nfc

NFC: Saiba o que é e como funciona essa tecnologia

Equipe TOTVS | INOVAÇÕES | 06 fevereiro, 2020

A cada dia vemos smartphones mais avançados, com tecnologias que se superam ano após ano, e com funcionalidades que mostram tendências do futuro para o nosso cotidiano. Uma dessas soluções é o NFC.

A sigla, que em inglês significa Near Field Communication (“comunicação por campo de proximidade”), é uma tecnologia que realiza trocas de informações sem a necessidade de fios entre dois dispositivos, desde que eles estejam próximos.

Uma das tecnologias proporcionadas pela solução é o contactless, dos cartões de crédito e débito, em que você realiza o pagamento por aproximação do cartão com a maquininha. Para saber mais sobre o conceito, como ele funciona e o que ele pode oferecer em um futuro próximo, acompanhe este artigo.

O que é NFC?

Quando perguntam o que é NFC, a resposta mais rápida é exatamente a citada acima: a tecnologia de pagamento por aproximação, presente em muitos cartões de crédito brasileiros.

No entanto, essa tecnologia pode nos trazer diversas outras facilitações, causando um impacto enorme no cotidiano das pessoas e, consequentemente, nos negócios e empresas que desejam estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

Ela permite a troca de informações sem fio e sem a necessidade de ter configurações prévias, podendo atuar com qualquer dispositivo que tenha um chip adaptado para a tecnologia.

Nesse cenário, portanto, ela é feita de maneira automática, o que traz agilidade em cada processo que atua, gerando uma ordem automática para o que a tecnologia está programada para executar.

Como o NFC funciona?

A maneira com que as informações são passadas de um dispositivo para o outro é a grande questão sobre como funciona o NFC. Para que a tecnologia opere, é criado um link em uma frequência de rádio de curta distância, que consegue transferir pequenas quantidades de informações entre dois aparelhos, quando posicionados em uma curta distância entre eles.

A diferença entre NFC e Bluetooth é que na primeira não há a necessidade de pareamento dos aparelhos em questão, o que facilita na transmissão de dados e também na agilidade com que é feito o processo de transferência das informações.

O NFC é pensado para ser seguro, impedindo a invasão de terceiros no momento da troca de dados. Para que isso aconteça, as transmissões são feitas de modo que os receptores sejam passivos, enquanto as fontes são ativas.

A tecnologia surge a partir da RFID (Radio Frequency Identification), que também permite a comunicação de dois aparelhos. Nesse caso, ela é feita à longa distância, com um dos aparelhos agindo como fonte de energia enquanto o outro não tem a necessidade de uma fonte de energia própria.

Como a RFID tem uma abrangência maior, ela pode ser usada em empresas para integrar sistemas, automatizar e otimizar processos gerais e fazer o rastreio de cargas e objetos. É uma tecnologia bastante usada em setores como distribuição, industrial, varejo e logística.

Em quais funções o NFC pode atuar?

O conceito sobre o que é Near Field Communication pode ser aplicado em inúmeras funções, que vão desde ligar e desligar as luzes de uma casa até mesmo substituir os códigos de barras. Confira algumas tecnologias que podem estar disponíveis no seu cotidiano pessoal ou da sua empresa. Confira alguns usos:

Pagamentos

Como dito anteriormente, o NFC é usado para efetuar pagamentos por contato, em que o usuário encosta seu cartão de crédito, relógio ou smartphone em uma maquininha e a tecnologia realiza o pagamento, sem a necessidade de uma senha ou comando para que isso aconteça, deixando o ato muito mais rápido e eficiente, o que otimiza o tempo no processo de venda do varejo.

Além disso, a tecnologia já permite, em alguns locais, que o smartphone ou o próprio cartão de crédito realize pagamentos de serviços como transporte público, em ônibus e metrôs.

Troca de fotos e arquivos

Com dois smartphones que possuem a tecnologia é possível realizar o envio de fotos e outros arquivos apenas aproximando os dois aparelhos. É necessário apenas habilitar a função, aproximar os aparelhos e confirmar o envio dos dados para que o outro smartphone receba seus conteúdos. Isso pode ser usado no compartilhamento de informações em uma reunião, por exemplo.

Como funcionam as tags NFC?

Existem muitos aparelhos que já possuem a tecnologia integrada, tornando o acesso fácil, ou seja, apenas com seu smartphone ou cartão, você já consegue executar tarefas que usam a tecnologia NFC. No entanto, há como criar tarefas com tags NFC.

As tags NFC são etiquetas com chips passivos, que possuem comandos específicos ao serem acionadas. Podem, portanto, funcionar como um botão físico que abre aplicativos, cria rotinas e executa tarefas simples de uma empresa ou pessoal. Veja algumas utilidades das etiquetas:

  • Controle de acessos: com tags, é possível ter um controle exato do fluxo de pessoas por setores de uma empresa, por exemplo. Dessa forma, é possível limitar e liberar acessos, além de fazer o controle de ponto dos funcionários;
  • Marketing e promoções: ao inserir etiquetas NFC em cartazes, por exemplo, é possível colocar informações como a localização do estabelecimento via Google Maps, disponibilizar promoções e até permitir a compra de ingressos ou produtos;
  • Gestão de informações: ao fazer uso da tecnologia, é possível também disponibilizar os dados diretamente nos smartphones dos funcionários, realizando a gestão de informações como estoque, tarefas do dia, boletins médicos e estudantis e mudanças de diretrizes de uma empresa,
  • Casas e empresas inteligentes: com etiquetas NFC, é possível criar tarefas como apagar e acender luzes, conectar smartphones a aparelhos variados, fornecer acesso ao Wi-Fi, ligar computadores e até tornar carros conectados, o que torna atividades diárias ainda mais fáceis.

Fique conectado com a TOTVS

Agora que você sabe o que é Near Field Communication, fique de olho em nossos conteúdos para saber muito mais sobre tecnologia e como aplicá-la em seu negócio.

Dessa forma, você tem uma jornada digital eficiente, que é um grande benefício para a sua empresa, compreende as novas necessidades tecnológicas e sempre se antecipa às tendências e novidades do mercado. E quando falamos em pioneirismo tecnológico no país, não tem como não falar da TOTVS!

Somos líderes em tecnologia no Brasil, sempre com as maiores tendências do mercado, levando qualidade para a sua empresa. Se quer saber mais sobre RFID, confira nosso outro artigo sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *