é estar disposto a oferecer um bom atendimento e solucionar os problemas da melhor forma.

Use a técnica de cross-sell nesse período

A técnica de cross-sell é uma estratégia muito utilizada pelas lojas para aumentar as vendas. Ela consiste em oferecer produtos complementares ao que o cliente está comprando.

Por exemplo: se alguém está comprando um tênis para correr em uma loja esportiva, o vendedor pode oferecer também meias e até mesmo porta-celulares para facilitar a atividade física.

Essa é uma ótima maneira de aumentar as vendas. Por isso, vale a pena investir com mais preocupação nessa técnica durante esse mês.

Você pode fazer uma lista de produtos complementares para cada um dos seus itens e oferecer aos clientes na hora da compra.

Colete dados dos consumidores (com cautela)

Os eventos promocionais são uma ótima oportunidade para coletar dados dos seus clientes. Isso pode ser feito, por exemplo, com o cadastro de e-mail na loja física ou mesmo com a criação de um cadastro no site, para quem compra online.

Porém, é preciso ter cautela ao coletar esses dados. O ideal é pedir apenas o que for realmente necessário para as estratégias do seu negócio.

Além disso, é preciso respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados): o cliente precisa estar ciente do compartilhamento de dados e autorizar a concessão dessas informações.

Lembre-se também de oferecer um incentivo para que as pessoas se cadastrem, como um desconto na primeira compra.

Aposte na diversificação das formas de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento é uma ótima maneira de aumentar as vendas neste período. Com múltiplos meios, fica mais fácil atender a diferentes tipos de clientes e, consequentemente, expandir o volume de vendas.

Além do pagamento em dinheiro, você pode oferecer também cartão de débito e crédito (por aproximação ou NFC, inclusive), boleto bancário e até mesmo o PIX.

Vale lembrar que, com o PIX, os pagamentos são instantâneos, o que facilita bastante a vida dos clientes.

Também é crucial contar com uma máquina de cartão e um gateway de pagamento. Mas fique atento: é necessário analisar as taxas cobradas pelo serviço para não onerar as suas vendas e comprometer seus lucros.

Invista em estratégias de omnichannel

Em último lugar, mas talvez a dica mais inteligente, é investir em estratégias de omnichannel. Essa é uma abordagem que considera todos os canais de venda disponíveis para o seu negócio, desde a loja física até as redes sociais.

omni by moddo

A ideia é oferecer uma experiência de compra completa e consistente para o cliente, inclusive, em datas promocionais. Para isso, é fundamental contar com um sistema de gestão de loja omnichannel.

Esse tipo de solução permite que você gerencie todos os seus canais em um único lugar e as ofertas que seu negócio tem oferecido neles.

Além disso, é possível fazer a integração das suas lojas físicas e virtuais, o que tem sido um caminho muito comum e promissor para o varejo.

TOTVS Omni by Moddo

Para dar conta do Black November, o lojista precisa estar pronto para muita coisa. E a integração dos canais de venda é um dos pontos mais cruciais para que sua marca possa chegar a mais pessoas.

Uma das soluções de omnichannel mais completas do mercado é o TOTVS Omni by Moddo. Com ele, você pode gerenciar todos os seus canais em um único lugar e integrar as suas lojas físicas e virtuais.

Além disso, é possível fazer a gestão de estoque em tempo real, o que é ideal para quem quer oferecer produtos em diferentes ambientes sem correr o risco de ficar sem estoque.

E o melhor de tudo é que essa solução oferece uma experiência de compra completa e consistente para que sua marca cresça sempre mais.

Que tal saber mais sobre como o TOTVS Omni by Moddo pode ajudar sua empresa no Black November?

Conclusão

Com promoções durante todo o mês, além de aumentar as vendas, o Black November permite que sua loja drible o grande volume de compras que acontece na Black Friday.

Nesse formato, ainda, é possível ganhar também com a amplitude dos descontos, intercalando ofertas. 

Como falamos ao longo do texto, para alcançar tudo isso, é preciso investir em estratégias de marketing. E, claro, contar com um bom sistema de gestão da sua loja omnichannel, como o TOTVS Omni by Moddo.

Gostou do conteúdo e quer continuar descobrindo como vender mais? Continue acompanhando nosso blog! Aproveite para conferir o conteúdo que produzimos sobre valor agregado!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.